quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

MARINHA - Maior navio do mundo, no século 17, foi construído no Brasil

MARINHA - Maior navio do mundo, no século 17, foi construído no Brasil

Na segunda metade do século 17 foi fundado um estaleiro situado na atual Ilha do Governador, onde hoje fica o aeroporto Antônio Carlos Jobim.  Entre outros, ele colocou no mar o galeão Padre Eterno, o maior navio do mundo no século 17.

"Tido por muitos historiadores como o maior navio existente no mundo na época"

A fonte desta informação é o belíssimo livro A muito leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A obra é assinada pelo historiador Gilberto Ferrez. Ele não só escreveu o texto e diagramou as páginas. Também selecionou as imagens e fez pessoalmente os contatos para obtê-las no Brasil e no exterior. A concepção foi do colecionador Raymundo Castro Maya (O Estado de S. Paulo).” Foi editado em 1965 para comemorar os 400 anos da fundação do Rio de Janeiro.


Nos séculos 17, 18 e 19, caçava-se baleias na Baía de Guanabara. 
Gravura de Leandro Joaquim (1738–1798).




Importância da obra

O livro é tão importante que, em 2015 houve uma exposição e reedição da obra. Sobre este evento escreveu o Estadão: “Ferrez usou imagens icônicas do Rio, de pintores do século 18 e 19, como Debret, Rugendas, Taunay e Victor Meirelles. Até fotografias de nomes pioneiros como o de seu avô, Marc Ferrez, cujo trabalho é um dos importantes da segunda metade do século 19.”


Uma destas gravuras é a que reproduzimos abaixo, mostrando o Padre Eterno. E prossegue o jornal: “Acontecimento editorial dos festejos do quarto centenário, uma época em que era parca a bibliografia sobre a cidade. O livro foi impresso em Paris.”


O Padre Eterno (Gravura de A muito leal e heroica
cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro)


Para quem quiser polemizar sobre número de tripulantes, que discuta com Gilberto Ferrez ou o  inglês Charles Boxer, historiador, bibliófilo e professor de civilização portuguesa na London University. Autor, entre outros, de ‘O Império Marítimo Português, 1415 – 1825‘, Edições 70. Gilberto Ferrez diz em seu trabalho sobre o Rio de Janeiro que “foi o professor inglês Charles R. Boxer quem descobriu este inédito. E provou numa conferência em Londres, que o galeão foi construído na ilha do Governador.”



Maior navio do mundo, no século 17, ‘made in Brazil’

De acordo com este livro, ‘o Padre Eterno era um colosso: seis pontes (ou conveses), 180 escotilhas (o que quer dizer 180 canhões). Podia carregar até 4 mil caixas de açúcar de 680 quilos cada. Sua tripulação era de 3 a 4 mil homens’ (É isso mesmo que você leu: ‘de 3 a 4 mil homens’, apesar da informação parecer equivocada. Assim está no livro de Ferrez).


A Praça XV e o Passo Imperial na visão de Jean-Baptiste Debret (1768 – 1848).



Outra obra aborda a construção de Padre Eterno

Outra, e mais recente publicação, o livro Escravidão, volume 1, de autoria de Laurentino Gomes, também aborda a construção do galeão Padre Eterno ressaltando sua enormidade, embora os dados não sejam iguais aos do primeiro. Segundo Laurentino, “o galeão Padre Eterno pesava 2 mil toneladas. Estava pronto para receber 144 canhões. E exibia um mastro colossal, feito de tronco de uma única árvore, medindo na base quase três metros de circunferência, o que significa que, para abraçá-lo, seria necessário que três homens fizessem um círculo de mãos dadas à sua volta.” Infelizmente, não há informações sobre a tripulação no trabalho Laurentino.



Os ecos da construção do maior navio do mundo do século 17

Segundo Laurentino Gomes, “era um navio tão grande que especulações a seu respeito começaram a circular pela Europa antes ainda que deixasse o Rio de Janeiro. Em março de 1665, o jornal português Mercúrio Portuguez, de Lisboa, referia-se à construção, no Brasil, “do mais famoso baixel de guerra que os mares jamais viram”, despertando de imediato a curiosidade da comunidade diplomática local. Sete meses mais tarde, quando, finalmente, atracou no cais no rio Tejo, foi saudado com a seguinte notícia: ‘Veio nesta frota aquele famoso galeão… o maior que há hoje, nem se sabe que houvesse nos mares’.

A igreja da Glória. Leandro Joaquim (1738–1798).



Uma capela dourada no maior navio do mundo

Prossegue o relato de Laurentino: “Parte dos equipamentos tinha sido cuidadosamente fabricado por artesãos coloniais fluminenses. Incluindo as madeiras entalhadas e uma deslumbrante capela dourada, que acusou a admiração de dois padre capuchinhos italianos que o visitaram mais tarde no cais de Lisboa. O restante viera da Inglaterra, que então já despontava como a principal potência marítima do planeta. Mas ainda não tinha um navio daquele tamanho. A maior embarcação inglesa da época, o Sovereign of the Seas, pesava 1,5 mil toneladas, um quarto menos que o galeão brasileiro.”





‘Proeza da engenharia colonial brasileira’
Laurentino Gomes: “Essa proeza da engenharia colonial brasileira estava destinada a ser uma espécie de Titanic do século 17, na comparação do historiador Luiz Felipe de Alencastro. Apesar de suas gigantescas proporções, teria um fim trágico ao naufragar no oceano Índico algum tempo depois de passar por Lisboa, inaugurando a sina que seu congênere britânico do século 20 repetiria cerca de 250 anos mais tarde.



O Rio de Janeiro de Debret.


Mas sua existência era testemunho das ambições da elite escravagista brasileira no auge do ciclo do açúcar e às vésperas da descoberta do ouro em Minas Gerais. Estaleiros semelhantes ao da baía de Guanabara, responsável pela construção o Padre Eterno, funcionavam em vários pontos da costa brasileira.”





Salvador Correia de Sá e Benevides, o mandante da construção

Laurentino conseguiu identificar o mandante da construção. Para o autor de Escravidão, foi Salvador de Sá, também governador do Rio de Janeiro entre 1637 e 1661. “Um dos homens mais eminentes da história da escravidão no Brasil. Nascido no Rio de Janeiro em 1602, de mãe espanhola, filha do governador de Cadiz, Salvador de Sá pertencia à mais fina flor da aristocracia fluminense que emergia ao final dos dois primeiro séculos da colonização.”

O Rio era uma beleza. Arcos, Leandro Joaquim (1738–1798).





Descendente de Mem de Sá

“Era descendente dos fundadores da cidade, Mem de Sá e Estácio de Sá. Seu pai, Martim de Sá, tinha sido governador da capitania do Rio de Janeiro por duas vezes.” Laurentino diz que Salvador de Sá foi um dos maiores traficantes de escravos de então.

Gravura de mem de sá


“Ele teria visitado as lendárias minas de Potosí, aos pés da cordilheira dos Andes, de onde era extraído o metal que dá nome ao rio. Graças à ligação com os mineradores andinos, criou uma rede de fornecimento de escravos de Angola para o Império Colonial Espanhol, acumulando um tesouro em moedas de prata.”





Não duvide de nossa então capacidade náutica

Não duvide. O Brasil foi o mais importante centro náutico, e local de escala, para as naus da Carreira da Índia. Aprendemos com os melhores mestres da época, os portugueses.



Debret retrata barbearia do Rio de Janeiro
Arco o tarco? Barbearia, Jean Baptiste Debret.





Vale conhecer nossa história náutica

Nossa história náutica é interessante. E surpreendente. A quantidade extraordinária de embarcações típicas ainda em uso é mais uma prova. Pintadas em cores vibrantes, com formas incomuns, ostentando enormes e nostálgicas velas, estas rústicas embarcações são parte de nossa história. Trazem poesia e elegância ao nosso litoral. Elas são fruto da epopeia náutica lusitana que, infelizmente, é pouco conhecida e divulgada.  Algumas de nossas embarcações típicas são descendentes das caravelas que aqui vieram dar no século 16.


Negros em venda, gravura de Debret
O cotidiano do Rio por Debret.




Joshua Slocum: os marinheiros brasileiros e suas embarcações

Nosso complexo de país ‘vira-latas’, nos fez acostumar a dar crédito quando as informações vêm de fora. Pois bem. Se você não acredita em nossas habilidades náuticas, saiba que um dos maiores ícones da vela mundial, o comandante norte-americano Joshua Slocum, primeiro a fazer uma volta ao mundo em solitário em meados do século 19, ‘babava’ pela habilidade de nossos antepassados. Sobre a habilidade náutica dos brasileiros e suas embarcações ele escreveu (no prefácio de seu livro A Viagem do Liberdade):

Estas canoas, às vezes produzidas a partir de árvores gigantescas, habilmente modeladas e escavadas, são ao mesmo tempo a carruagem e carriola da família para o sítio, ou do arroz para o moinho. Estradas são quase desconhecidas onde a canoa está disponível; consequentemente, homens, mulheres e crianças são todos adestrados quase à perfeição na arte da canoagem. […] a navegação, portanto, é usada com grandes vantagens pelos habitantes quase anfíbios da costa, que amam a água e movem-se nela como patos e marinheiros natos. Até hoje idolatrei a honestidade dos nativos brasileiros bem como a habilidade náutica nacional e a perícia com canoas.


Fontes: A muito leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; A viagem do Liberdade, de Joshua Slocum; http://brasil.estadao.com.br/blogs/estadao-rio/livro-historico-sobre-rio-e-reeditado/; Escravidão, Volume 1, Globo Livros.

Estadão - Site Fonte








Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Corridas - Olimpiadas

02 - Será que comer insetos fará parte do nosso futuro ?

03 - Substância derivada de planta trata dependência, diz estudo da Unifesp

04 - Ginástica Feminina - Olimpíadas

05 - Arqueólogos encontram vestígios de massacre de 6.000 anos na França

06 - Eterna, Enquanto dura - Tatuagem - Dermatologia

07 - O Desafio do Superarroz - Agricultura

08 - Autores que escrevem sobre nada !!!

09 - Essa Gíria é da Hora - Linguistica

10 - Crânios deformados são achados em cemitério de mil anos

11 - Asteroide 2012 TC4 poderá se chocar contra a Terra em 2017

12 - 1ª loja física do Brasil a vender bitcoin quer levar moeda virtual para a rua

13 - Chuveiro permite tomar “banho demorado” gastando 10 litros de água

14 - O retrato do mal antes da hora

15 - Conheça "Dungeons & Dragons", o RPG jogado na série "Stranger Things"

16 - Paracelso: Mago e cientista - Perfil

17 - O Rei da Noite - Natureza

18 - A Casa dos Horrores Nucleares - Armas

19 - Índios gigantes, uma história com um grande final feliz

20 - O vizinho distante - Sedna

21 - Inversão do campo magnético da Terra pode ocorrer antes do que pensávamos

22 - Com o Crescimento da Violência, Brasileiros Procuram Formas Melhores de se Protegerem

23 - As Dimensões do Metro - Pesos e Medidas

24 - Encontrados restos de soldados sacrificados por astecas na Conquista do México

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Pesquisadores desenvolvem robô que possui autoconsciência

27 - Cientistas criam capa da invisibilidade mais fina do mundo

28 - Davi e Salomão - figuras bíblicas podem ter sido reais, revelam achados arqueológicos

29 - Cientistas encontram tecido cerebral de 300 milhões de anos

30 - Estados Unidos devolvem ao Peru obras de arte roubadas de igreja

31 - Qualquer vidinha serve - Extraterrestres

32 - Sonda chinesa revela fotos incríveis da Lua

33 - 7 coisas que podem desaparecer nos próximos 5 anos

34 - Terra à Vista - Astronomia

35 - Cientistas acham planeta com a massa da Terra

36 - Cafeína pode não ser a responsável pelo 'efeito despertador'

37 - Não sobrou um pombo - Passenger Pigeon

38 - Me dê uma luz - Biologia

39 - Enduro - Activision - 1983 - Atari

40 - Sabia que existe uma ilha fantasma chamada Brasil na cultura irlandesa

41 - 'Monstro espaguete' que 'virou Deus' é encontrado de verdade pela primeira vez

42 - Mensagem 'indecifrável' da II Guerra é encontrada com pombo-correio

43 - Cientistas usam scanner 3D para conseguir tocar discos de 125 anos

44 - Arqueólogos encontram vestígios de massacre de 6.000 anos na França

45 - Drones são usados para reflorestamento e cada um pode plantar 1 bilhão de árvores por ano

46 - Playstation completa 20 anos como ícone da cultura pop

47 - O fim do pequeno Ula - Havai

48 - Novo disco armazena 100 DVD's

49 - Guerreiros do Ar - Combate

50 - Estudante é suspenso por universidade por ser ator pornô

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY





AGORA A HORA DO BRINDE:





CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo as 173 músicas 

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  










SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93


C = 1.023.866








Nenhum comentário:

Postar um comentário