A Pata da Gazela - Parte 1 de 3 - José de Alencar
O Livro A Pata da Gazela, obra de José de Alencar é uma crítica a sociedade do século XIX.
Em "A pata de Gazela", obra de 1870, o autor retrata a sociedade brasileira, mais precisamente a carioca, do século XIX de forma irônica. Muitos consideram este livro a Cinderela brasileira.
A história envolve quatro personagens: Horácio, Leopoldo, Amélia e Laura, onde acontece um triangulo amoroso. No livro o autor tenta mostrar o quão falido é a ideia de que o belo é quem deve ser amado. Mais uma vez José de Alencar traz um pouco de realismo a um romance.
(SEGUE A BAIXO A OBRA COMPLETA DIVIDIDA EM 3 PARTES)
(SEGUE A BAIXO A OBRA COMPLETA DIVIDIDA EM 3 PARTES)
I
Estava parada na Rua da Quitanda, próximo à da Assembléia, uma linda vitória, puxada por soberbos cavalos do Cabo.
Dentro do carro havia duas moças; uma delas, alta e esbelta, tinha uma presença encantadora; a outra, de pequena estatura, muito delicada de talhe, era talvez mais linda que sua companheira.
Estavam ambas elegantemente vestidas, e conversavam a respeito das compras que já tinham realizado ou das que ainda pretendiam fazer.
-- Daqui aonde vamos? perguntou a mais baixa, vestida de roxo claro.
-- Ao escritório de papai: talvez ele queira vir conosco. Na volta passaremos pela Rua do Ouvidor, respondeu a mais esbelta, cujo talhe era desenhado por um roupão cinzento.
O vestido roxo debruçou-se de modo a olhar para fora, no sentido contrário àquele em que seguia o carro, enquanto o roupão, recostando-se nas almofadas, consultava uma carteirinha de lembranças, onde naturalmente escrevera a nota de suas encomendas.
-- O lacaio ficou-se de uma vez! disse o vestido roxo com um movimento de impaciência.
-- É verdade! respondeu distraidamente a companheira.
Estas palavras confirmavam o que aliás indicava o simples aspecto da carruagem: as senhoras estavam à espera do lacaio, mandado a algum ponto próximo. A impaciência da moça de vestido roxo era partilhada pelos fogosos cavalos, que dificilmente conseguia sofrear um cocheiro agaloado.
Depois de alguns momentos de espera, sobressaltou-se o roupão cinzento, e conchegando-se mais às almofadas, como para ocultar-se no fundo da carruagem, murmurou:
-- Laura!... Laura!...
E como sua amiga não a ouvisse, puxou-lhe pela manga.
-- O que é, Amélia?
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-- Não vês? Aquele moço que está ali defronte nos olhando.
-- Que. tem isto? disse Laura sorrindo.
-- Não gosto! replicou Amélia com um movimento de contrariedade. Há quanto tempo está ali e sem tirar os olhos de mim?
-- Volta-lhe as costas!
-- Vamos para diante.
-- Como quiseres.
Avisado o cocheiro, avançou alguns passos, de modo a tirar ao curioso a vista do interior do carro; mas o mancebo não desanimou por isso, e passando de uma a outra porta, tomou posição conveniente para contemplar a moça com admiração franca e apaixonada.
Simples no traje, e pouco favorecido a respeito de beleza; os dotes naturais que excitavam nesse moço alguma atenção eram uma vasta fronte meditativa e os grandes olhos pardos, cheios do brilho profundo e fosforescente que naquele momento derramavam pelo semblante de Amélia.
Havia minutos que, percorrendo a Rua da Quitanda em sentido oposto à direção do carro, avistara a moça recostada nas almofadas, e sentira a seu aspecto viva impressão. Sem disfarce ou acanhamento, recostando-se à ombreira de uma porta de escritório, esqueceu-se naquela ardente contemplação.
O coração é um solo. Vale onde brotam as paixões, como os outros vales da natureza inanimada, ele tem suas estações, suas quadras de aridez ou de seiva, de esterilidade ou de abundância.
Depois das grandes borrascas e chuvas, os calores do sol produzem na terra uma fermentação, que forma o húmus; a semente, caindo aí, brota com rapidez. Depois das grandes dores e das lágrimas torrenciais, forma-se também no coração do homem um húmus poderoso, uma exuberância de sentimento que precisa de expandir-se. Então um olhar, um sorriso, que aí penetre, é semente de paixão, e pulula com vigor extremo.
O moço parecia estar nessas condições: ele trajava luto pesado, não somente nas roupas negras, como na cor macilenta das faces nuas, e na mágoa que lhe escurecia a fronte.
Notando Amélia a insistência do mancebo, ficou vivamente contrariada. Aquele olhar profundo, que parecia despedir os fogos surdos de uma labareda oculta, incutia nela um desassossego íntimo. Agitava-se impaciente, como uma criatura no meio de um sono inquieto ou mesmo de um ligeiro pesadelo.
Até que abriu o chapeuzinho-de-sol, para interceptar a contemplação apaixonada de que era objeto. Nesta ocasião, Laura, que freqüentemente se debruçava para ver quando vinha o lacaio, retraiu o corpo com vivacidade:
-- Enfim; aí vem!
-- Felizmente! disse Amélia.
O lacaio aproximava-se a passos medidos; trazia na mão um embrulho de papel azul, que o
atrito dos dedos e a oscilação dos objetos envoltos desfizera, obrigando o portador a apertá-lo de vez em quando.
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Julgando ao cabo de alguns instantes que o lacaio já tocava o estribo da carruagem, Amélia, tomando um tom imperativo, disse para o cocheiro:
-- Vamos! vamos!
Ao aceno que lhe fez o cocheiro, o lacaio correu, chegando a tempo de apanhar o carro, que partia ao trote largo da fogosa parelha. Deitar o embrulho na caixa da vitória, rodear em dois saltos e galgar o estribo da almofada, foi para o criado, habituado a essa manobra, negócio de um instante. Não percebera ele, porém, que abrindo-se o papel com a corrida, um dos objetos nele contidos escorregara e, justamente na ocasião de deitar o embrulho na caixa do carro, caíra na calçada.
Laura, que se inclinara com vivo interesse para tomar o embrulho das mãos do lacaio, tivera um pressentimento do acidente, ao ver o papel desenrolado. Fechando-o rapidamente e escondendo-o por baixo do assento da vitória, ela debruçou-se ainda uma vez para verificar se com efeito alguma coisa havia caído. Ao mesmo tempo acompanhava o movimento com estas palavras de contrariedade:
-- Como ele manda isto! Por mais que se lhe recomende!
Laura nada viu, porque já a vitória rodava ligeiramente sobre os paralelepípedos.
Nesse momento, porém, dobrando a Rua da Assembléia, se aproximara um moço elegante não
só no traje do melhor gosto, como na graça de sua pessoa: era sem dúvida um dos príncipes da moda, um dos leões da Rua do Ouvidor; mas desse podemos assegurar pelo seu parecer distinto que não tinha usurpado o título.
O mancebo viu casualmente o lacaio quando passara por ele correndo, e percebeu que um objeto caíra do embrulho.
Naturalmente não se dignaria abaixar para apanhá-lo, nem mesmo deitar-lhe um olhar, se não visse aparecer ao lado da vitória o rosto de uma senhora, que o aspecto da carruagem indicava pertencer à melhor sociedade.
Então apressou-se, para ter ocasião de fazer uma fineza, e pretexto de conhecer a senhora, que lhe parecera bonita. Os leões são apaixonadíssimos de tais encontros; acham-lhes um sainete que destrói a monotonia das relações habituais.
Quando o moço ergueu-se com o objeto na mão, já o carro dobrava a Rua Sete de Setembro.
Ficou ele um momento
indeciso, olhando em torno, como se esperasse alguma informação a respeito da pessoa a
quem pertencia o carro. Sem
dúvida a senhora era conhecida em alguma loja de fazendas; talvez tivesse aí feito compras.
Não obtendo, porém, informações, nem colhendo resultado da pergunta que fizera a um caixeiro
próximo, resolveu-se
a
meter o objeto no bolso e seguir seu caminho.
