sábado, 20 de março de 2010

Prevenção de dor nas costas funciona se começar cedo

11/05/09 - 11h41 - Atualizado em 11/05/09 - 11h43

Prevenção de dor nas costas funciona se começar cedo, mostra estudo
Programa na Bélgica mirou crianças com idade entre nove e 11 anos.
Meninos e meninas tiveram menos reclamações e problemas de postura.

Como prevenir a dor nas costas? Começando cedo. Como todos os problemas de saúde, quanto mais cedo começarem as medidas de prevenção, menos doença no futuro. Segundo estudiosos da Bélgica, programas de conscientização e correção de postura nas escolas irão se refletir no futuro.

Para comprovar essa hipótese, um projeto de dois anos foi realizado em escolas da Bélgica. Foram mais de cento e noventa crianças, com idade entre os nove e onze anos, que participaram de um programa de educação sobre dor nas costas e postura adequada. Esse grupo foi comparado a outro com mais de cento e setenta crianças que somente foram observadas sem treinamento específico. A avaliação dos resultados foi realizada através de questionários e observação da postura em sala de aula.

Após dois anos de programa, os resultados foram promissores para as crianças que receberam instruções e cuidados posturais. Essas crianças apresentaram menos queixas de dor nas costas, além de sentarem com melhor postura durante as aulas.

As observações dos professores relatavam que diminuiu o número de alunos curvados para frente ou com o pescoço caído para trás. Outra medida importante para a prevenção de problemas para as crianças está na utilização de mochilas com peso adequado. Portanto, a intervenção precoce na postura das crianças deve ser incentivada como medida de prevenção para a dor nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário