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segunda-feira, 24 de julho de 2017

A Arte da Capoeira - Parte 1 de 3 - Camille Adorno


A Arte da Capoeira - Parte 1 de 3 - Camille Adorno
A Arte da Capoeira - Camille Adorno




Prefácio
       Herança africana legada à cultura brasileira, o jogo da Capoeira 
significa valioso contributo à formação da nossa identidade cultural.
       Neste livro estabelecemos os caracteres delineadores da 
Capoeira, propiciando uma oportunidade de iniciação à arte. Na leitura 
desse tema ampliam-se as possibilidade de compreensão da nossa 
história, onde  se insere a Capoeira e que preservou a lembrança das 
lutas sociais que forjaram a cidadania brasileira.
       Esta obra é um passo para se promover o resgate das tradições 
da Capoeira divulgando essa bela expressão nacional.
       
       Kleber Adorno

     
ÍNDICE

PREFÁCIO

I  - O CAMINHO DA CAPOEIRA

O QUE É A CAPOEIRA?
ITINERÁRIOS
AS ORIGENS DA CAPOEIRA
ZUMBI DOS PALMARES: O MESTRE DA RESISTÊNCIA
A LEI ÁUREA

TÍTULO II - CAPOEIRA&CAPOEIRAS

A CAPOEIRA NO PASSADO 
MESTRE  PASTINHA 
MESTRE BIMBA

TÍTULO III - NA RODA DE CAPOEIRA

A MÚSICA
A RODA
O JOGO DE ANGOLA 
OS MOVIMENTOS
A CAPOEIRA HOJE
NOTA DO AUTOR   
BIBLIOGRAFIA
         


I
O CAMINHO DA CAPOEIRA

  "Em nome do Deus de todos os nomes
Javé, Obatalá, Olorum, Oió.
Em nome de Deus, que a todos os Homens
nos faz da ternura e do pó.
Em nome do Povo que espera
na graça da fé, à voz do Xangô
o Quilombo Páscoa que o libertará.
Em nome do Povo sempre deportado
pelas brancas velas no exílio dos mares
marginalizados no cais, nas favelas e até nos altares.
Em nome do povo que fez seu Palmares,
que ainda fará Palmares de novo
Palmares, Palmares, Palmares do Povo."
missa dos Quilombos


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O QUE É A CAPOEIRA?

'Os negros usavam a Capoeira 
para defender sua liberdade.'                                
Mestre Pastinha

Capoeira é luta, jogo e dança. Brincadeira de movimentos 
perigosos executados com graça, malícia e muitos rituais. Dança negra 
em que prevalece a agilidade da esquiva e a esperteza da fuga. Os pés 
que deslizam sobre o chão podem desferir golpes fatais:  de repente, 
ante os olhos surpresos do adversário, o gesto rápido. O ataque 
fulminante. Então, prostrado, o inimigo se dá conta de que foi vítima da 
mandinga. Isto, se ainda tiver vida... Essa dança - enquanto forma 
de expressão corporal - possui uma linguagem onde cada gesto significa 
e representa idéias e sentimentos, emoções. Sensações.
"No tempo em que o negro chegava/fechado em gaiola/Nasceu 
no Brasil/Quilombo e quilombola/E todo dia/Negro fugia/ 
juntando a curriola/De estalo de açoite, de ponta de faca/ e 
zunido de bala/Negro voltava p'ra argola/ no meio da 
senzala/E ao som do tambor primitivo/ berimbau, maraca e 
viola/Negro gritava: abre ala! Vai ter jogo de Angola"
Mauro Duarte & Paulo Cesar Pinheiro,
  Jogo de Angola
O jogo da Capoeira é a síntese da dança. A sua essência, 
disfarçada em brinquedo: vadiação; distração de quem busca extravasar 
cada função interior nos gestos exteriores. Nessa dança se manifesta a 
tradição milenar da cultura negra de reverenciar as origens, cada vez 
que se repetem gestos ancestrais,. renovados: o jogo da Capoeira é um 
vínculo com antepassados que praticaram os mesmos atos. A 
habilidade, agilidade e destreza do capoeira estão expressos com 
astúcia no balanço dos braços, no arremesso oportuno dos pés, no 
meneio desconcertante do tronco, na harmonia de todo o corpo em 
gestos circulares que não perdem a continuidade -  como se fora um 
ininterrupto perambular pelo círculo, em estreita ligação com o solo.
A Capoeira consiste numa dança onde o emprego dos 
movimentos arriscados - dado à circunstância de camuflar possível 
contenda - envolve os participantes e contagia quem assiste. A natureza 
dúplice de luta disfarçada em brincadeira dá forma a um jogo de 
movimentos combinando objetividade e precisão no ataque com defesas 
velozes, originais, em que o corpo é utilizado no limite dos recursos de 
elasticidade e flexibilidade muscular, compondo assim uma bela 
plástica humana em gestos despojados, naturais, numa estranha dança 
do perigo. É ainda mais a dança da Capoeira: o contato com o chão, 
intenso como o vínculo dos filhos com a mãe terra,. que envolve e 
protege, gera e alimenta a vida, acolhendo a dança que é também em 
seu louvor.
A postura respeitosa dos capoeiras uns com os outros, para com o 
jogo, o "chão", o berimbau e o atabaque, se explica no propósito maior 
da dança: unir. Ligar estreitamente, como as mãos que se apertam ao 


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final de cada jogo, na saudação dos camarás.
O jogo da Capoeira é o corpo e a essência de 500 anos de luta de 
resistência negra, constituindo-se na primeira e original manifestação 
libertária da cultura brasileira; é o corpo e a força dos ritos que 
preservam os mitos e os arquétipos da nossa gente. Participando 
ativamente da resistência comum às variadas formas de dominação 
física e cultural, desde o seu aparecimento nas terras brasileiras a 
Capoeira  insurge-se em defesa da construção de uma nova identidade 
coletiva: esse jogo não foi somente um fermento revolucionário; é 
realmente um instrumento de transformações firmado nas mais antigas 
raízes culturais do povo brasileiro; instrumento e voz de um povo na 
luta por um diálogo igualitário, respeitoso e fraterno entre todas as 
pessoas.  
"Dança guerreira/Corpo do negro é de mola
Na Capoeira/ Negro embola e desembola/E a dança que era 
uma festa pro povo da terra/Virou a principal defesa do negro 
na guerra/Pelo que se chamou libertação/E por toda força, 
coragem e rebeldia/Louvado será todo dia/Que esse povo 
cantar e lembrar o jogo de Angola/Da escravidão no Brasil"
Nas rodas do jogo a luta da Capoeira é um brinquedo guerreiro, 
uma diversão entre camaradas unidos na mesma luta, irmãos no 
combate da cidadania. Quando o jogo degenera em luta explícita, já não 
ocorre a Capoeira. O objetivo da luta é tornar o capoeira senhor de si 
mesmo e integrado ao grupo: é no recesso da comunidade que ocorre o 
aprendizado e a prática do jogo, de forma coletiva e fraterna. E, se às 
vezes isto não acontece, não se pode falar em Capoeira na plenitude; 
quando muito em adestramento nos movimentos básicos, de forma 
desvinculada dos objetivos e fundamentos da arte.
O ponto alto da luta sempre foi resistir: contra o preconceito, a 
discriminação disfarçada; contra oportunistas e aproveitadores 
astuciosos que se apropriam dos valores da nossa cultura e tentam 
adulterá-la, fazendo isto de tal forma que ao negro é mesmo vedado o 
acesso à manifestação que deram origem. O jogo da Capoeira é a luta 
de resistência de um povo que sempre reagiu à dominação das elites 
que detêm o poder: a luta da Capoeira é insubordinação, é subversão, é 
reação, mais que nunca reafirmando os principal valor do homem: 
liberdade.
"Capoeira vai lutar/já cantou e já dançou/não pode mais 
esperar.../Não há mais o que falar/cada um dá o que 
tem/Capoeira vai lutar.../Vem de longe, não tem pressa/mas 
tem hora p'ra chegar/ já deixou de lado sonhos/dança, canto 
e berimbau/abram alas, batam palmas
poeira vai levantar/ quem sabe da vida espera
dia certo p'ra chegar/ Capoeira não tem pressa/mas na hora 
vai lutar..."
Geraldo Vandré, Hora de Lutar 
Luta negra. Presente no cotidiano dos morros, terreiros, favelas, 
praças e ruas. Companheira do trabalho e diversão das feiras e festas, 
acompanhando o negro em qualquer ambiente social.



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ITINERÁRIOS

"Fomos ao rio de Meca/ Pelejamos e roubamos/E muito risco 
passamos/ e vela./E árvore seca./(...) A renda que 
apanhais/O melhor que vós podeis,/Nas igrejas não 
gastais/Aos pobres pouco dais/E não sei o que lhe fazeis."
Gil Vicente,
Exortação da Guerra

PORTUGAL, ÁFRICA E BRASIL:
A AVENTURA TRANSOCEÂNICA 
O período histórico onde se situa o descobrimento do Brasil e a 
conseqüente formação da nossa cultura teve o valioso testemunho dos 
relatos e narrativas deixadas por escritores portugueses da época.
A literatura lusa - constituída ainda no período medieval - 
alcançou o apogeu com Gil Vicente, Camões e Fernão Mendes Pinto, 
justamente na fase em que é completada a expansão do povo português 
no mundo. O Brasil, portanto, é contemporâneo dessa expansão, nela 
se inserindo tanto o fato primordial da sua descoberta e colonização, 
quanto o dos belos trabalhos produzidos pela talentosa literatura 
portuguesa terem por motivo inspirador os fatos decorrentes da sua 
descoberta - além da conquista na África.
A língua portuguesa, instrumento dessa literatura e que com ela 
se aprimorou, deriva do latim popular, que teria chegado à Península 
Ibérica no século III antes de Cristo.
Na história literária - assim como na história geral - encontramos 
divisões em épocas ou períodos, compreendendo fases de tempo em 
evolução cronológica e englobando conjuntos de obras literárias com 
características comuns. Nesse trabalho, os historiadores da literatura 
consideram se as obras obedecem aproximadamente à mesma ordem 
de valores estáticos, ao reuni-las com vistas à exposição histórica.
Segundo o Prof. Fidelino Figueiredo, dividindo a literatura 
portuguesa em eras, temos as seguintes: medieval (do século XII até 
1502), clássica (1502 a 1825) e romântica (de 1825 aos dias atuais).
O período medieval da literatura portuguesa se caracteriza pela 
poesia, reunida em repositórios coletivos (os Cancioneiros), que são os 
seguintes: o Cancioneiro Português da Biblioteca Vaticana, o 
Cancioneiro Português Colocci-Brancuti e o Cancioneiro Português da 
Ajuda.
Esta fase medieval é geralmente considerada como finda no 
começo do século XVI - quando é representada a primeira obra teatral 
de Gil Vicente, o Monólogo do Vaqueiro, em 1502. Começa então o 
período clássico (já contemporâneo do Brasil), onde a literatura produz 
obras importantes para a compreensão da gente que realizaria a 
colonização, evidenciando o seu caráter e a perspectiva em que 
encaravam a nossa terra.
Na fase clássica encontramos os trabalhos literários que mais 
diretamente se relacionam à nossa história, abordando as conquistas 
na África, os costumes de Portugal, as viagens de descobrimento na 
América e análises e observações importantes acerca da sociedade da 


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época.
Salientamos a importância da consulta às obras de Gil Vicente 
(1460-1536), fundador do teatro português, autor das farsas Juiz da 
Beira, Clérigo da Beira, Inês Pereira e Quem tem Farelos; dos autos da 
Barca da Glória, da Barca do Inferno e da Barca do Purgatório. Gil 
Vicente distinguiu-se ainda como poeta e cronista de costumes ao 
retratar a vida portuguesa do seu tempo.
Outro vulto de destaque para a compreensão do que era a gente 
portuguesa é Luis de Camões (1524-1580), não somente o grande poeta 
lírico do período clássico mas o mais importante poeta da língua 
portuguesa, como épico em Os Lusíadas, ou lírico, com as Rimas. 
Dramaturgo, distinguiu-se com as comédias El-Rei Seleuco, Anfitriões e 
Filodemo.
Muitos foram os poetas e romancistas deste período, cujo talento 
não se ofusca ante o infausto brilho das conquistas na África e no 
Brasil. Destacam-se: Bernardim Ribeiro (1475-1553), poeta e 
romancista, autor famoso de Menina e Moça; Francisco de Sá Miranda 
(1495-1558), poeta e teatrólogo: Antonio Ferreira (1528-1559), também 
poeta e teatrólogo; João de Barros (1496-1570), autor das Décadas da 
Ásia, prosador e historiador; Damião de Góis (1502-1574), autor da 
Crônica do Príncipe D. João; Fernão Mendes Pinto (1509-1580) viajante 
e prosador, autor do relato Peregrinação, de suas viagens ao Oriente; e 
Diogo do Couto (1542-1616), continuador das Décadas da Ásia, 
companheiro de Camões em Moçambique, autor do Soldado Prático.
À época, destacaram-se como historiadores mais especificamente 
do descobrimento e início da colonização do Brasil: Pero de Magalhães 
Gandavo ( ? - 1576), autor da História da Província de Santa Cruz e do 
Tratado da Terra do Brasil; Gabriel Soares de Sousa (1540-1592), autor 
do Tratado Descritivo do Brasil; e Frei Luis de Sousa (1555-1632), autor 
da Vida de D. Frei Bartolomeu dos Mártires.
Dentre os escritores brasileiros, um dos primeiros historiadores 
foi o Frei Vicente do Salvador (1564-1639), nascido na Bahia, o 
primeiro a fazer uso da prosa literária em sua História do Brasil, que 
somente seria publicada em 1889. Segundo o crítico José Veríssimo, ao 
fazermos a lista dos nossos clássicos, com certeza Frei Vicente do 
Salvador seria o primeiro.
Estes são alguns dos principais autores e trabalhos que nos 
permitem uma introdução à história do Brasil e seus problemas, com 
vistas a formarmos a nossa própria crítica do processo de surgimento da 
civilização brasileira.
Aos amantes da leitura, fica a sugestão para pesquisa e estudo

.AS ORIGENS DA CAPOEIRA

'São dois pra bater no negro/de pau, chicote e facão/p'ra se 
safar tem o negro/só dois pés e duas mãos/é a mão pelo pé/ 
é o pé pela mão
bate na cara/derruba no chão
Sérgio Ricardo, Brincadeira de Angola


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As origens do jogo da Capoeira se encontram no princípio da 
nação brasileira, e seu desenvolvimento acompanhou o relacionamento 
de negros, brancos e índios no continente americano. A terra 
descoberta aos olhos do colonizador seria o berço de uma nova cultura - 
fruto das peculiaridades do ambiente e da forma em que se 
processavam as relações entre os conquistadores europeus; os 
ameríndios - primeiros senhores do continente; e os africanos - trazidos 
à força para realizar todo o trabalho.
No entender do descobridor o novo mundo deveria ser explorado 
em todos os aspectos, como fonte supridora da necessidade de riquezas 
fáceis sentida na Europa. E nada mais natural que o emprego do 
trabalho escravo. De nativos e africanos. Afinal, a nobreza que 
governava o mundo ocidental gozava do privilégio de ser ociosa. Para as 
agruras de todos os serviços, somente seres inferiores, aí incluídos 
todos que não tivessem a pele branca.
A presença dos portugueses na África tem registro desde meados 
de 1430. Lá, o europeu incentivava astuciosamente as diferenças 
tribais, fomentando rivalidades entre grupos. Depois, adquiria os 
prisioneiros feitos por ocasião dos conflitos, negociando com 
exploradores de toda espécie a aquisição de seres humanos para o 
trabalho forçado.
A chegada dos colonizadores significava destruição completa para 
os nativos da África - o provável berço da humanidade, segundo 
recentes estudos. Os africanos apresados eram obrigados a trabalhar 
nas plantações canavieiras das ilhas do Atlântico. À época da 
descoberta do Brasil, Portugal já vivia da exploração de colônias na 
África, Ásia e no Atlântico. Seu caráter já amolecera na aventura da 
escravidão. Luis de Camões, que via muito bem com seu único olho, se 
lamentava de ver sua pátria mergulhada "no gosto da cobiça e na 
rudeza/de uma austera, apagada e vil tristeza".
Em 1441, Antão Gonçalves levou a D. Henrique dez negros que 
trocara por dez mouros colhidos na costa da África. Segundo Azorara, 
que além de chefe de expedições portuguesas que praticaram 
massacres nas terras africanas revelou pendores literários, manifestos 
em crônicas aduladoras, D. Henrique mostrou-se "ledo" ao ver os 
africanos. Não pelo número, acentuou o cronista, "mas pella sperança 
dos outros que podya aver". No ano de 1444 fundou-se a Companhia de 
Lagos, cuja finalidade era intensificar o tráfico de escravos. No fim do 
século, Portugal recebia em média 12.000 escravos por ano, 
provenientes a princípio de Guiné, São Tomé, Príncipe e mais tarde, de 
Angola, Moçambique e demais regiões africanas. A escravidão 
tornara-se a mais próspera indústria do país. 
O empreendimento desumano cresceu de tal forma que cerca de 
um século após iniciado, o flamengo Nicolaus Cleynaerts, humanista 
que se encontrava na corte portuguesa como preceptor dos filhos de D. 
João III, fez as seguintes observações a respeito do reino ibérico: "Tudo 
ali pulula de escravos, todos os trabalhos são executados por negros e 
cativos, dos quais Portugal está tão cheio que, segundo creio, existem 
em Lisboa mais escravos e escravas dessa espécie do que portugueses livres."


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Foi aí que entramos na história. Os interesses econômicos e 
ideológicos dos portugueses - "a dilatação da Fé e do Império" - segundo 
Camões -, não estavam voltados exclusivamente para o Oriente fértil 
das ricas especiarias, sedas, objetos de valor como tapetes, perfumes, 
produtos medicinais. Vasco da Gama retornara da Índia com um 
carregamento de pimenta que permitiu lucros de até 6.000%, quando 
vendido na Europa. Mas no seu Diário de Viagem ele contava ter 
percebido sinais seguros da existência de terras a oeste de sua rota. A 
Espanha já tinha descoberto novos mundos na sua tentativa de chegar 
ao oriente navegando sempre para ocidente. E Portugal já tinha 
assegurado para si uma parte desse território, com a Capitulação da 
Partição do Mar Oceano, mais conhecida como Tratado de Tordesilhas, 
assinado entre as duas potências de então, em 1494.
Não é absurdo supor que Cabral recebera orientação no sentido 
de afastar-se ao máximo da costa africana, podendo confirmar a 
existência dessas terras e delas tomar posse. Essa seria outra tarefa de 
sua expedição. O descobrimento do Brasil é apenas um episódio da 
expansão marítima européia, no momento da transição do feudalismo 
para o capitalismo. As práticas mercantilistas e a predominância dos 
interesses econômicos sobre os aspectos religiosos e ideológicos se 
refletem até no nome definitivo que a terra ganha, provocando 
protestos do cronista João de Barros: "Por artes diabólicas se mudava o 
nome de Santa Cruz, tão pio e devoto, para o de um pau de tingir 
panos".
O início da colonização das terras brasileiras se deu sob o reinado 
de D. João III, conhecido como O Colonizador em razão das expedições 
que organizou. Em 1530 uma nova esquadra veio para o Brasil sob o 
comando de Martim Afonso de Sousa, com instruções similares àquelas 
emitidas aos navegadores que o antecederam: as suas cinco 
embarcações explorariam o litoral compreendido entre o Maranhão e o 
Rio da Prata, capturando os contrabandistas encontrados ao longo da 
Costa do Pau-Brasil. Entretanto, eram mais amplos os objetivos 
específicos do Capitão: fundamentar a efetiva invasão da terra, 
implantando núcleos de povoamento dos portugueses. Pero Lopes de 
Sousa, irmão de Martim Afonso, relata como isso aconteceu, em seu 
Diário: "A todos nos pareceu tão bem esta terra que o capitão 
determinou de a povoar, e deu a todos os homens terras para fazerem 
fazendas: e fez uma vila na ilha de São Vicente e outra nove léguas a 
dentro pelo sertão, à borda de um rio que se chama Piratininga; e 
repartiu a gente nestas duas vilas e fez nelas oficinas, e fez tudo em 
boa obra de justiça."
Em meados de 1532 foi introduzido no Brasil o cultivo da 
cana-de-açúcar e no seu desenvolvimento os colonos fixaram-se à terra, 
adquirindo glebas e se instalando com plantações e engenhos. 
Surgiram as duas primeiras vilas brasileiras no mesmo ano: São 
Vicente e Piratininga. Desobedecendo às ordens reais as povoações não 
se localizavam na chamada Costa do Pau-Brasil: revelava-se a 
prioridade dos portugueses - que era a busca dos metais preciosos. A 
escolha do local para a fundação das vilas facilitava a procura das minas 


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do Peru e do Paraguai, à época em conquista - a ferro e fogo! - pelos 
espanhóis chefiados por Francisco Pizarro, que destruiriam o Império 
Inca.
A sede da riqueza dos metais levou os lusitanos a explorarem o 
estuário platino, organizando entradas com destino ao interior, saindo 
de Cananéia e Guanabara. A entrada que partiu de Cananéia foi 
dizimada pelas populações indígenas da região do atual Paraná, 
mostrando que a dominação das novas terras não seria uma tarefa fácil.
Quem era a gente portuguesa que se propunha a empreender 
uma tarefa que não se apresentava como das mais fáceis? Àquela 
altura, segundo Fernando Palha, Portugal importava tudo, desde o pão 
que comia até a lã que fiava. Nenhum português queria fazer nada:
"A prática bissecular da pilhagem no seu próprio país (os 
impostos escorchantes), a aventura oceânica e o tráfico negreiro, tudo 
isso minou a resistência moral do povo, dando-lhe até repugnância pelo 
trabalho."
Como o Brasil só era habitado por silvícolas, ninguém queria vir 
para cá - além dos que seriam proprietários das terras. Francisco de Sá 
Miranda, grande poeta português, mas inegavelmente dominado pela 
ambição, refere-se ao fascínio das especiarias da Ásia e da África - que o 
Brasil não tinha - com estas palavras: "ao cheiro desta canela/o reino 
nos despovoa". Antonio Ferreira, poeta renascentista, retrata bem o 
espírito da época em Portugal, a ambição do reino pelos metais 
preciosos: "tudo obedece a este só Tirano/Esta é a idade que chamaram 
de ouro/Tanto valho, Senhor, quanto entesouro".  Ainda sobre o 
caráter da nobreza e do povo português ao tempo da descoberta e 
exploração, fala melhor o holandês Cleynaerts. Diz ele que "se há povo 
algum dado à preguiça, sem ser o português, então não sei eu onde ele 
exista (...)". Esse tal Cleynaerts foi ainda mais direto em suas 
considerações: "em Portugal somos todos nobres, e tem-se como uma 
grande desonra exercer uma profissão qualquer". Outro que também se 
queixou do caráter dos compatriotas foi Diogo do Couto: "(é) muito 
antiga esta miséria portuguesa de não saber dar lugar às virtudes nem 
engrandecer honrosos pensamentos". Quanto à moral da nobreza - a 
começar pela família real, que tinha origem bastarda - era a pior 
possível. Frei Luis de Sousa disse que nela "o vício era posto a cavalo". 
Revela Fernão Lopes que D. Pedro I (de Portugal) confessara um dia a 
Nuno Freire que alguém lhe dissera ter ele um filho de nome João que 
subiria muito alto, mas ele próprio não sabia qual fosse, pois tinha 
vários filhos com o mesmo nome, inclusive um deles com a bela Inês de 
Castro...
Apesar da ausência de ouro e prata, São Vicente adquire 
contornos definitivos: a primeira unidade produtora de açúcar - o 
Engenho do Senhor Governador - foi instalada em 1533. Passado um 
ano chegam as primeiras cabeças de gado provenientes de Cabo Verde.
Logo ficou evidente a insuficiência dos núcleos isolados de 
povoamento para assegurar o domínio português. A maior extensão do 
litoral brasileiro continuava à mercê de incursões estrangeiras. É hora 
de D. João III mais uma vez justificar o cognome de Colonizador: 
seguindo conselhos de um descendente de colonos das ilhas do 


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Atlântico, Cristóvão Jacques, do reitor da Universidade de Bordéus e de 
outros destaques da corte, resolve implementar a colonização. A tantos 
bons conselhos se acrescentou a cobiça, objetivamente: manter o 
monopólio oriental era muito dispendioso e a notícia da descoberta de 
ouro e prata na América Espanhola valorizou ainda mais o novo mundo.
A ocupação e colonização do Brasil era um imenso desafio para 
um reino de dois milhões de habitantes. A saída, como no caso do 
extrativismo vegetal do Pau-Brasil, foi transferir a particulares os 
encargos desse empreendimento. Baseando-se nas informações 
emitidas por Martim Afonso, foi estabelecida a divisão do litoral 
brasileiro em 14 faixas lineares - as Capitanias Hereditárias. Era a 
repetição da experiência realizada nas ilhas de Açores, Cabo Verde, 
Madeira, Porto Santo, São Tomé e Príncipe e no Território de Angola, 
no continente africano. As capitanias foram entregues a 12 membros da 
pequena nobreza - os donatários - dependentes do aparelho burocrático 
do Estado. Alguns nem vieram ao Brasil. O pequeno interesse e a 
ausência de significação econômica destes aventureiros evidencia que a 
iniciativa privada não acreditava nas possibilidades da terra.
D. João III procurou incentivar os donatários concedendo-lhes 
amplos poderes, utilizando a ideologia feudal de prestígio e poder 
associados a extensos domínios territoriais: cada capitão era um rei.
O embasamento jurídico da ocupação da terra era garantido pela 
Carta de Doação e pelo Foral. A Carta cedia ao donatário uma 
propriedade de 10 léguas de terra ao longo da costa, em quatro ou 
cinco lotes, não sujeita a tributos, com exceção do dízimo. Sobre o 
território total da capitania, apenas a posse. Havia ainda os privilégios 
da montagem de engenhos, venda de 24 índios por ano em Portugal, 
redízima das rendas pertencentes à coroa, vintena do Pau-Brasil e 
dízima do quinto real sobre metais. O Foral era uma espécie de código 
tributário, destinando os rendimentos dos produtos da terra ao 
donatário e os da produção do subsolo, mata e mar, cabendo à Coroa. 
Era ainda pelo Foral que o donatário concedia sesmarias, que não podia 
retomar - direito privativo do rei. Estabelecia ainda a liberdade de 
circulação de mantimentos e munições na capitania, definindo a 
responsabilidade de defesa da terra ao donatário e colonos.
Algumas das características desse processo de colonização são 
medievais: extensas faixas territoriais entregues a senhores que 
dispõem de poder absoluto sobre coisas e pessoas. Mas do feudalismo 
só tivemos alguns traços na estrutura política e jurídica do sistema das 
Hereditárias. A base econômica era a produção escravista e 
exportadora, concentrada no mercado externo. O trabalho nunca foi 
essencialmente servil nem a produção dominial, fechada. E a estrutura 
de clãs não era propriamente feudal, parental: limitava-se à existência 
dos laços familiares nobiliárquicos e do enorme poder militar e político 
dos senhores de terras e escravos.
Genericamente, por intermédio do sistema de capitanias foram 
consolidados os objetivos de colonização e posse da terra. É comum a 
avaliação do pouco progresso da colônia neste período 
responsabilizando os índios e seus ataques. Ora, a resistência à 
dominação portuguesa era a simples defesa da terra pelos seus 


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legítimos proprietários. Isso além de disporem os invasores de 
superioridade militar. O problema maior foi a falta de investimentos e a 
total ausência de interesse em estabelecer relações fraternas com os 
índios.
Para coordenar as iniciativas de povoamento - então muito 
isoladas - D. João III criou o Governo Geral. Era sua função combater 
tribos rebeldes (de preferência aliando-se a outras), promover entradas 
à procura de riquezas, fomentar a construção naval (que garantiria a 
defesa contra ataques externos), incentivar a catequese e organizar os 
colonos na defesa do território, entre outros. Uma das promoções do 
primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, foi a vinda de jovens órfãs 
que iriam constituir famílias católicas com os colonos.
O verdadeiro poder político da época estava nas unidades 
produtoras em mãos da classe proprietária. E a máquina governamental 
atendia a seus interesses.
A classe dominante colonial estava voltada para suas fazendas. 
Seu poder (e prestígio) estava evidente nas câmaras, milícias, no clero. 
A civilização do mundo da cruz se impunha pelo arcabuz. Autênticos 
caudilhos, os senhores de escravos e terras, os homens bons é que 
conferiam vida às câmaras do período colonial, o que perduraria 
durante a época imperial. O povo não participava da administração nem 
dispunha de representação.
Foi nascendo um Brasil bem diferente daquele que sequer tinha 
esse nome. Nascia também uma nova sociedade, de poucos senhores e 
muitos trabalhadores, a maioria escravos. Surgiram pequenas vilas, 
grandes plantações, casas grandes das fazendas e fortificações. Os 
primeiros donos da terra se refugiaram no interior enquanto o litoral 
era transformado em canaviais.
Isso tudo não acontecia por acaso. A explicação do expansionismo 
europeu está no mercantilismo e suas práticas: com o desenvolvimento 
das muitas formas de acumulação de capital, foi acelerada a transição 
do feudalismo para o capitalismo. A burguesia mercantil portuguesa 
(com apoio do Estado absolutista) se estabeleceu na Ásia e África, 
montando feitorias para a guarda do marfim, metais preciosos, 
especiarias, tecidos de luxo e homens escravizados.  O negócio era 
excelente - para os mercadores, claro. A venda de tudo isso na Europa 
ou na colônia do novo mundo dava lucros fabulosos... E não precisava 
produzir nada: apenas fazer circular as mercadorias.
A simples existência de feitorias não se mostrou satisfatória na 
América. Para que as novas terras se tornassem um negócio ainda mais 
lucrativo, aumentando a acumulação capitalista, era imperioso 
produzir. E para isto, intensificar a colonização. A agricultura comercial 
foi uma das soluções, baseada na produção de gêneros tropicais, 
conforme as necessidades do mercado externo; o comércio 
determinando o empreendimento produtivo. A economia central 
(metropolitana) era complementada pela colônia.
Houve variações nas formas dos esforços colonizadores nas 
Américas. Nas colônias tropicais de zona temperada se desenvolveram 
as denominadas colônias de povoamento, recebendo o excedente 
demográfico da Europa, como algumas colônias inglesas da América do 


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Norte; nos trópicos surgiram as colônias chamadas de exploração, com 
uma composição social completamente original, como as colônias 
portuguesas e espanholas na América do Sul. O traço mais original é 
que a sociedade se baseava no latifúndio, na extensa propriedade 
agro-exportadora, denominadas plantation  ou hacienda. Nesta 
sociedade há um terrível contraste entre a riqueza dos colonos 
branco-europeus, mozambos (filhos de portugueses) ou criollos (filhos 
de espanhóis) se contrapondo à extrema miséria das populações a eles 
submetidas, nativas ou africanas. Enfim, a peculiaridade de uma 
sociedade constituída essencialmente para benefício da metrópole.
Para exercitar a dominação política e econômica, o monopólio é 
fundamental aos interesses da classe proprietária. Segundo o Bispo 
Azeredo Coutinho, um dos teóricos do colonialismo português do século 
XVIII, temos o seguinte enunciado para estabelecer as atividades na 
colônia: "(...) É necessário que as colônias, de sua parte, sofram: 1) que 
só possam comerciar diretamente com a metrópole, excluída toda e 
qualquer outra nação, ainda que lhes faça um comércio mais vantajoso; 
2) que não possam ter fábricas, principalmente de algodão, linho e 
seda, e que sejam obrigados a vestir-se das manufaturas e das 
indústrias da metrópole. Desta sorte, os justos interesses e as relativas 
dependências mutuamente serão ligadas."
A exclusividade da metrópole e o total domínio das atividades 
pelos reinóis, comerciantes portugueses, foi garantida com a criação 
das Companhias Privilegiadas de Comércio. Limitações foram impostas 
à imprensa e à circulação de livros. Como em todas as épocas, este tipo 
de censura visava impedir que idéias novas sugerissem à população que 
essa exploração não era justa e nem resultava da vontade de Deus... 
São acrescidos impostos, taxas e proibições, definindo que a função 
econômica da colônia é suprir o que a metrópole não tem condições de 
produzir - e não concorrer com ela. O lucro deve ser máximo: outro 
indicativo de que o modelo escravista é a solução. Contra o trabalho 
livre, o interesse dos proprietários em impedir que os assalariados, com 
o tempo, se apropriassem de glebas e desenvolvessem atividades de 
subsistência - já que havia abundância de terras. Ficava assim 
impedida (por meio da escravidão) a incômoda presença de 
trabalhadores livres.
Para as elites dominantes a escravidão no Brasil era duplamente 
lucrativa: incrementava a circulação da mercadoria humana - 
possibilitando à burguesia traficante a acumulação de lucros -, e 
garantia elevados índices de produtividade com mão-de-obra escrava de 
custo mínimo. Enquanto mercadoria o africano trazia altíssimos lucros 
para os comerciantes da metrópole - o que não era o caso da escravidão 
dos indígenas, apenas um "negócio local". Quanto aos lucros na 
produção, a exploração da força do escravo garantia os recursos para a 
renovação dos meios de trabalho, assalariamento dos poucos 
trabalhadores especializados e a continuidade do tráfico. Aliás, a 
manutenção do tráfico era fundamental, visto que o crescimento 
vegetativo da população negra era insuficiente para atender à 
demanda. Essas razões terminaram dominando os religiosos que vieram 
para o Brasil e não apenas deram cobertura ideológica à escravidão, 


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como a praticaram em larga e proveitosa escala. O padre Vieira, a quem 
se deve tanta indignação contra a exploração dos índios, colocado certa 
vez diante do dilema de ficar ao lado dos escravistas do Maranhão ou do 
lado dos silvícolas, não fugiu à conclusão de que era "fácil conciliar a 
consciência com o interesse". Foi assim que tivemos desde o século XVI 
o Poder Temporal e o Poder Espiritual conciliando a consciência com o 
interesse, a cruz com o arcabuz, a castidade com o estupro, a 
fraternidade com a escravidão, o direito com a força.

NAVEGAR É PRECISO...
A expansão marítima teve como significado a escravização dos 
africanos. Desde meados do século XV os negros foram submetidos ao 
trabalho nas plantações do sul de Portugal (Algarve), nas minas da 
Espanha e serviços domésticos em geral na França e Inglaterra.
No decorrer do tempo e como resultado da valorização do tráfico 
negreiro - uma atividade comercial altamente lucrativa - as formas de 
exploração sobre o continente negro foram se sofisticando. Chefes de 
grupos tribais eram corrompidos por mercadores europeus em troca de 
tecidos, jóias, metais preciosos (como ouro e cobre), armas, tabaco, 
algodão, cachaça e mesmo búzios - considerados objetos sagrados, e até 
funcionando como moeda.
As incursões com o objetivo de apresar nativos foram se tornando 
raras, já que os sobas, chefes locais, se encarregavam da apreensão da 
mercadoria, inclusive organizando ataques a outras tribos. O comércio 
começava a ser feito harmonicamente...
Ao serem embarcados nos portos da África os negros eram 
batizados pelos padres encarregados de convertê-los ao cristianismo e 
marcados com ferro quente. A marca servia também para distinguir os 
batizados daqueles que ainda não haviam recebido os sacramentos...
Viajando nos porões dos navios negreiros, chamados tumbeiros, 
amontoados como coisas, na mais completa promiscuidade, inúmeros 
africanos morriam em razão dos maus tratos e doenças, dos ferimentos 
diversos e ainda sucumbindo ante a condição desumana a que eram 
submetidos. A dor imensa causada pela perda da liberdade, o 
afastamento de tudo que lhes era caro, provocava o banzo - sentimento 
de revolta, dor, pesar e nostalgia. Depois, vinha a morte. Rugendas fez 
o registro: "Tenha-se a imagem cruel do negro em face da separação de 
tudo quanto lhe era caro e sejam recordados os efeitos do mais 
profundo abatimento ou mais terrível desespero de espírito, unido às 
privações do corpo e às provações da viagem. Então não se estranhará a 
baixa mortal de tantos, no alto-mar." 
Na chegada às terras brasileiras os negros eram leiloados. E as 
melhores peças de imediato adquiridas por capatazes ou pelos próprios 
senhores, que não raro se dedicavam à escolha cuidadosa dos cativos.
A vida rural predominava com características de exploração que 
perduram até os dias atuais. Aliás, têm um forte sabor de atualidade as 
observações feitas por frei Vicente do Salvador a respeito dos hábitos 
extrativistas cultivados pelos colonizadores europeus: "Não só os que de 
lá vieram, mas também os que nasceram cá, não usam da terra como 


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senhores, mas como usufrutuários, só para a desfrutarem e a deixarem 
destruída."
Os africanos trabalhavam nas lavouras e tarefas domésticas nas 
casas dos senhores. Viviam nas senzalas, quase sempre formadas de 
muitas construções apertadas umas às outras. Na senzala e na casa 
grande, onde moravam os donos dos engenhos, o proprietário era 
senhor absoluto. Os negros eram submetidos aos trabalhos forçados e 
cabia aos feitores estabelecer a disciplina e garantir a produtividade dos 
escravos.
Nos séculos XVI e XVII o Rio de Janeiro, Salvador e Recife foram 
os mais importantes centros receptores de negros sudaneses - como os 
iorubás, geges, haussas e minas; de bantos - como os angolas e os 
cabindas; e de malês, de idioma árabe e islamizados.
Um alto preço foi pago em razão da cruel valorização mercantilista 
do homem negro, absurda fonte da riqueza dos que traficavam e dos 
que o utilizavam, como afirma Herbert Aptheker: "Em quatro séculos, 
do XV ao XIX, a África perdeu, entre escravizados e mortos, 65 a 75 
milhões de pessoas e estas constituem uma parte selecionada da 
população, uma vez que ninguém, intencionalmente, escraviza os 
velhos, os aleijados, os doentes".
Afonso Taunay estima que teriam entrado no Brasil, nos séculos 
XVI, XVII e XVIII, respectivamente 100.000, 600.000 e 1.300.000 
negros escravizados. Arrancados à força da sua terra, uma vida de 
sacrifícios os aguardava: trabalho árduo de sol a sol nas grandes 
fazendas-engenhos de açúcar, por exemplo. Tão grande era o esforço 
que um africano sobrevivia em média de sete a dez anos. Chegar ao 
Brasil já era uma demonstração de incrível resistência: cerca de 40% 
dos negros malungos, denominação para os aprisionados e 
transportados, pereciam durante a viajem.
Charles Ribeyrolles discorreu longamente acerca dos trabalhos 
desenvolvidos pelos negros no Brasil: "Quem cavou a terra, quem abriu 
as galerias, desviou as correntes, lavou as areias, achou o ouro e os 
diamantes? Os negros. As tribos dos índios foram escorraçadas pelos 
colonos proprietários, de floresta em floresta ou de morro em morro. 
Mas quem arroteou os terrenos e cultivou o solo, ou quem semeou, 
plantou e colheu? Os negros. Quem aprontou os trabalhos do campo, 
tão rudes e penosos, em plena zona tórrida, e quem se encontrava a 
mourejar nas usinas, moinhos, estaleiros e estradas? Os negros."
Já foi dito que os escravos faziam de tudo. Eram as mãos e pés do 
senhor de engenho. As riquezas produzidas no Brasil dependiam 
desses trabalhadores. André João Antonil, jesuíta que analisou nossa 
vida econômica e social em seu Cultura e Opulência do Brasil por Suas 
Drogas e Minas, escrito no início do século XVIII, noticia a necessidade 
da importação de trabalhadores escravizados por serem indispensáveis.  
Afirmou Antonil: "(...) É necessário comprar cada ano algumas peças e 
reparti-las pelos partidos, roças, serrarias e barcas."
As tarefas mais especializadas (de caldeireiro, carpinteiro, 
tacheiro e marinheiro) eram realizadas pelos negros que se adaptavam 
mais rapidamente à nova situação. Serviços brutais eram realizados por 
homens e mulheres que também pegavam na foice e na enxada, nos 


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canaviais, nas oficinas ou na casa grande; e um número pequeno de 
trabalhadores livres, assalariados, desempenhando funções de 
vigilância ou que exigiam conhecimento técnico - como no caso do 
preparo do açúcar - aumentavam a enorme multidão de explorados.
Formadas de roças e pomares, as grandes fazendas alcançavam 
praticamente a auto-suficiência. Era comum os escravos terem um dia 
na semana para plantarem para si; o básico em sua alimentação era a 
mandioca. Havia ainda nos engenhos outros homens livres e 
expropriados, que não foram integrados à produção mercantil. Como 
trabalhavam nas roças de subsistência eram chamados roceiros. Como 
pagamento do seu trabalho os escravos recebiam castigos: "pau, pano e 
pão". E reagiam. Em troca dos tormentos, assassinavam feitores, 
suicidavam-se, evitavam a reprodução, eliminavam capitães-do-mato e 
mesmo proprietários. A resistência se manifestava nos seus cultos, 
onde a dominação era simbolicamente contestada. O candomblé foi - e 
ainda é - um ritual de liberdade, protesto, reação à crueldade e 
opressão do Deus dos brancos. Dançar, batucar, rezar e cantar eram 
modos encontrados para alívio da asfixia da escravidão. A dominação 
era contestada também ao nível do real - na fuga das fazendas e na 
formação de quilombos, aldeias de negros foragidos, onde tentavam 
reconstituir em matas brasileiras o modo de vida que levavam na África.
Em seu esforço para estabelecer a verdade quanto ao autêntico 
trabalho de construção do Brasil, informa Ribeyrolles: "Nas chácaras, 
nas fazendas, nas moradas urbanas, nas ruas e nas praças das grandes 
cidades, sobre quem recaíam os trabalhos servis e domésticos? Nas 
fábricas e nas oficinas, quem girava as molas, acendia os fornos, 
esfregava, suava, carregava e se incumbia, numa só palavra, dos mais 
baixos misteres? Os negros, os negros, quase unicamente os negros. O 
trabalho africano, em todas as coisas e todas as tarefas, foi o 
instrumento, a mão, a roda e a ferramenta, intervindo em tudo como 
agente de produção, dos transportes e das mudanças, vivendo para 
todos os serviços e todos os encargos."
Os castigos corporais eram uma constante. Punições 
inimagináveis aplicadas sem compaixão. O trabalho diário constituía 
jornada estafante e muitos senhores estabeleciam que os negros 
deviam prover o próprio sustento, através do cultivo, fora das horas de 
trabalho - no que seria o período de descanso - das lavouras para a 
subsistência. Com isto, não havia repouso suficiente para a reposição 
de forças. Tudo acontecia sob os olhos atentos dos prepostos dos 
senhores, vigilantes a qualquer sinal de rebeldia.
A grande maioria dos negros se situava entre a oposição aberta à 
escravidão e a submissão conformada. 
Pouco a pouco, os africanos passavam a ter conhecidas as 
características de seu comportamento frente à escravidão. Os 
escravistas puderam formar conceitos quanto à natureza de cada tipo; 
muitos jamais aceitaram a dominação.
      Quando esgotavam as possibilidades de barganhas e concessões 
partia-se para a ruptura ? o confronto direto.
As fugas eram rotineiras e havia aqueles que se prestavam ao 
papel de tentar recapturá-los, de preferência com vida, para retornarem 


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ao cativeiro; se fosse preciso, mortos - para servirem como exemplo e 
desencorajar novas tentativas. O aprisionamento dos fugitivos competia 
aos capitães-do-mato, que contavam com auxiliares e a colaboração 
oficial da Justiça colonial.
O ambiente das senzalas era o que restava aos negros para tentar 
a preservação das suas dimensões humanas, até que surgisse a 
oportunidade propícia à fuga. Sob o disfarce de cantigas e danças 
sobreviviam suas crenças e ritos, como a mais inocente forma de 
diversão.
Gravuras e desenhos feitos pelos primeiros estudiosos que 
visitaram as terras americanas, registraram cenas da vida na sociedade 
colonial, onde se encontra impressa a força das manifestações da 
cultura africana.
Ao som dos atabaques permanecia vivo o culto aos orixás e outras 
danças das quais se perdeu a memória, mas de onde nasceria o jogo da 
Capoeira: os movimentos de corpo dos africanos - gestos ancestrais 
preservados em suas danças - serviram com base para a elaboração de 
uma luta coletiva; afinal, os meneios de corpo, o jeito solto e ágil, 
servem perfeitamente tanto ao fascínio da dança quanto à magia da 
luta.
Sabe-se que os negros eram insuperáveis na luta corpo a corpo, 
também numa conseqüência direta do vigor físico comprovado no 
estafante trabalho muscular que exigia alta carga de força. Habituados 
aos rigores da vida na África, as tarefas que antes se constituíam em 
atividade necessária na terra natal eram instituídas como trabalho 
forçado no Brasil. A aparente submissão era o modo dos cativos de 
costumes e culturas diferentes ganharem o tempo necessário para criar 
- ou simplesmente aproveitar - a oportunidade de fuga, dificultada pelo 
fato de sequer possuírem uma língua comum.
A expressão corporal nos ensina há milênios uma linguagem que 
permite a comunicação sem palavras, estabelecendo a fraternidade nos 
gestos comuns: a dança revela os sentimentos e evidencia idéias, na 
plástica e harmonia dos movimentos. Pois disto se serviram os negros: 
protestando e se insurgindo, individual ou coletivamente, expressando 
a linguagem do corpo na revolta, na insubordinação às regras do jogo 
do sistema colonial: formando quilombos, promovendo fugas, e 
assassinando senhores; mas sua luta passou especialmente pela 
afirmação de sua cultura.
As fugas dos escravos se tornaram cada vez mais organizadas. É 
fácil imaginar o negro desarmado, porém exímio no manejo do corpo, a 
desfechar o golpe certeiro, no momento oportuno - para em seguida 
ganhar a liberdade. Livre, o terreno de pouco mato era adequado à 
manutenção da liberdade, permitindo o enfrentamento dos 
perseguidores. A vegetação rasteira, denominada em língua tupy 
caá-puera iria dar nome aos guerreiros e à sua luta: Capoeira.
A Capoeira é um bom exemplo de como os negros agiam com 
malícia dissimulando sua verdadeira intenção ao enfrentar os senhores 
e seus agentes. Para disfarçá-la, a ginga ? que fazia dela ao mesmo 
tempo uma luta e uma dança!
Cada negro recapturado trazia em si a certeza da liberdade. Tudo 


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apenas uma questão de tentar sempre. Na próxima tentativa... E as 
fugas se sucediam.
Nas matas, os negros que conquistavam a liberdade formavam 
quilombos, onde viviam segundo regras próprias. Estas comunidades 
foram numerosas desde meados do século XVI, havendo-as em todas as 
capitanias e principalmente na região de Pernambuco e Alagoas. Aí 
houve uma verdadeira nação, conhecida como Palmares, que enfrentou 
bravamente os escravocratas.
A destruição de Palmares aconteceu depois de cerca de sessenta 
anos de luta, por forças comandadas pelo paulista Domingos Jorge 
Velho e o pernambucano Bernardo Vieira de Melo. Mas este fato não 
significou derrota total. Cresceu daí a consciência da própria força no 
povo negro e a certeza de que poderia encontrar a liberdade, nas terras 
para onde veio trazido como escravo.
Palmares ficou como ponto de referência de uma gente espalhada 
por todas as partes deste país, simbolizando uma luta secular de 
libertação de um povo que se identifica não somente pela pigmentação 
da pele, mas pela mesma herança cultural. A luta do povo de Palmares 
está viva como ponto de partida para chegarmos a uma sociedade livre.
Desde a época da campanha dos escravistas contra o Quilombo 
de Palmares ficou o registro da luta heróica em defesa da autonomia 
cultural.
      A existência da Capoeira resulta da longa luta por 
reconhecimento cultural travada ao longo dos quatro séculos de 
cativeiro.  E o termo capoeira, nome dos guerreiros das capoeiras e de 
sua estranha forma de luta, que tornava homens desarmados capazes 
de enfrentar e vencer vários adversários, corporifica ainda hoje nos 
jovens praticantes do século XXI.  Assim é que a luta dos africanos e 
seus descendentes afro-brasileiros subsiste no jogo da Capoeira.
A respeito das origens remotas da Capoeira  é interessante 
transcrever Albano de Neves e Souza, que escreveu de Luanda, Angola, 
a Luis da Câmara Cascudo, afirmando: "Entre os Mucope do sul de 
Angola, há uma dança da zebra N'Golo, que ocorre durante a Efundula, 
festa da puberdade das raparigas, quando essas deixam de ser 
muficuemas, meninas, e passam à condição de mulheres, aptas ao 
casamento e à procriação. O rapaz vencedor do N'Golo tem o direito de 
escolher esposa entre as novas iniciadas e sem pagar o dote 
esponsalício. O N'Golo é a Capoeira."
Em seguida, Albano de Neves e Souza passa a expor sua teoria a 
respeito da evolução do N'Golo no Brasil: "Os escravos das tribos do sul 
que foram através do entreposto de Benguela levaram a tradição de luta 
de pés. Com o tempo, o que era em princípio uma tradição tribal foi-se 
transformando numa arma de ataque e defesa que os ajudou a subsistir 
e a impor-se num meio hostil". Neves de Souza acrescenta algumas 
informações e conclui pela origem africana da Capoeira: "Os piores 
bandidos de Benguela em geral são muxilengues, que na cidade usam 
os passos do N'Golo como arma. (...) Outra das razões que me levam a 
atribuir a origem da Capoeira ao N'Golo é que no Brasil é costume os 
malandros tocarem um instrumento aí chamado de Berimbau e que 
nós chamamos hungu ou m'bolumbumba, conforme os lugares, e que é 


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tipicamente pastoril, instrumento esse que segue os povos pastoris até 
a Swazilândia, na costa oriental da África."
Estes relatos ilustram hipóteses quanto às origens da Capoeira. 
Note-se que essas danças são conhecidas no Brasil apenas através da 
literatura sobre o assunto. A história da Capoeira aguarda pesquisa 
minuciosa em terras africanas com o objetivo de constatar nessas 
danças os possíveis elementos formadores da Capoeira. Danças com 
características de luta já foram identificadas em Cuba, Martinica, na 
Venezuela e em outras localidades das Américas, mas discute-se se 
teriam origens comuns à Capoeira. Concretamente, temos a luta dos 
negros, elaborada a partir de gestos e movimentos próprios dos 
africanos, cuja fonte primária é a terra de onde vieram os guerreiros : a 
África.  De lá veio o elemento matriz no processo que culminou no jogo 
da Capoeira - o negro! - e os movimentos corporais da capoeira atual 
são fragmentos atualizados da memória negra afro-brasileira. Recriando 
a cultura africana nessa terra, os negros não ficaram passivos diante de 
sua nova condição. Desterrados e escravizados, combateram o poder 
escravista com uma rica produção cultural, conquistando espaços e 
recriando sua autonomia e identidade étnica em solo brasileiro. E 
acabou brasileira esse jogo-luta, como testemunhou Charles 
Ribeyrolles, um francês que aproveitou o tempo vivido em nossa terra - 
exilado por Napoleão III - para retratar os costumes da nação que se 
formava: "No sábado à noite, finda a última tarefa da semana, e nos dias 
santificados, que trazem folga e descanso, concedem-se aos escravos 
uma ou duas horas para a dança. Reúnem-se no terreiro, chamam-se, 
agrupam-se, incitam-se e a festa principia. Aqui é a capoeira, espécie de 
dança pírrica, de evoluções atrevidas e combativas, ao som do tambor 
do congo."

A ORIGEM DO TERMO CAPOEIRA

É de aceitação geral a hipótese do jogo de agilidade corporal ter 
sido o instrumento utilizado pelos escravos fugitivos na defesa contra 
seus perseguidores, representados pela figura do capitão-do-mato. E 
era no mato que se travava a luta decisiva. Pois foi desse tipo de mato - 
a capoeira - onde os negros buscavam refúgio e ofereciam resistência 
aos perseguidores, que surgiu também a polêmica que por longo tempo 
consumiu em debates intermináveis inúmeros intelectuais.
Uma das teorias quanto à origem da expressão capoeira 
estabelece a língua tupy como aquela de onde procederia a 
vernaculização: caá-puêra (caá = mato; puêra = que já foi) resultaria nos 
brasileirismos capuíra, capoêra e capoeira. Outros estudiosos afirmam 
que a acepção capoeira designa um tipo especial de cesto, usado no 
transporte de galinhas, que eram conduzidas por escravos aos 
mercados. A esses escravos teria se estendido o emprego da 
denominação primeiramente aplicada às gaiolas. Segundo os 
defensores dessa hipótese, enquanto aguardavam a chegada dos 
comerciantes, os escravos se divertiam na prática do brinquedo que 
também seria abrangido pelo nome capoeira. Fora da discussão da 
origem do termo - assunto para filólogos, como Plínio Ayrosa e Antenor 


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Nascentes - temos concretamente o 'jogo da capoeira' com definição 
única e universal. Resta ainda a palavra capoeiragem, empregada 
para nomear a prática desse jogo e utilizada no Código Penal de 1890 
pelos juristas da época, que puniam a prática do jogo, classificando-o 
como atividade criminosa.

ZUMBI: O MESTRE DA RESISTÊNCIA

"Zumbi, comandante-guerreiro/Ogum-iê, ferreiro mor, 
capitão/Da capitania da minha cabeça/Mandai alforria pro 
meu coração"
Gilberto Gil & Walid Salomão,
        Zumbi, a felicidade guerreira 

Na língua dos negros, 'quilombo' significava povoação, capital, 
união; no Brasil, teve por significado local de refúgio. Os quilombos 
eram divididos em aldeias de nome mocambo. Seus integrantes eram 
chamados quilombolas, calhambolas, mocambeiros. 
Zumbi nasceu no quilombo de Palmares por volta de 1655. 
Décadas antes do seu nascimento este quilombo havia sido fundado por 
um grupo de escravos fugidos de um engenho no sul de Pernambuco. 
Localizado bem no alto de uma serra, onde estão hoje situadas partes 
dos Estados de Alagoas e Pernambuco, de lá era possível a visão 
privilegiada das imediações.
Herói do povo afro-brasileiro, coube a Zumbi liderar a gente do 
quilombo num momento decisivo da luta contra os escravistas, 
empenhados em sufocar a semente da liberdade que teimava por 
crescer no solo brasileiro.
A história daquele que seria o Zumbi começa quando um grupo 
de expedicionários liderados por um comandante chamado Brás da 
Rocha ataca Palmares, no ano de 1655, levando um recém-nascido, 
entre os adultos capturados. A criança foi entregue ao chefe da coluna 
atacante, que por sua vez resolveu fazer um presente ao padre Melo, 
cura de Porto Calvo. O religioso decidiu chamá-lo Francisco. O garoto 
aprendeu a língua latina, o português e dando mostras da inteligência.
A grande batalha do chefe guerreiro Zumbi, zelando dia e noite 
pela segurança do seu povo e lutando para que não fosse extinto o ideal 
de se formarem comunidades onde conviviam negros, índios e brancos, 
começou ao completar quinze anos, em 1670. Nesse ano Francisco 
fugiu do padre Melo e voltou para Palmares. Livre desde que nasceu, 
deixou para trás uma vida muito diferente daquela que iria levar.
Quando Francisco voltou a Palmares, o quilombo havia se 
transformado numa fortaleza. Segundo estudos recentes, dez mil 
pessoas, aproximadamente, viviam no local Eram negros fugidos, 
mulheres capturadas, além de índios e brancos que se escondiam da 
justiça colonial portuguesa. Plantava-se de tudo para o sustento da 
população quilombola: feijão, milho, mandioca, cana-de-açúcar, batata. 
E muitos desses artigos eram comercializados clandestinamente com as 
cidades vizinhas, pobres em gêneros alimentícios porque se dedicavam 


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a uma única cultura: o plantio da cana-de-açúcar, base da economia de 
exportação predominante nessa época. 
O quilombo de Palmares era uma pequena África onde os negros 
procuravam resgatar suas raízes, inclusive abandonando os nomes 
recebidos dos escravistas e trocando por outros de origem africana. À 
frente desse povoado estava Ganga Zumba e nas pequenas aldeias  
lideravam chefes locais.
Ao retornar a Palmares, Francisco, com seus quinze anos, passou 
a ser Zumbi. Vale lembrar que o Deus principal de Camarões e do 
Congo é chamado Nzambi; em Angola denominavam Zambi o que 
morreu; e no Caribe, Zumbis são mortos-vivos, criaturas que mesmo no 
além jamais descansam.
Em Palmares foi livremente constituída sua família - pai, irmãos, 
tias e tios. O principal dentre seus parentes: Ganga Zumba. Pouco 
depois de retornar ao quilombo, Zumbi já era chefe de um desses 
mocambos e defendia a região com imensa habilidade.
Palmares sofreu diversas investidas durante quase cem anos. 
Quando os holandeses invadiram o Brasil, por volta de 1624, esses 
ataques diminuíram muito: os colonos lusitanos estavam mais 
preocupados em defender o território das ameaças externas. Foi nessa 
época que o Quilombo mais se desenvolveu. Entretanto, após a 
expulsão holandesa em 1654, uma verdadeira campanha contra 
Palmares se fez surgir. Dezessete expedições organizadas por vilas 
próximas, bem como pelo próprio governo de Pernambuco, 
embrenharam-se pela mata para derrubar os palmarinos. 
Em 1677, um tal Fernão Carrilho, exímio caçador de negros 
entrou em ação. Marchando contra Palmares com seus combatentes, 
Carrilho conseguiu derrubar alguns chefes de mocambos e matar vários 
quilombolas. Neste ataque, Ganga Zumba foi ferido, mas ainda assim 
conseguiu fugir. Em decorrência disso, foi levado a aceitar um tratado 
de paz proposto pelo governador de Pernambuco em que se prometia 
liberdade apenas aos nascidos no Quilombo.
Aos 23 anos, Zumbi rejeitou a paz dos escravistas, paz que 
garantia sua liberdade - pois nascera em Palmares.  Desmoralizado por 
aceitar a proposta, Ganga Zumba viu-se diante de uma operação dos 
quilombolas organizados  para depô-lo, sob a liderança de Zumbi, que 
nesse contexto tornou-se o líder maior do quilombo.  Ganga Zumba 
desistiu de tudo, partiu para Cacaú, ao sul de Pernambuco, onde viria a 
morrer envenenado pouco tempo depois. Acredita-se que tenha sido 
morto por enviados de Zumbi. 
Zumbi assumiu o posto de chefe maior e reorganizou toda a 
estrutura de Palmares. Preparou seus homens para os combates que 
estavam por vir. Durante esse período, o governador de Pernambuco e a 
própria Coroa procuraram negociar, garantindo vida ao líder e a seus 
familiares, caso aceitasse a rendição. Zumbi preferiu lutar a entregar 
seu povo: sua dignidade não tinha preço.
Os senhores de engenho não aceitavam as perdas de escravos, 
mercadorias muito valiosas; o governo colonial não suportava mais 
tanta derrota. Foi quando surgiu a idéia de contratar os bandeirantes 
paulistas, conhecidos por serem grandes desbravadores e verdadeiros 


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assassinos. 
Na guerra contra Zumbi e o povo de Palmares o sistema escravista 
pretendia varrer da memória coletiva até a lembrança da existência de 
possibilidades reais das populações oprimidas construírem uma 
alternativa à estrutura social baseada na exploração do trabalho 
forçado. O combatente que representava os civilizados escravagistas: 
Domingos Jorge Velho.
Sobre este paulista, encarregado de destruir Palmares, escreveu 
em 1697 um seu contemporâneo, o Bispo de Pernambuco: "Este 
homem é um dos maiores selvagens com que tenho topado... tendo sido 
sua vida, desde que teve razão - se é que teve, de sorte a perdeu tanto 
que entendo não a achará com facilidade - até o presente, andar pelos 
matos à caça dos índios, e de índias, estas para o exercício das suas 
torpezas e aqueles para o granjeio de seus interesses."
Após uma primeira derrota, Domingos Jorge Velho iria travar a 
batalha definitiva no ano de 1694. Antes de completar 25 anos de vida, 
Zumbi se recusou a desistir de lutar pela liberdade sem adjetivos, 
concessões ou condições: combateria até o fim.
Apesar de toda a violência e da selvageria dos prepostos do 
sistema colonial, não foi possível derrotar o símbolo do heroísmo do 
povo brasileiro. Após muitos anos de luta os escravistas não 
conseguiram submeter a alma dos resistentes. Cada guerreiro morto 
em defesa do direito à liberdade é um exemplo de que só existimos na 
plenitude quando somos livres. E morrer nessa luta significa dar a vida 
pela própria vida.
Símbolo da resistência à dominação, Zumbi dos Palmares é 
referência legada tanto às gerações africanas trazidas ao Brasil quanto 
aos seus descendentes afro-brasileiros. Mestre na luta pela liberdade, 
seu vulto se confunde com o caminho para a consciência do povo 
brasileiro.
"Minha espada espalha o sol da guerra
Rompe mato, varre céus e terra
a felicidade do negro é uma felicidade guerreira
Do maracatu, do maculelê e do moleque bamba
Minha espada espalha o sol da guerra
Meu quilombo incandescendo a serra
Taliqual o leque, o sapateado do mestre-escola de samba
Tombo da ladeira, rabo de arraia, fogo de liamba..."
Acompanhado de um grupo considerável de combatentes 
fortemente armados, Domingos Jorge Velho se lançou em direção à 
Cerca Real do Macaco, onde se encontravam Zumbi e todo o seu 
exército. Grande foi sua surpresa ao encontrar o esquema de defesa 
montado pelos quilombolas. Muros gigantescos de pedra e madeira 
formavam três fileiras, seguidas logo após por buracos camuflados com 
estacas pontiagudas em seu interior. Em seguida, uma outra muralha 
mais comprida, contava com guaritas que abrigavam atiradores.
Amedrontado, Jorge Velho mandou buscar canhões de Recife e 
construiu, paralelamente à muralha de Zumbi, uma outra muralha. O 
ataque foi fatal. O grande chefe  dos quilombolas foi apanhado de 
surpresa pelo descuido de um sentinela. Muitos morreram combatendo 


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ou se suicidaram; outros tentaram fugir pelo lado esquerdo da Cerca 
Real, onde havia enorme precipício. Zumbi foi um dos que conseguiu 
sobreviver à matança, mas Palmares foi inteiramente destruída.  
Zumbi comandou seus guerreiros e venceu inúmeras batalhas 
empregando com talento as técnicas da guerra de guerrilhas. No 
combate em posição fixa encontrou o fracasso. Perdeu o domínio da 
Serra da Barriga, onde se estabeleceram - entre disputas e conflitos 
pessoais - os vencedores: bandeirantes, militares e "homens de bem" de 
Pernambuco e Alagoas. Só restava uma alternativa: retornar à 
estratégia da guerra do mato. Eram cerca de mil homens. Os guerreiros 
foram divididos em dois bandos e foi confiada a chefia de um dos 
grupos a um companheiro chamado Antônio Soares, que sofreu uma 
emboscada. Soares foi preso e enviado sob forte escolta para Recife.
Nesse trajeto a escolta se encontrou com uma bandeira, chefiada 
por André Furtado. Soares foi seqüestrado e por longo tempo sofreu 
violentas torturas aplicadas por seus captores: queriam que revelasse 
onde era o esconderijo de Zumbi. Como não obtinha êxito, Furtado 
mudou de tática: garantia sua vida e liberdade se cooperasse. Deu 
certo. Soares era da confiança de Zumbi. Foram em sua procura, e 
quando Zumbi se preparava para abraçar o companheiro, foi 
surpreendido: Soares cravou-lhe uma faca na barriga.
Nos olhos de Zumbi deve ter surgido então um outro brilho: de 
tristeza e desencanto. Dos seis guerreiros que o acompanhavam, a 
fuzilaria que saía do mato ao redor derrubou cinco, de imediato. Ferido 
e sozinho, lutou até o último momento: matou um dos atacantes e feriu 
outros. Amanhecia o dia 20 de novembro de 1695.
Zumbi foi esfaqueado, baleado e mutilado, tendo seu pênis 
decepado e enfiado em sua boca. Era um homem magro, pequeno e 
coxo; muito diferente da imagem construída a seu respeito. Seu corpo 
foi reconhecido pelo padre Antônio Melo, o mesmo que batizara o 
pequenino Francisco. Segundo o padre, algumas vezes Zumbi desceu a 
Porto Calvo para visitar seu antigo tutor e numa dessas visitas o 
guerreiro já estava com a perna afetada por um ferimento sofrido em 
combate.
A violência contra Zumbi não parou aí: sua cabeça foi cortada, 
mergulhada em sal e mandada para Recife, com a finalidade de ser 
vista pelo povo que o considerava imortal. Mas isso de nada disso foi 
suficiente para impedir que renascesse num mito: sua coragem, sua 
força se tornaram eternas para os que continuaram resistindo contra a 
escravidão. Assim é que nos muitos quilombos que se formaram pelo 
Brasil nos séculos seguintes e para os que hoje relembram a sua 
história de luta, Zumbi permanece vivo na lição de resistência.   
De forma exemplar, Zumbi encarna os horrores do escravismo. 
Zumbi permanece vivo na lição de resistência e é - para sempre! - um 
cadáver insepulto, um morto vivo. Sua lembrança sobreviverá aos 
tempos que nos obrigam a sonhar, à historiografia oficial que insiste em 
ignorar sua real importância. Permanecerá como símbolo das 
atrocidades infindáveis do poder ilimitado, arbitrário, prepotente. 
Ficará, acima de tudo, como exemplo a todos que resistem à opressão e 
lutam por liberdade e justiça.


[Linha 1100 de 3846 - Parte 1 de 3]


"Em cada  estalo, em todo estopim, no pó do motim
Em cada intervalo de guerra sem fim
Eu canto, eu canto, eu canto assim 
A felicidade do negro é uma felicidade guerreira...


II

CAPOEIRA & CAPOEIRAS
"Meu chapéu de lado/tamanco arrastando
lenço no pescoço/ navalha no bolso,
eu passo gingando/ provoco desafio,
eu tenho orgulho de ser vadio.
Sei que eles falam desse meu proceder,
eu vejo quem trabalha andar no miserê.
Eu sou vadio porque tive inclinação.
Quando era criança, tirava samba-canção."
Wilson Batista, Lenço no Pescoço.

HISTÓRIAS DA CAPOEIRA

"Vou contar uma história/do tempo da escravidão/ vou 
contar com muita dor/muita dor no coração"

Fornecendo elementos para a história do Brasil, jogo da Capoeira 
se fez presente em todos os períodos, desde a colônia. Inúmeros 
memorialistas e cronistas de costumes fixaram a imagem de capoeiras 
célebres e suas peripécias, sendo possível flagrar a construção da 
identidade brasileira através do acompanhamento da história da 
capoeira. 
      Acredita-se que a existência da Capoeira  remonte às senzalas, 
às fugas dos negros e aos quilombos brasileiros da época colonial:  os 
escravos fugitivos, pare se defenderem, fazendo do próprio corpo uma 
arma. As origens da Capoeira estão nesse ambiente, onde os negros 
relembravam suas velhas danças e rituais da África. A maioria dos 
golpes assemelha-se às defesas e ataques de animais: a marrada do 
touro, o coice do cavalo, a fisgada do rabo de arraia. Ou então guardam 
relação com instrumentos de trabalho cuja ação é semelhante aos 
movimentos do corpo dos capoeiras: o martelo batendo, a foice roçando 
o mato.
      Não há indicações seguras de que a Capoeira, conforme a 
conhecemos no Brasil ainda hoje, tenha se desenvolvido em qualquer 
outra parte do mundo. Não existem pesquisas históricas a respeito da 
capoeira nos séculos XVI a XVIII. Não é possível, portanto, 
reconstruirmos o processo que levou ao deslocamento da capoeira do 
campo à cidade. Esse processo deve ter ocorrido por volta do começo do 
século XIX,  considerando que datam desse período as primeiras 
referências históricas (até agora conhecidas) referentes aos capoeiras 
urbanos. 


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      No século XIX, os três principais centros históricos da capoeira 
eram as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Destacava-se a 
Capoeira carioca em virtude da presença maciça e organizada das 
maltas de capoeiras, as quais distribuíam-se por todas as freguesias da 
Corte. 
À época do Brasil colonial, a presença da Capoeira já se 
encontrava de tal forma sedimentada na sociedade que os capoeiras 
passaram a formar uma classe. Premidos pelas circunstâncias, faziam 
usos variados da habilidade que a arte lhes conferia. Com o emprego de 
diversos instrumentos de ataque e defesa, passaram a prestar serviços 
aos membros das classes dominantes, que deles se serviam para a 
execução de crimes que garantiam a continuidade no poder.
      As descrições do século passado revelam o emprego da mandinga 
como estratégia eficiente de luta dos capoeiras. 
      O pintor Rugendas (1835), retratou a Capoeira na gravura 
intitulada Jogar capoeira ou dança da guerra. Nela dois negros gingam 
ao som de um atabaque - tocado por um negro sentado - diante de uma 
assistência composta por nove negros (dentre os quais três mulheres). 
O cronista refere-se ao que vê como uma "dança da guerra" ou um 
"folguedo guerreiro", onde há "campeões" e "adversários" e como uma 
"briga" na qual as "facas" acabam com a "brincadeira".
      Discorrendo sobre os "usos e costumes dos negros", após 
mencionar uma "espécie de dança militar" Rugendas faz a seguinte 
descrição: "(...) um outro folguedo guerreiro, muito mais violento, a 
'capoeira': dois campeões se precipitam um contra o outro, procurando 
dar com a cabeça no peito do adversário que desejam derrubar. Evita-se 
o ataque com saltos de lado e paradas igualmente hábeis; mas, 
lançando-se um contra o outro mais ou menos como bodes, 
acontece-lhes chocarem-se fortemente cabeça contra cabeça, o que faz 
com que a brincadeira não raro degenere em briga e que as facas 
entrem em jogo ensangüentando-a".
O cronista Luiz Edmundo fez interessante registro do capoeira 
dessa época, em 'O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis', retratando 
o "Capoeira Carioca": "De volta, pelo caminho que vai à vala, 
penetramos a rua dos Ourives, das de maior concorrência na cidade.
'À porta do estanco de tabaco está um homem diante de um frade 
nédio e rubicundo. Mostra um vasto capote de mil dobras, onde a sua 
figura escanifrada mergulha e desaparece deixando ver apenas, de fora, 
além de dois canelos finos, de ave pernalta, uma vasta, uma hirsuta 
cabeleira, onde naufraga em ondas tumultuosas alto feltro espanhol.
'Fala forte. Gargalha. Cheira a aguardente e discute. É o capoeira.
'Sem ter do negro a compleição atlética ou sequer o ar rijo e sadio 
do reinol é, no entanto, um ser que toda a gente teme e o próprio 
quadrilheiro da justiça, por cautela, o respeita.
'Encarna o espírito da aventura, da malandragem e da fraude; é 
sereno e arrojado e na hora da refrega ou da contenda, antes de pensar 
na chupa ou na navalha, sempre ao manto cosida, vale-se de sua 
esplêndida destreza, com ela confundindo e vencendo os mais armados 
e fortes contendores.
'Nessa hora o homem franzino e leve transfigura-se. Atira longe o 


[Linha 1200 de 3846 - Parte 1 de 3]


seu feltro chamorro, seu manto de saragoça e aos saltos, como um 
símio, como um gato, corre, recua, avança e rodopia, ágil, astuto, cauto 
e decidido. Nesse manejo inopinado e célere, a criatura é um ser que 
não se toca, ou não se pega, um fluido, o imponderável, pensamento, 
relâmpago. Surge e desaparece.
'Mostra-se de novo e logo se tresmalha. Toda sua força reside 
nessa destreza elástica que assombra e diante da qual o tardo europeu 
vacila atônito, o africano se trasteja.
'Embora na hora da luta traga ele entre a dentuça podre o ferro 
da hora extrema, é da cabeça, braço, mão e perna ou pé que se vale 
para abater o êmulo minaz.
'Com a cabeça em meio aos pulos em que anda, atira a cabeçada 
sobre o ventre daquele com quem luta e o derruba. Com a perna lança 
a trave, o calço. A mão joga a tapona e com o pé a rasteira, o pião e 
ainda o rabo de arraia.
'Tudo isso numa coreografia de gestos que confunde. Luta com 
dois, com três, e até quatro ou cinco. E os vence a todos. Quando os 
quadrilheiros chegam com suas armas e os seus gritos de justiça, sobre 
o campo de luta nem traço mais se vê do capoeira feroz que se fez 
nuvem, fumaça e desapareceu.
'Na hora da paz ama a música, a doçura sensual do brejeiro 
lundu, dança a fôfa, a chocaina e a sarambeque pelos lugares onde haja 
vinho, jogo, fumo e mulatas. Freqüenta os pátios das tabernas, os 
antros da maruja para os lados do Arsenal. Usa e abusa da moral da 
ralé, moral oblíqua, reclamando pelourinho, degredo e às vezes, forca.
'Tem sempre por amigo do peito um falsário, por companheiro de 
enxerga um matador profissional e por comparsa, na hora da taberna, 
um ladrão. No fundo, ele é mau porque vive onde há o comércio do vício 
e do crime. Socialmente, é um cisto, como poderia ser uma flor. Não lhe 
faltam, a par dos instintos maus, gestos amáveis e enternecedores. É 
cavalheiresco para com as mulheres. Defende os fracos. Tem alma de 
Dom Quixote. E com muita religião. Muitíssima. Pode faltar-lhe ao sair 
de casa o aço vingador, a ferramenta de matar, até a própria coragem, 
mas não esquece do escapulário sobre o peito e traz na boca, sempre, o 
nome de Maria ou de Jesus.
'Por vezes, quando a sombra da madrugada ainda é um grande 
capuz sobre a cidade, está ele de joelhos, compassivo e piedoso, 
batendo no peito, beijando humildemente o chão, em prece, diante de 
um nicho iluminado, numa esquina qualquer. Está rezando pela alma 
do que sumiu do mundo, do que matou.
'É de crer que, como sentimento, o capoeira é realmente um tipo 
encantador..."
      Durante a primeira metade do século XIX, a Capoeira parece ter 
se configurado como uma experiência essencialmente escrava. 
Entretanto, a partir dos anos 1850, altera-se a composição étnica e 
social de seus praticantes, com a incorporação de libertos e livres, 
muitos dos quais brancos. Dentre esses últimos havia alguns membros 
da elite e também inúmeros estrangeiros, predominantemente 
portugueses. Tal ampliação introduz mudanças na prática da capoeira 
como a disseminação do uso da navalha, característico dos fadistas 


[Linha 1250 de 3846 - Parte 1 de 3]


lusitanos. 
      Durante o segundo reinado, algumas maltas de capoeira tiveram 
intensa atuação política, inclusive atuando junto aos partidos da época. 
A aproximação com a política monárquica lhes acarretará uma 
implacável perseguição por parte dos republicanos sendo que estes, ao 
assumirem o poder, incluirão a prática da capoeira como um crime 
previsto pelo Código Penal de 1890. 
      Já em 1872 levantavam-se as primeiras vozes pedindo a 
criminalização da capoeira. Reconhecendo os esforços da polícia para 
reprimir a "audácia" dos capoeiras, "terror da população pacífica", o 
chefe de polícia do Rio de Janeiro reclama, em seu relato anual, da 
dificuldade de se reprimir a capoeira posto que esta "não é um crime de 
acordo com o Código Criminal" (Holloway,1989:669). 
      Seis anos depois, novamente se fala sobre o assunto, porém 
observa-se uma diferença qualitativa na razão da perseguição aos 
capoeiras. Se, até aqui, os capoeiras são perseguidos, principalmente, 
porque oferecem algum tipo de ameaça física aos "pacíficos cidadãos", 
seja quando "cometem ferimentos" ou ``provocam desordens", agora o 
argumento primordial é outro. Referindo-se à capoeira como uma 
"doença moral" que prolifera na "grande e civilizada cidade", o chefe de 
policia da Corte ressalta a necessidade de se formalizar a criminalização 
da capoeira, sugerindo a deportação dos estrangeiros e o envio dos 
brasileiros para colônias penais (op. cit. 1989:669). 
      Nesse período muda o motivo central da argumentação policial: o 
discurso da repressão passa a coadunar-se com os pressupostos 
evolucionistas vigentes àquela época. Esses conceitos, pautados numa 
abordagem biológica do social, pressupunham a inferioridade racial do 
negro. Assim, o temor do "contágio moral" da "barbárie negra" orientava 
a ação das autoridades. 
      No entanto, a Capoeira, ao mesmo tempo em que sofre uma 
intensificação da perseguição policial, começará também a ser descrita 
por alguns literatos cariocas, não apenas pelo que "tem de mau e 
bárbaro" mas também como uma "excellente gymnastica", a ser adotada 



(Continue a leitura na parte 2 clicando no link abaixo)

A Arte da Capoeira - Parte 2 de 3 - Camille Adorno
http://publicadosbrasil.blogspot.com.br/2017/07/a-arte-da-capoeira-parte-2-de-3-camille.html








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