sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Decifrada última mensagem criptografada da Segunda Guerra Mundial


Decifrada última mensagem criptografada da Segunda Guerra Mundial


O código da última mensagem criptografada da Segunda Guerra Mundial, que nenhuma agência de inteligência em mais de 20 anos conseguiu resolver, foi decifrado por Dídac Sánchez, um jovem espanhol de 22 anos de idade.  


Tudo começou em 1982, dentro de uma chaminé, em Surrey, no Reino Unido. Nela, foi encontrado o esqueleto de um pombo que levava em sua pata um tubo vermelho. O tubo continha uma mensagem enviada durante a Segunda Guerra Mundial que nunca chegou ao seu destino. Naquela época, era comum o uso de pombos-correios por parte dos serviços de inteligência, devido aos riscos implicados pela comunicação a rádio. 

Essa mensagem, em especial, estava assinada pelo Sargento W. Stot e possui 27 códigos de 5 caracteres cada. Acredita-se que ela tenha sido enviada em 6 de junho de 1944, dia do desembarque na Normandia, quando Winston Churchill, primeiro-ministro do Reino Unido, proibiu a utilização de rádios. Tudo parecia indicar que a mensagem era dirigida a uma unidade de serviço secreto britânico, onde estava o criptógrafo Alan Turing, especialista em decifrar códigos nazistas. 

Dídac Sánchez, quem, curiosamente, começou trabalhando como mensageiro, precisou de três anos para decifrar o código e um investimento de 1,5 milhão de euros. O que fala a mensagem? Ele ainda não revelou e provavelmente não o fará, já que ele alegou que o conteúdo é de interesse do governo britânico. No entanto, o espanhol propôs um desafio no website de sua empresa de software de segurança. Ele oferece 25 mil euros a quem decifrar a estutura do código secreto da mensagem. Os interessados podem se inscrever até 31 de dezembro, de acordo com o website da 4YEO, nome do programa de segurança desenvolvido pelo espanhol a partir do desafio de quebrar o segredo da mensagem da Segunda Guerra. O sistema permite criptografar desde documentos e SMS até chamadas telefônicas, e somente o emissor e receptor da mensagem têm acesso à senha para compreender seu conteúdo. O produto deverá ser lançado em 2016.


Fontes: The Telegraph, Europa press, 4YEO





Nenhum comentário:

Postar um comentário