segunda-feira, 18 de abril de 2016

Placas de chumbo amaldiçoadas são descobertas em túmulo na Grécia


Placas de chumbo amaldiçoadas são descobertas em túmulo na Grécia


Cinco placas de chumbo que amaldiçoavam donos de uma taberna foram encontradas no túmulo de uma jovem em Atenas, na Grécia.


Em quatro destas placas de 2400 anos estão gravadas maldições que invocavam nomes dos deuses "ctônicos" (do submundo) a atacar quatro diferentes proprietários de uma taberna em Atenas. A quinta placa estava em branco e, provavelmente, possuía um feitiço ou encantamento que foi recitado oralmente, com palavras ditas sobre a peça. 

Todos os cinco objetos foram perfurados com um prego de ferro, dobrados e depositados na sepultura. O túmulo seria um caminho para que as placas amaldiçoadas encontrassem os tais deuses, que, então, cumpririam os pedidos solicitados, de acordo com as crenças dos tempos clássicos. 

Uma das maldições era direcionada ao casal Demetrios e PanAgora com as seguintes inscrições: "Lança o teu ódio sobre Panagora e Demetrios e sua taberna e os seus bens e suas posses. Vou ligar meu inimigo Demetrios e Phanagora, no sangue e nas cinzas, com todos os mortos ..." 

A sepultura onde as cinco peças amaldiçoadas foram encontradas foi escavada em 2003. Atualmente, as placas estão no Museu Arqueológico de Piraeus, em Attica, na Grécia, onde passam por mais estudos. 

Especialistas acreditam que algum profissional da feitiçaria na época foi requisitado por um ou vários desafetos dos proprietários da taberna para fazer o trabalho.


Fonte: LiveScience 


Nenhum comentário:

Postar um comentário