ASSISTENCIALISMO - Estudo refuta ideia de que 'renda grátis' induza à preguiça
Pesquisadores testaram na Alemanha, por três anos, o impacto da renda básica universal. Uma das principais descobertas: os beneficiários seguiram trabalhando, em média, 40 horas semanais.
Uma renda básica universal – ou "dinheiro grátis" para todos, sem a necessidade de trabalhar – pode parecer um sonho irreal. Mas economistas têm refletido seriamente sobre as vantagens dessa ideia e desenvolvido modelos de como ela poderia funcionar. Figuras públicas que se declararam a favor do conceito vão de pensadores marxistas ao papa e ao bilionário Elon Musk.
Isso é algo que a Alemanha vem discutindo desde a década de 70. De certa forma, o país já oferece uma forma de renda básica para quem está desempregado.
Mas, diferentemente dos sistemas atuais de seguro-desemprego, a renda básica universal é concebida como um subsídio mensal pago sem quaisquer condições, independentemente da renda de outras fontes. Em outras palavras, as pessoas podem continuar trabalhando e ganhar mais dinheiro se quiserem.
Mas será que alguém continuaria trabalhando?
Essa é uma das grandes questões que pesquisadores alemães buscavam responder por meio de um estudo de longo prazo chamado Projeto-Piloto de Renda Básica – um dos estudos mais abrangentes do mundo para testar empiricamente o impacto da renda básica incondicional.
Os resultados foram agora divulgados, junto com uma série de documentários que acompanha alguns dos participantes do estudo, Der grosse Traum: Geld für alle (O grande sonho: dinheiro para todos), dirigido por Alexander Kleider.
Como o estudo foi feito
Mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram para participar do estudo, iniciado pela organização sem fins lucrativos alemã Mein Grundeinkommen (Minha renda básica) e conduzido por diferentes grupos de pesquisa, incluindo o Instituto Alemão de Pesquisa Econômica (DIW Berlin).
Entre os candidatos, 122 indivíduos foram selecionados aleatoriamente para receber 1,2 mil euros (R$ 7,9 mil) por mês durante três anos, a partir de junho de 2021. Um grupo de controle de 1.580 pessoas respondeu às mesmas perguntas da pesquisa ao longo do estudo, a fim de comparar como a renda afeta a vida dessas pessoas.
Para criar conjuntos de dados comparáveis, todas as pessoas no estudo tinham entre 21 e 40 anos, moravam sozinhas e tinham uma renda líquida mensal entre 1,1 mil euros e 2,6 mil euros.
Utopia encontra "o alemão médio"
A série documental acompanha cinco desses sortudos participantes, os pesquisadores que conduzem os estudos qualitativos e quantitativos, assim como os ativistas da associação Mein Grundeinkommen. A organização luta pela renda básica há mais de uma década, arrecadando doações por meio de financiamento coletivo e redistribuindo o dinheiro por meio de diferentes experimentos.
O primeiro episódio da série abre com Michael Bohmeyer, que fundou o Mein Grundeinkommen em 2014.
O diretor do documentário, Alexander Kleider, sentiu que o trabalho de Bohmeyer e o estudo de três anos eram material inspirador para um projeto de filme. "Sempre quis fazer um documentário sobre renda básica incondicional porque sou fascinado pelo tema e porque parecia que poderia ser uma resposta, uma espécie de terceira via entre o capitalismo e, digamos, o socialismo – uma abordagem completamente nova", disse Kleider.
"Eu não queria fazer um filme de propaganda; eu buscava uma história pessoal. Em algum momento, conheci Michael Bohmeyer e descobri sobre o projeto-piloto, e então ficou evidente, é claro, que o que eles estavam fazendo é algo excepcional."
Até 2014, Bohmeyer foi diretor-geral de uma startup de sucesso. Ao deixar o cargo, permaneceu como um dos coproprietários passivos, por meio da qual recebia uma distribuição mensal de lucros de mil euros. Bohmeyer via isso como sua "renda básica pessoal" e acreditava firmemente que todos também deveriam ter acesso a uma mesada, o que o levou a se envolver profundamente nessa causa.
Enquanto isso, os cinco participantes retratados na série foram selecionados para representar diferentes tipos de personalidades e estilos de vida, sendo que dois deles moravam em Berlim e três em cidades alemãs menores.
Embora esse não fosse o objetivo principal do documentário, a série destaca o contraste entre o idealismo que motiva ativistas como Bohmeyer e as prioridades consumistas de alguns dos participantes. Afinal, eles de repente tinham 1,2 mil euros adicionais por mês à disposição, e alguns deles rapidamente gastaram esse dinheiro como se fossem os vencedores de um concurso de televisão.
Bohmeyer admite no documentário que "ficaria irritado" se o único resultado do experimento fosse que os participantes aumentam seu "consumo bruto, o que é irrefletido e, de alguma forma, serve como uma distração de outras questões".
Os resultados do estudo
Uma das principais descobertas do experimento de três anos é que as pessoas que recebiam a renda básica continuaram trabalhando em média 40 horas por semana, desfazendo o mito de que a renda básica tornaria as pessoas preguiçosas.
No entanto, um percentual significativamente maior de participantes do grupo de renda básica mudou de emprego em comparação com o grupo de controle. Saber que tinham um plano de reserva financeira provavelmente os ajudou a fazer a mudança.
Também foi constatado que mais pessoas no grupo de renda básica começaram a estudar, às vezes paralelamente ao trabalho.
As mudanças de emprego ocorreram principalmente nos primeiros 18 meses do período do estudo. Após o tempo em que receberam a renda básica, os beneficiários se descreveram como significativamente mais satisfeitos com sua situação de trabalho – independentemente de terem ou não mudado de ocupação.
