sábado, 29 de novembro de 2025

Empresa alemã quer criar serviço de coleta de lixo espacial

Empresa alemã quer criar serviço de coleta de lixo espacial

Milhares de toneladas de lixo orbitam a Terra, colocando em risco satélites, astronautas e estações espaciais. Jovem de 22 anos fundou startup para tentar resolver esse problema.

Quem quiser conversar com Leonidas Askianakis precisa primeiro encontrar um horário em sua agenda. Seus compromissos são marcados de forma meticulosa, em intervalos de 30 minutos, das 5h às 23h. Reuniões? Apenas online e sempre sobre um único tema: o espaço.

Apesar da longa jornada diária, sua agenda está sempre lotada com semanas de antecedência. Bastante trabalho para um jovem de 22 anos. Afinal, quando ele dorme? "Estou na reta final. Não posso simplesmente deixar de lado o meu projeto", afirma.

Um jovem com uma missão que não o deixa em paz nem mesmo à noite. Ele fica acordado, lendo as notícias mais recentes da China sobre detritos em órbita e mais perigo para os astronautas. Logo no início de novembro, uma tripulação chinesa teve que estender sua estadia no espaço devido ao receio de que sua espaçonave pudesse ser atingida por lixo espacial durante a volta à Terra.



Lixo espacial provoca clarão no céu de cidades baianas

Aliás, lixo espacial é meio que uma especialidade de Askianakis. Milhares de toneladas deles orbitam a Terra, como satélites desativados, pedaços de foguetes e detritos. De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), mais de 1,2 milhão de objetos de tamanho maior do que um centímetro orbita o nosso planeta, sendo que mais de 50.000 deles têm mais de dez centímetros.



Como resolver o problema crescente do lixo espacial? — Foto: Adobe Stock



"Especialmente em altitudes de 700 a 800 quilômetros, temos enormes nuvens de detritos que permanecem por séculos e até se multiplicam por meio de colisões", diz Jan Siminski, da Equipe de Detritos Espaciais da ESA em Darmstadt. Mesmo um centímetro é suficiente para destruir um satélite: "Em uma colisão, a energia liberada equivale à de uma granada."

Uma conversa com representantes da Airbus reforçou sua determinação. "Eles estavam cientes do problema e ficaram satisfeitos por alguém estar tentando resolvê-lo. Foi aí que me ocorreu: eu realmente preciso abrir minha própria empresa". Ele fundou a Project-S. Como que por intervenção divina, pouco depois de sua fundação, a nova lei espacial da União Europeia (UE) entrou em vigor obrigando os operadores de satélites a removerem seus detritos espaciais.


Baviera quer alcançar as estrelas

Porém, não é possível abrir uma startup no setor com apenas alguns milhares de euros. Quem seria tão audacioso a ponto de investir em uma empresa voltada ao recolhimento de lixo espacial fundada por um jovem de 22 anos?

"Nós", disse o secretário da Economia da Baviera, Hubert Aiwanger. Desde 2018, o estado do sul da Alemanha investiu mais de 245 milhões de euros (R$ 1,5 bilhão) em projetos espaciais, desde o planejado centro de controle lunar em Oberpfaffenhofen até startups inovadoras, porém arriscadas. "Aqui, empresas e instituições de pesquisa podem implementar projetos que, de outra forma, jamais se concretizariam", ressalta Aiwanger.

O entusiasmo do governador da Baviera, Markus Söder, pela exploração espacial é notório. Mas Aiwanger também tem uma visão: "A Baviera deve continuar sendo a espinha dorsal da exploração espacial europeia", disse o secretário. Para isso, o estado está investindo pesado, mas sem exigir a propriedade das empresas.

"Na Califórnia, eles mal acreditaram em mim", ri Askianakis. "Como assim, vocês conseguem dinheiro tão fácil?" Para o desenvolvimento de sua primeira missão espacial, com lançamento previsto para 2026, a Project-S está recebendo um cofinanciamento de 1 milhão de euros do governo do estado da Baviera.

Isso garante Askianakis liberdade e independência. Muitos investidores americanos condicionam o financiamento a uma mudança da empresa para os EUA. "Por que eu faria isso se posso encontrar as condições ideais na Baviera?"



De piada de bar a potência espacial

O ecossistema espacial bávaro também deposita grandes esperanças nos 35 bilhões de euros em investimentos em capacidades espaciais e de defesa anunciados pelo governo federal. Segundo Aiwanger, este é um passo na direção certa, mas insuficiente. Seu estado decidiu impulsionar seu próprio setor espacial, "por estar ciente tanto do alto potencial quanto da responsabilidade", explica.

Satélites de Oberpfaffenhofen, astronautas de Oberammergau, talvez até uma missão lunar bávara – há alguns anos, isso seria motivo de piadas. Hoje, porém, o boom espacial na Baviera não é mais ficção científica, mas sim uma política econômica muito real.

O estado que já abriga mais de 10.000 empregos altamente qualificados, possui 2,9 bilhões de euros em contratos com a ESA, o que corresponde a quase 40% do volume de contratos da Alemanha com a agência europeia desde 2015. A Baviera está mirando nas estrelas, e com notável eficiência.

O estado quer voar cada vez mais alto, pelo menos no que diz respeito ao espaço. Leonidas Askianakis, com a Project-S, quer garantir que o caminho até lá permaneça livre. Afinal, alguém precisará abrir espaço quando estiver ainda mais apertado lá em cima.






Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - AS 20 OBRAS MAIS IMPORTANTES DA LITERATURA RUSSA

02 - Primeiro espaçoporto do mundo é apresentado nos Estados Unidos

03 - Artista impressiona com tatuagens hiper-realistas

04 - 1.185 jogos de Mega Drive para jogar online

05 - Postagens Populares - Agosto de 2020

06 - Após mais de um século, pesquisadores descobrem que Machu Picchu não se chama assim

07 - Descoberto um novo tipo de tempestade, até hoje desconhecido

08 - Nova descoberta aponta que Leonardo da Vinci era filho de uma mulher escravizada

09 - Substância derivada de planta trata dependência, diz estudo da Unifesp

10 - A história de Brasília começou 200 anos antes de sua fundação





SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93










Nenhum comentário:

Postar um comentário