IGNOBEL (2025) - Pesquisas premiadas sobre lagartos que roubam pizza, leite com gosto de alho e vacas pintadas como zebras

Cerimônia em Boston celebrou estudos que fazem rir antes de fazer pensar. Trabalhos sobre unhas monitoradas por 35 anos, morcegos bêbados e até a física do famoso macarrão “cacio e pepe” também foram destacados.
O IgNobel 2025, uma tradicional (e bem-humorada) premiação da ciência, foi entregue nesta quinta-feira (18/09/2025) em Boston, nos Estados Unidos, a dez novos estudos vencedores.
Os trabalhos, por mais inusitados que pareçam, foram publicados em revistas científicas de prestígio e mostram, segundo os organizadores do prêmio, como a curiosidade pode transformar situações triviais em descobertas que fazem rir antes de fazer pensar.
Um dos artigos mais comentados da noite veio da África Ocidental. Nele, pesquisadores registraram lagartos arco-íris em um resort de Lomé, capital de Togo, subindo em mesas para roubar pedaços de pizza deixados por turistas.
Com a pesquisa, eles descobriraram que os animais demonstraram preferência pela versão de quatro queijos da iguaria. O achado rendeu o prêmio de Biologia.
técnica que reduziu ataques de moscas e diminuiu o estresse dos animais.
— Foto: Kojima T, Oishi K, Matsubara Y, Uchiyama Y, Fukushima Y, Aoki N, et al. (2019)
Já do Japão veio uma ideia criativa para reduzir o incômodo em rebanhos: pintar vacas com listras pretas e brancas, imitando zebras. O método diminuiu os ataques de moscas e até apontou para uma alternativa ao uso de pesticidas. O experimento foi reconhecido na categoria Agricultura.
Outro estudo premiado mostrou que a dieta das mães pode alterar o sabor e o cheiro do leite humano. Ingredientes como alho, por exemplo, deixam marcas perceptíveis na bebida e chegam a mudar o comportamento dos bebês durante a amamentação. A pesquisa levou o prêmio de Nutrição.
A pediatra norte-americana Julie Mennella, do Monell Chemical Senses Center, na Filadélfia, foi uma das cientistas que conduziu o trabalho, considerado pioneiro nesse campo.
A nós, ela explicou que, na época que o estudo foi feito (década de 90), a escolha do alho não foi por acaso: pesquisas anteriores já tinham mostrado que o aroma passava para o leite de vacas que se alimentavam da planta, alterando seu sabor. Por isso, a equipe quis investigar se o mesmo acontecia no leite humano. Os resultados surpreenderam.
“Quando analisamos o comportamento dos bebês durante a amamentação, vimos que eles mamavam por mais tempo e sugavam mais quando o leite tinha sabor de alho — interpretamos isso como um sinal de que estavam apreciando o gosto”, disse.
Por causa de pesquisas como essa, a brasileira Mercedes Okumura, professora da USP e integrante do conselho do IgNobel, defende que o prêmio é uma forma de valorizar a ousadia científica.
“Muitas vezes, uma pesquisa que parece boba e não serve para nada pode resultar em contribuições importantes para o nosso conhecimento do mundo. O IgNobel serve justamente para chamar atenção para a criatividade dos cientistas”, disse ela em entrevista.
Na Literatura, o homenageado foi o médico norte-americano William B. Bean (1909–1989), que durante 35 anos mediu, mês a mês, o crescimento de uma única unha do polegar.
Ao longo desse tempo, ele publicou artigos relatando suas observações, que iam desde a velocidade de crescimento até variações ligadas à idade e a resfriados.
Outros prêmios também foram distribuídos. Pesquisadores descobriram que morcegos-da-fruta egípcios voam mais devagar e emitem sons de ecolocalização diferentes após ingerirem frutas fermentadas — e conquistaram o prêmio de Zoologia.
“Nossos experimentos indicam que os morcegos percebem alimentos ricos em etanol como tóxicos e, quando consomem, o voo fica mais lento. Um morcego mais devagar pode ser mais vulnerável a predadores — e, consequentemente, o álcool pode reduzir até o sucesso reprodutivo da espécie”, explicou o pesquisador Francisco Sánchez, da Universidade de Los Llanos, na Colômbia.
que analisou os efeitos do consumo de frutas fermentadas ricas em etanol.
— Foto: Francisco Sánchez
Veja por categoria os vencedores da 35ª edição:
Literatura: O prêmio foi para o médico norte-americano William B. Bean (1909–1989), que durante 35 anos registrou meticulosamente o crescimento de uma única unha, publicando artigos ao longo de décadas sobre velocidade e variações desse processo biológico.
Psicologia: Pesquisadores da Polônia e da Austrália foram premiados por demonstrar que elogiar a inteligência de alguém aumenta temporariamente seu nível de narcisismo e faz com que nos sintamos únicos e especiais.
Biologia: Pesquisadores internacionais observaram lagartos arco-íris em um resort à beira-mar de Lomé, capital de Togo, na África Ocidental, roubando fatias de pizza de turistas — com clara preferência pela versão de quatro queijos, uma adaptação alimentar bem inusitada.
Nutrição: O prêmio foi para a pesquisa que mostrou como a dieta da mãe altera o sabor e o cheiro do leite humano, influenciando o comportamento dos bebês durante a amamentação — do ritmo de sucção às reações às mudanças de gosto.
