quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Brasil das Aguas - Hidrografia

O BRASIL DAS ÁGUAS - Hidrografia



O casal Gérard e Margi Moss se lançou num projeto pioneiro: fazer um levantamento da qualidade da água nos principais rios e reservatórios hídricos do país. Deram-lhe o nome de Brasil das Águas e até o final do mês pretendem finalizá-lo depois de terem percorrido cerca de 100 mil quilômetros.

O trabalho começou em outubro do ano passado na bacia do rio Paraná. O objetivo é fazer um mapa da saúde das águas doces brasileiras e identificar lugares não contaminados para preservá-los. Eles viajam a bordo de um hidroavião anfíbio - ele como piloto, ela como fotógrafa.

A coleta da água é feita durante vôos rasantes. Depois, ela passa pelo mini-laboratório do avião, onde são analisados parâmetros como pH, temperatura e condutividade. Análises complementares são feitas em centros como a UFRJ, a USP e o Instituto Internacional de Ecologia, em São Carlos (SP).

Nas pesquisas, sobrevoando as cinco regiões do país, Margi coletou também estas belas fotos.


TALHA-MAR
Gérard ficou conhecido em 2001 quando se tornou o primeiro homem a percorrer o globo num motoplanador. Na expedição atual, feita no Talha-Mar (nome de uma ave encontrada em hábitats aquáticos), ele e a esposa devem passar por mais de mil pontos de coleta em 350 rios do país. Cada ponto foi escolhido a partir de fatores como existência de mineração, indústria e agropecuária, despejo de esgoto, represamento por barragens e pureza da água

.
.
C=42566
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário