quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Medicamento que pode apagar uma memória indesejada está próximo de ser criado


Medicamento que pode apagar uma memória indesejada está próximo de ser criado


Que tal deletar uma lembrança ruim, um trauma ou uma fobia? Este dia parece não estar tão distante assim. 


A coisa não é tão simples como apagar um arquivo do HD, mas um estudo na Holanda mostrou um componente eficaz que pode transformar em realidade cenas até então presentes apenas em roteiros de ficção científica. 

A chave estaria em um medicamento chamado propanolol. Ele faz o bloqueio da norepinefrina, uma substância química envolvida na resposta de fuga do nosso organismo e responsável por provocar sintomas como suor nas mãos e coração acelerado. 

Os pesquisadores holandeses testaram o medicamento em que pessoas que perderam o medo de aranhas em três meses. O mesmo efeito ocorreu em outro grupo que havia passado por traumas. As pessoas usaram a substância e, inicialmente, ainda se sentiram traumatizadas, mas depois relatavam suas experiências com mais tranquilidade. A ideia é que o propanolol “amorteça” as memórias traumáticas, impedindo-as de ser associadas com emoções negativas.

Estudos comprovam que quanto mais reforçamos nossas memórias traumáticas, mais essas lembranças podem parecer irreversíveis, contudo elas não não são. 

E seria possível acabar de vez com uma memória ruim? Cientistas acreditam que sim, dada a combinação certa de medicamentos e exercícios de revisitação da lembrança.



Fonte: HypeScience


Nenhum comentário:

Postar um comentário