O que está por trás dos carros elétricos 'baratos' da China, que estão tomando o mercado global
O futuro dos veículos elétricos vai inevitavelmente envolver a China. Mas como ficam os mercados do Reino Unido e da Europa — e as questões relacionadas à segurança nacional?
O futuro dos veículos elétricos vai inevitavelmente envolver a China. Mas como ficam os mercados do Reino Unido e da Europa — e as questões relacionadas à segurança nacional?
Na China, ele é chamado de Seagull (gaivota), e tem uma aparência à altura. É elegante e angular, com faróis oblíquos brilhantes, que conferem a ele uma espécie de olhar maroto.
Carros da China estão dominando mercado — Foto: Getty Images/via BBC
É, obviamente, um carro. Um carro muito pequeno, projetado para ser um veículo urbano barato, mas que pode ter um significado enorme. Disponível na China desde 2023, onde se mostrou extremamente popular, ele acaba de ser lançado na Europa com o nome Dolphin Surf (uma referência aos golfinhos, porque os europeus aparentemente não gostam tanto de gaivotas quanto os chineses).
➡️Quando for colocado à venda no Reino Unido nesta semana, a expectativa é de que seu preço seja de cerca de £18 mil (R$ 135 mil). Isso ainda faz dele um carro elétrico muito barato para os mercados ocidentais.
Não será o modelo com o menor preço disponível: o Dacia Spring, fabricado em Wuhan em conjunto pela Renault e a Dongfeng, e o Leapmotor T03, que está sendo produzido por uma joint venture entre a start-up chinesa Leapmotor e a Stellantis, custam menos.
Mas o Dolphin Surf é a novidade que mais preocupa marcas tradicionais. Isso porque a empresa por trás dele vem causando um impacto cada vez maior nos mercados internacionais.
A BYD já é o maior player na China. Ela ultrapassou a Tesla em 2024 para se tornar a fabricante de veículos elétricos mais vendida do mundo e, desde que entrou nos mercados europeus há dois anos, tem se expandido agressivamente.
"Queremos ser o número um no mercado britânico dentro de 10 anos", diz Steve Beattie, diretor de vendas e marketing da BYD UK.
A BYD faz parte de uma expansão mais ampla de empresas e marcas chinesas que, segundo alguns, pode mudar a face do setor automotivo global — e que já provocou ações radicais do governo dos EUA e da União Europeia.
Isso significa que marcas outrora desconhecidas, como Nio, Xpeng, Zeekr ou Omoda, podem se tornar tão conhecidas quanto a Ford ou a Volkswagen. Elas vão se juntar a marcas clássicas como MG, Volvo e Lotus, que estão sob controle chinês há anos.
Os produtos disponíveis já abrangem uma grande variedade, desde veículos compactos, como o minúsculo Dolphin Surf, até supercarros exóticos, como o U9, capaz de saltar buracos, da submarca de luxo da BYD, Yangwang.
"As marcas chinesas estão fazendo grandes incursões no mercado europeu", afirma David Bailey, professor de negócios e economia da Birmingham Business School.
Em 2024, 17 milhões de carros movidos a bateria e híbridos plug-in foram vendidos em todo o mundo, sendo 11 milhões na China. As marcas chinesas, por sua vez, representam 10% das vendas globais de veículos elétricos e híbridos plug-in fora do seu país de origem, de acordo com a consultoria Rho Motion. A expectativa é de que esse número só aumente.
Para os consumidores, isso deve ser uma boa notícia — à medida que carros elétricos de alta qualidade e a preços acessíveis são disponibilizados. Porém, como a rivalidade entre Pequim e as potências ocidentais não mostra sinais de arrefecimento, alguns especialistas temem que os veículos chineses possam representar um risco à segurança por parte de hackers e terceiros. E para players estabelecidos na Europa, isso representa um grande desafio ao seu domínio histórico.
"[A China tem] uma enorme vantagem de custo por meio de economias de escala e tecnologia de bateria. Os fabricantes europeus ficaram muito para trás", adverte Bailey.
"A menos que acordem muito rápido e se atualizem, podem ser eliminados."
'Protecionismo descarado' dos EUA?
As preocupações de que as importações de veículos elétricos chineses poderiam inundar os mercados internacionais às custas dos fabricantes estabelecidos atingiram o auge em 2024.
Nos EUA, a Alliance for American Manufacturing alertou que isso poderia representar um "evento de extinção" para a indústria americana, enquanto a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sugeriu que "enormes subsídios estatais" para empresas chinesas estavam distorcendo o mercado europeu.
O governo Biden tomou medidas drásticas, aumentando as tarifas de importação sobre veículos elétricos fabricados na China de 25% para 100%, tornando efetivamente sem sentido vendê-los nos EUA.
Esta medida foi condenada por Pequim como "protecionismo descarado".
Enquanto isso, em outubro de 2024, a União Europeia impôs tarifas extras de até 35,3% sobre os veículos elétricos fabricados na China. O Reino Unido, no entanto, não tomou nenhuma medida.
Matthias Schmidt, fundador da Schmidt Automotive Research, diz que as tarifas do bloco europeu tornaram mais difícil para as empresas chinesas ganharem participação no mercado.
"As portas estavam abertas em 2024... mas os chineses não aproveitaram a chance. Com as tarifas em vigor, os fabricantes chineses agora não conseguem levar sua vantagem em termos de custo para os consumidores europeus."
Leia também:
00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
01 - Esta é a única evidência arqueológica de crucificação encontrada até hoje
02 - As Janelas da Terra - Geologia
03 - Arqueólogos israelenses encontram inscrição de nome bíblico de 3 mil anos
04 - Cientistas descobrem que orcas conseguem imitar a fala humana
05 - Jovem britânica morre minutos após beijar rapaz pela primeira vez
06 - Mistério - Onde estão as bombas atômicas que os EUA perderam durante a Guerra Fria ???
07 - OS BONS TEMPOS DAS LOCADORAS DE GAMES
08 - União Europeia lança carta de direitos do consumidor online
09 - Opções para quem quer ser mãe
10 - 19 parentes do homem do gelo são encontrados vivos na Áustria
SEGUIR ESTE BLOG:
https://bit.ly/33sTp93
COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84
COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN
CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
https://bit.ly/33sTp93
Nenhum comentário:
Postar um comentário