Clique no PLAY para leitura automática do texto:

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

GUERRA - Quais são os dez exércitos mais poderosos do mundo

GUERRA - Quais são os dez exércitos mais poderosos do mundo

(Nazir Azhari Bin Mohd Anis / EyeEm/Getty Images)

Rankings de poderio bélico são polêmicos, mas, em qualquer lista desse tipo, quem aparece no topo é o exército dos Estados Unidos (só para simplificar, usamos “exército” na nossa pergunta como sinônimo popular de Forças Armadas, incluindo aí Exército, Marinha e Aeronáutica).


Além de armas arrasadoras, os americanos têm um efetivo de 1,4 milhão de soldados (só perdem para os chineses nesse quesito) e torram uma fortuna com os militares: por ano, são 329 bilhões de dólares, o que dá 1.138 dólares por habitante, um dos maiores gastos do mundo.

Eleger o senhor dos exércitos foi fácil, mas descobrir o resto do ranking foi uma guerra. Encaramos a batalha e montamos uma primeira versão da lista com base nas informações do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês), a mais conceituada organização independente que monitora a situação dos exércitos de todo o mundo.

Das estatísticas do IISS, tiramos três dados comparativos: o efetivo de cada exército, os gastos militares totais e per capita. Mas, como a tecnologia e o poder dos armamentos também contam valiosos pontos, decidimos avaliar o arsenal de cada nação recorrendo à análise de Ricardo Bonalume Neto, jornalista da Folha de S.Paulo especializado em assuntos militares – são dele os comentários no quadro abaixo.

Além dos dez mais, Bonalume chama a atenção para outros dois países fortes: Japão e Alemanha. “Os japoneses têm navios, tanques e canhões que não devem nada em termos de tecnologia aos americanos. Os alemães também contam com um exército bem equipado. O destaque é o tanque Leopard 2, um dos melhores de todos os tempos.”

(P. S. Ricardo Bonalume foi colaborador da Superinteressante e morreu em março de 2018. Esta matéria é de 2011. O efetivo e o orçamento foram atualizados com valores de 2019 disponíveis no nosso dossiê Exércitos do Mundo, que você lê aqui).




1. Estados Unidos

Efetivo: 1.281.900

Gasto militar anual: 716 bilhões de dólares

Armas nucleares: sim

Única superpotência militar depois do colapso soviético, os Estados Unidos são donos da mais poderosa esquadra do globo, que tem uma dúzia de porta-aviões gigantes, a maioria de propulsão nuclear. O país conta ainda com o maior arsenal nuclear e modernos armamentos operados por computadores e guiados por satélites.





2. Rússia

Efetivo: 1.013.128

Gasto militar anual: 44 bilhões de dólares

Armas nucleares: sim

O maior herdeiro da ex-URSS possui exército numeroso e pesquisa militar de ponta, mas tem poucos recursos para comprar equipamentos. A vocação por números astronômicos diminuiu: durante a Guerra Fria, a URSS chegou a ter 5,3 milhões de soldados —um recorde — e produziu mais de 70 mil tanques das séries T-54/T-55/T-62. Eles eram inferiores aos modelos ocidentais, mas podiam levar a melhor pela quantidade.





3. China

Efetivo: 2.183.000 soldados

Gasto militar anual: 224 bilhões de dólares

Armas nucleares: sim

O país mais populoso da Terra conta com bom número de armas nucleares e sempre teve Forças Armadas numerosas, mas o nível pouco sofisticado de sua indústria não permitia equipar as tropas com armas de última geração. Isso mudou recentemente: o salto econômico e a relativa abertura política das últimas duas décadas levaram a China a investir na modernização do arsenal.





4. França

Efetivo: 205.000 soldados

Gasto militar anual: 40,5 bilhões de dólares

Armas nucleares: sim

Para se proteger da ameaça comunista na Guerra Fria, os franceses criaram uma força nuclear própria com os três meios clássicos de lançar armas atômicas: mísseis em terra, em submarinos e em aviões. A indústria de defesa é uma das principais da Europa, produzindo tanques de ótima qualidade, como o Leclerc, e aviões clássicos como os das séries Mirage.