Os participantes que receberam a renda básica sentiram que seu nível de satisfação com a vida aumentou, um dos aspectos que a psicóloga Susann Fiedler, chefe do Instituto de Cognição e Comportamento, considerou particularmente revelador.
Como a ideia poderia ser financiada?
Em 1º de maio, o Mein Grundeinkommen selecionará aleatoriamente outro grupo de pessoas que receberão renda básica por um ano. A organização está investindo mais de 500 mil euros, arrecadados de diferentes contribuintes que acreditam na ideia.
Mas como a renda básica incondicional poderia ser financiada na vida real?
A proposta é vista como uma redistribuição de riqueza por meio de impostos. Nos cálculos dos ativistas, os que mais ganham na Alemanha – 10% da população – acabariam contribuindo com parte de sua renda para todos os outros. Eles estimam que 83% da população teria, assim, acesso a mais dinheiro. Os 7% restantes, de renda média, não seriam afetados pelo esquema de redistribuição.
Em época de populismo crescente, os ativistas da renda básica acreditam que esta é uma forma de combater a insatisfação da população devido à desigualdade de renda.
Como eles apontam, o estudo demonstra claramente que a renda básica não leva as pessoas a pararem de trabalhar. "O que vemos é que a renda básica não é um retiro, mas um trampolim social. A renda básica empodera as pessoas", disse Klara Simon, atual líder da associação Mein Grundeinkommen, na coletiva de imprensa que apresentou os resultados. "E aqueles que conhecem esses resultados e ainda não estão fazendo nada estão se opondo ao potencial desta sociedade; contra o poder inovador que se encontra adormecido dentro dela; contra a igualdade de oportunidades e contra uma democracia mais forte."
Leia também:
00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
01 - Atriz pornô passa mal durante tentativa de recorde de sexo
02 - Morre Neil Armstrong, primeiro homem na Lua
03 - Múmia de menino inca revela nova linhagem da raça humana
04 - O que é o antropoceno - A era geológica marcada pela ação humana
05 - Cientistas “produziram” camundongos mais inteligentes alterando gene para inibir um tipo de enzima
06 - DE VOLTA AOS ANOS 80 - A DÉCADA QUE NOS CRIOU
07 - Siga aquele OVNI
08 - Quem precisa de rabo? - Reprodução
09 - O FETO APRENDE - PSICOLOGIA
10 - O que é o Excitonium - Nova forma de matéria finalmente comprovada após 50 anos de buscas
11 - Conheça a temida planta venenosa que pode levar ao suicídio
12 - O HOMEM QUE FOI DA POBREZA NA INFÂNCIA À LIDERANÇA DO PROGRAMA ESPACIAL INDIANO
13 - Quem precisa de rabo? - Reprodução
14 - Nhá - História do Arraiá - Festa Junina
15 - Degelo nos Alpes revela cadáveres de soldados da Primeira Guerra Mundial
16 - Mulher ressuscita após passar 45 minutos clinicamente morta
17 - Conheça as cinco sociedades fechadas mais influentes e misteriosas da história
18 - Formiga Tanajura/Içá - O inseto que é uma iguaria da culinária
19 - Sino medieval amaldiçoado é roubado da ilha de Harry Potter
20 - Filhote de mamute congelado de 39 mil anos é exposto no Japão
21 - Mensagem obscena da época do Império Romano é encontrada na Inglaterra
22 - Prevenção de dor nas costas funciona se começar cedo
23 - A mulher que não sente dor
24 - Estudo revela segredos por trás de misterioso retrato de uma múmia egípcia de 2 mil anos
25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
26 - Gênio da física teria desaparecido misteriosamente para não construir a bomba atômica
27 - Exemplar de onça-parda volta a ser visto no Rio de Janeiro após 80 anos
28 - A Brasileirinha de 11500 anos - Luzia
29 - Estudo aponta que cérebro de homens e mulheres funcionam da mesma maneira
30 - Documentário afirma que “verdadeiro Jesus” era um filósofo grego
31 - Pesquisa desvenda segredos do Gigantopithecus, o King Kong da vida real
32 - Maior raio do mundo é registrado no Brasil, com 709 km de extensão
33 - SESSÃO DA TARDE - Cactus Jack o vilão (1979)
34 - PlayStation 4 é o novo console da Sony em 7 anos veja evolução
35 - Todos os Chineses - E se ???
36 - Realizado o primeiro voo comercial do mundo - 07/11/1910
37 - Assim seria o fim do mundo, segundo uma Inteligência Artificial
38 - A Conquista Européia - Espaço
39 - Ciência ao molho Béarnaise - Química
40 - Se a Lua não existisse, assim seria a vida na Terra
41 - Revolução - alemães já conseguem produzir diesel usando apenas água e ar
42 - Internet pela tomada é tendência para 2015, diz empresa
43 - O francês que conseguiu gravar vozes humanas 30 anos antes de Thomas Edison
44 - Game Boy comemora 20 anos
45 - Vampiro é preso nos EUA após tatuar V na testa de jovem
46 - Ashton Kutcher ganha disputa por 1 milhão de amigos no Twitter
47 - Alerta da NASA - Degelo pode liberar perigosos micróbios e produtos químicos no meio ambiente
48 - Conheça os maiores gênios da atualidade
49 - O Corcunda de Notre Disney - Desenho Animado
50 - The Magic of Scheherazade - NES - 1987
51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
AGORA A HORA DO BRINDE:
FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção
As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.
“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.
http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html
SEGUIR ESTE BLOG:
https://bit.ly/33sTp93
COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84
COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN
CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
https://bit.ly/33sTp93
C= 2.020.460
Nenhum comentário:
Postar um comentário