quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Conheça as seis galáxias mais estranhas do Universo


Conheça as seis galáxias mais estranhas do Universo


Ainda estamos muito longe de desvendar os segredos do Universo, mas do pouco que conhecemos podemos dizer que há coisas que fogem à nossa compreensão, entre elas algumas formações de galáxias. Separamos abaixo, diferentes tipos que não seguem o mesmo “padrão de beleza” que a nossa Via Láctea. Confira abaixo algumas que se parecem para lá de exóticas aos nossos olhares humanos:


Galáxia Olho Negro: também chamada de M64 ela está repleta de novas estrelas. Seu centro possui bastante hidrogênio, indicando formação de novas estrelas. O mais intrigante dessa galáxia é que estrelas e o gás na parte avermelhada giram para um lado, enquanto, a poeira em torno da estrutura gira para o outro.


Galáxia do Boto: trata-se de um sistema de duas galáxias: o “boto” (que é parte da NG 2936) e o “ovo”, chamado de Arp 142. Esta galáxia está inserida na constelação de Hydra e dentro de um bilhão de anos ou mais as duas galáxias serão uma só.


Galáxia Cata-vento do Sul: localizada na constelação de Hydra, a galáxia Catavento do Sul, ou M83, é uma das mais brilhantes do nosso céu.



Galáxia Sombrero: seu formato parece o famoso chapéu mexicano. Essa galáxia é formada por diversos e variados grupos de estrelas. Não se sabe como os seus anéis foram formados, mas especula-se que no seu interior exista um buraco negro maciço.



Galáxias Antennae: é mais um exemplo de duas galáxias que estão se fundindo, porém em um estágio muito avançado. O próximo passo é atingir um equilíbrio que resultará em uma única galáxia. Somente as maiores estruturas sobreviverão à fusão.



Objeto de Hoag: esta galáxia é formada por estrelas brilhantes e amarelas no centro e um anel azul de estrelas separadas por um gigantesco vazio. Apesar dessa curiosa configuração, trata-se mesmo de uma galáxia única.


Fontes: HypeScience , Listverse




Nenhum comentário:

Postar um comentário