terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Historiadores revelam 6 curiosidades sobre o grande Nikola Tesla que você, provavelmente, não sabia


Historiadores revelam 6 curiosidades sobre o grande Nikola Tesla que você, provavelmente, não sabia


Bernard Carlson e Marc Seifer, os historiadores e biógrafos de Nikola Tesla, foram consultados a respeito das curiosidades menos conhecidas do grande público sobre a vida e a obra (que, no caso dele, integravam uma só coisa) do brilhante cientista balcânico, considerado por muitos como o grande inventor do século XX.



1. Ele nasceu durante uma tempestade elétrica
O nascimento de Tesla teve a aura majestosa (e o magnetismo) que seu personagem requer: sua mãe deu à luz por volta da meia-noite, entre os dias 9 e 10 de julho de 1856, durante uma grande tempestade. De acordo com a lenda familiar, no meio do parto, ao escutar um relâmpago, a parteira cobriu o rosto e fez um mau presságio. “Este menino vai ser um filho das trevas”, ela disse. Ao que sua mãe respondeu: “Não. Ele será um filho da luz”.

2. Ele não era inimigo de Edison
Ao contrário de alguns relatos, Tesla e Edison não eram inimigos. Embora ambos representassem lados opostos da chamada guerra da eletricidade (corrente contínua vs. corrente alternada), pessoalmente, eles não se desgostavam. Por exemplo, em uma ocasião, Edison assistiu a uma conferência da qual Tesla participava e, para não chamar atenção, ficou na parte de trás do auditório. Ao vê-lo, Tesla pediu que o público ficasse de pé para ovacioná-lo.


3. Ele provocou um terremoto… no aparelho digestivo de Mark Twain
Diz-se que Tesla tinha uma “máquina de terremotos” que quase derrubou o edifício onde se localizava. Mas o que ele possuía era um oscilador de alta frequência com um pistão fixado embaixo de uma plataforma que era sacudida violentamente quando ativada. Utilizando esta tecnologia e advertido dos problemas digestivos de seu amigo, o genial escritor Mark Twain, Tesla o convidou certa vez ao seu laboratório: disse a Twain que ficasse de pé na plataforma e ligou o oscilador. Ao cabo de 90 segundos, o romancista saiu correndo em direção ao banheiro.

4. Ele era namorador, mas odiava pérolas
Tesla não suportava as pérolas e não podia nem vê-las. Inclusive, se negava a falar com algumas mulheres por este motivo. Um dia, sua secretária chegou com um colar de pérolas e Tesla a mandou de volta a casa. Tudo isso era parte de sua relação peculiar com o estilo e a estética. Ele também carregava luvas para os jantares e, quando fotografado, levava um bom tempo para se ajustar em seu “melhor perfil”.


5. Ele tinha memória fotográfica
A memória fotográfica de Tesla era tão boa que ele podia memorizar os livros e as imagens para suas invenções sem precisar registrá-las materialmente. Sua imaginação poderosa e sua capacidade para visualizar as coisas lhe serviram para controlar os pesadelos ainda vívidos que sofria quando criança.

6. Ele tinha pânico de germes
Como a maioria das personalidades excêntricas, Tesla tinha hábitos de higiene excessiva, provavelmente causados durante uma dura convalescência por cólera na adolescência.

Fonte e imagens PBS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário