terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

O grande sonho de Tesla: energia elétrica barata e para todos. Será possível?


O grande sonho de Tesla: energia elétrica barata e para todos. Será possível?


O cientista e inventor balcânico Nikola Tesla sonhava com um mundo em que a energia fosse livre e gratuita, e a empresa Tesla Motors, liderada por Elon Musk, tem a intenção de colocar isso em prática. A companhia desenvolveu uma bateria para residências, que começaria a ser produzida nos próximos seis meses, destronando as grandes companhias elétricas e seu controle abusivo do consumo energético.

A Tesla Motors propõe um jeito novo de distribuir e utilizar a energia, através de baterias, que podem armazenar a energia não utilizada para que fosse reaproveitada posteriormente nas residências, reduzindo radicalmente o consumo direto da rede elétrica. O engenho é parecido com o utilizado no Toyota Mirai, que possui uma bateria que funciona com hidrogênio e pode ser extraída e usada em casa, suprindo as necessidades elétricas de uma residência de tamanho médio durante, aproximadamente, uma semana.

Embora não seja uma revolução energética (uma vez que não vai mudar o panorama mundial de sua produção), é inegável que, caso seja implantado, o projeto proporcionará um acesso mais livre e econômico à energia para mais pessoas. Resta saber apenas sobre sua real possibilidade prática de implementação no mercado, cujas regras atendem sempre ao interesse de poucos.


Fonte: Gizmodo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário