Clique no PLAY para leitura automática do texto:

segunda-feira, 28 de março de 2016

Mitos nas Estrelas - Mitologia x StarWars



Mitos nas Estrelas - Mitologia x StarWars


Uma exposição em Washington, no mês de abril (02/04), revelará as figuras mitológicas por trás dos personagens  da trilogia iniciada em Guerra nas Estrelas. Segundo os estudiosos, elas são o maior segredo de seu sucesso de bilheteria.


Não foi há muito, muito tempo, numa galáxia distante. Foi há apenas  49 anos, na Universidade Southern California. E a história, aqui, gira em torno de um aluno de cinema. O americano George Lucas, então com 23 anos,  começou a ler a obra de Joseph Campbell, uma das maiores autoridades deste  século em mitologia. E, para fazer um trabalho acadêmico, juntou um pouco de tudo o que aprendeu em uma  única história. É isso o que revelará, a partir da segunda quinzena de ou-tubro, a exposição "Guerra nas Estrelas, a mágica do mito", no Museu do Ar e do Espaço, em Washington, nos Estados Unidos.


Um deus contra o filho... como Darth Vader


Saturno, o deus romano, devora seus filhos com terrível voracidade e, depois, se arrepende. "Ele inspirou Darth Vader", diz Mary Henderson, curadora da exposição nos Estados Unidos. No filme, o personagem cujo nome vem de "dark father", ou "pai escuro", também vai tentar destruir o filho e se redimir no duelo final. Na realidade, o diretor e roteirista George Lucas aproveitou elementos de outros mitos religiosos na figura do mascarado.

Das diversas religiões do planeta veio a idéia da Força, o campo de energia das coisas vivas. Os mitos universais têm uma moral: essa energia só é bem explorada quando cada um desenvolve a sua individualidade. "Na história, Vader passou para o Lado Escuro da Força porque servia o sistema sem questioná-lo", analisa Mary Henderson. "O sistema pode ser o governo ou a sociedade. Como ele não tem personalidade própria, usa uma máscara."




Um herói típico... como Luke Skywalker


Aquiles, na mitologia grega, é o descendente direto de Zeus e, em uma das versões da sua história, era um sujeito relativamente normal, que não se destacava de um modo excepcional. Foi então que, um dia, ele começou a ser treinado para a vida heróica por um centauro (meio homem, meio cavalo). Quíron, o centauro, lhe implanta um osso de gigante, capaz de dar a Aquiles uma incrível velocidade, sua arma para vencer diversos perigos.

"Skywalker (interpretado por Mark Hamill) é uma versão do jovem grego", compara a pesquisadora americana Hanna Hoisman, autora de livros sobre os mitos da Grécia Antiga. "Ele é o típico jovem comum, bem simples. Um dia, porém, sua ascendência nobre é revelada. Então, é treinado por figuras que estão fora da esfera humana como se fossem adaptações do centauro Quíron. Só que de presente, para vencer sua luta, Luke ganha uma espada."




Um homem capaz de tudo... como Hans Solo


Ulisses, outro famoso mito grego, não alimentava grandes pretensões de ser o bonzinho. Aliás, era bem o contrário: ele sempre foi capaz de qualquer coisa para conseguir o que desejava. Assim, não hesitou em matar todos os pretendentes de sua mulher, Penélope. E ainda se fingiu de louco para não ter de ir à Guerra de Tróia. Mas sua farsa foi descoberta e ele acabou obrigado a ir para o campo de batalha. Realizou tantas peripécias vitoriosas que acabou como herói. 

O mercenário do filme, que lançou Harrison Ford ao estrelato, foi baseado em Ulisses. "Ele é capaz dos maiores heroísmos e, ao mesmo tempo, das mais baixas formas de esperteza", diz a mitóloga Hanna Hoisman. "A exemplo do mito, Solo se recusa a guerrear. Seu cálculo é simples: não teria nada a ganhar com isso. Mas, no final, acaba lutando - e com todo empenho." Para completar, o personagem também tem a sua Penélope.




Com idéias próprias... como a Princesa Léia


Penélope, a mulher de Ulisses, esperou o marido durante vinte anos enquanto ele foi lutar na Guerra de Tróia. Passado tanto tempo, diziam que Ulisses não voltaria mais. Novos pretendentes começaram a cortejá-la. Esperta, para ganhar tempo, disse que escolheria um deles assim que terminasse de tecer a mortalha do sogro. Mas, toda noite, ela desmanchava os pontos do tecido, de modo que o trabalho nunca acabava.

