quarta-feira, 23 de maio de 2018

10 COISAS QUE SÓ EXISTEM POR CAUSA DA SEGUNDA GUERRA


10 COISAS QUE SÓ EXISTEM POR CAUSA DA SEGUNDA GUERRA



Nylon, anfetamina, mola maluca e mais: várias vieram da necessidade, outras do acaso.


Devemos ao mais destrutivo confronto de todos os tempos algumas criações banais e úteis, outras nem tanto e ao menos uma que continua a fazer estrago até hoje. Conheça a seguir as mais importantes criações da Segunda Guerra, ou coisas que só fizeram sucesso por ela.


Segunda Guerra Mundial - Conflito Militar




10. Computadores 

Um dos computadores Colossus Wikimedia Commons

Durante a guerra, o Eixo possuía uma carta na manga: era a máquina Enigma, usada para criptografar mensagens secretas. Essa tecnologia fez com que os britânicos criassem o Colossus, o primeiro computador eletrônico, em 1943. Do outro lado do Atlântico, os EUA desenvolveriam o Harvard Mark I, para o projeto Manhattan, que era eletromecânico, e o interesse levaria o Exército a patrocinar o Eniac, o primeiro computador moderno, que saiu após a guerra, em 1946.




9. Nylon 
As meias-calças foram um estouro  Reprodução

Lançado em 1938, serviu primeiro para escovas de dente e meias-calças femininas. A entrada dos Estados Unidos na guerra fez a demanda explodir, a ponto de só ser permitido que essa fibra sintética fosse usada na fabricação de objetos do universo militar, como paraquedas, tanques de combustível de aeronaves e redes de descanso. O governo até criou uma campanha para que as mulheres doassem as meias para a confecção de paraquedas. A raridade tornou o material um sonho de consumo.




8. Caneta esferográfica 


Amazon

Ao perceber que a tinta utilizada em jornais secava rapidamente, deixando o papel livre de borrões, o inventor húngaro László Bíró imaginou como poderia ser útil uma caneta com o mesmo tipo de produto em seu interior. A invenção só se popularizou com a eclosão da Segunda Guerra, quando a Royal Air Force necessitava de canetas que não vazassem tinta durante os combates aéreos. O bom desempenho trouxe sucesso para o inventor e substituiu as canetas-tinteiro.




7. Dispositivo de visão noturna 

Soldado com o dispositivo Zielgerät 1229 Reprodução

Se os soldados podem contar com o auxílio dos óculos de visão noturna, isso se deve graças à invenção do dispositivo Zielgerät 1229. Era uma lâmpada que emitia luz infravermelha, invisível a olho nu, mas clara como o dia para quem olhasse pela mira especial. O artefato pesava mais de 2 quilos e foi acoplado a fuzis de assalto Sturmgewehr 44, utilizados pelo Exército alemão. Recebeu o codinome Vampir, com significado óbvio.




6. Helicópteros

O Flettner Fl 282 Wikimedia Commons

Os primeiros projetos de helicópteros remontam à Idade Média, mas foi somente em 1936 que eles ganharam vida, com a introdução do Focke-Wulf Fw 61, da Alemanha, o primeiro operacional da História, e em 1940, durante a Segunda Guerra, com o Flettner Fl 282, o primeiro produzido em série. Como a tecnologia ainda estava em desenvolvimento, eles eram usados para fins de observação, transporte e evacuação médica.




5. Mola Maluca

Uma antiga mola Slinky Reprodução

Brinquedo que entra e sai de moda até hoje, as molas Slinky foram criadas acidentalmente durante a guerra. Na época, o engenheiro mecânico naval Richard James desenvolvia molas que seriam responsáveis por estabilizar os equipamentos sensíveis a bordo dos navios em viagens agitadas. Quando uma delas caiu no chão, ele notou que, em vez de rolar, o objeto se endireitou e ficou de pé. James percebeu que aquilo poderia ser um ótimo brinquedo – e acertou.




4. Exploração espacial 

O míssil V-2 Wikimedia Commons

O primeiro objeto a chegar ao espaço foi o tétrico míssil balístico V-2, da Alemanha Nazista. Subia a até 174 quilômetros e voltava, na vertical, em velocidade hipersônica. O som só chegava depois e era rápido demais para ser visto no céu. Do nada, as pessoas eram vaporizadas. Os EUA e a URSS capturaram foguetes e, em 1946, um deles tirou a primeira foto do espaço. Os criadores do V-2 foram recrutados – Wernher von Braun, membro da SS, veria a Apollo 11 chegar à Lua por seu trabalho.




3. Aerossol 

Soldado utilizando uma lata de aerossol em sua tenda 
durante a Segunda Guerra Getty Images

O precursor da lata já havia sido patenteado em 1927, mas foi somente durante a guerra que o objeto ganhou as características modernas. Na campanha do Pacífico, os soldados precisavam se proteger dos mosquitos portadores da malária enquanto estavam dentro das tendas ou dos aviões. Assim, os pesquisadores americanos Lyle Goodhue e William Sullivan desenvolveram a primeira e pequena lata de aerossol pressurizado por um gás liquefeito.




2. Metafetamina
Antigo comprimido Pervitin  reprodução

Embora tenha se tornado infame como uma epidemia recente retratada em Breaking Bad, a metanfetamina é bem anterior à década de 2000. A droga foi sintetizada a partir de efedrina pela primeira vez em 1919 e seria usada freneticamente durante a guerra. As forças do Eixo distribuíram milhões de doses da substância em comprimidos chamados Pervitin. A concentração dos soldados aumentava e eles não caíam no sono. Terminavam viciados, atacando seus oficiais.




1. Fanta 

Propaganda Vintage da Fanta Reprodução

Com o estouro da guerra, os laços comerciais entre os Estados Unidos e a Alemanha Nazista foram rompidos. O Terceiro Reich se viu impossibilitado de conseguir o xarope usado na produção da Coca-Cola – na época, a bebida não alcoólica mais popular do país. Max Keith, chefe de operações de bebida, rapidamente utilizou os produtos disponíveis para criar um novo refrigerante. E assim nasceu a Fanta – que, em primeiro instante, não possuía sabor de laranja, mas de maçã.




Documentário (1 hora e 39 minutos)

A Libertação 1945 - A Segunda Guerra Mundial
Esta é a dramática história de duas diferentes frentes de batalha durante a Segunda Guerra Mundial -- a campanha de liberação da Europa e, o genocídio de Hitler contra os judeus. Libertação 1945 recria a violenta atmosfera da Europa emergindo da dominação Nazista e um rigoroso contraste dos dias finais da Solução Final. Aqui foram usados diversos arquivos de rádios e relatos pessoais. Libertação 1945 é o melhor documentário já feito sobre o assunto! O poder deste compreensível filme ressoará com você por vários anos. Porém, o maior de tudo: este extraordinário registro nos serve como testemunha para todos aqueles que perdemos.






Leia também:

01 - Por favor, leia este texto - Comportamento

02 - Rio de Janeiro - Onde passar as férias de janeiro

03 - O Brasil das Aguas - Hidrografia

04 - DOCUMENTÁRIOS INDICADOS - COLEÇÃO JANEIRO DE 2015

05 - Heroína, o analgésico que mata.

06 - Pesquisador defende que nossa consciência é eterna e pode viajar por universos diferentes

07 - Anatomia de um grão de poeira - Fotografia

08 - As 5 famílias que controlam o mundo

09 - Google diz ter provas de que seu computador quântico funciona

10 - Criatividade se Aprende na Escola - Educação



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=648.212



Nenhum comentário:

Postar um comentário