Clique no PLAY para leitura automática do texto:

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A megafusão entre galáxias que deu origem à Via Láctea como a conhecemos hoje

A megafusão entre galáxias que deu origem à Via Láctea como a conhecemos hoje

Pesquisa mostra que a Via Láctea como conhecemos hoje é resultado de uma fusão com a galáxia Gaia-Enceladus, há 10 bilhões de anos — Foto: Rensselaer Polytechnic Institute

Pesquisa mostra que a Via Láctea do tamanho atual é resultado de uma fusão com a galáxia Gaia-Enceladus, há 10 bilhões de anos.


Como o espaço sideral é uma máquina do tempo e também uma sucessão de fusões, junções e separações, cada nova descoberta tem o poder de contar um pouquinho mais sobre a formação dele e, em última instância, de nós mesmos.

E a descoberta mais recente é de que a Via Láctea, galáxia onde está o Sistema Solar – e onde nós estamos –, se fundiu a outra galáxia, uma parceira chamada Gaia-Enceladus, 10 bilhões de anos atrás. A pesquisa a respeito, que ajuda a compreender um pouco sobre os movimentos e as formações naturais do espaço, está na última edição da revista científica "Nature".


Galáxia - Sistema gravitacional ligado por estrelas


Essa fusão com Gaia-Enceladus deu origem à maior parte do halo da Via Láctea. Também teria sido responsável por moldar o seu disco, dando a ele uma certa forma inflada. Quem descobriu e descreveu precisamente como ocorreu essa megafusão espacial foi a astrônoma Amina Helmi e sua equipe, todos cientistas da Universidade de Groningen, na Holanda.


Soma de galáxias
Já era um consenso no meio astronômico de que grandes galáxias, como a Via Láctea, sempre são a fusão de galáxias menores. Assim, a Via Láctea não poderia ser diferente: também é produto de pequenas fusões.

Helmi se tornou obcecada pelo tema. Ao longo de sua carreira, a pesquisadora revirou os lugares conhecidos da Via Láctea, em busca de "fósseis" que pudessem auxiliar em sua pesquisa. A astrônoma lançou mão de dados como evolução, composição química, posição e trajetória das estrelas para compreender suas histórias. Com isso, é possível identificar as fusões que criaram o início da Via Láctea.


A galáxia que se fundiu com a Via Láctea é chamada Gaia-Enceladus, em homenagem a Enceladus, gigante que, na mitologia grega, nasceu de Gaia, deusa da Terra, e Urano, deus do Céu — Foto: René Van Der Woude, Mixr.nl


A cientista usa a composição química, a posição e a trajetória das estrelas no halo para deduzir sua história e, assim, identificar as fusões que criaram o início da Via Láctea.

Os dados foram obtidos por meio do satélite Gaia, uma bem-sucedida missão da Agência Espacial Europeia. Em abril deste ano, o projeto disponibilizou uma avalanche de dados para a comunidade astronômica, com informações de uma base de 1,7 bilhão de estrelas.


Comportamento estelar
Helmi observa sistematicamente a organização da Via Láctea desde os últimos 20 anos. 

"Esperávamos que as estrelas se fundissem com os satélites no halo", afirma.

"O que não esperávamos encontrar era o fato de que a maioria das estrelas-halo de fato tivesse uma origem compartilhada, em uma fusão muito grande", diz.

Os cientistas identificaram que a "assinatura química" de muitas estrelas do halo são claramente diferentes das estrelas "nativas" da Via Láctea. "Estas são grupos bastante homogêneo, o que indica que eles compartilham uma origem comum", comenta, sobre as "nativas".


ABC da Astronomia | Galaxias


O conceito de Galáxia atravessa os séculos: começou a ser pensado por definições filosóficas, e atualmente os observatórios ao redor do mundo contabilizam bilhões de grupos de bilhões de estrelas, poeira, gás e formas pouco conhecidas de matéria. As galáxias são todo esse tipo de material, reunido pela gravidade, mas também envolvem muito mistério. Dizem até que algumas delas têm super buracos negros nos seus núcleos. Neste programa, você conhece os tipos de galáxias considerados pela astronomia e os desafios que elas impõem aos cientistas. O ABC da Astronomia é uma série que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos.


"As estrelas mais jovens da Gaia-Encefalodus são na verdade mais jovens do que as estrelas nativas, sobretudo na região hoje do disco principal", diz Helmi.

"Isso significa que o progenitor desse fenômeno já estava presente quando a fusão aconteceu, e Gaia-Encefalodus, por causa de suas dimensões diferentes, balançou e encheu-se."

Em estudo anterior, a astrônoma Helmi já havia descrito o fenômeno. Ao analisar um conjunto de estrelas de origem comum, ela concluiu que as estrelas dessa bolha no halo são escombros da fusão da Via Láctea com uma galáxia que era um pouco mais massiva.


Gaia-Enceladus
Helmi e sua equipe concluíram que estrelas desse tipo, localizadas nesses conjuntos, são os escombros da fusão entre Via Láctea e uma outra galáxia, há cerca de 10 bilhões de anos.

Essa galáxia é conhecida como Gaia-Enceladus, em homenagem a Enceladus ,gigante que, na mitologia grega, nasceu de Gaia – deusa da Terra – e Urano – deus do Céu.

Enceladus também foi o nome que escolheram para batizar uma lua do planeta Saturno.


A Maior Galáxia do Universo

(https://www.youtube.com/watch?v=ThmUJZ_xk_4)


Entre as milhões de galáxias do Universo, qual seria a maior?

A resposta é IC 1101. Ela tem um tamanho que poderia englobar a Via Láctea, a galáxia de Andrômeda e todo o espaço entre elas.


Helmi bem lembrou de que dados sobre cinemática, química, idade e distribuição espacial das estrelas da Via Láctea já vinham sendo coletados e arquivados pelo projeto Gaia-Enceladus - antes dos dados disponibilizados neste ano.

O projeto de pesquisa existe há cerca de 10 anos. "Foi incrível olhar para os novos dados do Gaia e perceber aquilo que eu já vislumbrava", afirma a especialista.


Missão Gaia
A Missão Espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, foi lançada em dezembro de 2013. O satélite tem o objetivo de monitorar dados de estrelas, realizando medições de posição, de velocidade radial e de luzes.

A missão está desenvolvendo um mapa tridimensional das estrelas da Via Láctea, possibilitando a compreensão de sua formação.


Graças à missão espacial Gaia, podemos conhecer a localização exata

Graças à missão espacial Gaia, podemos conhecer a localização exata de mais de mil milhões de estrelas da nossa galáxia. O projeto da Agência Espacial Europeia pretende criar uma mapa 3D da via láctea. As primeiras versões do mapa, em 2D, foram criadas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. "Gaia é um satélite de astrometria. Foi concebido para medir as distâncias e o movimento das estrelas, sobretudo na nossa galáxia, e também um pouco fora dela. Se conseguirmos fazer um mapa."


                                                      Missão Espacial Gaia - Satélite



Leia também:

01 - Cientistas recebem prêmio de US$3 milhões por detecção de ondas de Einstein

02 - As Imagens da Relatividade

03 - Substância derivada de planta trata dependência, diz estudo da Unifesp

04 - NOTICIAS DO DIA: 03 DE FEVEREIRO DE 2015 - REDES SOCIAIS

05 - Tornozelo torcido sara mais rápido com gelo

06 - Relógios inteligentes

07 - 12 Vídeos em destaque - Junho de 2015

08 - Quando o Homem Aprendeu a Montar - Arqueologia

09 - Pompa nas alturas - Burj Al Arab - Dubai

10 - O grande sonho de Tesla: energia elétrica barata e para todos. Será possível?



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037









Nenhum comentário:

Postar um comentário