terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Pesquisadores encontram cidade subterrânea misteriosa e gigantesca na Turquia


Pesquisadores encontram cidade subterrânea misteriosa e gigantesca na Turquia


Pesquisadores turcos anunciaram a descoberta de uma gigantesca cidade subterrânea na região histórica da Capadócia. Com salas e túneis enormes, o local foi descoberto por conta de um projeto de inovação urbana no local que começou ainda em 2013. Estima-se que a cidade subterrânea seja de 3000 a.C..

O que impressionou os pesquisadores é a dimensão dos túneis da cidade. De acordo com relatos, seria possível tranquilamente dirigir um carro atual por eles. Depois da descoberta, os especialistas agora retiram material do local para descobrir a qual civilização a cidade pertencia, além de seu propósito subterrâneo.
“O que sabemos é que é uma cidade até então desconhecida. Estávamos com um projeto de urbanização que seguia as leis locais e então descobrimos a cidade. Paramos e agora a área será devidamente explorada”, afirma Mehmet Ergun Turan, presidente da TOKI, empresa responsável pelas obras no local.
Como os túneis locais foram cavados em pedras originais, é difícil que os pesquisadores datem a cidade com absoluta certeza. Por conta disso, é também difícil precisar qual sociedade foi responsável pela criação da cidade. Os especialistas estimam que persas e gregos da Antiguidade podem estar envolvidos na construção.
Apesar de muito antiga, a cidade subterrânea surpreende por seu desenvolvimento. Seus túneis vastos e largos indicam a possibilidade de que ela servia para carregar produtos agrícolas de uma região para a outra. Também surpreende a temperatura embaixo da terra. Por lá a média é de 12°C, o que indica a possibilidade de conservação de alimentos por maior tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário