23/04/09 - 15h21 - Atualizado em 23/04/09 - 15h25
Peru acompanha Brasil e opta por sistema japonês de TV digital
LIMA (Reuters) - O Peru decidiu adotar o padrão japonês para o sistema de TV digital de base terrestre, informou na quinta-feira o governo, tomando o mesmo caminho que o Brasil.
Enrique Cornejo, ministro dos Transportes e Comunicações, fez o anúncio depois de reunião com o presidente peruano, Alan García, e com Shunichi Yamaguchi, enviado especial do primeiro-ministro japonês.
"Vamos trabalhar juntos desde agora para que esse sistema de TV digital possa ser implementado da melhor maneira e da forma mais rápida possível", disse Cornejo a jornalistas no palácio do governo.
A tecnologia digital permite comprimir, armazenar e transportar o sinal de televisão de maneira mais barata que a analógica, com melhor qualidade de imagem.
O governo peruano optou pela tecnologia japonesa depois de meses de análise que levaram em conta também os padrões da Europa e dos Estados Unidos. O plano é implementar o sistema até 2011, para substituir a atual tecnologia analógica.
Na América Latina, o Brasil adotou o esquema japonês em junho de 2006, enquanto a Colômbia decidiu no ano passado pela tecnologia européia.
Outros países, como Chile e Venezuela, ainda estão analisando os diferentes sistemas, enquanto a Argentina anunciou no ano passado que poderia optar pelo sistema japonês.
"O padrão japonês e brasileiro tem a vantagem de ser resistente a interferências e ruídos, o que permitirá que o povo peruano desfrute de boas transmissões televisivas em qualquer lugar", disse o enviado japonês Yamaguchi.
Além disso, o sistema japonês permite a transmissão de sinais de TV a aparelhos portáteis como celulares e também a transmissão de programas interativos dos quais os telespectadores possam participar, acrescentou Yamaguchi.
O enviado japonês informou que o Japão cooperará para a adoção do novo padrão no Peru. No final de fevereiro o governo brasileiro ofereceu cooperação científica no setor de televisão digital, com investimento de 500 milhões de dólares.
PUBLICADOS BRASIL NO ORKUT
Documentarios para DOWNLOAD
DISCO VIRTUAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário