quarta-feira, 24 de julho de 2019

Fatos curiosos sobre o Universo

Fatos curiosos sobre o Universo

A Via Láctea é uma galáxia de formato espiral, seu 
diâmetro é da ordem de 100 mil anos-luz.

Nosso Universo é fascinante e guarda consigo uma grande quantidade de curiosidades e conhecimentos a serem descobertos.


O Universo é vasto e deve existir a pelo menos 13 bilhões de anos. Apesar de conter um número gigantesco de galáxias, estrelas e planetas, o Universo é mais vazio do que imaginamos: a distância que separa os corpos celestes é geralmente muito grande. Confira, no decorrer deste texto, algumas curiosidades sobre o nosso cosmo.



1 - O Sol que vemos é do passado

A luz que chega aos nossos olhos quando olhamos para o Sol é de 499 segundos atrás.

A luz do Sol leva pouco mais de oito minutos para chegar até nós. Isso acontece porque a velocidade da luz é finita (aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo) e a distância entre a Terra e o Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros. Por isso, quando observamos essa estrela, a imagem que vemos é do passado! Se ela desaparecesse por algum motivo inesperado, só saberíamos oito minutos e 18 segundos depois.

Para efeito de comparação, a Lua está distante, em média, 1 282 segundos-luz da Terra. Isso indica que a luz que ela reflete demora esse tempo para chegar até aqui, enquanto a luz do Sol demora mais de cinco horas e meia para chegar até Plutão.



2 - Estamos a mais de 100 000 km/h
Você sabia que a Terra orbita o Sol deslocando-se com velocidades próximas a 107.000 km/h? Essa velocidade é variável, uma vez que a órbita terrestre não é perfeitamente esférica mas sim elíptica.

É por esse motivo que a velocidade da Terra muda: quando estamos mais perto do Sol, sua gravidade torna-se mais intensa, atraindo a Terra com uma força maior. A posição em que a Terra encontra-se mais próxima ao Sol é chamada periélio, enquanto a posição mais distante é chamada afélio.

Como se não fosse o suficiente, além de girar em torno do Sol com tamanha velocidade, a Terra ainda gira em torno do seu próprio eixo, com velocidade que pode chegar a mais de 1500 km/h. Isso de acordo com a sua posição em relação à linha do Equador: quanto mais próximo dela, maior é a velocidade de rotação.

O motivo pelo qual não sentimos nenhum desses movimentos de rotação está relacionado com a aceleração centrípeta. A aceleração centrípeta permite sentirmos que estamos em rotação, porém, no caso da Terra, como os raios dos movimentos de rotação e translação são muito grandes, a aceleração centrípeta produzida por eles é muito pequena se comparada à aceleração da gravidade.



3 - Grandes bolas de gás
Apenas quatro planetas do Sistema Solar são telúricos, isto é, tem solo rochoso. Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os demais planetas do sistema são formados exclusivamente por um grande amontoado de gases presos por uma grande interação gravitacional.

Júpiter contém o dobro da massa de todos os outros planetas do Sistema Solar.

Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são os maiores planetas do Sistema Solar e também os que apresentam as maiores massas, mesmo sendo formados exclusivamente por gases. Apesar de serem gigantes e pesados, esses planetas são bem menos densos que os planetas telúricos.

Júpiter, por exemplo, é o planeta mais massivo de todo o Sistema Solar. Sua massa é menor do que um milésimo do Sol. No entanto, é também 2,5 vezes maior que a massa de todos os planetas do Sistema Solar juntos, o equivalente a 317 vezes a massa da Terra.



4 - O ano galático
O ano galático é o tempo necessário para que o Sol complete uma volta em torno do centro da nossa galáxia, um tempo de, aproximadamente, 250 milhões de anos. A Via Láctea é uma galáxia espiral, e o Sistema Solar encontra-se em um dos seus braços.

O Sistema Solar orbita o centro de nossa galáxia, pois está preso à atração gravitacional exercida pelo Sol. Estima-se que todo o Sistema Solar realize esse movimento orbital a uma velocidade de, aproximadamente, 828 mil quilômetros por hora. No entanto, essa velocidade é muito pequena perante a nossa galáxia, que tem mais de 100 mil anos-luz de diâmetro.



5 - Buracos negros
Ao contrário do que muitos pensam, os buracos negros não foram descobertos por Albert Einstein, mas foram propostos por Karl Schwarzschild. A existência dessas estruturas foi prevista por Schwarzschild como possíveis soluções para as equações da relatividade geral de Einstein.

Acreditava-se até recentemente que não seria possível obter uma imagem direta de um buraco negro, no entanto o projeto Event Horizon Telescope mostrou-nos o contrário ao publicar a primeira fotografia real de um buraco negro.

Os buracos negros são formados nos estágios finais de vida de estrelas muito massivas, que contenham pelo menos 6 vezes a massa do Sol. Quando o combustível dessas estrelas acaba, sua gravidade vence e elas sofrem um intenso colapso gravitacional, reduzindo drasticamente o seu tamanho.





Leia também:

01 - Miniarquiteto - Natureza

02 - Vela - Olimpíadas

03 - Os mortos andam de verdade na Indonesia

04 - Mancha de 12,9 bi de anos no Universo intriga cientistas

05 - Aeroporto flutua no mar do Brasil - Tecnologia

06 - Procuradoria em SP denuncia jovem por racismo no Orkut

07 - Mais rico do mundo, Bill Gates ganha US$ 1 milhão por dia

08 - A Corrida do Século - Antibióticos X Bactérias

09 - Terra 2.0 – NASA anuncia descoberta de planeta muito parecido com o nosso

10 - No ar, o jato virtual - tecnologia



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037





Nenhum comentário:

Postar um comentário