quarta-feira, 16 de abril de 2025

Será que o Lobo-terrível pode voltar à natureza - Veja os dilemas ecológicos da espécie 'desextinta'

Será que o Lobo-terrível pode voltar à natureza - Veja os dilemas ecológicos da espécie 'desextinta'

Empresa americana diz ter trazido de volta o lendário lobo-terrível, extinto há mais de 10 mil anos.

Uma empresa dos Estados Unidos diz ter trazido de volta o lendário lobo--terrível, extinto há mais de 10 mil anos. Mas especialistas perguntam: como seria a interação desses animais com a fauna dos dias de hoje? A pesquisa é uma saída para a extinção de espécies? E eles são realmente lobos-terríveis ou apenas lobos-cinzentos geneticamente modificados?


➡️ A empresa de bioengenharia Colossal revelou ao mundo dois lobinhos que, aos seis meses, já pesam quase 40 quilos e a irmãzinha, de 3 meses. O anúncio despertou um show de fofura e controvérsia.




🌳 Dilemas do equilíbrio ecológico

Havia 10 mil anos, o lobo-gigante caçava presas da megafauna: preguiças gigantes, cavalos selvagens, mastodontes. Ele ainda teria um papel ecológico?

"Ele não foi caçado até a extinção. Ele se extinguiu porque nós caçamos as presas dele até a extinção", diz o ecólogo Fernando Fernandez, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Que sentido faria você colocar de novo um animal em um sistema em que não existe mais nenhuma das presas que ele é adaptado a caçar?", questiona.

O ecólogo teme que se crie a ilusão de que podemos reverter no futuro um processo que está em curso: a extinção de milhares de espécies, pela destruição do habitat e o aquecimento do planeta.

"As espécies estão se extinguindo diariamente. Muitas delas menos carismáticas que um lobo-terrível", diz Fernandez.

A edição genética pode ajudar a salvar algumas espécies que estão à beira da extinção, como o lobo-vermelho. Menos de 20 indivíduos sobrevivem na região da Carolina do Norte, nos EUA.

Cientistas agora descobriram que o lobo-fantasma carrega genes do lobo-vermelho. Quatro clones foram feitos pela mesma equipe e estão crescendo numa área fechada, assim como os primos terríveis. Um dia, eles poderão reforçar a genética do grupo ameaçado.

Os lobos-terríveis não devem ser soltos na natureza. "Ao colocar um animal desse em um ecossistema completamente diferente, pode-se gerar interações indesejadas", explica o ecólogo.

🐸 Um exemplo disso é o sapo cururu. Há quase 100 anos, ele foi levado para a Austrália para controlar uma praga, o besouro da cana, e se reproduziu aos milhões. Mas está levando à extinção o quoll, um pequeno marsupial que se alimenta do sapo e morre.

A Colossal trabalha com os australianos para introduzir no quoll a resistência ao veneno do sapo cururu – nos predadores aqui do Brasil, isso foi desenvolvido em milhares de anos.



🧬 Como foi a pesquisa

Os genes do lobo-terrível foram mapeados a partir de fósseis de 13 mil e 72 mil anos atrás. Depois, os cientistas compararam com os genes do lobo-cinzento, um animal que vive na América do Norte. 99,5% das características são iguais. Assim, identificaram os genes que fazem o lobo-terrível.

"Nós temos 500 vezes mais DNA de lobos-terríveis que qualquer outra pesquisa. Foi assim que concluímos que as duas variantes separadas por 60 mil anos eram brancas", afirmou Ben Lamm, fundador da Colossal.

Os cientistas editaram o DNA do lobo-cinzento usando uma técnica chamada CRISPR, como quem reescreve um texto trocando palavras. Mas não trocaram o meio por cento que faz a diferença entre as espécies, o que daria milhões de mudanças. Foram 20 edições em 14 genes.

"Nosso objetivo é ter um animal saudável, fazendo o mínimo possível de edições. Focamos em características-chave, como tamanho, musculatura e cor dos pelos", explicou a pesquisadora-chefe do projeto, Beth Shapiro.

O DNA alterado foi colocado em embriões, que foram gestados por fêmeas de cachorro doméstico. O resultado? Filhotes fortes, de pelos brancos, parecidos com os fósseis estudados.

Em outubro do ano passado, nasceram os dois primeiros filhotes: Rômulo e Remo. Matt James, responsável pelo bem-estar dos animais, conversou com o Fantástico.

"Quando Rômulo nasceu e vimos aquele branco brilhante... esse é o momento em que você pensa 'caramba, está acontecendo'", disse James.

Duas semanas depois, ouviu-se o que seria o primeiro uivo em 10 mil anos. James contou: "Um veterinário começou a cantar e os dois começaram a uivar. Foi um momento insano."

Rômulo e Remo estão num recinto de 8 quilômetros quadrados, num local mantido em segredo.

Há três meses nasceu uma fêmea: Khalese. Ela deve se juntar aos dois em breve. James comenta: "Ela ainda é muito pequena, mas já se mostra mandona. Acho que vai acabar sendo a chefe."




🔬 Os lobos-terríveis foram mesmo 'desextintos'?

🐺 Com 20 edições genéticas, os filhotes são lobos-cinzentos geneticamente modificados.

A Colossal publicou o sequenciamento genético dos fósseis, ainda em preprint. Isso significa que a revisão por pares não foi feita, mas está aberta à comunidade científica.

Um dos autores do texto é George R. R. Martin, escritor dos livros que levaram à série "Game of Thrones". Ele também é investidor e consultor da Colossal.

A empresa foi fundada há 4 anos com a promessa de "desextinguir" o mamute. Para isso, repetiriam o processo feito com os lobos, usando o elefante asiático. Alguns genes dos fósseis de mamute já foram testados, resultando em um rato lanoso.

Ben Lamm acredita que até o final de 2026 terão embriões de mamute. "Essas tecnologias são complexas, mas estamos mostrando como podemos remontar DNA antigo, fazer a genômica comparativa e editá-lo rapidamente."

O valor da Colossal ultrapassa US$ 10 bilhões no mercado, porque os avanços podem ser aplicados em várias áreas, como genotransplantes. O que gerou otimismo foi a edição de vários genes ao mesmo tempo.

"Existe toda uma ideia de que, no futuro próximo, a gente possa alterar vários genes ao mesmo tempo que são responsáveis por doenças que a gente chama de complexas ou multifatoriais, que dependem de muitos genes e interação com o ambiente", diz a bióloga molecular Mayana Zatz, referência no estudo de genética no Brasil.





Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Robin Hood - Ele existiu de verdade ???

02 - O estranho caso das múmias Frankenstein descobertas na Escócia

03 - Síndrome de Cotard - Os verdadeiros mortos-vivos

04 - AI-5 - Entenda por que ele representou a radicalização da Ditadura

05 - Energia renovável deverá dobrar em grandes economias até 2030

06 - Professor é afastado de escola por usar traje da Ku Klux Klan em São Paulo

07 - FARÓIS - PARTE 2 DE 2 - CRUZ E SOUSA

08 - Museu dos EUA devolve múmia de “princesa” inca para a Bolívia

09 - Descoberto Fóssil de um Superdinossauro - Carcharodontosaurus iguidensis

10 - Por que a frase o trabalho liberta causa tanta indignação?





SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93







Nenhum comentário:

Postar um comentário