sábado, 18 de dezembro de 2021

6 heróis negros que deveriam ter mais reconhecimento no Brasil

6 heróis negros que deveriam ter mais reconhecimento no Brasil

Confira a trajetória de personalidades negras que marcaram a história do país.

Muitas personalidades negras tiveram papel fundamental em episódios importantes da história do Brasil. Apesar disso, nem todas têm o reconhecimento merecido. Confira abaixo as trajetórias de seis heróis que deveriam ser mais celebrados em nosso país: 



Luiz Gama


Luiz Gama (1830-1882) foi um poeta, jornalista e advogado que se destacou na luta contra a escravidão no Brasil. Nascido em Salvador (BA), filho de uma africana livre e de um fidalgo português, foi vendido como escravo aos dez anos pelo próprio pai para saldar dívidas de jogo. Assim, foi levado para São Paulo onde, aos 17 anos, aprendeu a ler e escrever. Com seus estudos, conseguiu conquistar judicialmente a própria liberdade.


Atuando como advogado provisionado (profissional sem formação acadêmica que obtinha autorização para exercer a advocacia), Gama tornou-se o maior especialista jurídico na libertação da população escravizada. Durante sua carreira, ele libertou mais de 500 cativos, além de ter trabalhado na defesa de pessoas pobres, inclusive imigrantes europeus. 



Antonieta de Barros


A filha de uma mulher que havia sido escravizada teve papel fundamental na luta pela igualdade racial e pelos direitos das mulheres no Brasil. Antonieta de Barros (1901-1952) foi a primeira mulher negra a ser eleita deputada no Brasil. Em 1935, ela conquistou nas urnas uma vaga para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina.


Nascida em Florianópolis, Antonieta se alfabetizou convivendo com os estudantes na pensão que sua mãe abriu após ser alforriada. Depois de se formar como professora, fundou um curso voltado para a educação da população carente. Antonieta também trabalhou como jornalista, escrevendo sobre desmandos políticos, condição feminina e preconceito. Em 1934, na primeira vez em que as mulheres brasileiras puderam votar e se candidatar, filiou-se ao Partido Liberal Catarinense, elegendo-se deputada estadual, voltando a vencer as eleições para o cargo em 1947.



Cândido da Fonseca Galvão


Cândido da Fonseca Galvão (1845-1890), também conhecido como Dom Obá II D'África, foi um militar brasileiro. Filho de africanos alforriados, ele nasceu no sertão da Bahia. Em 1865, se juntou ao exército brasileiro como voluntário para lutar na Guerra do Paraguai, após o imperador prometer uma série de vantagens a quem se alistasse para o combate.


Seu pai, Bemvindo da Fonseca Galvão, era filho de Abiodum, o obá do Império de Oió, localizado na África ocidental. Cândido intitulava-se “príncipe dom Obá II”, referindo-se a seu pai como “príncipe dom Obá I”. Depois da guerra, fixou-se no Rio de Janeiro, tornando-se uma figura muito conhecida da sociedade carioca. Entre a população negra do Rio de Janeiro, era reverenciado especialmente por sua representatividade. Foi defensor da monarquia brasileira, atuou na campanha abolicionista e no combate ao racismo.



Tereza de Benguela


Tereza de Benguela foi uma mulher que viveu no século XVIII, liderando o Quilombo do Piolho, também conhecido como Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso. Lá, ela era conhecida como “Rainha Tereza”, atuando como estrategista militar e dirigente política. 


De acordo com documentos da época, ela assumiu a liderança do quilombo após a morte de seu marido, José Piolho. A partir daí, ela estabeleceu uma forma de governar que funcionava de forma semelhante a um parlamento, com deputados, um conselheiro, reuniões e uma sede. O Quilombo de Quariterê esteve em atividade entre 1730 e 1795. A liderança de Tereza vigorou até 1770, quando foi presa e morta pelo Estado.



Carolina Maria de Jesus 


Carolina Maria de Jesus (1914-1977) foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira, mais conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, best-seller publicado em 1960. Nascida em uma família pobre de Minas Gerais, ela cursou apenas as primeiras séries do curso primário. Em 1937, se mudou para São Paulo, onde trabalhou como doméstica e catadora de papel.


Por muitos anos, ela manteve o hábito de escrever diários nos quais relatava o seu cotidiano como moradora da favela do Canindé. Em 1958, ao fazer uma reportagem no local, o jornalista Audálio Dantas conheceu Carolina e leu seus 35 diários. Dois anos depois, ele publicou um dos diários com o título de Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. A obra vendeu mais de 100 mil exemplares em 40 países e foi traduzida em 13 línguas.



Francisco José do Nascimento


Francisco José do Nascimento (1839-1914), também conhecido como Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi um líder jangadeiro cearense que teve papel importante no movimento abolicionista. Em 1881, junto com seus colegas de ofício, ele se recusou a embarcar no porto de Fortaleza os escravizados que seriam enviados às províncias do sul do país. Seus próprios antepassados haviam sido feitos de escravos nas décadas anteriores. 


O movimento dos jangadeiros em Fortaleza paralisou o mercado escravista do porto da cidade que, a partir de então, foi considerado fechado para o tráfico.  O Ceará seria a primeira província brasileira a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. Na ocasião, Chico da Matilde embarcou com seus companheiros para o Rio de Janeiro, onde participou das comemorações pela abolição no Ceará e, junto com ele, levou embarcada uma de suas jangadas, batizada de "Liberdade".6 heróis negros que deveriam ter mais reconhecimento no Brasil






Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - As Florestas da Fome - Ambiente

02 - Estudo genético aponta qual é a civilização mais antiga do mundo

03 - Windows 10 deve se tornar versão mais difundida do sistema operacional

04 - A HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUA !!!

05 - Rússia protagoniza um dos maiores escândalos de doping na história Olímpica

06 - Cientistas criam 'mini-estômagos' em laboratório para estudar doenças

07 - 'Flor-cadáver' floresce pela 1ª vez na América Latina em MG

08 - Sete segredos de Hollywood revelados pelo ataque de hackers

09 - Aqui se fabrica o Futuro - Tecnologia / MIT

10 - Um Show entre o Céu e a Terra - Física





SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93





Nenhum comentário:

Postar um comentário