segunda-feira, 21 de abril de 2025

ASSISTENCIALISMO - Estudo refuta ideia de que 'renda grátis' induza à preguiça

ASSISTENCIALISMO - Estudo refuta ideia de que 'renda grátis' induza à preguiça

Pesquisadores testaram na Alemanha, por três anos, o impacto da renda básica universal. Uma das principais descobertas: os beneficiários seguiram trabalhando, em média, 40 horas semanais.

Uma renda básica universal – ou "dinheiro grátis" para todos, sem a necessidade de trabalhar – pode parecer um sonho irreal. Mas economistas têm refletido seriamente sobre as vantagens dessa ideia e desenvolvido modelos de como ela poderia funcionar. Figuras públicas que se declararam a favor do conceito vão de pensadores marxistas ao papa e ao bilionário Elon Musk.

Isso é algo que a Alemanha vem discutindo desde a década de 70. De certa forma, o país já oferece uma forma de renda básica para quem está desempregado.

Mas, diferentemente dos sistemas atuais de seguro-desemprego, a renda básica universal é concebida como um subsídio mensal pago sem quaisquer condições, independentemente da renda de outras fontes. Em outras palavras, as pessoas podem continuar trabalhando e ganhar mais dinheiro se quiserem.


Mas será que alguém continuaria trabalhando?

Essa é uma das grandes questões que pesquisadores alemães buscavam responder por meio de um estudo de longo prazo chamado Projeto-Piloto de Renda Básica – um dos estudos mais abrangentes do mundo para testar empiricamente o impacto da renda básica incondicional.

Os resultados foram agora divulgados, junto com uma série de documentários que acompanha alguns dos participantes do estudo, Der grosse Traum: Geld für alle (O grande sonho: dinheiro para todos), dirigido por Alexander Kleider.


Como o estudo foi feito

Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram para participar do estudo, iniciado pela organização sem fins lucrativos alemã Mein Grundeinkommen (Minha renda básica) e conduzido por diferentes grupos de pesquisa, incluindo o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW Berlin).

Entre os candidatos, 122 indivíduos foram selecionados aleatoriamente para receber 1,2 mil euros (R$ 7,9 mil) por mês durante três anos, a partir de junho de 2021. Um grupo de controle de 1.580 pessoas respondeu às mesmas perguntas da pesquisa ao longo do estudo, a fim de comparar como a renda afeta a vida dessas pessoas.

Para criar conjuntos de dados comparáveis, todas as pessoas no estudo tinham entre 21 e 40 anos, moravam sozinhas e tinham uma renda líquida mensal entre 1,1 mil euros e 2,6 mil euros.



Uma das retratadas no documentário "Der grosse Traum: Geld für alle", Julietta deixou seu emprego para se dedicar ao que gosta — Foto: ©rbb/DOK-WERK filmkooperative GmbH/Alexander Kleider


Utopia encontra "o alemão médio"

A série documental acompanha cinco desses sortudos participantes, os pesquisadores que conduzem os estudos qualitativos e quantitativos, assim como os ativistas da associação Mein Grundeinkommen. A organização luta pela renda básica há mais de uma década, arrecadando doações por meio de financiamento coletivo e redistribuindo o dinheiro por meio de diferentes experimentos.

O primeiro episódio da série abre com Michael Bohmeyer, que fundou o Mein Grundeinkommen em 2014.

O diretor do documentário, Alexander Kleider, sentiu que o trabalho de Bohmeyer e o estudo de três anos eram material inspirador para um projeto de filme. "Sempre quis fazer um documentário sobre renda básica incondicional porque sou fascinado pelo tema e porque parecia que poderia ser uma resposta, uma espécie de terceira via entre o capitalismo e, digamos, o socialismo – uma abordagem completamente nova", disse Kleider.