Agricultura: Cientistas japoneses comprovaram que pintar vacas com listras pretas e brancas, imitando zebras, reduz ataques de moscas, diminuindo o estresse dos animais. O estudo também abre caminho para alternativas ao uso de pesticidas.
Física dos alimentos: Uma equipe europeia investigou o tradicional molho italiano “cacio e pepe” e descobriu que a concentração de amido da água do macarrão é decisiva para evitar que o queijo empelote, identificando até uma “fase mozzarella” em que a receita desanda.
Engenharia/Design: Dois pesquisadores indianos receberam o prêmio por analisar como o mau cheiro de sapatos afeta a experiência de usar sapateiras e por sugerir mudanças simples de ventilação para eliminar o problema.
Zoologia: Um grupo internacional foi reconhecido por mostrar que morcegos-da-fruta egípcios voam mais devagar e têm a ecolocalização prejudicada depois de ingerirem alimentos com álcool, algo comum em frutas muito maduras.
Linguística/Comportamento: O prêmio foi concedido a um estudo que investigou como o consumo de pequenas doses de álcool pode aumentar a fluência ao falar em línguas estrangeiras, mesmo que a confiança cresça mais do que a pronúncia correta.
Medicina alternativa: Pesquisadores receberam o prêmio por examinar ideias improváveis sobre dietas excêntricas, apelidadas de “teflon diet”.
Leia também:
00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
01 - Incêndios na Austrália - Ameaça sem precedentes pode levar animais e plantas à extinção
02 - Arqueólogos descobrem câncer em um esqueleto de 3 mil anos
03 - Garantia de um sono tranquilo e revigorante
04 - No Tempo dos Corsários - História
05 - Como nasceram as embalagens de plástico e por que eliminá-las pode não ser tão ecológico assim
06 - Google muda logotipo para homenagear Thomas Edison
07 - Pedra relacionada à lenda da fundação de Roma é encontrada durante obras
08 - Enciclopédia de 380 páginas em uma língua que ninguém conhece descreve mundo paralelo
09 - Quebra-nervos - Costumes
10 - Salve o Coração
11 - FARÓIS - PARTE 2 DE 2 - CRUZ E SOUSA
12 - Em busca do monstro perdido - Polêmica
13 - Nintendinho completa 30 anos relembre jogos marcantes - NES
14 - Estudo identifica gene com papel-chave em risco de autismo
15 - Partículas Fantasmas do Sol - Astrofísica
16 - O BERÇO DAS AMAZONAS - ARQUEOLOGIA
17 - 5 eventos históricos que inspiraram algumas das melhores cenas de Game of Thrones
18 - Naked Eye - Duo technopop - Anos 80
19 - Equador estuda adotar padrão de TV digital do Brasil
20 - Pedaços de rara espada viking são encontrados e reunidos após 1.200 anos
21 - DETETIVES DA HISTÓRIA - Espada do Paraguai
22 - Múmias do deserto Atacama revelam segredo terrível sobre o passado da região
23 - Ciência recria milagre do vinho de Jesus
24 - Estudo de DNA sugere que indígenas das Américas descendem de chineses pré-históricos
25 - Empresa cria helicóptero de bolso
26 - Manifestantes jogam no rio estátua de traficante de escravos durante protesto na Inglaterra
27 - Pela primeira vez, NASA acaba de avistar algo saindo de buraco negro
28 - Sono Bifásico - A incrível maneira como as pessoas dormiam na Idade Média
29 - Santuário Africano - Cratera de Ngorongoro
30 - Tratamento revolucionário faz pacientes paralíticos voltarem a mexer as pernas
31 - PERIGO - Cientistas descobrem 28 vírus desconhecidos em geleiras de 15 mil anos no Tibet
32 - Chá de todas as horas - Costumes
33 - Justiça da Ucrânia confirma lei que equipara o comunismo ao nazismo
34 - Recorde nas alturas - ENGENHARIA
35 - 121 VÍDEOS EM DESTAQUE - Outubro de 2020
36 - Como o maior terremoto da história afetou o planeta
37 - Os Estados Unidos estariam desenvolvendo uma arma que modifica o espaço-tempo
38 - Venerados, combatidos, misteriosos - Curandeiros
39 - Um dos mais antigos templos budistas do mundo é descoberto no Paquistão
40 - SNES 30 Anos - 10 melhores jogos de Super Nintendo
41 - Nova Guiné - Lugares selvagens
42 - Foguete de médio porte é lançado em Alcântara
43 - Tesouro do início do Cristianismo é encontrado no fundo do mar de Israel
44 - Menção mais antiga ao nome de Deus pode ter sido encontrada em Israel
45 - De Volta Para O Futuro - 5 curiosidades sobre o DeLorean
46 - É possível emagrecer com a força do pensamento?
47 - A Arte da Capoeira - Parte 2 de 3 - Camille Adorno
48 - Florestas correm risco de parar de filtrar carbono
49 - Cientista cita descoberta histórica em Marte
50 - Telescópio Hubble identifica raro exoplaneta que pode explicar mistério do Planeta Nove
51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
AGORA A HORA DO BRINDE:
FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção
As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.
“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.
http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html
SEGUIR ESTE BLOG:
https://bit.ly/33sTp93
COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84
COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN
CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
https://bit.ly/33sTp93
Nenhum comentário:
Postar um comentário