quarta-feira, 4 de abril de 2018

Morcegos e Seu Sistema de Ecolocalização


Morcegos e Seu Sistema de Ecolocalização


Um estudo recente relata que uma planta encontrada na floresta tropical cubana usa o som para atrair morcegos que se alimentam de néctar. 


A Marcgravia evenia tem folhas em forma de prato, que enviam ecos facilmente identificáveis pelos morcegos por ecolocalização. 

"O eco é muito alto e tem um sinal constante e ângulos diferentes", afirma o principal autor do estudo, Ralph Simon, biólogo da Universidade de Ulm (Alemanha). 

A pesquisa, que consta na edição atual da revista "Science", é uma das primeiras a ter esse enfoque de ecos acústicos usados por plantas. 

Simon e seus colegas treinaram morcegos de laboratório para que procurassem um alimentador. 

Em seguida, o colocaram em lugares diferentes - preso a folhas em forma de prato, a folhas normais e em outros locais. 


Marcgravia evenia - Marcgraviaceae


Quando o alimentador foi preso à folha em forma de prato, os morcegos levaram metade do tempo para encontrá-lo. Esse desempenho foi positivo tanto para os morcegos quanto para as plantas. 

"Para as plantas, esse fenômeno aumenta o êxito da polinização", explica Simon. "Para os morcegos, ele é vantajoso porque faz com que encontrem as flores mais rápido." 

Segundo Simon, centenas de espécies de plantas da zona neotropical dependem de cerca de 40 espécies de morcegos que se alimentam de néctar para a polinização. 

Ele e sua equipe esperam encontrar outras espécies de plantas capazes de enviar sinais acústicos para os morcegos que as polinizam. 

Fonte : Folha Online / New York Times, 08/08/2011


Marcgravia evenia



Morcegos Duelam e Rastreiam Uns Aos Outros 

Quando um morcego isolado persegue uma oferta apetitosa, ele se aproxima rápido para matar. Mas o que acontece quando um competidor aparece na hora ? Que estratégias morcegos competidores utilizam para capturar sua presa em batalhas aéreas (dogfights) ? Sabendo como indivíduos perseguem presas imóveis e em movimento, Chen Chiu e seus colegas da Universidade de Maryland se perguntaram como morcegos competidores rastreiam uns aos outros e suas presas enquanto disputam um lanche. 

Chen Chiu tornou-se inicialmente interessada nesse problema quando ela estava treinando morcegos para apanhar vermes de farinha pendurados em fios. “Algumas vezes eu costumava deixar dois ou três morcegos voarem juntos e competir pelo verme. Descobri que eles perseguiam um ao outro e um morcego dominante apanhava o verme”, lembra Chiu. Intrigada pelo comportamento, Chiu e seus colegas, Wei Xian e Cynthia Moss, decidiram registrar as manobras dos morcegos e sons de ecolocalização para descobrir como morcegos competidores caçam.




Libertando pares de morcegos dentro de uma gaiola de vôo com dimensões 7 x 6 x 2,5 metros, o trio filmou os animais duelistas com luz infravermelha enquanto registrava os gritos de ecolocalização dos morcegos com 16 microfones enquanto eles competiam por um verme de farinha suspenso. Lembrando que morcegos isolados apanham os vermes pendurados em uma questão de segundos, Chiu diz, “Na situação com dois morcegos, eles ficavam circulando em volta do aposento por um tempo e realizavam alguma perseguição. Usualmente levava um minuto para um dos morcegos capturar a presa”. Chiu também percebeu que durante o curso do duelo, o morcego seguidor usualmente manobrava para superar o líder nos momentos da aproximação para abocanhar a recompensa. 

Em seguida, Chiu analisou a direção dos gritos de ecolocalização de cada morcego para descobrir para onde o morcego seguidor estava “olhando” enquanto perseguia o líder. “Isso foi bem difícil”, ri Chiu. Tendo associado com sucesso cada grito de ecolocalização a cada um dos dois morcegos, Chiu formou outra equipe com P. S. 

Krishnaprasad e Puduru Reddy para comparar a direção em que o morcego seguidor estava voando com a direção da linha invisível que unia as posições dos dois morcegos em todos os momentos para descobrir como ele rastreou seu rival. Se o morcego seguidor estava simplesmente seguindo o líder, a direção em que ele estava voando sempre apontaria para o líder, mas se o morcego seguidor estava usando a estratégia que morcegos isolados usam quando caçam presas voando livremente, então ele voaria de tal modo que a linha invisível de união com o líder manteria uma direção constante durante o avanço dos morcegos. 




Surpreendentemente, o morcego perseguidor estava simplesmente seguindo o morcego líder em vez de usar a estratégia que caçadores isolados usam quando rastreiam uma presa. A equipe também percebeu que quando os morcegos voavam diretamente um contra o outro eles desviavam seus gritos, presumivelmente para evitar embaralhar os sinais de ecolocalização próprios com os do outro. 

Então porque o morcego seguidor é mais bem sucedido em capturar presas do que o líder ? Chiu suspeita que o morcego seguidor está em vantagem porque ele pode ser capaz de disfarçar sua presença avançando em silêncio durante a perseguição, e também ultrapassando o morcego líder nos cruciais momentos finais antes de pegar a presa. A equipe também suspeita que quando grandes grupos deixam seus poleiros em massa, eles devem usar a mesma estratégia de perseguição, seguindo o morcego da frente para evitar de forma bem sucedida colisões com seus vizinhos. 

Fonte : Journal of Experimental Biology, 10/09/2010




Com os Insetos, uma Guerra de Radares 

Os morcegos que se alimentam de insetos encontram alimento durante à noite emitindo 
sons de alta-frequência, através de uma espécie de sonar que permite a localização 
dos alvos com a análise dos ecos. O Globo 04/11/1991



Um exemplo de co-evolução do predador com a presa
O Globo 04/11/1991






Leia também:

A arte de enganar - Natureza

De Volta ao Futuro - a ciência estuda a possibilidade de viajar no tempo

Pedra achada na Rússia indicaria supercivilização anterior à nossa. Será?



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


Nenhum comentário:

Postar um comentário