sábado, 10 de abril de 2010

MELHORES JOGOS DO ATARI

MELHORES JOGOS DO ATARI

Desta vez o nosso MELHOR é sobre os melhores jogos de Atari. Este talvez seja o mais saudoso sistema de todos os tempos e tenho certeza que foi bem difícil para todos nós que colecionamos uma penca de ATARIS, decidir quais são os 11 melhores dentre tantos jogos que marcaram a infância de tanta gente.



Sem mais delongas, vamos à lista!

And the BEST goes to…

1. H.E.R.O.

Lançado em 1984 pela Activision, neste jogo de plataforma (cujo acrônimo ninguém sabe ao certo o que significa) nosso H.E.R.Ó.I. tem que descer por diversas galerias de cavernas para resgatar mineradores, chuchando laser nas criaturas que habitam as cavernas e abrindo caminho na base da dinamite. Votado como o melhor por dois jurados, ganha o título mas fica apenas na 5a colocação entre os mais lembrados com 5 votos.



2. River Raid

Lançado em 1982 pela Activision, neste shmup seu objetivo é simplesmente detonar tudo o que aparece pela frente (menos os postos de combustível quando você está quase na banguela) tomando cuidado para não esbarrar em nada, nem nas laterais do rio! Mesmo tendo sido mais vezes votado como melhor jogo que H.E.R.O. ( 3 vezes! ) e tendo sido mais lembrado ( 6 vezes! ), River Raid fica na segunda colocação, mas por MUITO POUCO!



3. Enduro

Lançado em 1983 pela Activision (peraí… de novo!?!?), este é um jogo de corrida que foi pioneiro em utilizar mudanças ambientais e climáticas. O jogo é uma corrida para ultrapassar entre 200 a 300 carros a cada momento do dia, que vai passando e nos mostra o amanhecer, entardecer, anoitecer, além de contar com uma parte do dia que se passa na neve, outra parte em uma densa neblina e outra no breu quase completo da noite. Diferenciado pela beleza com que mostrava estes diferentes ambientes e climas (dentro do que era possível fazer no Atari) e icônico principalmente pelas fases da neblina e noturna.



4. Pitfall!

Lançado em 1982 pela (adivinhem!!!) Activision, este jogo de plataforma foi um dos mais bem sucedidos para o Atari. Diferente da maioria dos jogos do Atari, possuía um objetivo muito bem definido, que não era “ganhar a maior quantidade de pontos possível até que você perca todas as suas vidas ou fique com L.E.R.” Nele, seu objetivo era ganhar a maior quantidade de pontos possível, tentando coletar os 32 tesouros existentes, mas existia um limite de pontos e de tempo para tanto!



5. Keystone Kapers

Lançado pela Activision (sim!!! Activision!) em 1983, neste jogo de plataforma você é um policial tentando capturar um ladrão dentro de uma loja de departamentos antes que ele consiga fugir pelo telhado, mas que é atrapalhado por todo tipo de objetos: de carrinhos de supermercado desgovernados a descontrolados aviões de controle remoto. A jogabilidade é bem simples: CORRA! de preferência sem esbarrar nos objetos. Escadas rolantes (nas quais, prezando pelo bom-exemplo, você não pode correr) nas laterais e um elevador no meio do mapa dão um toque de capricho a mais. Este foi o único jogo lembrado por todos os nossos jurados!



6. Kung Fu Master

Lançado em 1987 pela Activion, este beat-em-up é na realidade uma excelente conversão de um sucesso dos fliperamas lançado originalmente pela Irem em 1984, que inspirou grandes sucessos do gênero tais como Double Dragon, Final Fight e Streets of Rage. A versão do Atari, mesmo com som e gráficos bem mais simples e um botão a menos, não deve em nada em termos de jogabilidade e diversão. Pioneiro do agora batidíssimo esquema “seqüestraram minha namorada então eu tenho que sair batendo em todo mundo para resgatá-la”, neste jogo você tem que subir os 5 andares da torre, enfrentado um bando de soldados capengas e um chefão a cada andar.



7. Megamania

Lançado pela… Activision… em 1982, este shmup que parece uma evolução da jogabilidade de Space Invaders tem uma das histórias mais peculiares da história dos jogos eletrônicos: você está dormindo e de repente tem um pesadelo no qual você está em uma nave no espaço e diversos objetos do cotidiano como hambúrgueres e ferros de passar roupa estão atirando contra você!!! Difícil é distinguir o que é o que sem o manual para esclarecer! Mesmo tendo sido votado uma vez como o melhor jogo do Atari, Megamania conseguiu ficar apenas na 7a posição.



8. Adventure

Lançado em 1979 pela Atari (aleluia!!), foi o primeiro jogo do tipo “quest” para console. Com muita criatividade, seu programador superou muitas limitações técnicas do Atari e conseguiu algo que era considerado impossível por muitos. Neste jogo você tem a missão de encontrar o cálice e trazê-lo para o castelo dourado, passando por labirintos e tomando muito cuidado com os dragões. Outra peculiaridade sua é ser o primeiro jogo a ter um “easter egg” famoso, onde é possível ver o nome do programador, coisa que era proibida pela Atari.



9. Space Invaders

O clássico dos clássicos dos shmups. Originalmente lançado em 1978 nos fliperamas pela Taito, a versão do Atari, lançada em 1980 pela Atari, foi não somente a primeira conversão oficial de um jogo de fliperama como tornou-se o primeiro “killer app” (jogos que impulsionam fortemente a venda de um aparelho) da história.



10. Pac-Man

Lançado em 1980 pela Namco nos fliperamas e convertido para o Atari em 1982, pela Atari, este é o maior sucesso de vendas do Atari, totalizando 7 milhões de cópias. Este jogo revolucionou os fliperamas da época, que eram basicamente apenas variações de PONG e shmups, e definiu o estilo “arcade”. Perseguido por fantasmas através de um labirinto cheio de biscoitos wafers a serem comidos, Pac-Man tornou-se o personagem de jogos eletrônicos mais reconhecido no mundo e mantém este título até hoje.



11. Frostbite

Lançado em 1983 pela (mais uma vez…) Activision, neste jogo de gênero “arcade” seu objetivo é pular nos blocos de gelo que atravessam um rio no Ártico para construir um iglu e se proteger do frio antes que a temperatura chegue a 0 oC, enquanto desvia de pássaros, caranguejos e até um urso polar. Lembrado apenas por dois jurados, este jogo ficou apenas na 12a colocação entre os mais lembrados e foi o único jogo do TOP 11 que não ficou entre os 11 mais lembrados.



A lista dos mais lembrados é:

1. Keystone Kapers

2. River Raid

3. Enduro

4. Pitfall!

5. H.E.R.O.

6. Kung Fu Master

7. Megamania

8. Space Invaders

9. Pac-man

10. Adventure

11. Frogger

Curiosidades:

- Frogger foi o 11o mais lembrado mas apenas o 23o mais bem votado.
- Pela primeira vez um jogo é votado como o melhor por um jurado mas nem assim entra para a lista. Este jogo foi o Montezuma’s Revenge, que ficou na 14a posição.
Menção honrosa para:

Spiderman, Moon Patrol, Montezuma’s Revenge, Demon Attack, Beamrider, Defender, Pole Position, Boxing, Bobby is Going Home, Joust, Phoenix, Frogger, Decathlon, Frogs and Flies, Popeye, Solaris, Atlantis, Frontline, Tennis, Smurfs e Missile Command

Agora, digam-me… o que seria do Atari sem a Activision??

DOWNLOAD DOS JOGOS + EMULADOR


http://www.4shared.com/dir/17045794/98c511a6/Atari-500Jogos.html



http://atari500.4shared.com





EMULADOR PARA WINDOWS XP:
http://stella.sourceforge.net/downloads.php



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário