domingo, 12 de dezembro de 2010

Pesquisadores usam vídeo game para criar Supercomputador

01/12/2010 12h43 - Atualizado em 01/12/2010 12h43

Pesquisadores usam videogames para criar supercomputador
Laboratório dos EUA utilizou 1.760 PlayStation 3.
Custo total do equipamento foi de US$ 2 milhões.

O laboratório de pesquisa das Forças Aéreas dos Estados Unidos irá lançar nesta quarta-feira (1) um supercomputador que usa 1.760 PlayStation 3. Segundo os pesquisadores, adaptando a tecnologia de videogames presente no mercado, o laboratório conseguiu construir um supercomputador muito acessível.


Supercomputador usa 1.760 consoles da última versão do PlayStation. (Foto: Reprodução)O custo total do sistema foi de aproximadamente US$ 2 milhões, o que gerou uma economia de 10 a 20 vezes maior se comparada com produções equivalentes.

Para impedir que o console rode games, entradas de Blu-Ray foram removidas. Segundo o pesquisador Mark Barnell, o lançamento do equipamento, nomeado “Condor Cluster”, será um evento significativo para a história da supercomputação.

Como o equipamento processa imagens de satélite mais rapidamente, o que aumenta a sua visão, Barnell afirma que o supercomputador será usado inicialmente em pesquisas e investigações.

Segundo Barnell, o bom resultado do supercomputador deixou os pesquisadores ansiosos para trabalhar com a próxima versão do videogame, o PlayStation 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário