domingo, 9 de novembro de 2025

Documentarista lança livro para superar o luto após o suicídio do filho

Documentarista lança livro para superar o luto após o suicídio do filho

Joatan Vilela Berbel alerta para o perigo da depressão e diz: 'Esse é um tributo para que a morte não o leve'.

Esta é uma coluna sobre uma das perdas mais devastadoras que existem – e sobre como é possível seguir em frente. Para o documentarista Joatan Vilela Berbel, a forma de lidar com o suicídio do filho único, Alvaro Cesario Alvim Berbel, foi organizar um livro com textos de autoria do próprio Alvaro, que encontrou num caderno. Foi assim que nasceu Com uns Contos eu Canto e Conto, que será lançado nesta segunda-feira, dia 03/11/2025:

“Em vez de ficar sofrendo e chorando, resolvi trabalhar e celebrar a vida, o que ele criou. O lançamento, na véspera do seu aniversário de 45 anos, será também um tributo para que Alvaro continue vivo. Não vou deixar que a morte o leve”, afirma Berbel.



Joatan Vilela Berbel ao lado do filho, Alvaro, que completaria
45 anos no dia 4 de novembro — Foto: Acervo pessoal



Alvaro havia sido diagnosticado com depressão em 2000 e, desde então, alternava períodos de estabilidade com crises severas. Foram muitos os bons momentos: a graduação e o mestrado em economia, o casamento e o nascimento do filho. O problema é que, nos intervalos nos quais se sentia bem, costumava deixar de lado o tratamento.

“Ele suspendia a medicação, cortava o contato com o psiquiatra. Não adiantava eu dizer que a depressão não tem cura, só tem controle, porque Alvaro sempre achava que conseguiria dar conta de tudo. E, a cada crise, a vala era maior, mais profunda e de difícil travessia”, conta o pai.

No dia 27 de maio, Berbel foi a primeira pessoa a ver o filho sem vida. Ele lembra que Alvaro tinha tirado férias em novembro de 2024, porque já vinha enfrentando uma nova crise, e acabou entrando de licença médica no BNDES, onde trabalhava:

“Na véspera do suicídio, ele retornaria ao trabalho, mas já havia me dito que tinha vergonha de voltar e ser visto com reservas pelas pessoas. A depressão o derrotou, o jogou contra a parede e não lhe deu outra alternativa senão dar um fim a tantos anos de sofrimento, medicamentos e terapias. Posso dizer que foi embora sereno, porque fui o primeiro a ter contato com ele já morto, e seu semblante estava plácido”.

O lançamento será na Casa 11 Sebo e Livraria, em Laranjeiras, bairro carioca onde Alvaro vivia. Haverá também a exibição da videobiografia Tributo ao Alvaro, feita pelo documentarista. O livro traz 12 pequenos contos e depoimentos das pessoas próximas. 
Berbel editou a obra a partir de anotações e de histórias publicadas numa plataforma on-line. Os manuscritos foram escaneados e ficam lado a lado com a transcrição dos conteúdos, revelando a dimensão da angústia que o acompanhava, como no conto Coragem para olhar meu avesso:

“Na verdade ainda acho muito difícil viver. Ou talvez a vida seja simples, mas uma camada de coisas que não sei dar o nome foram tornando minha vida mais complicada. Eu aqui escrevo gotas. Dentro de mim há um oceano.”



Capa do livro com textos de Alvaro Cesario Alvim Berbel:
pai quis fazer um tributo ao filho, que se suicidou em maio
— Foto: Reprodução




Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Exoplaneta descoberto próximo da Terra pode estar coberto de água

02 - Americano vai preso após criar monstro

03 - O Primo da zebra - Os Quaggas

04 - 8 casos arrepiantes e recentes de canibalismo

05 - Miniarquiteto - Natureza

06 - Sujeito a chuvas e trovoadas - O Tempo

07 - FOOTLOOSE (1984) - Filme dos anos 80

08 - Os Bruzundangas - Parte 4 de 4 - Lima Barreto

09 - Compare as diferenças entre as imagens dos telescópios James Webb e Hubble

10 - Como Hitler morreu - O que há por trás do mistério sobre a morte do líder nazista





SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93








Nenhum comentário:

Postar um comentário