A Ferrovia do Diabo na Amazônia - Nunca registrou acidentes, mas matou 10 mil pessoas
No início do século XX, o governo brasileiro construiu uma ferrovia de 360 quilômetros de comprimento que atravessava a Amazônia até a fronteira com a Bolívia.
Mais de 20 mil homens, de 25 nacionalidades, trabalharam na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, utilizada para transportar a borracha que era extraída da selva. A ferrovia nunca teria registrado acidentes de trem ou descarrilamentos, mas mesmo assim deixou um saldo macabro. Estima-se que entre 8 mil e 10 mil pessoas tenham morrido durante a construção da grande obra.
A construção da estrada fazia parte do tratado de Petrópolis selado com a Bolívia em 17 de novembro de 1903, após o Brasil ter comprado daquele país o território do Acre. No acordo, os brasileiros se comprometeram a construir a ferrovia Madeira-Mamoré em um prazo de quatro anos. A obra começou a ser construída em 1907 e o último trecho foi concluído em 30 de abril de 1912.
Mas a ideia da construção da ferrovia é anterior, havia surgido no ano de 1861 por conta da necessidade de aumentar produção da colheita do látex devido ao alto preço da borracha no mercado mundial e à ocupação do Vale do Guaporé pelos portugueses. O empreendimento foi originalmente assinado em 1877 pelos irmãos Philips e Thomas Collins, vindos dos Estados Unidos. No ano seguinte partiram da Filadélfia com engenheiros, demais trabalhadores e toneladas de máquinas, ferramentas e carvão mineral. No entanto, em janeiro de 1879 foi decretada a falência da empresa Collins.
O engenheiro Percival Farquhar (1864-1953), também originário dos EUA, considerado um dos maiores empresários da história do Brasil, foi um dos responsáveis por assumir o empreendimento durante os anos de 1907 a 1912. O objetivo era atravessar os estados do Amazonas e Rondônia, passando pela fronteira do Mato Grosso. O trem seguiria um trajeto de cerca de 350 quilômetros entre perigosas corredeiras e cachoeiras da maior floresta tropical úmida do mundo.
Os operários enfrentaram a insalubridade, fome, doenças como malária e disenteria, além da falta de medicamentos. As condições de trabalho precárias eram minimizadas e naturalizadas pelos investidores como um preço a ser pago em benefício do progresso. Uma lenda diz que cada dormente da estrada de ferro representa a morte de um trabalhador durante a construção. Esse foi um dos motivos pelos quais ela ficou conhecida como a Ferrovia do Diabo.
A Madeira-Mamoré foi inaugurada em 1912, mas, só daria lucro nos dois primeiros anos de atividade. Isso aconteceu devido à queda vertiginosa da participação brasileira no mercado da borracha, decorrente da ascensão da concorrência asiática que oferecia um produto de qualidade e de mais fácil extração. Logo, as atividades de Farquhar na Amazônia entraram em falência. Em 1937, a mando do presidente Getúlio Vargas, Aluízio Pinheiro Ferreira assume a direção da ferrovia. Por fim, em 1966, Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente a assumir após o golpe militar, determina a erradicação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, após 54 anos acumulando prejuízos. Atualmente a ferrovia segue rodeada de mato.
Comfira abaixo mais imagens da construção da ferrovia:
Acampamento de trabalhador, cerca de 1909-1910
Engenheiros e topógrafos dos EUA, cerca de 1909-1910
Trabalhadores orientais
Trabalhador indiano
Globo Repórter Especial
Centenário Da Ferrovia - Madeira Mamoré
https://www.youtube.com/watch?v=XIg3cdW7cC0
Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Ferrovia do Diabo - Documentário Completo
https://www.youtube.com/watch?v=LmWT3duhWwQ
TV Cultura - Matéria de Capa
Estrada de Ferro Madeira Mamoré
https://www.youtube.com/watch?v=xkmjyZs2blo
Fontes: Biblioteca Nacional, G1 e Clarín
(https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/04/madeira-mamore-ferrovia-diabo)
Leia também:
00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
01 - 5 seriados de ficção sobre tecnologia que valem o seu tempo
02 - Secou porque não ventou - Clima
03 - Os Senhores da Morte - Vulcões
04 - Fusca feito de 'portões' será exibido na Alemanha
05 - Autores que escrevem sobre nada !!!
06 - NASA está desenvolvendo um sistema que poderá realizar viagens interestelares
07 - O dia D das Tartarugas - Biologia
08 - Depois da tempestade vem a vida - Natureza
09 - Aranha 'extinta há 100 anos' é flagrada no Reino Unido
10 - O Zôo do Absurdo - Paleontologia
11 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
SEGUIR ESTE BLOG:
https://bit.ly/33sTp93
COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84
COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN
CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
https://bit.ly/33sTp93
Nenhum comentário:
Postar um comentário