5. Reino Unido

Efetivo: 150.000 soldados

Gasto militar anual: 47,5 bilhões de dólares.

Armas nucleares: sim

Até a Segunda Guerra (1939-1945), a Grã-Bretanha era a maior potência naval da Terra. Depois do conflito, a Marinha Real encolheu, mas ainda é uma das principais do mundo. O Exército sempre foi pequeno, mas é um dos mais profissionais do planeta, bem equipado com tanques, blindados de transporte de pessoal e uma parafernália de mísseis.





6. Coréia do Norte

Efetivo: 1.280.000 soldados

Gasto militar anual: 7,5 bilhões de dólares

Armas nucleares: sim

Assolado pela pobreza e pela fome, este país sustenta um dos estados mais militarizados do planeta. Envolvidos em disputas de território com a Coreia do Sul desde a década de 40, os comunistas do Norte contam com tropas numerosas com muito armamento convencional. Nas últimas décadas, o país desenvolveu tecnologia para produzir armas nucleares.





7. Índia

Efetivo: 1.362.500 soldados

Gasto militar anual: 55,2 bilhões de dólares

Armas nucleares: sim

O segundo país mais populoso do planeta sempre esteve em briga com seus vizinhos muçulmanos. Hoje, o maior rival é o Paquistão, com quem disputa terras na região da Caxemira. As aguerridas tropas indianas estão entre as mais bem equipadas do Terceiro Mundo. Além de muitos soldados, a Índia tem armas nucleares e mísseis para transportá-las.





8. Paquistão

Efetivo: 654.000 soldados

Gasto militar anual: 10,8 bilhões de dólares (17 dólares por habitante)

Armas nucleares: sim

A maior potência militar muçulmana tem economia e população inferiores às da rival Índia, mas, para criar um “equilíbrio de terror” no sul da Ásia, o Paquistão também investiu em armas nucleares. Pouco se conhece sobre as armas atômicas ou sobre o tamanho do arsenal do país. Mas a existência da bomba dos dois lados da fronteira tem forçado Índia e Paquistão a uma convivência tensa — e “pacífica”, na medida do possível.





9. Coréia do Sul

Efetivo: 625.000 soldados

Gasto militar anual: 49,1 bilhões de dólares.

Armas nucleares: não

Graças à proteção dos Estados Unidos, o país atingiu níveis econômicos, científicos e tecnológicos muito superiores aos do vizinho do norte. Por causa da crise com os comunistas, a Coréia do Sul mantém Forças Armadas poderosas em prontidão na fronteira, embora não tenha armas atômicas. O equipamento é de alta qualidade, comprado dos americanos ou desenvolvido localmente com ajuda ianque.





10. Israel

Efetivo: 170.000 soldados

Gasto militar anual: 19,6 bilhões de dólares

Armas nucleares: sim

Pequeno e pouco populoso, Israel se envolveu em conflitos com os vizinhos árabes e resolveu se armar até os dentes. Para compensar a inferioridade numérica, os israelenses optaram por qualidade: suas tropas estão entre as mais bem treinadas da Terra, a Força Aérea dispõe de tecnologia de ponta e a experiência em combate fez o país desenvolver algumas das melhores armas disponíveis, como o tanque Merkava.




Brasil

É o mais bem armado da América do Sul, mas não fica entre os 10 mais do mundo.

Efetivo: 334.500 soldados

Gasto militar anual: 29,3 bilhões de dólares

Armas nucleares: não

Não dá para cravar uma posição para o Brasil no ranking mundial de exércitos, a única certeza é que não chegaríamos ao top 10. Numericamente, nossas tropas são as maiores da América do Sul. Tecnologicamente, somos semelhantes aos vizinhos. Com fronteiras bem definidas, não há grandes rivalidades regionais. Por isso, o país não tem o mesmo “estímulo” para investir em armas que outros países brigões do Terceiro Mundo. Ainda bem.






O grande poder aéreo dos EUA





Um filme de grande sucesso lançado em 1983 sobre a Guerra Fria:

O Dia Seguinte (1983)

SINOPSE E DETALHES:
Década de 80. Em Lawrence, uma pequena cidade próxima a Kansas City, Russell Oakes (Jason Robards) está ocupado com seus afazeres como chefe de cirurgia do hospital local e a família Dahlberg cuida dos preparativos para o casamento da filha mais velha. Paralelamente o exército russo invade Berlim Oriental, o que cria uma crise entre a União Soviética e os Estados Unidos. Logo ambos os lados enviam seus mísseis nucleares, na intenção de vencer a guerra. Nos Estados Unidos um dos alvos é Kansas City, onde estão armazenados dezenas de mísseis nucleares.

Título original: The Day After
Ano de produção: 1983
Formato de produção: 35 mm
Colorido





Leia também:

01 - A História da Comunicação - EVOLUÇÃO

02 - Ponto Nemo - onde fica o lugar mais inacessível da Terra

03 - Raio-x da violência no Brasil em 10 pontos

04 - Navalha na Carne - Automutilação

05 - Astrônomos provam que já existiu vida extraterrestre na nossa galáxia

06 - Beisebol - Olimpiadas

07 - O novo homem (Biônico) - Bioengenharia

08 - O Brasil à sombra da Lua - Eclipse

09 - Bomba Atômica de Hiroshima – O que não contaram na sala de aula

10 - Morre Fidel Castro - 9 frases célebres do polêmico líder da Revolução Cubana

11 - A dura jornada de um sanduíche boca adentro - Biologia

12 - GIBI - VOCÊ CONHECE A ORIGEM DESSE NOME ?

13 - Criadores de vírus de computadores elevam produção

14 - Depois da tempestade vem a vida - Natureza

15 - O terrível Vento Divino que colocou em xeque a marinha norte-americana

16 - Livro de 2 cm² é descoberto nos Estados Unidos

17 - Top 10 melhores comerciais da década (videos)

18 - O retrato do passado - Antropologia

19 - Gordura não é veneno - Fisiologia

20 - Fugitivo na Nova Zelândia ganha fama no Facebook

21 - Conheça o gigante híbrido que promete revolucionar a aviação

22 - Como será o fim dos tempos, de acordo com Stephen Hawking

23 - 'Monstro espaguete' que 'virou Deus' é encontrado de verdade pela primeira vez

24 - Usina de Fukushima detecta novo vazamento de água radioativa

25 - Voyeur é condenado à prisão por espionar jovem

26 - 10 truques do passado que podem (ou não) ser úteis nos dias de hoje

27 - Exposição celebra os 40 anos de Woodstock

28 - Vivendo nas Nuvens - Bactérias

29 - Bebês recordam língua que ouvem no começo da vida

30 - Ashton Kutcher ganha disputa por 1 milhão de 'amigos' no Twitter

31 - Pesquisadores solucionam misterioso desaparecimento de povoado nos EUA

32 - Cientista recria rosto de Cleópatra

33 - Netflix de livros oferece acervo com mil audiolivros em português

34 - Projeto TALOS - EUA preparam soldados ciborgues

35 - Sonda Cassini faz sobrevoo arriscado em busca por sinal de vida extraterrestre

36 - As Dimensões do Metro - Pesos e Medidas

37 - À procura da Inteligência Extraterrestre - Astronomia

38 - Os Gringos querem a Amazônia ???

39 - Com falsa agência de modelos, homem enganava garotas

40 - Fortaleza do exército de Ramsés é encontrada no Egito

41 - 02 DE ABRIL NA HISTÓRIA

42 - Puro Som - Tecnologia

43 - Arqueólogos chineses anunciam a descoberta de tumba

44 - O novo rei dos animais - Paleontologia - Giganotossauro

45 - Depois da tempestade vem a vida - Natureza

46 - Celulares alteram o cérebro, mas efeitos na saúde são desconhecidos

47 - Basquete e Handebol - Olimpiadas

48 - Decifrada última mensagem criptografada da Segunda Guerra Mundial

49 - Primogênitos sofrem mais pressão dos pais

50 - Mistério do Triângulo das Bermudas pode finalmente ter sido resolvido



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=843.036




Nenhum comentário:

Postar um comentário