quinta-feira, 23 de abril de 2015

Enfrentando a natureza condições climáticas podem ser o melhor aliado e o pior inimigo do primeiro avião solar


Enfrentando a natureza condições climáticas podem ser o melhor aliado e o pior inimigo do primeiro avião solar


O Solar Impulse Project foi destinado basicamente para duas questões. Uma delas é o estudo, design e desenvolvimento do primeiro avião solar. A segunda questão é o entendimento dos fatores meteorológicos com os quais um voo tem que interagir para poder aproveitar o melhor das condições climáticas favoráveis, assim como lidar com as adversas.


Por ser uma aeronave de grande envergadura e baixíssimo peso, o Solar Impulse 2 é bastante vulnerável às tempestades e rajadas de vento forte. Não são poucas as batalhas perdidas contra os fenômenos naturais, circunstâncias que obrigaram o cancelamento de voos e aterrissagens de emergência. Nesse caso, uma tempestade elétrica poderia significar um cenário de catástrofe para uma missão e seus tripulantes. Por isso, a equipe humana na terra e o aparato tecnológico a bordo do avião são indispensáveis para oferecer uma leitura em tempo real dos fenômenos meteorológicos – se antecipar é de vital importância.

Durante a etapa de análise, os testes realizados virtualmente, através de modelos computacionais e simulações de alta complexidade, proporcionaram ferramentas para a criação de planos de voo e de contingência em todas as condições meteorológicas imagináveis. Dessa forma, foi possível chegar às melhores alternativas para cada cenário, com estratégias que permitam aos pilotos superar qualquer eventual surpresa no ar e aproveitar ao máximo as condições vantajosas, como ventos a favor e correntes de ar ascendentes.

A equipe do Solar Impulse Project não tem dúvidas: o futuro da aviação mundial é absolutamente solar, e o Solar Impulse 2 marca o início de um novo ciclo. Os especialistas acreditam que, daqui a aproximadamente 20 anos, os novos aviões impulsionados pela energia do Sol estarão voando pelos céus de todo o mundo. Se você quiser saber mais sobre essa travessia apaixonante, basta clicar em Flight for the Future.



Fonte: Flight for the Future



Nenhum comentário:

Postar um comentário