terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Melhor amigo do homem moderno - O Celular

O MELHOR AMIGO DO HOMEM MODERNO - Celular



Terra, daqui a alguns anos. Numa danceteria qualquer, o celular vibra. Ele olha, vê a foto da mulher dos seus sonhos. Eles se encontram. Conversam. Saem. Ele pega o celular e paga a conta. Sem tirar o aparelho das mãos, programa as músicas que vão tocar no som do carro, abre a porta de casa, controla o DVD e, mais tarde, tira uma foto da mulher incrível para ele poder gabar-se com seus amigos. E, enquanto ela toma banho, ele joga Dragon Quest em rede.

O aparelho celular é o passaporte da vida moderna e, em breve, vai reunir tudo o que você precisa na vida digital. Hoje já é um item indispensável. Em todo o mundo, há 1,5 bilhão de usuários, número três vezes maior que o de proprietários de computadores. Só no Brasil são 32 milhões de usuários ativos. A grande expectativa para os próximos dois anos é a 3G, a próxima geração de celulares. Essa tecnologia vai possibilitar o acesso simultâneo e em tempo real a serviços e aplicativos de voz, dados, áudio e imagem com qualidade de cinema. Vai permitir também que o usuário do celular se conecte a serviços de mensagem instantânea, como ICQ e Messenger, e até organize uma videoconferência.

A tecnologia 3G já é utilizada com sucesso no Japão e na Coréia do Sul - quatro em cada dez celulares por lá são da terceira geração. São esses países que preparam as próximas grandes novidades da telefonia celular. No Japão, já está em pleno funcionamento um celular chamado osaifu keitai (algo como celular-carteira, numa tradução literal), que permite ao usuário fazer compras e pagar a conta passando o aparelho em um leitor óptico da caixa registradora. Além de servir como dinheiro eletrônico, esse aparelho substitui cartões de crédito, serve de chave para abrir a porta de casa, como tíquete do metrô e ônibus e como ingresso para shows, cinema e teatro. E mais: com o osaifu keitai, dá para fazer o check-in eletrônico nos aeroportos. O aparelho celular serve como passagem de embarque.



PARA QUASE TUDO

Aparelhos celulares com diversas funções já estão se tornando lugar-comum. Os principais lançamentos previstos para 2005 e 2006 pelas grandes empresas, como Nokia e Motorola, incluem modelos que servem como controle remoto da TV, permitem acesso a dicionários e leitura de e-books e armazenam música em formato MP3. Um interessante lançamento serve como tradutor automático, para facilitar a vida de turistas monoglotas em viagem ao exterior. Certo, ainda não existe um celular que se transforma numa escova de dente elétrica - mas, provavelmente, isso não está muito longe de aparecer.

Na segunda metade desta década, outra novidade que deverá se popularizar são os programas de TV que poderão ser transmitidos em tempo real, 24 horas por dia, pelo celular. Atualmente, já existem as redes Tim TV Access e Vídeo 3G, da Vivo, que exibem programas dos canais Band, BandNews e BandSports. No entanto, essas facilidades estão hoje restritas a alguns modelos específicos de aparelhos dessas operadoras.

O celular com câmera digital já é quase onipresente e deve crescer ainda mais nos próximos anos. No ano passado, foram vendidos mais de 100 milhões de unidades de celulares com esse recurso em todo o mundo. De olho no filão, as empresas capricham nas novidades. O 6600 da Nokia possui uma câmera integrada com zoom digital para a gravação de vídeos. O V3 da Motorola tem câmera digital com zoom de quatro posições. Acompanha um fone de ouvido que usa tecnologia Bluetooth - ele se conecta sem fio ao aparelho. No Japão já existem celulares com câmeras de resolução próxima à de uma câmera profissional.

Em alguns momentos, o celular vai substituir totalmente o computador. O Palm Treo 600, por exemplo, é um computador de mão: funciona como telefone celular, tocador de MP3, câmera fotográfica digital e agenda. O Nokia 9500 Comunicator vem com um teclado completo e é compatível com o padrão Wi-Fi de acesso sem fio à internet. "O celular vai suprir totalmente a vida digital das pessoas", afirmou Jeff Hawkins, inventor do Palm Pilot, à revista Newsweek. Segundo a previsão da Palm, em duas décadas não existirão mais telefones fixos, somente celulares.
Se você cair na tentação de trocar de aparelho a cada lançamento, já está surgindo uma solução moderna para se livrar do celular ultrapassado: plante-o. A Universidade de Warwick, na Inglaterra, já apresentou o primeiro celular biodegradável que se transforma em flor. As carcaças do aparelho trazem embutidas algumas sementes de flor e, em contato com a terra, começam a se decompor. Segundo os inventores da engenhoca, o celular demora três semanas para germinar - os aparelhos em teste deram origem a girassóis e rosas. O produto deve chegar ao mercado em 2007.


Tendências




- COMPUTADOR

Para várias funções, o telefone celular tende a substituir o computador. No mundo inteiro existem atualmente cerca de 1,5 bilhão de usuários de telefones celulares, três vezes mais que o número de proprietários de computadores.



- 3G

A terceira geração de celulares, já utilizada em alguns países, vai possibilitar o acesso simultâneo e em tempo real a serviços e aplicativos de voz, dados, áudio e imagem com qualidade de cinema.



- TV

Na segunda metade desta década deverá tornar-se comum a transmissão de programas de TV pelo telefone celular em tempo real, 24 horas por dia.



- TELEFONE FIXO
Há os que prevêem que, em duas décadas, não existirão mais telefones fixos, somente celulares.


.
.
.
C=62838
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário