terça-feira, 28 de maio de 2013

A Criação do Homem-Aranha


A Criação do Homem-Aranha

Stan Lee, Jack “o rei” Kirby e Steve Ditko

Em 1963, na décima quinta (e última) edição da revista Amazing Fantasy surgiu um novo super-herói que acabaria fazendo história: O Homem-Aranha!

Mas de onde surgiu este personagem? Como foi o seu processo de criação? Muitos detalhes estão obscuros até hoje, mas o personagem foi, essencialmente, produto da criatividade de três pessoas. Três monstros sagrados dos quadrinhos: Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko.
Stan Lee (Stanley Martin Lieber) era, na altura, o editor-chefe e principal escritor da Marvel Comics. Sobrecarregado de trabalho, ele inventou um método de escrever quadrinhos que era rápido e inovador: Lee escrevia o roteiro básico da história (normalmente apenas uma ou duas páginas datilografadas), baseado neste o artista da história desenhava toda a revista e Lee, por fim, adicionava os diálogos no final do processo. Este método, que colocava a toda estruturação das histórias nas mãos dos artistas, rendeu mais tarde inúmeros questionamentos sobre qual teria sido a participação real de Lee na criação dos personagens da Marvel Comics.


Jack Kirby (Jacob Kurtzberg) era o principal artista de super-heróis da Marvel e fora inicialmente encarregado de desenhar o Homem-Aranha. Porém, embora tenha participado do desenvolvimento inicial do personagem, ele nunca chegou a ser desenhista do Aranha.

Steve Ditko era o principal artista de tramas de mistério e suspense da Marvel. Pouco afeito a super-heróis, acabou sendo o primeiro e mais importante desenhista do Homem-Aranha. Além de ser um bom artista, ele era um escritor de talento e (ao contrário de Kirby) chegou a ser creditado como co-escritor em diversas das histórias que fez em parceria com Stan Lee.

Mas qual foi a participação de cada um na criação de personagem? Bem, todos eles já deram suas versões para a criação do personagem e, a partir delas, tentaremos montar o quebra-cabeça que é a verdadeira história da criação do Homem-Aranha.

Segundo Stan Lee, o Homem-Aranha foi baseado (ao menos em nome) no personagem The Spider (O Aranha), protagonista de vários romances baratos (os chamados pulps) que Lee leu durante a sua infância (notem que, à exceção do nome, o violento vigilante Spider não possui qualquer similaridade com o Homem-Aranha). O tema “Homem-Animal” para denominar um super-herói também não era nenhuma novidade, tendo sido usado em personagens como o clássico Batman e até em outra co-criação de Stan Lee da época, o Homem-Formiga (Ant-Man).


Logo depois, Lee afirma que teve uma longa discussão com o dono da Marvel à época, Martin Goodman, que não aceitava um personagem baseado em uma aranha porque “as pessoas detestam aranhas”! Lee, com a sua conhecida lábia, o convenceu a publicar uma “história-piloto” do personagem na revista Amazing Adult Fantasy (nome de Amazing Fantasy até o número 14), que estava prestes a ser cancelada de qualquer jeito.

Amazing Adult Fantasy era uma das revistas de mistério/suspense da Marvel. A maioria das suas histórias era desenhada por Ditko e destoava das típicas histórias de monstros que compunham a maior parte do material do gênero da Marvel na época. Mas Kirby foi o escolhido como o artista do Homem-Aranha devido à sua experiência com super-heróis.


Segundo Lee, a ideia dele era que o personagem fosse um adolescente comum e não o tradicional herói imponente e musculoso, mas ao ver as primeiras páginas de Kirby ele teria se visto defronte um novo Capitão América. Não era exatamente o que ele queria! Imediatamente decidiu chamar Steve Ditko, mais acostumado a retratar o “mundo real” do que o épico Kirby, que, porém, desenhou a capa da revista com a primeira aparição do personagem.

Lee afirma não recordar se o distintivo uniforme do personagem fora criado por Kirby ou Ditko, nem maiores detalhes sobre a criação do personagem. A memória de Lee é proverbialmente fraca, uma vez ele chamou Bruce Banner (o Hulk) de “Bob Banner” em uma edição inteira do Quarteto Fantástico!

(Aos curiosos, é por isso que o nome do personagem é Robert Bruce Banner…)

Kirby, porém, questiona diversos detalhes da história de Lee. Segundo ele, o personagem era, na verdade, uma reciclagem de Silver Spider (Aranha Prateada, em tradução literal), personagem que Kirby criara com seu antigo parceiro Joe Simon em 1953, mas fora rejeitado pela editora Harvey Comics porque nessa altura os super-heróis estavam em baixa. O conceito fora reciclado para a editora Archie Comics, seis anos mais tarde, como The Fly (Mosca Humana, no Brasil), personagem que era uma criança que se transformava em um super-herói adulto, que carregava uma arma especial (raramente utilizada) na cintura, ao dizer palavras mágicas, graças a um anel que lhe foi dado por uma espécie de alienígena (!). Curiosamente, um dos primeiros vilões que The Fly enfrenta, ainda em sua primeira edição, é um criminoso fantasiado com motivos aracnídeos que se denomina Spider…


A “teoria Silver Spider” foi corroborada por Joe Simon em entrevistas e na sua autobiografia, porém ele adiciona alguns detalhes à questão. Segundo ele, Silver Spider teria sido chamado inicialmente de Spiderman (assim mesmo, sem hífen) e criado por Simon com C.C. Beck (o criador visual do Capitão Marvel, personagem que, como The Fly, também é uma criança que se transforma em adulto quando fala uma palavra mágica) na arte. O nome Silver Spider teria sido sugerido por Jack Oleck, cunhado de Simon. Esse material teria sido a base de The Fly e, eventualmente, do material que Kirby teria apresentado a Lee quando da criação do Homem-Aranha, o que colocaria Kirby em um papel bem menor na criação da “sua” versão do Homem-Aranha!

Afora isso, Kirby também alega ter sido o criador do uniforme do personagem, apesar de diversos artistas questionarem essa afirmação, visto que o uniforme do Homem-Aranha não possui nenhuma afinidade com os milhares de uniformes de super-heróis criados por Kirby, mas sim com aqueles poucos criados por Ditko! Diz também que teria deixado a série por estar com excesso de trabalho (o que é plausível, já que na altura, Kirby estava trabalhando em séries como Quarteto Fantástico, Hulk e diversas outras), porém já teria desenhado algumas páginas da história, que serviriam de base para a versão de Ditko. Entre elas a capa que foi publicada!

Várias das suas alegações são válidas, mas a memória de Kirby costumava ser tão falha quanto a de Lee…

A solução desses mistérios ficaria por conta do recluso Steve Ditko. Avesso a entrevistas, ele se absteve de comentar sobre o assunto durante anos, mas um artigo publicado em 1990 lançou uma nova luz sobre o assunto.


Segundo Ditko, Kirby foi efetivamente o primeiro artista a ser nomeado para a série, mas saiu por motivos por ele ignorados.

De acordo com Ditko, o conceito original do personagem era de que ele era um garoto que adquiria superpoderes e o corpo de um adulto graças a uma espécie de anel mágico (sim, como The Fly). Nada no seu uniforme lembrava uma aranha, embora lembrasse, ironicamente, o visual do Capitão América, reforçando a argumentação de Lee, com exceção de um desenho abstrato no peito do personagem. Ele carregava uma “arma de teia” na cintura (que Kirby nunca teria chegado a mostrar em ação), bem diferente dos discretos lançadores de teia de Ditko.

O visual de Kirby para o personagem (reproduzido de um desenho de Ditko) é realmente um design muito mais “Kirbyano” do que o uniforme tradicional do Homem-Aranha.

Curiosamente, ao criar a sua versão do Besouro Azul anos depois, Ditko faria um uniforme bastante simples, bem ao estilo de Kirby, com um inseto estilizado no peito e uma arma na cintura. Seria ele inspirado na versão de Kirby do Homem-Aranha?

De volta às páginas desenhadas por Kirby, nelas o personagem, que também era criado pelos seus tios idosos como o Homem-Aranha que nós conhecemos, é mostrado como sendo vizinho de uma espécie de cientista maluco que, aparentemente, teria sido o responsável pela obtenção dos seus poderes.

Vale dizer que toda a história de anel mágico e do corpo adulto é muito similar à do personagem The Fly. Similaridade essa que Ditko teria notado no momento em que recebeu as páginas. Alguns (como o especialista em Kirby Mark Evanier) teorizam que isso teria sido o verdadeiro motivo do afastamento de Kirby da série, mas nenhum dos autores envolvidos jamais afirmou isso com certeza, o que torna impossível comprová-la.


Ditko descartou então toda a versão de Kirby. Tendo retornado, segundo suas próprias palavras, ao roteiro original de Lee, ele refez toda a história, eliminando idéias como a do cientista e do anel “mágico”, e criando o uniforme que nós conhecemos hoje. Uma mudança significativa e que, provavelmente, resultou em um personagem bem mais interessante do que a versão original de Lee e Kirby.

Ditko também desenhou uma capa para a revista Amazing Fantasy 15, que acabou sendo rejeitada por Lee e, ironicamente, redesenhada por Kirby, que acabou sendo o capista da edição. Essa capa ainda existe e foi reproduzida diversas vezes em edições especiais do Aranha (incluindo como capa alternativa do número 700 da revista Amazing Spider-Man), o que coloca em questão a versão de Kirby.


Vale ser mencionado que a história de origem do personagem segue o padrão de origens escritas por Stan Lee (personagem está no topo do mundo, recebe uma rasteira da vida, aprende humildade e usa os seus novos poderes para lutar pelo bem), que seria repetido diversas vezes na Marvel, por exemplo, nas origens do Dr. Estranho e Homem de Ferro, na segunda origem do Thor (a que envolve Asgard) e até na do Dr. Destino! A única constante em todas essas histórias é a presença do próprio Stan Lee…


Embora Amazing Fantasy fosse cancelada após essa edição, o personagem atraiu interesse suficiente para ganhar um título próprio (Amazing Spider-Man), que seria co-escrito por Lee e Ditko e desenhado por este último até a sua saída da Marvel, sem a participação de Kirby, que, nesse momento, já estava bastante atarefado com outros personagens.

Como então definir quem foram os verdadeiros criadores do personagem? Bem, Steve Ditko é quem tem a versão mais sólida, mas ele ignorava quem criou o nome “Homem-Aranha” e as razões pelas quais Kirby não foi o desenhista do personagem. Mas é inquestionável que ele criou toda a parte visual do Homem-Aranha e boa parte dos conceitos da série. Stan Lee foi, sem qualquer sombra de dúvida, o escritor dos diálogos marcantes do personagem e teve, no mínimo, uma grande participação no roteiro das suas primeiras histórias. Vale dizer que, após a saída de Ditko, o personagem continuou sua trajetória de sucesso com Lee nos argumentos e sem qualquer contribuição criativa de Kirby ou Ditko.

E Jack Kirby? Bem, embora o “Rei” tenha tido uma importância imensurável na criação de maior parte dos personagens da Marvel, sua participação na criação do Homem-Aranha é muito pequena. Mesmo se for verdade que o personagem teria sido baseado em seu “Silver Spider”, ele foi transformado por Lee e, principalmente, Ditko em algo bastante diferente. E é esta a versão do personagem que povoa a imaginação dos leitores há quase 40 anos, a de Stan Lee e Steve Ditko.


Nenhum comentário:

Postar um comentário