sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

JACA - A FRUTA QUE PODE SER A SOLUÇÃO PARA AS AMEAÇAS CLIMÁTICAS


JACA - A FRUTA QUE PODE SER A SOLUÇÃO PARA AS AMEAÇAS CLIMÁTICAS


Com cheiro estranho e peculiar para muitos, a jaca tem características únicas capazes de torná-la alimento fundamental num futuro não muito distante. A atenção à fruta surge após recentes alertas das Nações Unidas e do Banco Mundial a respeito do irreversível aumento de temperatura que pode desfavorecer o cultivo de grãos de milho e trigo, desencadeando guerras por alimento.


A jaca, por sua vez, poderá resistir às mudanças climáticas, sendo então considerada como uma das alternativas certas para a alimentação mundial.

“É um milagre. Ela pode fornecer tantos nutrientes e calorias – tudo. Se você comer 10 ou 12 bulbos desta fruta, você não precisa de nenhum outro alimento até a outra metade do dia”, explica Shyamala Reddy, pesquisadora de biotecnologia da University of Agriculture Sciences de Bangalore na Índia ao exemplificar todo potencial nutritivo da jaca.


Jaqueira - Planta - Jaca 


Uma jaca pequena, como referência, pesa entre 5 e 7 kg, enquanto uma grande pode pesar até 45 kg. “É fácil de cultivar. A jaca sobrevive a pestes, doenças e às altas temperaturas e é resistente à seca. Ela 

consegue o que os agricultores precisam na produção de alimentos quando se deparam com os vários  desafios das mudanças climáticas”, complementa Danielle Nierenberg, presidente da Foodtank, organização sem fins lucrativos que visa o consumo seguro, consciente e nutritivo de alimentos.

Jaca Saudável


Além de possuir um importante papel nutricional, a jaca também é uma fruta extremamente versátil. 

Isso é dito pois o fruto pode ser utilizado até mesmo para substituir a carne como veremos adiante. 

Atualmente, ao menos no Brasil, é possível encontrar a jaca facilmente em quase todos os supermercados. Realidade um pouco diferente da Índia, local de origem da fruta, onde a produção é mínima, não sendo suficiente para atender toda a demanda da nação.

Para Nierenberg, considerar a jaca como uma alternativa não é de fato uma opção, mas sim uma necessidade “há interesse apenas em culturas que não são alimentos básicos principais. Nós simplesmente não temos escolha, vamos ter que explorar algumas dessas alternativas para ter certeza de que seremos capazes de alimentar as pessoas”.


Jaca - Os seus gomos


Mas, quais são os nutrientes da jaca? Para análise, 200 g de jaca possui pelo menos 50% de toda vitamina C necessária por dia. Além disso, contém altas quantidades de vitamina A, E, folatos, niacina, potássio, cálcio, manganês, ferro e diversos outros minerais. Todos estes nutrientes juntos fazem com que a jaca possa trazer incríveis benefícios para a saúde, como exemplo:


A jaca pode substituir carne
A alta quantidade de proteínas da jaca faz com que esta fruta seja substituta ideal para a carne. 

Normalmente, opta-se por jacas que não estejam completamente maduras. Basta cozinhar os pedaços e depois refogar com temperos naturais para que se tenha um tipo de carne desfiada de jaca.


Jaca - Pode ser servido de diversas formas



Jaca previne gripes e resfriados
O consumo de alguns pedaços de jaca é o suficiente para garantir altas quantidades de ácido ascórbico, ou a tão famigerada vitamina C. Isso significa fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.




Consumo de jaca pode prevenir câncer
Os flavonoides e fitonutrientes presentes na jaca oferecem proteção contra diversos tipos de desenvolvimento de células de câncer. Além disso, a impressionante presença de antioxidantes fundamentais torna a jaca um alimento capaz de neutralizar os danos dos radicais lives ao DNA.


Melhora a saúde dos ossos
A jaca é rica em cálcio, mineral fundamental para a plena saúde dos ossos. Ela também possui uma expressiva porcentagem de potássio, mineral que pode auxiliar o organismo na prevenção de perda de cálcio através do rim.


Regula o açúcar no sangue
Cada vez mais as análises mostram que o aumento do nível de açúcar no sangue pode estar relacionado ao baixo nível de manganês no organismo. Isso significa que o consumo de jaca, fruta rica em manganês, é de extrema valia para equilibrar os níveis de açúcar e consequentemente para tratar determinados casos de diabetes.

Seu objetivo é manter níveis normais de glicemia



Regula atividades intestinais
Além de ser um alimento completo, a jaca é carregada com fibras benéficas para o corpo. Isso significa o pleno funcionamento dos processos gastrointestinais, prevenindo recorrentes casos de constipação que se abatem sobre o organismo quando há deficiência de fibra.


Jaca provê energia
Consumir jaca é garantir importantes quantidades de frutose, sacarose e carboidratos. Tudo isso praticamente sem nenhum colesterol. Estas características fazem com que a jaca proporcione energia e disposição para atividades que requeiram movimentação física.


Energia dos alimentos



Trata e dá vida aos cabelos
Manter o organismo nutrido é essencial para os cabelos. A jaca proporciona quantidades essenciais de vitamina A que é extremamente necessária para que não haja queda ou secura nos fios de cabelo. Além disso, traz um aspecto saudável de renovação. Aqui é importante ver que tanto a vitamina A, quanto a vitamina C, favorecerão também para a saúde da pele, prevenindo envelhecimento precoce ao lutar contra radicais livres.


Previne doenças cardiovasculares
O potássio presente na jaca desempenha um papel necessário na manutenção dos níveis de sódio no organismo. Consequentemente, regula-se o fluxo sanguíneo, prevenindo o mais variado leque de doenças cardiovasculares, como o ataque cardíaco ou o acidente vascular cerebral.

Por fim, é necessário ter consciência quanto a alimentação. Se prestássemos mais atenção aos alimentos que a natureza proporciona, certamente poderíamos evitar as catástrofes naturais e também aquelas que abrangem nossa saúde. Assim que possível, não perca a oportunidade de experimentar uma jaca e aproveitar todos os seus benefícios, não antes de consultar um médico ou profissional de saúde, é claro.


Alimentos x Atividade Física Cotidiana - Frequência para uma vida mais saudável


Leia também:

Essa onda pegou - A Matéria

A Brasileirinha de 11.500 anos - Luzia

Experiência com laser que faz curva pode controlar queda de raios




RECOMENDADO PARA VOCÊ

LISTA DE DICAS !!!


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi

http://bit.ly/1zIu2s4


C=482.473




Nenhum comentário:

Postar um comentário