sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Inversão do campo magnético da Terra pode ocorrer antes do que pensávamos


Inversão do campo magnético da Terra pode ocorrer antes do que pensávamos


Há alguns anos, os cientistas estão de olho na movimentação do campo magnético da Terra e, em 2012, eles descobriram que os polos terrestres poderão sofrer uma inversão daqui a um período entre mil e 10 mil anos. Porém, essa afirmação pode mudar.


De acordo com as novas observações, essa reversão pode realmente acontecer muito mais cedo, em um período curto de cerca de um século. Esses resultados vindos de uma nova pesquisa (http://gji.oxfordjournals.org/content/199/2/1110.full) — feita por cientistas da Itália, da França, da Universidade Columbia e da Universidade da Califórnia em Berkeley — foram divulgados no site Popular Science (http://www.popsci.com/article/science/earths-magnetic-field-could-flip-faster-we-thought).

Os pesquisadores dataram sedimentos de lagos antigos na Itália, que registraram que a última reversão magnética ocorreu há 786 mil anos, mas em um período de menos de 100 anos!  

"É incrível a rapidez com que nós vemos a reversão. Os dados paleomagnéticos são muito bem feitos. Este é um dos melhores registros que temos até agora do que acontece durante uma reversão e de quão rapidamente essas inversões podem acontecer”, disse Courtney Sprain, da equipe de estudo, em um comunicado à imprensa (http://newscenter.berkeley.edu/2014/10/14/earths-magnetic-field-could-flip-within-a-human-lifetime/).

Segundo os pesquisadores, eles não podem dizer exatamente se a próxima inversão vai acontecer tão rapidamente como essa, mas, independentemente da velocidade com que ela ocorra, deve ser mais cedo do que se pensava inicialmente. Isso porque os geofísicos têm notado que o campo magnético da Terra tem enfraquecido mais rápido do que o esperado nos últimos tempos, levando-os a concluir que uma inversão completa poderia acontecer mais cedo ou mais tarde.

A boa notícia é que esse “cedo” não é tão próximo assim e outra ainda melhor é que os cientistas não encontraram nenhuma evidência de que as inversões anteriores tenham causado qualquer dano maior para os habitantes da Terra, podendo apenas afetar redes elétricas, por exemplo.



Enriqueça a sua leitura:

CLIQUE E LEIA


www.publicadosbrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário