sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Buracos enigmáticos em lua de Saturno surpreendem cientistas


Buracos enigmáticos em lua de Saturno surpreendem cientistas


Os cientistas ainda estão surpresos com o achado de uma série de buracos de natureza desconhecida de Encélado, uma das luas de Saturno, embora sua distribuição não pareça ser por acaso.


As últimas imagens em alta resolução revelaram buracos enigmáticos na superfície do satélite, em meio a uma cadeia montanhosa que atravessa grande parte de uma estranha paisagem, também composta por crateras e planícies.

Os buracos, de 100 a 800 metros, foram detectados no norte do Equador e deixaram a comunidade científica apreensiva. Eles afirmam que a composição desses buracos seria diferente da do resto do território do satélite. No entanto, a NASA ainda não anunciou nenhuma missão nova aos confins de Saturno, para trazer alguma luz a esse assunto.

Encélado já havia sido notícia no final do ano passado, quando os cientistas confirmaram a existência de atividade hidrotermal no fundo de um oceano, descoberto em 2014. A revelação foi acrescentada à outra, de 2006, quando a missão Cassini encontrou possíveis reservas de água líquida perto do polo sul desse satélite.

Fonte:  RT 


Nenhum comentário:

Postar um comentário