II
Horácio de Almeida, o nosso leão, voltou a casa à hora do costume, quatro da tarde.
Os sucessivos encontros da Rua do Ouvidor; a conversa no Bernardo; a visita indispensável ao
alfaiate; as anedotas
do
Alcázar na noite antecedente; a crônica anacreôntica do Rio de Janeiro, chistosamente
comentada; algumas rajadas
de
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maledicência, que é a pimenta social; todas essas ocupações importantes, que absorvem a vida
do leão, distraíram
Horácio a
ponto de se esquecer ele do objeto guardado no bolso do paletó.
Como admitir que um príncipe da moda não aproveitasse a aventura do carro, para sobre ela
bordar um romance de
rua,
com que excitasse a curiosidade dos amigos? Realmente é admirável; e seria incompreensível
se não fosse a
circunstância de
ter poucos passos adiante encontrado uma das mais ricas herdeiras do Brasil, a quem o nosso
leão arrastava... ia dizer
a asa,
mas isso seria anacronismo; dizia-se no tempo em que os leões se chamavam galos; hoje deve
dizer-se arrastar a juba;
é mais
bonito e indica mais submissão. Arrastar a asa é enfunar-se; arrastar a juba é prostrar-se.
Foi só quando, encostado em sua otomana, descansava para o jantar, que Horácio, procurando
a carteira de charutos
no
bolso do fraque, lembrou-se do objeto. Teve então curiosidade de examiná-lo: sabia o que era;
na ocasião de
apanhá-lo
reconhecera o pé de uma botina de senhora; mas não fizera grande reparo.
Agora, porém, que de novo o tinha diante dos olhos, a sós em seu aposento, e despreocupado
da idéia de o restituir,
Horácio
achou o objeto digno de séria atenção; e aproximando-se da janela, começou um exame
consciencioso.
Era uma botina, já o sabemos; mas que botina! Um primor de pelica e seda, a concha mimosa
de uma pérola, a
faceira irmã
do lindo chapim de ouro da borralheira; em uma palavra a botina desabrochada em flor, sob a
inspiração de algum
artista
ignoto, de algum poeta de ceiró e torquês.
Não era, porém, a perfeição da obra, nem mesmo a excessiva delicadeza da forma, o que
seduzia o nosso leão; eram
sobretudo os debuxos suaves, as ondulações voluptuosas que tinham deixado na pelica os
contornos do pezinho
desconhecido. A botina fora servida, e muitas vezes; embora estivesse ainda bem conservada,
o desmaio de sua
primitiva cor
bronzeada e o esfrolamento da sola indicavam bastante uso.
Se fosse um calçado em folha, saído da loja, não teria grande valor aos olhos do nosso leão,
habituado não só a ver,
como a
calçar, as obras primas de Milliès e Campàs. Talvez reparando muito naquela peça que tinha
nas mãos, notasse maior
elegância no corte, e um apuro escrupuloso na execução; porém mais natural seria escapar-lhe
essa mínima
circunstância.
Mas a botina achada já não era um artigo de loja, e sim o traste mimoso de alguma beleza, o
gentil companheiro de
uma moça
formosa, de quem ainda guardava a impressão e o perfume. O rosto estufava mostrando o firme
relevo do pezinho
arqueado.
Na sola se desenhava a curva graciosa da planta sutil, que só nas extremidades beijava o chão,
como o silfo que frisa
a
superfície do lago com a ponta das asas.
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Há um aroma, que só tem uma flor na terra, o aroma da mulher bonita: fragrância voluptuosa que
se exala ao mesmo
tempo
do corpo e da alma; perfume inebriante que penetra no coração como o amor volatilizado. A
botina estava
impregnada desse
aroma delicioso; o delicado tubo de seda, que se elevava como a corola de um lírio, derramava,
como a flor, ondas
suaves.
O mancebo colocara longe de si o charuto para não desvanecer com o fumo os bafejos daquele
odor suave. Não
havia aí o
menor laivo de essência artificial preparada pela arte do perfumismo; era a pura exalação de
uma cútis acetinada,
esse hálito
de saúde que perspira através da fina e macia tez, e como através das pétalas de uma rosa.
De repente uma idéia perpassou no espírito do moço, que o fez estremecer. Essa botina grácil,
em que mal caberia sua
mão
aristocrática, essa botina mais mimosa do que sua luva de pelica, não podia ter um número
maior do que o de seus
anos, vinte
e nove!
-- Será de uma menina! murmurou ele um tanto desconsolado.
Examinou novamente a obra-prima, voltou-a de todos os lados, apalpou docemente o salto e o
bico, dobrou a orla da
haste,
sondou o interior da concha, que servira de regaço ao feiticeiro pezinho. Depois de alguns
instantes deste exame
profundo e
minucioso, um sorriso expandiu o semblante de Horácio
-- É de moça, é de mulher! murmurou ele. Aqui estão os sinais evidentes; não podem falhar. A
fábula de Édipo é uma
verdade eterna. no enigma da esfinge está realmente o mito da vida. O homem é o animal que
de manhã anda sobre
quatro
pés; ao meio-dia sobre dois; à tarde sobre três. Na infância, a criatura, como a planta,
conserva-se rasteira, brota,
pulula, mas
conchega-se mais ao solo de que recebe toda a nutrição; as mãos servem-lhe de pés. Depois da
juventude, na época da
expansão, a criatura se lança para o espaço, exalta-se; é a árvore que hasteia e procura as
nuvens; a planta pede ao
céu os
orvalhos e a luz do sol; a alma pede a crença, a fé, a esperança, de que se geram as flores, que
nós chamamos paixões.
Na
velhice, o homem se inclina de novo para a terra, como o tronco carcomido; é o pó, que, depois
de revoar no espaço,
deposita-se outra vez no chão. Então o velho precisa do bordão; uma das mãos torna-se pé e
calça esse coturno da
mais
triste das tragédias humanas, a decrepitude.
Horácio observou de novo atentamente o objeto que tinha entre as mãos.
-- A menina de quinze anos já não é a corça de quatro patas; não está mais na alvorada da vida,
na puerícia; também
ainda
não chegou ao meio-dia do qual aproxima-se. Contudo, seu andar conserva ainda aquela atração
para a terra; é
pesado;
calca o chão com força; tem o quer que seja de sacudido, que revela os impulsos da alma para
desprender-se do pó e
elevar-se; assemelha a singradura do batel, que ora se levanta, ora se submerge. Se esta
botina fosse de uma menina,
[Linha 250 de 4669 - Parte 1 de 3]
aqui
estariam impressos esses caracteres de sua idade. A sola, em vez de levemente triturada nas
extremidades, estaria
estragada;
o salto cambado. É uma observação que todo sapateiro confirmaria: o menino gasta o calçado
pela sola, o homem
pelo
couro; a razão, o sapateiro a ignora, mas o filósofo a conhece: o menino é o inseto que rasteja, a
larva; o homem é o
inseto
que voa, o besouro; aquele anda com o ventre, este com a asa.
Horácio sorriu.
-- Esta botina é de moça; e moça em todo o viço da juventude: a sola apenas roçada junto à
ponta, o salto quase
intato, não
estão descrevendo com a maior eloqüência a sutileza do passo ligeiro? Eu sinto, posso dizer eu
vejo, esse andar gentil,
que
manifesta a deusa, como disse o poeta; a deusa, a Vênus deste olimpo em que vivemos, a
mulher. Só quando toda
seiva se
precipita para o coração, quando germinam os botões que mais tarde abrirão em flor, só nesse
momento de assunção
é que a
mulher tem este andar sublime e augusto. É o andar do passarinho que, roçando a relva, sente o
impulso das asas; é o
andar
do astro nascente, caminhando para a ascensão; é o andar do anjo que, mesmo tocando a terra,
parece prestes a fugir
ao
céu; e é, finalmente, a elação d'alma que aspira de Deus os eflúvios do amor, do amor, único
ambiente do coração!
Nisto o moço descobriu na fivela do laço da botina alguma coisa que lhe excitou vivo reparo;
chegando-se à luz, viu as
voltas
de um fio, que prendeu entre as brancas unhas afiladas, verdadeiras garras de leão da moda.