Para os estudiosos, Léia é o personagem mais moderno da trilogia de George Lucas. "Há poucas mulheres fortes na mitologia clássica. Na verdade, Penélope, que é cheia de idéias próprias, dona de uma personalidade marcante, talvez seja uma das raras exceções", diz Mary Henderson. Um detalhe que chama a sua atenção: "Nos 24 livros da Odisséia, Penélope é a única pessoa que consegue tirar Ulisses do sério, como Léia faz com Hans Solo".




Com sabedoria oriental


Ben Kenobi, o personagem de Alec Guiness, representa o sábio. "Em quase todos os mitos o sábio é um estranho, que aparece de repente com seus ensinamentos. Sem ele, o herói nunca iria longe", explica Carl Rubino, professor do Hamilton College, de Nova York. George Lucas contou à NÓS que, mais especificamente, Kenobi foi inspirado nos mestres dos samurais, que surgem nos mitos japoneses a partir do século XII. "Eles passavam a noção de que, para a vitória, a mente precisava ser tão bem treinada quanto o físico."


Duas pitadas de alegria


"Os robôs C3-PO e R2-D2 são personagens cômicos comuns em quase todas as lendas", conta Hanna Roisman. Segundo ela, eles servem para dar um pouco de leveza às histórias repletas de questões filosóficas. Na tragédia grega, quem faz esse papel são os bufões carecas. Já no teatro romano, aparecem figuras engraçadas de chapéu pontudo nas cenas mais dramáticas. "Talvez a melhor personificação desse lado cômico seja o bobo da corte, surgido ainda no tempo dos faraós no Egito."


O lado desconhecido da força
"As três primeiras histórias são uma das melhores sínteses dos mais importantes mitos da nossa civilização", diz Mary Henderson. "Por isso fez tanto sucesso anos e continuará fazendo." Joseph Campbell. 
O mitólogo americano, que realizou suas pesquisas no Museu de História Natural de Nova York, costumava falar que a narrativa mítica tinha a função de despertar em cada um o sentido da sua própria aventura. "Os mitos falam lá no fundo, no nosso inconsciente", dizia. "Por isso, sempre conquistam o ouvinte." 

O pesquisador só viu a trilogia do cinema depois de pronta. E aprovou: "Aceitei o convite de Lucas e fui ao seu sítio na Califórnia para assistir aos filmes. É um magnífico trabalho."

Para saber mais

O Poder do Mito, Joseph Campbell com Bill Moyers, organizado por Betty Sue Flowers, editado pela Associação Palas Athena, São Paulo, 1996.






Leia também:

Um Santuário para os Rinocerontes - Natureza 

Descoberto o mais antigo ancestral dos animais herbívoros terrestres 

Os Simpsons fazem aniversário e apresentamos 25 curiosidades sobre a série
Guaxinins um dia dominarão o mundo 
- http://on.fb.me/1TSkjxn


A História da Páscoa - A ressurreição de Cristo 
- http://bit.ly/1RnVGmr


A Evolução dos Zumbis na Cultura Pop nos últimos 100 anos em vídeo
http://bit.ly/1pIxggF



DIA MUNDIAL DA ÁGUA:
Hoje 22 de Março é "Dia Mundial da Água"
78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos.
A falta de fornecimento de água seguro, adequado e confiável para os setores
altamente dependentes de recursos hídricos resulta na perda ou no desaparecimento de empregos e pode limitar o crescimento econômico mundial nos próximos anos, “a menos que exista infraestrutura suficiente para gerenciar e armazenar a água”. O alerta é feito hoje (22), Dia Mundial da Água, pela organização das Nações Unidas (ONU).
http://bit.ly/1UCsqhf



11 sites para baixar histórias em quadrinhos de graça - Olá amante de gibis! As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicação de revistas próprias no Brasil começou no início do século XX.HQs têm gostinho de infância, mas não são apenas as crianças que se divertem e aprendem com eles. Muitos adultos são apaixonados pelos personagens e suas histórias. Existem alguns sites para se obter gibis gratuitos.
http://bit.ly/1Ptrios



CLIQUE E LEIA O QUE FOI ESCOLHIDO !!!

LISTA DE DICAS !!!

CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2152JaM
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2

http://bit.ly/1zIu2s4



C=406.455




Nenhum comentário:

Postar um comentário