segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Só Fera - Grandes Predadores


SÓ FERA - Grandes Predadores



Nada contra carneiros, marrecos e codornas. Pandas e coelhinhos têm, é claro, seu valor. Mas não existem animais tão fascinantes quanto os grandes predadores. São eles que habitam os porões da nossa imaginação, despertando sentimentos ambíguos de admiração e temor. Os grandes carnívoros são também os mais belos dos bichos - até os crocodilos têm seu charme. Estão no topo da cadeia alimentar. São astutos, ágeis, vorazes, implacáveis. Ou seja, não tem para mais ninguém no mundo selvagem.

Nós aqui, meros macacos pelados, resolvemos montar um time com a nata dessas feras. Um time de dez, sem goleiro - nesse esquadrão ninguém defende, só ataca. Juntamos, em uma edição especialíssima, os maiores predadores da terra, da água, do ar e do gelo. São páginas que mergulham fundo na rotina desses animais - revelam todas as suas táticas de caça, seus truques, suas artimanhas para obter a presa de cada dia.
Um time tão animal merece uma comissão técnica à altura. Para escolher as imagens que ilustram esta edição, chamamos Luciano Candisani, fotógrafo e autor de vários dos melhores livros de natureza já publicados no Brasil. Ele trouxe o melhor material dos melhores fotógrafos de vida selvagem do mundo: Frans Lantig, o mais criativo; Norbert Wu, o mago das lentes submarinas; Jim Brandemburg, o rei dos lobos; Michio Hoshino, que sacrificou a própria vida pelo ofício (morreu atacado por ursos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário