quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Os Martelos dos Deuses


Os Martelos dos Deuses


Um curioso objeto descoberto no século 19 intrigou muitos pesquisadores. Trata-se de um martelo rudimentar, encontrado pelo renomado cientista David Brewster, na cidade de Kingoodie, na Escócia. Até os dias de hoje ninguém conseguiu explicar todas as perguntas levantadas a seu respeito. Brewster estava estudando fósseis no ano de 1844, quando descobriu o objeto dentro de um bloco de arenito, imediatamente o levou para análise. De acordo com as datações iniciais, que eram muito imprecisas na época, eles concluíram que a ferramenta havia sido produzida na Idade de Pedra.


Mas o objeto voltou à ser foco da arqueologia no ano de 1985, quando uma nova datação revelou algo impressionante. A análise realizada por pesquisadores do Centro Britânico de Pesquisas Geológicas estimou a idade do martelo em algo construído no período Devoniano, entre 360 a 410 milhões de anos atrás.
Teoricamente, sabemos que nessa época a Terra  era povoada por animais marinhos primitivos, portanto a maioria dos cientistas considera um absurdo haver uma civilização humana nesse período. Alguns pesquisadores acreditam que o objeto foi contaminado desde que foi descoberto, e quando analisado recentemente, a datação se tornou muito imprecisa.
Por mais estranho que pareça existe outro martelo em situação similar, O Martelo de London feito de ferro e madeira que foi encontrado em London cidade do Texas, em 1936 pelo casal Max Hahn e sua esposa, enquanto caminhavam.
 Eles avistaram uma peça curiosa de pedra solta com um pedaço de madeira aparentemente embutido nele e levaram para casa. Uma década mais tarde, seu filho arrombou a rocha para encontrar a cabeça do martelo escondido dentro. O martelo só começou a atrair mais atenção após a década de 80, quando testes comprovaram sua datação de 140 milhões de anos.







Teorias afirmam que uma civilização viveu nos primórdios da Terra, mas foi extinta. Outros dizem que extraterrestres e viajantes do tempo vieram até aqui e esquecerem um martelo, de toda forma nenhum outro teste de datação comprovou outra data inferior para estes casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário