quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cientistas atômicos se reúnem hoje para analisar e revelar o quão realmente estamos próximos do Apocalipse


Cientistas atômicos se reúnem hoje para analisar e revelar o quão realmente estamos próximos do Apocalipse


Há três anos que este relógio não é “atualizado”, mas, nesta quinta-feira seus ponteiros poderão se mover. Estamos falando do Relógio do Juízo Final, ou Relógio do Apocalipse (do inglês Doomsday Clock) que significa simbolicamente uma contagem regressiva para o fim da humanidade.

O relógio foi criando em 1947 pelo comitê de diretores do Bulletin of the Atomic Scientists (BAS) da Universidade de Chicago. O equipamento utiliza uma analogia onde a raça humana está a "minutos para a meia-noite", onde a meia-noite representa o pico de ameaças que poderão causar uma catástrofe global.
Nesta quinta-feira, os representantes do BAS sediarão uma conferência internacional e irão revelar sua mais nova decisão sobre o ponteiro dos minutos deste relógio. Desde a última vez em que este ponteiro foi ajustado, em janeiro de 2012, ele avançou um minuto, ou seja, agora o relógio marca cinco minutos para a meia-noite.

Fatores que ameaçam a espécie humana e o planeta entrarão na pauta de discussões da conferência nesta quinta-feira, entre eles: provas da aceleração das alterações climáticas, o terrorismo e modernização nuclear. Entre as pessoas que influenciarão no tempo deste delicado relógio estão nada menos do que 18 prêmios Nobel.
Desde que foi criado, o ponteiro do relógio mudou 18 vezes, e cada movimento representa a forma como os cientistas analisam as chances do mundo de sobrevivência em face das ameaças existentes. Será que o ponteiro avançará ou ainda há tempo de mudar?

Fontes: Bulletin of the Atomic Scientists , DailyMail

Nenhum comentário:

Postar um comentário