"Eu não queria fazer um filme de propaganda; eu buscava uma história pessoal. Em algum momento, conheci Michael Bohmeyer e descobri sobre o projeto-piloto, e então ficou evidente, é claro, que o que eles estavam fazendo é algo excepcional."

Até 2014, Bohmeyer foi diretor-geral de uma startup de sucesso. Ao deixar o cargo, permaneceu como um dos coproprietários passivos, por meio da qual recebia uma distribuição mensal de lucros de mil euros. Bohmeyer via isso como sua "renda básica pessoal" e acreditava firmemente que todos também deveriam ter acesso a uma mesada, o que o levou a se envolver profundamente nessa causa.

Enquanto isso, os cinco participantes retratados na série foram selecionados para representar diferentes tipos de personalidades e estilos de vida, sendo que dois deles moravam em Berlim e três em cidades alemãs menores.

Embora esse não fosse o objetivo principal do documentário, a série destaca o contraste entre o idealismo que motiva ativistas como Bohmeyer e as prioridades consumistas de alguns dos participantes. Afinal, eles de repente tinham 1,2 mil euros adicionais por mês à disposição, e alguns deles rapidamente gastaram esse dinheiro como se fossem os vencedores de um concurso de televisão.

Bohmeyer admite no documentário que "ficaria irritado" se o único resultado do experimento fosse que os participantes aumentam seu "consumo bruto, o que é irrefletido e, de alguma forma, serve como uma distração de outras questões".


Os resultados do estudo

Uma das principais descobertas do experimento de três anos é que as pessoas que recebiam a renda básica continuaram trabalhando em média 40 horas por semana, desfazendo o mito de que a renda básica tornaria as pessoas preguiçosas.

No entanto, um percentual significativamente maior de participantes do grupo de renda básica mudou de emprego em comparação com o grupo de controle. Saber que tinham um plano de reserva financeira provavelmente os ajudou a fazer a mudança.

Também foi constatado que mais pessoas no grupo de renda básica começaram a estudar, às vezes paralelamente ao trabalho.

As mudanças de emprego ocorreram principalmente nos primeiros 18 meses do período do estudo. Após o tempo em que receberam a renda básica, os beneficiários se descreveram como significativamente mais satisfeitos com sua situação de trabalho – independentemente de terem ou não mudado de ocupação.

Os participantes que receberam a renda básica sentiram que seu nível de satisfação com a vida aumentou, um dos aspectos que a psicóloga Susann Fiedler, chefe do Instituto de Cognição e Comportamento, considerou particularmente revelador.


Como a ideia poderia ser financiada?

Em 1º de maio, o Mein Grundeinkommen selecionará aleatoriamente outro grupo de pessoas que receberão renda básica por um ano. A organização está investindo mais de 500 mil euros, arrecadados de diferentes contribuintes que acreditam na ideia.

Mas como a renda básica incondicional poderia ser financiada na vida real?

A proposta é vista como uma redistribuição de riqueza por meio de impostos. Nos cálculos dos ativistas, os que mais ganham na Alemanha – 10% da população – acabariam contribuindo com parte de sua renda para todos os outros. Eles estimam que 83% da população teria, assim, acesso a mais dinheiro. Os 7% restantes, de renda média, não seriam afetados pelo esquema de redistribuição.

Em época de populismo crescente, os ativistas da renda básica acreditam que esta é uma forma de combater a insatisfação da população devido à desigualdade de renda.

Como eles apontam, o estudo demonstra claramente que a renda básica não leva as pessoas a pararem de trabalhar. "O que vemos é que a renda básica não é um retiro, mas um trampolim social. A renda básica empodera as pessoas", disse Klara Simon, atual líder da associação Mein Grundeinkommen, na coletiva de imprensa que apresentou os resultados. "E aqueles que conhecem esses resultados e ainda não estão fazendo nada estão se opondo ao potencial desta sociedade; contra o poder inovador que se encontra adormecido dentro dela; contra a igualdade de oportunidades e contra uma democracia mais forte."



Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Atriz pornô passa mal durante tentativa de recorde de sexo

02 - Morre Neil Armstrong, primeiro homem na Lua

03 - Múmia de menino inca revela nova linhagem da raça humana

04 - O que é o antropoceno - A era geológica marcada pela ação humana

05 - Cientistas “produziram” camundongos mais inteligentes alterando gene para inibir um tipo de enzima

06 - DE VOLTA AOS ANOS 80 - A DÉCADA QUE NOS CRIOU

07 - Siga aquele OVNI

08 - Quem precisa de rabo? - Reprodução

09 - O FETO APRENDE - PSICOLOGIA

10 - O que é o Excitonium - Nova forma de matéria finalmente comprovada após 50 anos de buscas

11 - Conheça a temida planta venenosa que pode levar ao suicídio

12 - O HOMEM QUE FOI DA POBREZA NA INFÂNCIA À LIDERANÇA DO PROGRAMA ESPACIAL INDIANO

13 - Quem precisa de rabo? - Reprodução

14 - Nhá - História do Arraiá - Festa Junina

15 - Degelo nos Alpes revela cadáveres de soldados da Primeira Guerra Mundial

16 - Mulher ressuscita após passar 45 minutos clinicamente morta

17 - Conheça as cinco sociedades fechadas mais influentes e misteriosas da história

18 - Formiga Tanajura/Içá - O inseto que é uma iguaria da culinária

19 - Sino medieval amaldiçoado é roubado da ilha de Harry Potter

20 - Filhote de mamute congelado de 39 mil anos é exposto no Japão

21 - Mensagem obscena da época do Império Romano é encontrada na Inglaterra

22 - Prevenção de dor nas costas funciona se começar cedo

23 - A mulher que não sente dor

24 - Estudo revela segredos por trás de misterioso retrato de uma múmia egípcia de 2 mil anos

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Gênio da física teria desaparecido misteriosamente para não construir a bomba atômica

27 - Exemplar de onça-parda volta a ser visto no Rio de Janeiro após 80 anos

28 - A Brasileirinha de 11500 anos - Luzia

29 - Estudo aponta que cérebro de homens e mulheres funcionam da mesma maneira

30 - Documentário afirma que “verdadeiro Jesus” era um filósofo grego

31 - Pesquisa desvenda segredos do Gigantopithecus, o King Kong da vida real

32 - Maior raio do mundo é registrado no Brasil, com 709 km de extensão

33 - SESSÃO DA TARDE - Cactus Jack o vilão (1979)

34 - PlayStation 4 é o novo console da Sony em 7 anos veja evolução

35 - Todos os Chineses - E se ???

36 - Realizado o primeiro voo comercial do mundo - 07/11/1910

37 - Assim seria o fim do mundo, segundo uma Inteligência Artificial

38 - A Conquista Européia - Espaço

39 - Ciência ao molho Béarnaise - Química

40 - Se a Lua não existisse, assim seria a vida na Terra

41 - Revolução - alemães já conseguem produzir diesel usando apenas água e ar

42 - Internet pela tomada é tendência para 2015, diz empresa

43 - O francês que conseguiu gravar vozes humanas 30 anos antes de Thomas Edison

44 - Game Boy comemora 20 anos

45 - Vampiro é preso nos EUA após tatuar V na testa de jovem

46 - Ashton Kutcher ganha disputa por 1 milhão de amigos no Twitter

47 - Alerta da NASA - Degelo pode liberar perigosos micróbios e produtos químicos no meio ambiente

48 - Conheça os maiores gênios da atualidade

49 - O Corcunda de Notre Disney - Desenho Animado

50 - The Magic of Scheherazade - NES - 1987

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY





AGORA A HORA DO BRINDE:



CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo as 173 músicas 

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  







FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção

As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.

“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.

http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html









SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93


C= 2.020.460







Nenhum comentário:

Postar um comentário