Com alguma paciência
retirou
um longo cabelo castanho e muito crespo.
-- Outra prova de que aliás não carecia! Este cabelo é de mulher; não há menina que possa ter.
Quatro palmos, além
do que
se partiu naturalmente! Bem se vê que é uma palmeira frondosa, e não um arbusto! Tem o
cabelo castanho e crespo,
duas
coisas lindas sem dúvida, embora minha paixão seja a trança basta e lisa, negra como uma asa
de corvo. Esse
negrume dá à
mulher o quer que seja de satânico: lembra que ela também gerou se da terra; não é anjo
somente; não é somente
filha do céu.
Eu não posso suportar a mulher-serafim, que parece desdenhar do mundo onde vive, e do pó de
que é feita.
Horácio voltou a botina.
-- Mas seja embora castanha, ou mesmo loura, que é uma cor insípida de cabelo! Que me
importa isto? Tenho alguma
coisa
com seu cabelo? O que amo nela é o pé: este pé silfo, este pé anjo, que me fascina, que me
arrebata, que me
enlouquece!...
Horácio, que até então se contentava com olhar e apalpar a botina, inclinou-se e beijou-a no
rosto; mas tímida e
respeitosamente. Não era essa a imagem do pé sedutor, que ele adorava como um ídolo?
[Linha 300 de 4669 - Parte 1 de 3]
-- Mas onde encontrá-lo? como reconhecê-lo? exclamou dolorosamente Horácio, sentindo a
realidade da situação.
Nenhum indício que lhe revelasse o nome da mulher a quem pertencia essa gentil botina, ou lhe
indicasse ao menos os
traços
de sua passagem A lembrança vaga de libré de um lacaio era o único vestígio que restava, mas
com este dificilmente
poderia
descobrir o objeto de sua adoração Há tantos lacaios no Rio de Janeiro; e tantas librés que se
confundem! Talvez
nunca mais
encontrasse aquele que procurava; e encontrando, nem o reconhecesse
-- Desgraçado! dizia o leão. Quase nem o olhaste; mas podias tu adivinhar, Horácio, que tesouro
deixara cair aquele
bruto?
O mancebo inclinara ao peito a bela cabeça esmorecida; a ventura lhe tinha sorrido de longe,
para escarnecer dele, o
leão
mais querido das belezas fluminenses, o Átila do Cassino, o Genserico da Rua do Ouvidor
De repente ergueu-se dum ímpeto:
-- Hei de possuí-lo!... exclamou ele com o tom com que Alexandre se prometeu o império da Ásia.
III
Ninguém imagina que belos talentos sorve essa voragem do mundo que chamam a vida
elegante.
São como as árvores luxuriantes que se vestem de linda folhagem, e consomem toda a seiva
nessa gala estéril e
efêmera.
Nunca elas dão fruto, nem sequer flor.
Horácio de Almeida era uma de tantas inteligências desperdiçadas no incessante bulício da
moda.
Muitos poetas, dos que têm seu nome estampado em rosto de livro não empregaram na fábrica
de seus versos o
aticismo, a
inspiração e a graça com que o nosso leão torneava no baile um galanteio, ou aguçava um
epigrama.
Pintores são festejados, que não sabem o segredo dos toques delicados, e do supremo gosto,
que Horácio imprimia no
laço
de sua gravata, em suas maneiras distintas, nos mínimos acidentes de seu traje apurado.
E a fisiologia?
Poucos homens conheciam como Horácio o coração da mulher; porque bem raros o teriam
estudado com tanta
assiduidade.
O mais sábio professor ficaria estupefato da lucidez admirável, com que o leão costumava ler
nesse caos da paixão,
que a
anatomia chamou coração de mulher.
A razão é simples. O professor estudou no gabinete; consultou as obras dos mestres, coligiu
observações alheias, e
arranjou
[Linha 350 de 4669 - Parte 1 de 3]
um sistema sobre o que não sofre regras: sobre a paixão cuja essência é o imprevisto, o
anômalo, o indefinível.
Ao contrário, Horácio tinha estudado na realidade da vida; devassara os refolhos do pólipo, lhe
sentira as pulsações, e
fizera
experiências in anima Vili. Não fatigou sua memória com a inútil bagagem dos termos técnicos e
das noções
científicas: lia os
hieróglifos do amor com a linguagem garrida do homem da moda.
A perspicácia do olhar, a profundeza da investigação e a certeza de observação, com que o
nosso leão sondava o
abismo do
coração e rastreava no semblante da mulher os vagos sintomas de uma inclinação nascente, ou
de uma afeição
expirante, só
os grandes médicos possuem tão altos dotes.
Assim gastava Almeida a mocidade, desfolhando seu belo talento pelas salas e pontos de
reunião. As riquezas de sua
elevada
inteligência, as ia ele esparzindo nas elegantes futilidades de um ócio tão laborioso, como é o
far niente de um leão.
Consumir o tempo não se apercebendo de sua passagem; livrar-se do fardo pesado das horas
sem ocupação; há nada
mais
difícil para o homem que ignora o trabalho?
Se o Almeida poupasse desse tempo tão esperdiçado alguns momentos no dia para dedicá-los a
um fim sério e útil, à
ciência,
à literatura, à arte, que belos triunfos não obteria sua rica imaginação servida por um espírito
cintilante?
Mas o nosso leão tinha a este respeito idéias excêntricas.
-- A política, dizia ele, quando não dá em especulação, passa a mistificação. A ciência, se
escapa de mania, torna-se
uma
gleba em que o sábio trabalha para o néscio. Literatura e arte são plágios; quem pode fazer
poesia e romance ao vivo,
não se
dá ao trabalho de reproduzi-los; nem contempla estátuas, quem lhes admira os modelos
animados e palpitantes.
Com tais paradoxos, Horácio não achava emprego mais digno para a inteligência, do que a
difícil ciência de consumir
gradualmente a vida e atravessar sem fadiga e sem reflexão por este vale de lágrimas, em que
todos peregrinamos
A mulher era para ele a obra suprema, o verbo da criação. Toda a religião como toda a
felicidade, toda a ciência como
toda
a poesia, Deus a tinha encarnado nesse misto incompreensível do sublime e do torpe, do
celeste e do satânico:
amálgama de
luz e cinzas, de lodo e néctar.
-- Amar é adorar a Deus na sua ara mais santa, a mulher. Amar é estudar a lei da criação em seu
mais profundo
mistério, a
mulher. Amar é admirar o belo em sua mais esplêndida revelação; é fazer poemas e estátuas
como nunca as realizou o
gênio
humano.
Mas o que sentia Horácio era apenas o culto da forma, o fanatismo do prazer.
[Linha 400 de 4669 - Parte 1 de 3]
O amor, o verdadeiro amor consiste na possessão mútua de duas almas; e essa, pode o homem
iludir-se alguma vez,
mas
quando se realiza, é indissolúvel. Nada separa duas almas gêmeas que prende o vínculo de
sua origem divina.
O mancebo admirava na mulher a formosura unicamente: apenas artista, ele procurava um tipo.
Durante dez anos
atravessara
os salões, como uma galeria de estátuas animadas e vivos painéis, parando um instante em
face dessas obras-primas
da
natureza.
Vieram uns após outros todos os tipos: a beleza ardente das regiões tépidas, ou a suave
gentileza da rosa dos Alpes; o
moreno voluptuoso ou a alvura do jaspe; a fronte soberana e altiva ou o gesto gracioso e meigo;
o talhe opulento e
garboso
ou as formas esbeltas e flexíveis.
Seu gosto foi-se apurando; e ao cabo de algum tempo tornou-se difícil. A beleza comum já não o
satisfazia; era
preciso a
obra-prima para excitar-lhe a atenção e comovê-lo.
Mas os sentidos se gastam; os mesmos primores da formosura caíram na monotonia. Já o leão
não sentia pela mais
bela
mulher aqueles entusiasmos ardentes da primeira mocidade. Seu olhar era frio e severo como o
de um crítico.
Então, começou o moço a amar, ou antes a admirar, a mulher em detalhe. Sua alma embotada
carecia de um sainete.
Foi a
princípio uma boca bonita, cofre de pérolas, de sorrisos, de beijos e harmonias. Veio depois
uma trança densa e negra,
como
a asa da procela que se inflama. Uma cintura de sílfide, um colo de cisne, um requebro sedutor,
um sinal da face, uma
graça
especial, um não sei que: tudo recebeu culto do nosso leão.
Como um conviva, a quem as iguarias do banquete já não excitam, sua alma babujava na sala
essas gulosinas. Mas
afinal
embotou-se; e o prazer não foi para ela mais do que a vulgar satisfação de um hábito.
O moço cortejava as senhoras como uma ocupação indispensável à sua vida, como o
desempenho da tarefa diária;
mas sem
a menor comoção.
Amar era um entretenimento do espírito, como passear a cavalo, freqüentar o teatro, jogar uma
partida de bilhar.
O amor já não tinha novidades nem segredos para ele, que o gozara em todas as formas; na
comédia e no drama; no
idílio e
na ode. Como Richelieu, diziam até que ele já o havia calcado com o tacão da bota.
Nestas circunstâncias bem se compreende a impressão profunda que nele produzia a mimosa
botina, achada naquela
manhã.
Almeida tinha admirado a mulher em todos os tipos e em todos os seus encantos; mas nunca a
tinha amado sob a
[Linha 450 de 4669 - Parte 1 de 3]
forma
sedutora de um pezinho faceiro. Era realmente para surpreender. Como lhe passara
despercebido esse condão mágico
da
mulher, a ele que julgava ter esgotado todas as emoções do amor?
Sucedeu, como era natural, que uma vez percutidas as energias dessa alma enervada por longa
apatia, a reação foi
violenta.
Inflamou-se a imaginação e especialmente com o toque do mistério que trazia a aventura. Se o
dono da botina, o
sonhado
pezinho, se mostrasse desde logo, não produziria o mesmo efeito; não teria o sabor do
desconhecido, que é irmão do
proibido.
Imagine, quem conhecer o coração humano, a veemência dessa paixão, excitada pelo tédio do
passado e alimentada
por uma
imaginação ociosa. De que loucuras não é capaz o homem que se torna ludíbrio de sua
fantasia?
As extravagâncias de Horácio, contemplando a botina, verdadeiras infantilidades de homem
feito, bem revelavam a
agitação
dessa existência, embotada para o verdadeiro amor e gasta pelo prazer.
Não se riam, homens sérios e graves, não zombem de semelhantes extravagâncias; são elas o
delírio da febre do
materialismo
que ataca o século.
Essa paixão de Horácio, o que é senão aberração da alma, consagrada ao culto da matéria? A
voracidade insaciável
do
desejo vai criando dessas monstruosidades incompreensíveis.
Sucede a esta embriaguez do amor o mesmo que à embriaguez do álcool. A princípio basta-lhe o
vinho fino e
aristocrático;
depois carece da aguardente; e por fim já não a satisfaz a infusão do gengibre em rum, isto é, a
larva de um vulcão
preparada
à guisa de grogue.
IV
Ao mesmo tempo que o nosso leão, entrava Leopoldo de Castro na modesta habitação que então
ocupava na Glória.
Quando lhe fugira a celeste visão, o mancebo foi seguindo com o passo e com os olhos o carro
que levava sua alma
presa
àquele rosto encantador. O passo era rápido e o olhar ardente; um ansiava por chegar; o outro
quisera atrair pela força
da
paixão, pelo ímã das centelhas magnéticas que desferia a alma.
Fosse ilusão dos sentidos perturbados pela comoção interior, ou breve e confusa percepção da
realidade, julgou o
moço ver,
no momento do dobrar o carro pela Rua Sete de Setembro, um talhe esbelto inclinar-se para a
frente, e aparecer de
relance
um rosto alvo, donde escapou-se vivo e rápido olhar.
[Linha 500 de 4669 - Parte 1 de 3]
Leopoldo não tinha o intento de alcançar, nem mesmo seguir, o carro que fugia com velocidade;
mas embalava-o a
esperança
de que um obstáculo qualquer, impedindo por instantes o livre transito, lhe permitisse outra vez
contemplar a moça.
Quando,
porém, isso não sucedesse, consolava-o a idéia de conhecer a direção que tomaria a linda
vitória.
-- Se eu soubesse ao menos para que lado mora ela!... Esse ponto seria o meu horizonte, o meu
céu. Me voltaria para
ali
quando adorasse a Deus e quando conversasse com ela. Amaria as estrelas, as nuvens e até
as borrascas dessa banda
do
firmamento; amaria as ruas, as calçadas e até a poeira desse arrabalde da cidade.
O mancebo vagou assim durante duas horas, percorrendo as ruas sem destino. Não era tanto a
esperança de ver a
moça, ou
somente o carro, como a necessidade de ocupar seu espírito, o que o impelia nessa
perseguição de uma sombra.
-- Eu tornarei a vê-la, pensava ele consigo; e ela me há de amar, tenho convicção. O amor é um
magnetismo; eu
acredito que
o magnetismo se resume nele; que a lei da atração não é senão a lei da simpatia; os pólos são
a cabeça e o coração, na
terra
como no homem. Se ela for a mesma que eu vi com os olhos de minha alma, a mesma que se
revelou à minha paixão,
aquela
a que devo unir-me eternamente para formar um ser mais perfeito, eu caminharei para ela, como
ela para mim,
impelidos por
uma força misteriosa, por mútua aspiração.
Com o animo repousado por essa convicção que nele se derramara, entrou Leopoldo em casa.
Aí o esperava o
isolamento
em que se ia escoando sua vida, depois da perda de uma irmã a quem adorava.
Nessa irmã tinha ele resumido todas as afeições da família, prematuramente arrebatada à sua
ternura; o amor filial,
que não
tivera tempo de expandir-se, a amizade de um irmão, seu companheiro de infância, todos esses
sentimentos cortados
em flor,
ele os transportara para aquele ente querido, que era a imagem de sua mãe.
Essa perda deixara um vácuo imenso no coração de Leopoldo; a princípio enchera-o a dor,
depois a saudade; agora
essa
mesma terna saudade sentia-se desamparada na profunda solidão daquele coração ermo. O
mancebo carecia de uma
afeição
para povoar esse deserto de sua alma, de uma voz que repercutisse nesse lúgubre silêncio. É
tão doce partilhar sua
melancolia, ou seu prazer, com um outro eu, com um amigo ou uma esposa. São dois ombros
para a cruz, e dois peitos
para
a alegria; alivia-se o peso, mas duplica-se o gozo.
Ao cair da tarde, quando o crepúsculo já desdobrava sobre a cidade o véu de gaza pardacenta,
Leopoldo, sentado à
janela
de peitoril de sua casa, fumava um charuto, com os olhos engolfados no azul diáfano do céu,
onde cintilava a
primeira estrela.
A seus pés desdobrava-se a baía plácida e serena como um lago, com a sua graciosa cintura de
montanhas,
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caprichosamente
recortadas.
O espírito do moço não se embebia decerto na perspectiva dessa encantadora natureza, sempre
admirada e sempre
nova. Ao
contrário, abandonava-se todo às recordações de seu encontro pela manhã e aos enlevos que
lhe deixara a
contemplação da
linda moça. Passava e repassava em sua memória, como em um cadinho, todas as
circunstâncias mínimas deste
grande e
importante acontecimento, desde o momento em que assomou a visão até que desapareceu por
último ao dobrar o
canto da
rua.
Achava nisso o mesmo prazer que um menino guloso experimenta em chupar novamente os
favos já saboreados: lá
ficou um
raio de mel, que o lábio ávido colhe. Para Leopoldo esses raios de mel eram os olhares, os
movimentos, os sorrisos da
moça,
avivados pela maior contensão do espírito.
Houve uma ocasião em que o mancebo quis representar em sua lembrança a imagem da moça;
naturalmente
começou
interrogando sua memória a respeito dos traços principais. Como era ela? Alta ou baixa,
torneada ou esbelta, loura ou
morena? Que cor tinham seus olhos?
A nenhuma dessas interrogações satisfez a memória; porque não recebera a impressão
particular de cada um dos
traços da
moça. Não obstante, a aparição encantadora ressurgia dentro de sua alma; ele a revia tal como
se desenhara a seus
olhos
algumas horas antes. Era a imagem diáfana de um sonho que tomara vulto gracioso de mulher.
-- Não me lembro de seus traços, não posso lembrar-me!... murmurava no íntimo. Eu a
contemplei, como se contempla
uma
luz brilhante: vê-se a chama, o esplendor, e nem se repara no espectro que a flama envolve
como uma roupagem. Ela
é minha
luz; não sei a cor e a forma que tem, mas sei que cintila, que me deslumbra; que inunda meu ser
de uma aurora celeste.
Não
poderia descrevê-la, como um poeta... Mas que importa? Pois que eu a sinto em mim; pois que
eu a possuo em meu
coração?
As pálpebras do mancebo cerraram-se coando apenas uma réstia de olhar, que se embebia nas
alvas espirais da
fumaça do
charuto. Percebia-se que naquela névoa se debuxava à sua imaginação a sedutora imagem,
diante da qual ele caía em
êxtases
de uma doçura inefável.
-- Quem sabe? Talvez não seja ela o que nos bailes se chama uma moça bonita; talvez não
tenha as feições lindas e o
talhe
elegante. Mas eu a amo!... O amor é sol do coração; imprime-lhe o brilho e o matiz! Vênus, a
deusa da formosura,
surgindo
da espuma das ondas, não é outra coisa senão o mito da mulher amada, surgindo dentre as
puras ilusões do coração!
[Linha 600 de 4669 - Parte 1 de 3]
O que
eu admiro nela, o que me enleva, é sua beleza celeste; é o anjo que transparece através do
invólucro terrestre; é a alma
pura e
imaculada que se derrama de seus lábios em sorrisos, e a envolve como a cintilação de uma
estrela.
Leopoldo já não estava só na existência; tinha para acompanhá-lo na esperança essa doce
aparição, como para
partilhar a
saudade tinha a memória querida de sua irmã. O coração aproximou as duas imagens; ligou-as
por algum vínculo
misterioso; e
criou assim uma família ideal, em cujo seio viveu para o futuro, como para o passado.
Nas horas do trabalho, o moço absorvia-se completamente nas ocupações habituais e cerrava
sua alma para não
deixar que
as misérias do mundo aí penetrando profanassem o templo de sua adoração, o templo da
esperança e da saudade.
Fora
dessas longas horas, encerrava-se naquele asilo e aí vivia.
Alguns dias depois do encontro da Rua da Quitanda, o Castro percorrendo distraidamente os
jornais da manhã, deu
com os
olhos sobre os anúncios de espetáculo, coisa que desde muito tempo não existia para ele.
Representava-se no Teatro
Lírico a
Lúcia de Lamermoor, o mais sublime poema de melancolia, que já se escreveu na língua dos
anjos.
O mancebo teve um desejo irresistível de ir aquela noite ao espetáculo, apesar de conservar
ainda o luto pesado. Não
compreendia esse capricho de seu coração; atribuiu-o ao encanto das reminiscências daquela
música tão triste, e
também
daquele amor tão estremecido, que os homens quiseram romper, mas a fatalidade uniu para
sempre no túmulo. Ele ia
saturar-se de tristeza; não havia, portanto, profanação de uma dor santa.
Eram perto de dez horas; cantava-se o final do segundo ato da ópera, e Leopoldo, sentado em
uma cadeira, do lado
direito,
estava completamente absorvido no canto magistral de Lagrange e Mirate. Um momento, porém,
ergueu os olhos, e
volvendo-os lentamente, fitou-os em um camarote de segunda ordem. Estremeceu; o olhar
morno e baço que se
escapava de
sua pupila iluminou-se de fogos sombrios e ardentes.
Vira a mulher amada.
Amélia estava nessa noite em uma de suas horas de inspiração, a mulher bela tem, como o
homem de inteligência, em
certos
momentos influições enérgicas de poesia; nessas ocasiões ambos irradiam- a mulher fica
esplêndida, o homem
sublime.
O talhe esbelto da moça desenhava-se através da nívea transparência de um lindo vestido de
tarlatana com laivos
escarlates.
Coroava-lhe a fronte o diadema de suas belas tranças, donde resvalavam dois cachos
soberbos, que brincavam sobre
o colo.
Os cabeleireiros chamam esses cachos de arrependimentos, repentirs. Por que motivo? A alma
que se arrepende
envolve-se
daquela forma; o pesar a confrange. Já se vê que os cabeleireiros também são poetas.
[Linha 650 de 4669 - Parte 1 de 3]
Não foi, porém, o suave perfil da moça, nem os contornos maciços de suas formas gentis, o que
arrebatou o espírito do
mancebo. Ele só viu a luz, o brilho d'alma, rorejando do sorriso. Contemplava a rosa, embebia-
se nela, sem contar-lhe
as
pétalas.
Amélia, que apoiava o lindo braço sobre a almofada de veludo da balaustrada, prestava atenção
à cena, recolhendo
`as vezes
a vista para discorrê-la vagamente pelos camarotes fronteiros. Depois que o pano caiu,
conservou-se na mesma
posição,
conversando com sua mãe e Laura que ali estava de visita. Então voltou rapidamente o rosto, e
deixou cair sobre a
platéia um
olhar súbito e vivo. Foi uma centelha elétrica, listrando no espaço, para logo apagar-se.
Revelou-se no semblante da moça alguma inquietação e visível incômodo. Quis disfarçar, mas
afinal ergueu-se, para
ocultar-se no interior do camarote, por detrás de Laura, a qual ocupava o outro lugar da frente.
O olhar que deitara à platéia encontrou o olhar profundo e ardente de Leopoldo; e batendo de
encontro a esse raio
brilhante,
reagiu como estilete para feri-la no coração.
Leopoldo notou vagamente esse movimento; mas como entre a coluna e o busto de Laura ele
via a sombra da mulher
a quem
amava, não se interrompeu seu enlevo. De vez em quando passava-lhe pelo rosto um lampejo
sutil, no qual pressentia
o olhar
furtivo da moça.
V
Estava a subir o pano.
Amélia resolvera ficar onde estava, e não tomar o lugar da frente, apesar de Laura ter voltado a
seu camarote. Mas
essa
resolução, tão solidamente calcada em seu coração, caiu de repente: bastou um olhar. Vira na
platéia, encostado à
balaustrada da orquestra, um elegante cavalheiro.
Era Horácio.
O sorriso brando que manava dos lábios da moça, como a onda pura e cristalina de um ribeiro,
desapareceu então sob
outro
sorriso mais brilhante, que borbulhava como a frol da cascata. Era o sorriso da vaidade, como o
outro era da
inocência.
A moça colocou-se na frente, fazendo realçar com a graça de seus movimentos a suprema
elegância do talhe.
Demorou-se
mais do que era preciso nesse ato; e sentando-se, houve em seu corpo um impulso quase
imperceptível de misteriosa
expansão. Dir-se-ia que ela se queria debuxar no quadro iluminado do camarote.
A causa desse elance não o adivinham? O leão tinha assestado seu binóculo de marfim; e a
moça com um irresistível
assomo
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de faceirice abandonava-se ao olhar do mancebo.
Durante o ato, Amélia distraiu mais a atenção do semblante pálido de Leopoldo. Enleava os
olhos na figura elegante
de
Horácio; prendia-se ao fino buço negro que sombreava o lábio desdenhoso do leão; embebia-se
toda na graça de sua
atitude,
tentando assim resistir à curiosidade incômoda que atraía sua atenção para o importuno
desconhecido.
Não sei por que, Leopoldo, cuja adoração era infatigável como a emanação de uma chama
perene, sentiu naquela
ocasião a
necessidade de dar um repouso à sua contemplação. Então como se a luz que o deslumbrava
se fosse tornando mais
doce,
ele pôde ver destacar-se o perfil gracioso da moça.
-- Tem o cabelo castanho! E pena! Acreditava que a mulher a quem amasse algum dia. havia de
ser loura. É a cor do
reflexo
da luz, deve ser a cor desse véu casto que Deus fez para o pudor. A madeixa foi dada à mulher
para recatar a face que
enrubesce e o seio que palpita; essa gaza preciosa deve ser de ouro, ou antes de graça e
esplendor.
O moço já não olhava para Amélia; com as pálpebras cerradas estava agora vendo-a na
penumbra d'alma.
-- Mas para mim é indiferente que tenha o cabelo castanho; podia tê-lo negro como a treva. Eu a
amo, amo sua alma,
sua
essência pura e imaculada! Se Deus me enviou um anjo para consolar-me em minha aflição,
para amparar-me em
meu
isolamento, para encher de inefáveis júbilos meu ser saturado de amarguras, posso eu
queixar-me porque o Senhor o
vestiu
de uma simples túnica de la, e não de um suntuoso manto de ouro? Eu gostava dos cabelos
louros: pois agora só gosto,
só
quero, só vejo uns cabelos castanhos, porque pertencem a ela, se impregnam de seu perfume e
respiram seu hálito!
Terminara o ato. Leopoldo, contemplando a moça, pela primeira vez lembrou-se de saber quem
era, na sociedade,
aquela
mulher que lhe pertencia pelo pensamento. Tinha-se habituado a considerá-la como uma coisa
sua; parecia-lhe que
ninguém
mais existia senão eles dois.
Volveu os olhos em busca de algum conhecido, a quem dirigisse a pergunta. Não encontrou;
mas ao cabo de alguns
instantes
descobriu o leão em seu posto.
-- Ah! lá está Horácio que pode me informar, ele conhece todo o mundo! Justamente agora pôs o
binoculo para o
camarote.
Como desejava sair, dirigiu-se para aquele lado; mas o leão, inquieto e preocupado, saíra
açodadamente, e subia de
um pulo
as escadas que o separavam da segunda ordem.
-- Aquela mão é irmã do meu adorado pezinho! Não tem a graça dele, sem dúvida, nem se
compara com aquele mimo
de
[Linha 750 de 4669 - Parte 1 de 3]
amor; mas há um certo ar de família, um quer que seja!...
Assim cogitando, Horácio chegara à porta de um camarote, e pela fresta fitara com disfarce o
olhar em Laura, cuja
mão,
excessivamente pequena e calçada por uma luva muito justa, custava a segurar o binóculo de
madrepérola.
O moço, apenas reconheceu o vestido de seda violeta e a mãozinha que lhe servira de fanal,
abaixou o olhar para a
fímbria do
vestido a ver se descobria alguma coisa, o peito, a ponta, a sombra ao menos do pezinho
mimoso, do ídolo de sua
alma. Mas
não foi possível: o vestido arrastava no chão; nenhum movimento fazia ondular a seda; e
contudo o mancebo ali
ficou imóvel,
palpitante de emoção, como se esperasse dos lábios da mulher amada o monossílabo que
devia decidir de seu destino.
A paixão que o mancebo concebera pela dona incógnita da botina achada, longe de se
desvanecer, adquirira uma
veemência
extrema. Horácio, o feliz conquistador, o coração fogoso e inflamável, nunca ardera por mulher
alguma como agora
ardia por
aquele pezinho idolatrado. Era um verdadeiro amor de leão, terrível e indômito; era um delírio,
uma raiva.
Seus amigos já não o reconheciam; ele aparecia nos bailes, nos teatros, nos pontos de reunião,
de relance, como um
meteoro,
seguindo após uma idéia fixa, ou uma sombra que fugia diante de seus passos. Conversou-se
muito na Rua do
Ouvidor a este
respeito. Uns atribuíam o fato inaudito à primeira derrota.
-- Horácio, dizia um de seus amigos, como Napoleão, só devia ser derrotado uma vez. Mas essa
vez foi Waterloo!
-- Que pensa então?
-- Que o pobre rapaz caminha para o seu rochedo de Santa Helena. Ou casa aí com alguma
mulher feia e rica, ou
engorda
como um cevado.
Outros lembravam-se de algum desarranjo de fortuna, ou de alguma veleidade política, para
explicar o mistério. Mas
sabia-se
que o moço tinha bom e seguro rendimento; e quanto à política, ele a comparava a uma
embriaguez causada pela
mais
ordinária zurrapa de taberna.
Muitas vezes disse, gracejando, a seus amigos:
-- Quando me quiser embriagar, em vez de zurrapa, beberei champanhe. É mais fino, e também
mais barato, porque
não
deixa uma irritação de estômago, cujo preço é muito melhor ao de uma caixa de superior
clicquot.
A causa real da mudança do leão, ninguém pois a sabia nem a suspeitava.
Depois do achado da botina, sua vida tomara um aspecto muito diferente. Naquela mesma tarde
em que o deixamos
na sua
[Linha 800 de 4669 - Parte 1 de 3]
casa de Botafogo, terminado o jantar, mandou aprontar o tílburi e voltou à cidade. Seu
aparecimento àquela hora na
Rua do
Ouvidor causou estranheza: um leão de raça, como ele, não passeia ao escurecer, sobretudo no
centro do comércio,
onde só
ficam os que trabalham. Seria misturar-se com os leopardos que aproveitam a ausência dos reis
da moda, para
restolhar
alguma caça retardada.
Correu Horácio todas as lojas de calçado à procura de informações. Para disfarçar sua paixão,
inventara uma aposta,
como
pretexto à sua curiosidade. A um freguês como ele, não se recusava tão pequeno favor,
sobretudo quando levava o
sainete de
uma anedota de bom-tom. A todos eles o leão se dirigia mais ou menos nestes termos:
-- Fiz uma aposta com uma senhora: que em todo o Rio de Janeiro não se encontram três moças
de 18 anos que
calcem n°
29. Tenho todo o empenho em ganhar a aposta, não tanto pelos botões de punho, como porque,
se ela perder, há de
ser
obrigada a mostrar-me seu pé, para eu verificar se é realmente desse tamanho. Peço-lhe, pois,
que me dê uma nota das
freguesas a quem costuma vender calçado deste número.
Nesta pesquisa gastou Horácio muitos dias, sem colher o menor resultado. Os poucos pares de
calçado n° 29, vendidos
pelas diferentes lojas, eram destinados a meninas de doze anos ou a pessoas desconhecidas,
cuja idade se ignorava.
Apesar
de tudo o leão não desanimava; todas as manhãs, ao acordar, levantava um plano de
campanha, que punha em
prática
durante o dia.
Horácio sentira-se de repente tomado de indefinível ternura por uma classe, de que antes só se
lembrava para
amaldiçoá-la: a
classe dos sapateiros. Quando via um sujeito de avental de couro e sovela, o leão sentia-se
atraído para aquele
indivíduo, que
talvez encerrasse o segredo de sua felicidade, seu futuro, sua existência. Outras vezes, porém,
tinha de repente uns
acessos de
ciúme selvagem. Lembrando-se que esse operário talvez já houvesse tomado medida ao
adorado pezinho; que essas
mãos
calosas teriam tocado a cútis acetinada do anjo de seus pensamentos, o mancebo sentia em si
o furor de Otelo e
procurava
um punhal no seio; felizmente só achava a carteira, a adaga de ouro com que neste século se
assassina mais
cruelmente.
Depois de consumir as horas em suas indagações, ia contemplar a botina, prenda querida de
seu amor, e prosseguia à
noite
sua porfia incansável. Corria os espetáculos e bailes, com o olhar rastejando para descobrir por
baixo da orla do
vestido, o
ignoto deus de suas adorações. Não dançava para observar melhor o arregaçado dos vestidos;
de ordinário andava
pelas
escadas e portas, a fim de aproveitar o ensejo da subida e descida; muitas vezes ia fumar junto
ao lugar onde se
colocavam os
lacaios, na esperança de conhecer o portador da botina.
[Linha 850 de 4669 - Parte 1 de 3]
Quando as rainhas da moda, as deusas do salão, surpresas e atônitas, o viam passar sem
distingui-las com uma
palavra ou
uma fineza, ele, atirando-lhes um olhar de compaixão, dizia consigo.
-- Coitadas! não sabem que o leão viu a pata da gazela e fareja-lhe o rastro. Que lhe importam
as garras da pantera?...
Recolhendo, Horácio acendia duas velas transparentes e colocava-as a um e outro lado da
almofada de veludo
escarlate,
sobre uma mesinha de charão, embutida de madrepérolas. Tirava de um elegante cofre de
platina a mimosa botina, e
com
respeitosa delicadeza deitava-a sobre a almofada, de modo que se visse perfeitamente a
graciosa forma do pé que
habitara
aquele ninho de amor.
Então acendia o charuto, sentava-se numa cadeira de espreguiçar, defronte, porém distante,
para que o fumo não se
impregnasse na botina, e ficava em muda e arrebatada contemplação até alta noite.
Sobre aquela botina via elevar-se como sobre um pedestal, um vulto de estátua, mas vago,
indistinto; e contudo esse
esboço
sem formas sedutoras, aquela sombra sem alma e sem calor, lhe parecia de uma beleza
deslumbrante. Não era ela a
mulher a
que pertencia o mais formoso pé do mundo, o mimo, a obra-prima da natureza?
Recordava-se das mulheres mais bonitas que tinha visto, das mais lindas senhoras a quem
amara com paixão, e sua
memória
as trazia todas, uma após outra, para as colocar ao lado daquela figura vaga e desvanecida, que
planava sobre a
almofada
como sobre uma nuvem de ouro. Como elas fugiam abatidas e humilhadas diante de seu
impetuoso desdém!
-- Não são dignas, murmurava ele, nem de beijarem o chão pisado pela fada desta botina!
Eis qual tinha sido a vida de Horácio até o momento em que o vamos encontrar no mesmo lugar
defronte da porta
entreaberta
do camarote. Laura percebeu-o afinal, e sorriu-lhe com ternura. A atenção do rei da moda era
uma fineza, um ar de
seu real
agrado; cumpria-lhe agradecer.
Fitando com mais força o olhar na pupila da moça como para travar-lhe da vontade, Horácio
abaixou lentamente
esse olhar
até a fímbria do vestido de chamalote com uma insistência significativa. Laura fez-se escarlate;
e a porta do
camarote,
rapidamente fechada, a subtraiu às vistas ardentes do leão.
-- É ela! exclamou o coração do mancebo afogado em júbilo. Não há dúvida. Para sentir esse
pudor exagerado e
incompreensível é preciso ter ali oculto um pé como aquele que eu sonhei. Um pé?... Não; um
mimo,
uma maravilha, um tesouro, um céu!... É o pudor da violeta, que se esconde na sombra; é o
pudor da pérola, oculta na
concha; é o pudor do diamante, sumido no seio da terra; é o pudor da estrela, imergindo-se no
azul.
[Linha 900 de 4669 - Parte 1 de 3]
O leão desceu as escadas murmurando:
-- Vê-lo e morrer.
Pouco depois terminou o espetáculo. Amélia com um ressaibo de melancolia na fronte,
embuçou-se na peliça e desceu.
Ela
perdera de vista Horácio, e só o tornara a ver parado em frente à porta do camarote de Laura.
Desamparada pelo
encanto
do gentil mancebo, sofrera todo o resto do espetáculo o desassossego que lhe incutia o olhar de
Leopoldo. Por mais que
voltasse o rosto, sentia a fosforescência estranha desse olhar repulsivo, que entretanto a
prendia, mau grado seu.
Leopoldo esperava no corredor da entrada a passagem da moça, quando avistou a seu lado
Horácio. O leão sôfrego e
impaciente volvia o olhar em várias direções; naturalmente procurava alguém, e receava que
lhe escapasse.
-- Adeus, Horácio.
-- Boa noite, Leopoldo.
Amélia apareceu nesse momento.
-- Conheces aquela moça, Horácio?
-- Qual?... Espera!
Horácio tinha avistado Laura, que descia o lanço da escada oposta, e correra pressuroso, com
os olhos fitos na fímbria
de
seda. Seu olhar tinha tal força que parecia um croque a levantar a orla do vestido. Debalde; nem
a sombra do pé: o
encorpado estofo arrastava pesadamente pelo chão.
Chegou a moça à porta, onde o carro a esperava. Horácio teve um vislumbre de esperança,
porém nova decepção o
esperava. Não viu mais do que uma nuvem de sedas ondular e sumir-se.
O leão fez um movimento de desespero.
-- Senhor! por que em vez de homem não me fizeste estribo de um carro! Teria a felicidade de
ser pisado por aquele
pezinho.
VI
Seriam duas horas da tarde.
Durante a manhã tinha caído sobre a cidade uma forte neblina, que molhara as calçadas.
Leopoldo dirigia-se a casa pela Rua dos Ourives. Naturalmente vinha pensando na
desconhecida que não vira desde a
noite
do teatro. Sua paixão era intensa e ardente; mas vivia de si mesma, nutria-se da própria seiva.
Esperava com plena
confiança
de seu amor.
A pequena distância do canto da Rua do Ouvidor viu ele de repente a moça que passava na
companhia de outras
[Linha 950 de 4669 - Parte 1 de 3]
pessoas.
Amélia voltara o rosto. Seu olhar cruzou rapidamente com o olhar do mancebo. Ela estremeceu
com o costumado
calafrio, e
acelerou o passo.
Vendo-a sumir-se, encoberta pela esquina, o mancebo também se apressou para acompanhá-la;
mas chegou tarde. A
moça e
as pessoas, que iam em sua companhia, acabavam de entrar em um carro: na elegante vitória
que já conhecemos.
Leopoldo
apenas vira um pé, que na precipitação de subir, levantara demais a saia.
Sem consciência do que fazia, precipitou-se para a portinhola do carro. O lacaio que a fechava
nesse momento,
embargou-lhe o passo. Quando o carro partiu na direção de São Francisco de Paula, Amélia
inclinou-se e lançou de
esguelha
um olhar vivo para a esquina.
Leopoldo ficara na calçada imóvel e extático de surpresa.
O pé que seus olhos descobriram, era uma enormidade, um monstro, um aleijão. Ao tamanho
descomunal para uma
senhora,
juntava a disformidade. Pesado, chato, sem arqueação e perfil, parecia mais uma base, uma
prancha, um tronco, do
que um
pé humano e sobretudo o pé de uma moça.
Os traços especiais da beleza de Amélia não tinham deixado na memória de Leopoldo a mínima
impressão, da
primeira vez
que a vira, apesar de contemplá-la demoradamente. Entretanto o defeito não lhe escapou,
embora passasse de relance
diante
de seus olhos.
Parece uma singularidade; mas não é. Ninguém conta as pétalas da flor que admira; ninguém
repara na forma
especial de cada
uma das partes de que se compõe um todo gracioso; porém a menor mácula se destaca
imediatamente.
É por isso que certos homens, não podendo distinguir-se entre a gente sisuda e honesta,
fazem-se nódoas da sociedade;
tornam-se vícios e torpezas. Assim adquirem a celebridade, que não obteriam com sua virtude
ambígua e seu
mesquinho
talento.
O Castro, que não admirara o matiz da rosa, notou a mácula e desgostou-se dela. Ele sentia-se
com forças para amar
o feio e
o desgracioso, mas não o disforme, o horrível. Essa aberração da figura humana, embora em
um ponto só, lhe parecia
o
sintoma, senão o efeito, de uma monstruosidade moral.
Triste, acabrunhado por pensamentos acerbos, o moço continuou seu caminho pela Rua dos
Ouvires em direção a
casa. Mal
havia andado alguns passos, arrependeu-se; não queria levar à sua habitação esse primeiro
transbordamento de um
dissabor
tão profundo; era melhor deixá-lo escoar-se antes de recolher à solidão habitual. Se tivesse
alguma coisa a fazer!
[Linha 1000 de 4669 - Parte 1 de 3]
Qualquer
ocupação bem aborrecida e maçante, que lhe servisse de antídoto ao desgosto íntimo!
Excogitou. Havia ali perto, na Rua Sete de Setembro, uma pequena loja de sapateiro, ou antes
uma tenda, porque
além do
balcão via-se apenas uma tosca vidraça, contendo a obra de três oficiais que aí trabalhavam.
