segunda-feira, 3 de novembro de 2025

MEGAOPERAÇÃO NO COMPLEXO DA PENHA - CPX - Imagens inéditas de diversas fontes - 02.11.2025

MEGAOPERAÇÃO NO COMPLEXO DA PENHA - CPX - Imagens inéditas de diversas fontes - 02.11.2025

Megaoperação no Rio: imagens inéditas mostram criminosos fortemente armados, rendição de suspeitos e resgate de policiais feridos. (depois do texto a reportagem C0MPLETA em 4 partes)

Repórteres cinematográficos independentes acompanharam a operação e registraram momentos de tensão e confrontos intensos entre policiais e criminosos. Drones da polícia mostram resgate tenso de delegado ferido.

Imagens exclusivas exibidas neste domingo (02/11/2025) mostram criminosos fortemente armados aguardando a chegada da polícia no alto do morro durante a megaoperação que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro na última semana.

Ainda era de madrugada de terça-feira, 28 de outubro, quando 2.500 policiais civis e militares chegaram aos complexos da Penha e do Alemão. À medida que os agentes avançavam, o tiroteio se intensificava.

Imagens exclusivas feitas pela inteligência da polícia mostram os bandidos fortemente armados reunidos bem no alto do morro (veja acima). Quase todos vestiam roupas pretas ou camufladas. E à medida que o tiroteio avançava, eles corriam para se esconder no topo da mata da Serra da Misericórdia.



Enquanto os bandidos fugiam, a polícia avançava por várias entradas dos complexos. Equipes do BOPE, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, entraram pelo Complexo do Alemão e fizeram uma barreira na mata que dá acesso ao Complexo da Penha. Já o Batalhão de Choque entrou pela Vila Cruzeiro, uma das favelas do Complexo da Penha, e do outro lado entraram os agentes da Polícia Civil.

Juntos com esses agentes, estavam Marcello Dórea e Jadson Marques. Eles são repórteres cinematográficos independentes que se especializaram na cobertura de operações policiais no Rio de Janeiro.

"A polícia ia progredindo e tiro por tudo que é lado. Nunca vi tanto tiro na minha vida", afirmou Marcello.

Jadson acompanhou um dos momentos mais dramáticos da operação. Quando os policiais civis tentavam resgatar um colega, o delegado Bernardo Leal, baleado na perna. Os agentes precisaram quebrar a parede de uma casa, já que era impossível sair do beco onde estavam.

“Quando conseguiram tirar o delegado, eles tiveram que improvisar um pedaço de madeira, amarrar um tipo de tipoia, que eles dão o nome, na perna, para poder tentar amenizar o ferimento. E mesmo assim, os tiros não paravam, continuavam os tiros, no meio do resgate ainda”, contou Jadson.

Os agentes colocaram o delegado em uma moto para levá-lo para o socorro.

Enquanto isso, do outro lado, no alto do Complexo da Penha, o drone da polícia registrou mais um confronto. Um grupo de seis policiais chegou ao início da mata. Eles se aproximaram e, de repente, pareceram se deparar com um grupo de bandidos, sendo atacados com dezenas de tiros. Dois policiais caíram no chão e se arrastaram para se proteger; um deles foi ferido na mão e o outro na barriga, chamando reforço por telefone.

Um outro agente, Rodrigo Cabral, chegou para socorrer um colega. Segundos depois de entrar na mata, eles foram atacados novamente, e Rodrigo foi baleado na cabeça. Ele só foi resgatado quando policiais do BOPE conseguiram chegar rastejando até o corpo. O resgate foi difícil, porque muito perto da equipe havia criminosos escondidos e atacando os policiais. Rodrigo morreu na hora.



Imagens mostra resgate de delegado durante operação — Foto: Reprodução/


Rendição

Já passava das duas da tarde quando a equipe de policiais que Jadson acompanhava chegou a uma casa onde um grupo de criminosos estava escondido.

“Os policiais do Choque descobriram que eles estavam ali escondidos e negociaram para se entregar. Eles não queriam se entregar. Eu fui lá e conversei um pouco com eles: ‘Irmão, eu sou jornalista, estou aqui, vou registrar tudo, pode se entregar’. Aí eles, sim, se entregaram. Eles começaram a sair de um a um”, contou Jadson.

Outro vídeo, gravado pelos criminosos, mostra o momento da rendição:

“Nós vai descer. Qual é, rapaziada, um atrás do outro, ninguém com nada. Tá geral sem camisa, pegou a visão? Tá geral sem camisa, nós vai descer aqui devagar, hein?! Sem esculacho, mano, vai sair geral. Sem esculacho”, disse um homem.

Segundo a polícia, 26 pessoas foram presas nessa casa.



26 pessoas foram presas em uma só
casa durante a operação — Foto: Reprodução


Quase no fim da tarde, Jadson e Marcelo deixaram a região com as equipes que acompanhavam. Enquanto isso, o conflito continuava na mata, no alto do Complexo, na Serra da Misericórdia, onde ocorreu o confronto mais violento da operação. A polícia conseguiu cercar os bandidos. Foi ali o maior número de mortes.



Os impactos da ação

A reação do tráfico foi para as ruas, e o Rio de Janeiro parou. A população tentou chegar o quanto antes em casa. Transportes públicos ficaram lotados e milhares de pessoas voltaram a pé.

Foram cerca de 18 horas de operação, que se estenderam pela noite. A última imagem, feita por um morador, mostra dois blindados deixando a favela por volta de 22h.

Mas o que aconteceu ali só seria visto no dia seguinte. Na manhã de quarta-feira, moradores se reuniram na Praça São Lucas, na região do Complexo da Penha, trazendo dezenas de corpos encontrados na mata durante a madrugada — uma cena que marca para sempre a história da cidade.



Moradores levaram corpos da mata
até uma praça — Foto: Reprodução



No total, 121 pessoas foram mortas. Entre elas, 115 já foram identificadas, e 88 tinham anotações criminais e 66 eram de outros estados. Entre os mortos, quatro eram policiais: dois civis e dois militares.


O inspetor Marcos Vinícius Cardoso de Carvalho, de 51 anos;

Os sargentos da tropa de elite da Polícia Militar Cleiton Serafim Gonçalves, de 42 anos, e Heber Carvalho da Fonseca, de 39;

O agente Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos, que havia se formado há apenas 40 dias.


Outros 15 policiais ficaram feridos, três em estado gravíssimo, entre eles o delegado adjunto da Delegacia de Repressão a Entorpecentes Bernardo Leal, que teve parte da perna amputada.

Quatro pessoas foram atingidas por balas perdidas. Um homem em situação de rua e outro que estava em um ferro-velho estão internados. Uma mulher foi ferida dentro de uma academia em um bairro próximo e já recebeu alta. O mototaxista João Paulo contou que foi baleado no pé enquanto trabalhava.

O foco principal da ação e liderança principal do Comando Vermelho, Doca, não foi encontrado.



DOCA chefe do tráfico que é procurado, autoridades oferecendo recompensa de 100 mil reais



O que disseram as autoridades

Em entrevista, o governador Cláudio Castro aprovou o resultado da operação:

“Operação necessária. Operação necessária para combater a criminalidade, para acabar com o terror que acontece na vida das pessoas todo dia. Ela foi essencialmente necessária”, afirmou.

Questionado sobre mais de 100 corpos encontrados na mata, o governador disse:

“113 presos se renderam, tão presos. Vão responder o devido processo legal. Quem quis ir para a mata, quem quis enfrentar, encontrou de frente as duas forças mais bem preparadas do Brasil, o BOPE e a Core", disse.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, veio ao Rio para se reunir com autoridades estaduais. Ele e o governador anunciaram a criação do Escritório Emergencial de Combate ao Crime Organizado, com o objetivo de compartilhar informações e promover ações integradas entre as forças de segurança.

“Nós vamos conjugar as forças federais com as forças estaduais para resolver rapidamente, celeremente, os problemas com os quais nos deparamos para a solução dessa crise", disse Lewandowski.

Na quinta-feira, Cláudio Castro se reuniu com outros cinco governadores para definir estratégias de combate ao crime organizado e cooperação entre os estados.

Na sexta, o governo federal enviou ao Congresso um projeto que endurece as penas de integrantes de organizações criminosas.



REPORTAGEM C0MPLETA DIVIDIDA EM 4 PARTES:


Parte 01 de 04



Parte 02 de 04



Parte 03 de 04



Parte 04 de 04




POSTAGENS EXTRAS:


Twitter







Instagram










'Muro do Bope' para encurralar criminosos




Complexo do Alemão




Complexo da Penha
Serra da Misericórdia




Segundo a polícia, a maior parte das mortes ocorreu 
na área mais alta da Serra da Misericórdia








Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - O Mistério dos Círculos - Meteorologia

02 - Decifrar textos danificados pela erupção do Vesúvio pode render prêmio de US$ 1 milhão

03 - Inferno no Paraíso - Natureza

04 - Arqueólogos encontram restos mortais de cavalos nas ruínas de Pompeia

05 - Antiga Bíblia Hebraica pode se tornar o texto impresso mais caro de todos os tempos

06 - As Florestas da Fome - Ambiente

07 - Pirata do Espaço - Anos 80

08 - Arqueólogo diz ter descoberto “primeiro capítulo” de Stonehenge

09 - Texugo encontra centenas de moedas do Império Romano na Espanha

10 - 5 documentários sobre o mundo dos quadrinhos!

11 - Análise de múmia egípcia revela avançado tratamento odontológico

12 - A morte do Sol - Astronomia

13 - Uma viagem submarina - Beatles 1968

14 - É fogo - Tecnologia

15 - Coleção Saiba Mais - Dinossauros

16 - Autores que escrevem sobre nada !!!

17 - Todos os Chineses - E se ???

18 - Equador estuda adotar padrão de TV digital do Brasil

19 - 2020 - Estamos em uma nova década ou não

20 - Egito diz ter encontrado pirâmide

21 - Essa árvore pode dar 40 diferentes tipos de frutas

22 - Cientistas descobriram a explosão mais violenta da história da Via Láctea

23 - Governo de Chávez reedita jornal criado por Simón Bolívar

24 - Cientistas criam células-tronco humanas

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Álcool, a molécula partida - Energia

27 - Lago na África calcifica animais e os transforma em estátuas

28 - Nó da Matemática

29 - No rumo das aves migratórias - Natureza

30 - Desert Strike - Return to the Gulf - 1993 - SNES

31 - Robô que atacou funcionário rende multa de R$ 6,7 mil na Suécia

32 - Máquina de fazer água criada por engenheiro vira arma contra seca em SP

33 - Cientista cita descoberta histórica em Marte

34 - Novo estudo astronômico pode comprovar passagem misteriosa da Bíblia

35 - Objetos de Michael Jackson continuam expostos ao público

36 - Vidro - Material Incrivel

37 - Postagens Populares - Setembro de 2017

38 - Nasa desiste de restabelecer pleno funcionamento do telescópio Kepler

39 - Teoria de Dunbar - Somos mesmo incapazes de ter mais de 150 amigos

40 - A bizarra história do médico que receitava cocaína para Hitler

41 - Astrônomo acredita que ETs usam laser para se comunicarem

42 - Revista Time escolhe fundador do Facebook como pessoa do ano 2010

43 - Dez anos para decifrar o cérebro - Biologia

44 - O Impossível Sob Medida - Cinema

45 - Arqueólogos descobrem relíquia que pode conter pedaço da cruz de Jesus

46 - Justiça da Ucrânia confirma lei que equipara o comunismo ao nazismo

47 - Pesquisadores encontram na Grécia navio romano que naufragou na época de Cristo

48 - Falcon Heavy - Por que o lançamento do foguete mais potente do mundo pela Space X é importante

49 - Arqueólogos podem ter encontrado a Basílica de Vitrúvio, o gênio que inspirou da Vinci

50 - Quando a água potável do mundo chegará ao fim ???

CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo as 173 músicas 

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  







FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção

As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.

“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.

http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html












SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93



C= 2.341.202







Nenhum comentário:

Postar um comentário