sábado, 21 de dezembro de 2019

ANTROPOLOGIA - A surpreendente descoberta de que o 'Homo sapiens' conviveu com antecessores além do que se imaginava

ANTROPOLOGIA - A surpreendente descoberta de que o 'Homo sapiens' conviveu com antecessores além do que se imaginava

Reconstrução do Homo erectus, conhecido como o primeiro ser humano 
a andar totalmente ereto — Foto: Science Photo Library

Novas escavações revelam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia — muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.


Um ancestral do homem moderno sobreviveu até relativamente pouco tempo atrás no sudeste da Ásia. É o que mostra um novo estudo, publicado na revista científica "Nature".

O Homo erectus evoluiu há cerca de dois milhões de anos – e foi a primeira espécie humana a caminhar erguida sobre os dois pés.

As novas evidências indicam que ele viveu até pouco mais de 100 mil anos atrás, na Ilha de Java, na Indonésia, muito tempo depois de ter desaparecido de outros lugares.


Homo habilis / Homo erectus


Isso significa que ele ainda existia quando a nossa espécie já vagava pela Terra.

Na década de 1930, 12 partes de crânios e dois ossos de pernas de Homo erectus foram encontrados em escavações realizadas 20 metros acima do rio Solo, em Ngandong, no centro de Java.

Nas décadas seguintes, os pesquisadores tentaram datar os fósseis. Mas tiveram dificuldade, uma vez que a geologia da região é complexa, e os detalhes das escavações originais acabaram se perdendo.

Nos anos 1990, uma equipe chegou inesperadamente à conclusão de que datariam de 53 mil a 27 mil anos atrás. Isso levantou a possibilidade de o homem moderno ter sido "contemporâneo" do Homo erectus na ilha.



Datas mais precisas
Agora, pesquisadores liderados pelo professor Russell Ciochon, da Universidade de Iowa, nos EUA, realizaram novas escavações ao longo do rio Solo, analisando novamente o sítio arqueológico e seus arredores.

E forneceram o que eles descrevem como uma idade definitiva para o chamado leito ósseo - entre 117 mil e 108 mil anos. É o registro mais recente que se tem conhecimento do Homo erectus em qualquer parte do mundo.

O professor Chris Stringer, líder de pesquisa em evolução humana no Museu de História Natural de Londres, que não participou do estudo, comentou a descoberta.



As mudanças do crânio na evolução



"Este é um estudo muito abrangente no âmbito de deposição dos famosos crânios parciais e da tíbia do Homo erectus de Ngandong, e os os autores constroem um forte argumento de que esses indivíduos morreram e foram levados pela água para os depósitos sedimentares do rio Solo, há cerca de 112 mil anos."


"É uma idade muito jovem para esses fósseis de Homo erectus de aparência primitiva, e determina que as espécies continuaram em Java por muito mais de um milhão de anos."

Os pesquisadores acreditam que os restos mortais em questão representam um evento de morte em massa, possivelmente resultado de um lahar rio acima. Um lahar - palavra de origem javanesa - é a lama que pode descer pela encosta de um vulcão durante tempestades fortes ou após uma erupção vulcânica. Esses eventos violentos varrem qualquer coisa que esteja no caminho.

Anteriormente, Frank Huffman, um membro da equipe, da Universidade do Texas, nos EUA, havia rastreado e entrado em contato com descendentes dos pesquisadores holandeses que escavaram os restos mortais do Homo erectus na década de 1930.

Os familiares deles forneceram fotografias da escavação original, mapas e cadernos de anotações. Huffman conseguiu acabar com grande parte da incerteza que havia dificultado as tentativas anteriores de entender o sítio arqueológico.

"Ele foi capaz de nos dizer exatamente onde cavar", declarou Ciochon, se referindo ao pesquisador da Universidade do Texas.

Ciochon e seus colegas escavaram parte de uma área de reserva intocada, abandonada pela equipe holandesa na década de 1930. Munida dos registros das escavações originais, a equipe conseguiu identificar o leito ósseo de onde os fósseis do Homo erectus vieram e datá-lo.

Em outras ilhas do sudeste Asiático, o Homo erectus parece ter evoluído para formas menores - como o Homo floresiensis (o "Hobbit"), em Flores, e o Homo luzonensis, nas Filipinas. Provavelmente, isso aconteceu porque havia recursos alimentares limitados nessas ilhas. Mas em Java, parece que havia comida suficiente para o Homo erectus manter seu tamanho corporal original.

Tudo indica que as espécies de Ngandong tinham entre 1,50 e 1,80 metros de altura - semelhante às que viveram na África e em outros lugares da Eurásia.


The Human Lineage


As descobertas reforçam ainda mais a mudança de pensamento pela qual essa área de estudo passou ao longo das décadas. Costumávamos pensar na evolução humana como uma progressão, com uma linha reta que começava nos macacos e chegava até nós.

Hoje em dia, sabemos que as coisas eram muito mais confusas. Este estudo destaca um fato impressionante: muitas espécies que considerávamos estágios de transição nessa "marcha" se sobrepuseram, em alguns casos por centenas de milhares de anos.

Mas por que o Homo erectus sobreviveu mais do que se pensava em Java? Na África, a espécie provavelmente desapareceu há 500 mil anos; na China, há 400 mil anos.

Russell Ciochon acredita que ele provavelmente foi "superado" por outras espécies humanas nos demais lugares, mas a localização da Ilha de Java permitiu que prosperasse isoladamente.


No entanto, os resultados mostram que os fósseis remetem a um período em que as condições ambientais em Java estavam mudando - o que antes eram campos abertos começaram a se transformar em florestas tropicais. E, para o pesquisador, isso marca o momento exato da extinção do Homo erectus na ilha.


Arte do Homo erectus usando ferramentas



Última aparição?
Segundo ele, nenhum Homo erectus foi encontrado após esse período - e existe uma lacuna sem atividade humana até o Homo sapiens aparecer em Java há cerca de 39 mil anos. Ciochon acredita que o Homo erectus era muito dependente da savana aberta e inflexível demais para se adaptar à vida em uma floresta tropical.

"O Homo sapiens é a única espécie de hominídeo que vive em uma floresta tropical", explicou. "Acho que isso se deve principalmente aos atributos culturais do Homo sapiens, à habilidade de criar todas essas ferramentas especializadas".

"Quando a flora e fauna da floresta tropical se espalharam por Java, foi o fim do Homo erectus."
Mas Chris Stringer recomenda cautela na análise.


"Os autores argumentam que esta é, portanto, a última ocorrência conhecida da espécie, e que isso indica que não houve sobreposição da espécie com o Homo sapiens em Java, já que o Homo sapiens chegou (na ilha) bem mais tarde."

"Não estou convencido disso, já que outros restos mortais supostamente tardios do Homo erectus de sítios arqueológicos javaneses, como de Ngawi e Sambungmacan, ainda precisam ser propriamente datados e podem ser ainda mais recentes. Por outro lado, eles podem estar correlacionados com a idade dos fósseis de Ngandong, mas esse deve ser o próximo passo da investigação", completa.



A Origem do Homem (Dublado)


Sinopse: Muitos cientistas acreditam que os primeiros seres humanos surgiram na África Oriental. Se isso for verdade, por que os humanos são encontrados em quase todos os lugares do mundo? Qual a razão de sermos diferentes um dos outros? No documentário ‘A Origem do Homem’ entenderemos as respostas para essas e outras questões, utilizando as mais recentes pesquisas nos campos da genética e antropologia. Qual foi a causa do grande êxodo desses seres humanos? Como conseguiram povoar quase toda a extensão da Terra? Como nossos corpos adaptaram-se com o passar do tempo ao meio ambiente? Descubra de onde viemos em A Origem do Homem.







Leia também:

01 - Verão da Nota - Milhares de reais aparecem misteriosamente no mar do Rio

02 - Melatonina, A agenda do corpo - Saúde

03 - Japão estuda enviar robô e astronauta à Lua

04 - Top 10 melhores comerciais da década (videos)

05 - Cientistas ensinam como podemos sobreviver a um ataque de zumbis

06 - Cientistas descobrem 8 novos planetas em uma zona onde é possível haver vida

07 - Rebeldes sírios constroem tanque de guerra controlado por joystick

08 - Foi quase - César Lattes

09 - Nariz x Nariz - Olfato

10 - O salvamento do Hubble - Astronomia

11 - O Mundo vai acabar - Fim dos tempos

12 - Nova geração de tocadores dispensa arquivos

13 - O incrível Zôo do Ar - Aerobiologia

14 - Nota de 5 dólares impressa em 1882 é leiloada por R$ 203 mil

15 - Beleza Pura - Geologia

16 - Rosatom constrói primeira usina nuclear flutuante do mundo

17 - Artes de Computador - Infografia

18 - Sinto muito - Os Sentidos

19 - Vamos morar no céu - Conquista do espaço

20 - No princípio, eram as Deusas

21 - Hieróglifos egípcios são encontrados na Austrália

22 - Inseto apresenta mecanismo microscópico que se parece com uma engrenagem

23 - Zoológico: Arca de Noé do Futuro - Preservação

24 - World Wide Web completa 25 anos - Internet

25 - A Computação e o Linux - História

26 - Tumba de antigo guerreiro na Grécia pode revelar mistérios de civilização perdida

27 - Computadores alugados clicaram secretamente usuários fazendo sexo nos EUA

28 - 10 coisas que as pessoas entendem de errado sobre Star Wars

29 - Um outro Jesus Cristo

30 - Conheça a obra ancestral chinesa por trás do Dragon Ball

31 - Britânica descobre que 'vândalo misterioso' que furava pneus era cão

32 - Livros que levam você ao Futuro - Para saber mais

33 - Cães têm origem na Ásia Central, indica pesquisa genética

34 - Telescópio montado em balão vai desvendar segredos do Sol

35 - A Indomável Energia das Marés - Ecologia

36 - O oitavo dia da criação - DNA

37 - Encantadas Galapagos - Arquipélago

38 - O Sabor da Própria Carne - Antropologia

39 - Caçadores de cupins - Inseto

40 - Sabe o que acontece quando paramos de tomar banho

41 - Procura-se Jesus Cristo - História

42 - Espanha retira a publicidade da TV pública

43 - Conheça "Dungeons & Dragons", o RPG jogado na série "Stranger Things"

44 - Cursos OnLine - 27 Grátis - VEDUCA

45 - Procura-se Jesus Cristo - História

46 - Conheça o lugar onde rádios, relógios e bússolas não funcionam

47 - Ginástica Feminina - Olimpíadas

48 - Tremendo nas Bases - Ecologia

49 - A Hepatite que ia para o Arquivo X - Medicina

50 - Equipamento brasileiro transforma pedaladas em energia elétrica



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=831.285





Nenhum comentário:

Postar um comentário