segunda-feira, 28 de junho de 2010

Nasa inicia projeto para voltar à Lua

18/06/09 - 11h22 - Atualizado em 18/06/09 - 11h22

Nasa inicia projeto para voltar à Lua
Serão quatro dias de viagem para a nave não-tripulada.
Sonda vai percorrer os 3,5 mil quilômetros de diâmetro do satélite.




Foi em 1969 o primeiro toque, um pequeno passo. Quarenta anos se passaram e a Nasa - a agência espacial americana - diz que está pronta para percorrer 400 mil quilômetros e voltar mais uma vez à Lua.

O nome do projeto é Reconhecimento Lunar. É o primeiro passo da Nasa naquela direção no século 21 e vai ser feito por uma sonda, que foi instalada em um foguete nesta quarta-feira. O equipamento já passou pela última revisão. Da base de lançamento, em Cabo Canaveral, na Flórida, vai para o espaço, nesta quinta-feira (18).

Serão quatro dias de viagem até chegar ao destino. Lá, a sonda vai percorrer os 3,5 mil quilômetros de diâmetro da Lua. Vai transmitir para a Terra imagens que nenhum telescópio consegue captar - até porque daqui debaixo nós vemos sempre o mesmo lado da Lua. O custo do projeto: aproximadamente US$ 500 milhões.

Para a Nasa, todo esse dinheiro é investimento. A agência quer saber mais sobre o Universo. Quer testar sistemas de voo, identificar riscos, ver locais de pouso, preparar o caminho para futuras viagens do homem à lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário