segunda-feira, 30 de março de 2015

Brasil desperdiça, por ano, o equivalente a seis vezes o volume da Cantareira


Brasil desperdiça, por ano, o equivalente a seis vezes o volume da Cantareira

Novo estudo revela volume de água não tratada.


Um novo estudo, feito pelo Instituto Trata Brasil, revela que o país desperdiçou mais de 6,5 bilhões de m³ de água tratada em 2013: o equivalente a 6,5 vezes a capacidade do Sistema Cantareira. A pesquisa analisou as perdas do recurso natural nas 100 maiores cidades nacionais.

E esse desperdício não afeta apenas a distribuição de água, como também pesa no bolso. Suas perdas equivalem a mais de R$ 8 bilhões ao ano e corresponde a cerca de 80% dos investimentos de água e esgoto.

Esse índice é baseado no nível de água que não foi faturada pelos sistemas de abastecimento do país, que é desperdiçada na tubulação ou utilizada de forma irregular por ligações clandestinas. Em 2013, a média foi de 39,07%.

A região Norte tem o percentual mais elevado de perda: 60,6%. Já a região com índice mais baixo é a Sul, com 34,7%.

Se comparado aos dados de 2004, o estudo mostra que a perda de faturamento evoluiu pouco, de 42,2% para os 39,1% de 2013. Para o Instituto Trata Brasil, se nos próximos cinco anos houver uma queda de 15% nas perdas no país - ou seja, de 39% para 33%, os ganhos totais acumulados em relação ao ano inicial seriam de R$ 3,85 bilhões.

Via Maxpress


Nenhum comentário:

Postar um comentário