BASQUETE e HANDEBOL - Olimpiadas
FALTAS
É falta segurar, bater, empurrar ou passar rasteira no adversário. O atacante não pode fazer carga contra um jogador da defesa.
Falta grave: o cartão amarelo indica advertência. O segundo cartão amarelo de um jogador (ou o quarto da equipe) o tira da quadra por dois minutos (exclusão). Enquanto isso, não pode ser substituído.
Terceira exclusão: o cartão vermelho desqualifica o jogador, que pode ser substituído dois minutos depois. No caso de violência, é expulso e a equipe fica com um a menos.
O GOL
O chute a gol pode ser de qualquer ponto da quadra, mas sem pisar na área do goleiro (linha contínua). Os placares são elevados, e é comum uma equipe fazer mais de vinte gols numa partida. Para o chute, o jogador corre até a linha contínua e salta. Antes de cair, ele lança com força a bola. Ao sair da mão de um grande lançador, ela pode chegar a 140 quilômetros por hora.
HANDEBOL
FALTAS
É falta segurar, bater, empurrar ou passar rasteira no adversário. O atacante não pode fazer carga contra um jogador da defesa.
Falta grave: o cartão amarelo indica advertência. O segundo cartão amarelo de um jogador (ou o quarto da equipe) o tira da quadra por dois minutos (exclusão). Enquanto isso, não pode ser substituído.
Terceira exclusão: o cartão vermelho desqualifica o jogador, que pode ser substituído dois minutos depois. No caso de violência, é expulso e a equipe fica com um a menos.
O GOL
O chute a gol pode ser de qualquer ponto da quadra, mas sem pisar na área do goleiro (linha contínua). Os placares são elevados, e é comum uma equipe fazer mais de vinte gols numa partida. Para o chute, o jogador corre até a linha contínua e salta. Antes de cair, ele lança com força a bola. Ao sair da mão de um grande lançador, ela pode chegar a 140 quilômetros por hora.
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