sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

COMPORTAMENTO - Três sinais de que você pode ter síndrome de burnout

COMPORTAMENTO - Três sinais de que você pode ter síndrome de burnout



A condição foi reconhecida pela OMS como uma síndrome ocupacional

A condição foi reconhecida pela OMS como uma síndrome ocupacional 'resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso'. Como identificar o problema e o que fazer para melhorar?


Se você dissesse que estava sofrendo de "burnout" no início dos anos 1970, as pessoas pensariam que você estava usando drogas pesadas.

Na época, o termo era usado informalmente para descrever os efeitos colaterais do consumo destas substâncias, como um prejuízo às faculdades mentais, por exemplo.


As 10 fases - Síndrome de Burnout


No entanto, quando o psicólogo alemão-americano Herbert Freudenberger reconheceu o problema do esgotamento profissional na cidade de Nova York em 1974, em uma clínica para viciados e pessoas sem-teto, ele não estava pensando em usuários de drogas.

Os voluntários da clínica também estavam lutando contra um problema: a rotina de trabalho intensa levava muitos a se sentirem desmotivados e emocionalmente esgotados. Embora uma vez tivessem achado seus empregos gratificantes, eles estavam deprimidos e não davam aos seus pacientes a atenção devida.

Freudenberger definiu essa nova condição como um estado de exaustão causado pelo excesso de trabalho prolongado – e pegou emprestado o termo burnout para descrevê-lo.




Hoje, o esgotamento profissional é um fenômeno global. Neste ano, a condição foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma síndrome ocupacional "resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso".

Segundo a OMS, esse tipo de esgotamento não é uma doença ou condição médica, mas um fator que influencia nossa saúde.

Há três elementos principais: sentimentos de exaustão, distanciamento mental do trabalho e pior desempenho profissional.

Mas, ao notar esses sinais, não espere estar totalmente esgotado para fazer algo a respeito – você não aguardaria para tratar qualquer outra doença até ser tarde demais.



Sentindo a exaustão
Então, como você pode saber se está quase – mas não completamente – esgotado?

"Muitos dos sinais e sintomas do pré-burnout são muito semelhantes à depressão", diz Siobhán Murray, psicoterapeuta e autora de "The Burnout Solution" ("A solução burnout", em tradução livre).

Murray sugere observar os maus hábitos, como o aumento do consumo de álcool e a dependência de açúcar ao longo do dia, e sentimentos de cansaço que não desaparecem.




"Mesmo que você durma bem, às 10h da manhã, você já está ansioso para ir dormir novamente. Ou não tem energia para se exercitar ou dar um passeio."


Assim que começar a se sentir deste modo, Murray aconselha ir ao médico. É importante obter ajuda profissional para distinguir a síndrome de burnout da depressão, porque, embora existam muitas opções de tratamento para a depressão, o burnout é melhor combatido com mudanças no estilo de vida.


O ambiente de trabalho pode contribuir para a sensação de esgotamento, especialmente quando há pressão intensa e pouco apoio — Foto: Getty Images


E como você pode saber se está realmente prestes a ficar esgotado ou se apenas está passando por um mês especialmente desafiador no trabalho?


"O estresse é importante, e a ansiedade é o que nos motiva a fazer o bem. Mas, quando estamos continuamente expostos ao estresse e à ansiedade, isso começa a se transformar em esgotamento", diz Murray.


Esgotamento Profissional


Pense em um grande projeto em que você está trabalhando. É normal sentir uma pontada de adrenalina quando você pensa sobre isso, e talvez seja algo que tenha mantido você acordado à noite.

Mas Murray diz que, se você ainda se sentir inquieto depois que terminá-lo, é hora de considerar se pode estar com síndrome de burnout.

Outro sinal clássico é o cinismo: sentir que seu trabalho tem pouco valor, evitar compromissos sociais e se tornar mais suscetível à decepção.

"Alguém à beira do esgotamento provavelmente começará a se sentir emocionalmente ou mentalmente distante, como se não tivesse a capacidade de se envolver tanto com as coisas comuns da vida", diz Jacky Francis Walker, psicoterapeuta especializada em burnout.

Ela também diz que um sinal de burnout é a sensação inabalável de que a qualidade do seu trabalho está começando a cair.


"As pessoas dizem 'mas este não sou eu', 'não sou assim', 'normalmente consigo fazer x, y e z'. Mas, obviamente, se estão em um estado de esgotamento físico, elas não estão em sua plena capacidade", diz Walker.


Você também pode recorrer ao Maslach Burnout Inventory (MBI), um teste projetado para medir o esgotamento profissional ao avaliar coisas como exaustão, cinismo e como você pensa que está se saindo no trabalho.


Fatores de Estresse



Você está quase esgotado: e agora?
A única maneira de impedir o burnout – e bani-lo para sempre de sua vida – é atacar a origem do problema.

"O que faz em sua vida que você pode temporariamente ou permanentemente deixar de lado para se recuperar dos sinais físicos de esgotamento?", diz Murray.

Walker tem um programa de três etapas, que inclui descobrir por que há uma incompatibilidade entre o que uma pessoa pode oferecer e o que ela sente que está sendo solicitada a dar.


Para identificar o pré-esgotamento, preste atenção nos maus hábitos, como beber demais e depender de açúcar para passar o dia — Foto: Alamy


"Às vezes, uma pessoa sente a necessidade de ser perfeita demais, ou podem ter uma síndrome de impostor, em que sente que não é tão boa no que faz quanto os outros pensam e acha que precisa trabalhar muito para tentar disfarçar isso."




No entanto, o ambiente de trabalho pode ser o problema. De acordo com um estudo da Gallup em 2018 com 7,5 mil profissionais nos Estados Unidos, o esgotamento pode ocorrer devido a tratamentos injusto no emprego, uma sobrecarga de trabalho e uma falta de clareza sobre o papel que uma pessoa deve exercer. Os trabalhadores também ficaram estressados com a falta de apoio de seus superiores e uma pressão irracional.

"Outra questão pode ser que os valores da empresa estão seriamente em desacordo com os valores da pessoa, o que cria tensão e sensação de dissonância, porque ela faz algo em que não acredita", diz Walker.

Em alguns casos, é possível resolver o problema fazendo algo gratificante fora do trabalho, mas, às vezes, é preciso fazer uma mudança mais radical, como trocar de empresa ou até mesmo de profissão.

Qualquer que seja a causa do seu esgotamento, a principal dica de Murray é ser gentil consigo mesmo. Segundo sua experiência, um dos principais fatores da epidemia de burnout é a cultura atual de querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Muitas vezes, não é possível ter uma vida social saudável, realizar um grande projeto e cumprir todas as suas metas de condicionamento físico ao mesmo tempo.

A especialista diz que é crucial priorizar e não esperar muito de si mesmo. Se alguém parecem ser o pai perfeito, um ídolo do fitness e um ótimo amigo simultaneamente, provavelmente esta pessoa está enganando as outras - ou recebendo muita ajuda nas diferentes esferas de sua vida.

Se você acha que pode estar perto de se juntar ao clube do burnout, dê um passo para trás, descubra o que está acontecendo de errado - e seja menos duro consigo mesmo.



Motivação no Trabalho



Leia também:

00 - JogosRBL6 - Agora com Playstation

01 - As grandes epidemias ao longo da História

02 - Síndrome de Cotard - Os verdadeiros mortos-vivos

03 - Robôs assassinos, armas a laser e seres humanos geneticamente modificados o plano ambicioso do Pentágono

04 - Alfabeto braile existe graças à genialidade de um garoto cego

05 - O terrível Vento Divino que colocou em xeque a marinha norte-americana

06 - Serra do Cipó, o jardim rochoso de Minas - Ambiente

07 - Os que vão morrer - Gladiadores

08 - Mattel lança impressora 3D para crianças

09 - Engenharia das Veias - Saúde

10 - Conheça o segredo para “aprender mais” que Albert Einstein passou ao seu filho

11 - Óptica Geométrica

12 - Última empresa do Japão a produzir videos cassete anuncia o fechamento das portas

13 - Uma caverna fechada a 5 milhões de anos

14 - Tudo mentira - Comportamento

15 - Cientistas criaram LEDs 60% mais brilhantes ao copiar sistema de vaga-lumes

16 - Tem boi na linha - Ciberespaço

17 - Alô, Alô, Câmbio - Economês Traduzido

18 - Que Vergonha - Comportamento

19 - Empresa anuncia construção de transporte em cápsula que atinge 1100km/h entre Abu Dhabi e Dubai

20 - Mouse em homenagem a controle de 'Nintendinho'

21 - O Homem nunca pisou na Lua ??? - Programa Apolo

22 - Recordes - CULTURA

23 - Ônibus espacial Endeavour começa a ser exibido

24 - China prende grupo que desenterrava cadáveres para 'casamento fantasma'

25 - E ele pagou o pato - Pato do Labrador

26 - Dispositivo promete criar 'bolha de silêncio'

27 - Cientistas descobrem material que não derreteria nem no centro da Terra

28 - De que somos feitos ?

29 - Feira exibe 'bolo sexy' inspirado em '50 Tons de Cinza'

30 - Ladrão apanha ao tentar assaltar ex-boxeador

31 - Gengibre pode ajudar doentes de câncer

32 - Conheça os cinco tesouros mais procurados do mundo

33 - Livro menciona mensagens escondidas que Michelangelo teria deixado na Capela Sistina

34 - A Vida Sob Pressão - Fisiologia

35 - T-Rex caçava presas vivas e não apenas comia carcaças

36 - Britânico de 113 anos é eleito pelo Guiness homem mais velho do mundo

37 - Estudo revela que neandertais cozinhavam e consumiam vegetais

38 - Nossa civilização derrubou quase 50% das árvores do mundo

39 - Saltos - Olimpiadas

40 - Los Angeles: O perigo esta em toda a parte - Geologia

41 - Star Wars A Saga Completa (Star Wars The Complete Saga) 1977~2005

42 - Twitter pode deixar pessoas insensíveis

43 - ISS pode ter que fazer manobra para desviar de lixo espacial

44 - Recordes - Esportes

45 - Praia de Trieste coloca muro

46 - O País das Andorinhas - Zoologia

47 - O Mundo vai acabar - Fim dos tempos

48 - O homem que vigiou por 40 anos um bunker chinês secreto

49 - Cada um na sua - Camiseta

50 - A charada dos dinossauros - Extinção

51 - JogosRBL6 - Agora com Playstation


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=833.829






Nenhum comentário:

Postar um comentário