A loja pertencia a um mestre fluminense, que trabalhara por algum tempo na casa do Guilherme
e do Campàs, e se
iniciara
portanto em todos os segredos da arte. Ninguém a exercia com mais habilidade, esmero e
entusiasmo do que ele; sua
obra,
quando queria, não tinha que invejar ao produto das melhores fábricas de Paris, se não o
excedia na elegância e
delicadeza.
A razão cardeal de toda a superioridade humana é sem dúvida a vontade. O poder nasce do
querer. Sempre que o
homem
aplique a veemência e perseverante energia de sua alma a um fim, ele vencerá os obstáculos, e
se não atingir o alvo,
fará pelo
menos coisas admiráveis. Mas para que o homem se entregue assim a uma idéia e se cative a
um pensamento, é
necessário
ser atraído irresistivelmente, ser impelido pelo entusiasmo.
É o entusiasmo que faz o poeta e o artista, o sábio e o guerreiro; é o entusiasmo que faz o
homem-idéia diferente do
homem-máquina. A fábula de Prometeu' não exprime senão a alegoria desse fogo celeste
d'alma, que anima as
estátuas de
Galatéia, embora depois dilacere o coração como a águia do rochedo. Uma faísca dessa
eletricidade moral opera
maravilhas
iguais à centelha do raio. O que é o telégrafo a par com a eloqüência?
O Matos tinha o entusiasmo de sua arte; descobrira nela segredos e encantos desconhecidos
aos mercenários. Para ele
o
calçado era uma escultura; copiava em seda e couro, assim como o cinzel copia em gesso e
mármore. Os outros
artistas da
forma reproduzem todo o vulto humano ou pelo menos o busto; ele só tinha um assunto, o pé.
Mas que importância
não
tomava a seus olhos esta parte do corpo! Era preciso ouvi-lo, em algum momento de arroubo,
para fazer idéia de sua
admiração por esse membro da criatura racional.
Depois de trabalhar muitos anos em casas francesas, o mestre fluminense resolveu
estabelecer-se por sua conta.
Alugou uma
pequena loja de duas portas, onde trabalhava com dois oficiais. A necessidade de ganhar o pão
o obrigava a tornar-se
mercenário, fazendo obra de carregação para vender barato. Mas no meio dessa tarefa ingrata
tinha ele suas delícias
de
artista. Meia dúzia de fregueses, conhecedores da habilidade do sapateiro, preferiam seu
calçado ao melhor de Paris, e
o
pagavam generosamente. Essas raras encomendas, o Matos as executava com enlevo; revia-se
em sua obra,
verdadeiro
primor.
Leopoldo não era um freguês da última classe; ele não conhecia a voluptuosidade de um
calçado macio, antes luva do
[Linha 1050 de 4669 - Parte 1 de 3]
que
sapato; seu pé não era um enfant gaté, um benjamim acostumado a essas delícias; desde a
infância o habituara a
uma vida
rude e austera entre a sola rija e o bezerro. Além de que seus haveres não chegavam para tais
prodigalidades.
O moço pertencia à classe dos fregueses da obra de carregação, e preferia a loja do Matos pela
modicidade do preço, e
boa
qualidade do cabedal, como do trabalho.
Que misteriosa associação de idéias trouxera à lembrança de Leopoldo, naquele momento, a
tenda do sapateiro? E
por que
motivo se dirigiu ele para ali onde estivera na véspera, e não para qualquer outro lugar, em que
poderia melhor
espancar seu
dissabor?
O motivo, nem ele mesmo o sabia naquele instante.
-- Bom dia! As botinas estão prontas? disse entrando.
O Matos, que atendia a alguns fregueses perto da vidraça, olhou-o surpreso:
-- Não disse ontem a V. Sa que só para o fim da semana?
-- É verdade!
-- Tinha entre mãos esta encomenda. Mas já acabei; agora posso ajudar os companheiros.
O Matos indicara alguns pares de calçado que estavam no mostrador sobre folhas de papel e
prontos a serem
embrulhados.
Leopoldo, chegando-se para o balcão, principiou a examinar a obra acabada, com a distraída
curiosidade de quem
deseja
esperdiçar alguns momentos, para escapar a um aborrecimento ou para apressar um prazer. Era
trabalho fino do
mestre, e
contudo não excitaria grande atenção da parte do moço, se não fosse um par de botinas de
senhora já usadas e meio
encobertas pelo papel com outra obra. A medida era enorme no comprimento e na altura; por
isso, como pelo feitio,
devia
excitar-lhe reparo.
Na véspera quando viera à loja, casualmente observara a obra que o Matos estava acabando.
Vendo há pouco na
Rua do
Ouvidor o pé monstruoso da moça, tivera uma confusa e tênue reminiscência das botinas da
loja. Fora esse o fio
misterioso
que o conduzira insensivelmente àquela casa. Agora compreendia a encadeação: a botina
monstro pertencia sem
dúvida ao pé
aleijão.
Leopoldo depois que entrevira sob a orla do vestido o pé da moça, ainda alimentava uma
dúvida, que pretendia cevar
com
todas as sutilezas e argúcias de seu espírito. Talvez ele visse mal; talvez a sombra, o estribo
do carro, qualquer outro
[Linha 1100 de 4669 - Parte 1 de 3]
objeto o
tivesse iludido. O aleijão só existia em
sua imaginação; fora um desvario dos sentidos. Com efeito, como supor que uma senhora
pudesse andar
graciosamente com
semelhante pata de elefante?
Mas as botinas aí estavam sobre o balcão que não lhe deixavam a menor dúvida. O pé disforme
existia; era aquele o
seu
molde, o seu corpo de delito, e por ele se podia ver quanto devia ser horrível a realidade. Agora
Leopoldo podia
apreciar os
traços parciais que lhe tinham escapado pela manhã; esse pé era cheio de bossas como um
tubérculo; não arremedava
nem
de longe o contorno dessa parte do corpo humano: era uma posta de carne, um cepo!
Junto dessa deformidade morta, inventada para cobrir a deformidade viva, havia outra obra que
chamara a atenção
do
mancebo por sua singularidade. À primeira vista era um volume semelhante ao das botinas
monstruosas embora de
linhas
regulares: parecia uma ligeira almofada preta sobre a qual se elevasse uma botina de senhora,
muito elegante apesar
de
comprida. O tubo cinzento ficava oculto sob frocos de cetim escarlate. Do rosto ao bico descia
um galho de rosas,
cujas
hastes cingiam graciosamente, como uma grinalda, toda a volta do pé até o calcanhar.
Uma das botinas ainda tinha dentro a fôrma; enquanto a outra já estava sem ela. Naturalmente o
Matos procedia
àquela
operação quando foi distraído pelos fregueses e compradores; deixara-a pois em meio, deitando
em cima da obra,
para
encobri-la, uma folha de papel.
A fôrma não podia passar despercebida ao observador. Vendo pouco antes a botina disforme,
Leopoldo a tinha
considerado
o modelo exato do pé monstruoso, que ele avistara. Enganara-se: a botina era já o disfarce, a
máscara do aleijão. Sua
cópia
ali estava em horrível nudez, no grosseiro toco de pau, cheio de buracos e protuberâncias.
Mas se essa observação acabou de esmagar o coração do mancebo, levou insensivelmente seu
espírito a apreciar pela
primeira vez a superioridade do Matos em sua arte. Ali estava a imagem do aleijão, o calçado
que outros sapateiros
lhe fariam
para cobrir a monstruosidade, sem a dissimular. Entretanto, o mestre fluminense conseguira,
por um esforço feliz,
desvanecer
a deformidade sob a aparência de uma botina elegante.
A almofada sobre que parecia descansar a botina, era um solado alto porém oco, onde as carnes
moles do pé
monstruoso,
comprimidas pela botina superior, podiam abrigar-se.
Os frocos de cetim e as grinaldas de rosas enchiam as covas e desvaneciam as protuberâncias
ósseas, com muita
delicadeza,
[Linha 1150 de 4669 - Parte 1 de 3]
sem avolumar o tamanho do coturno. Na sola negra se debuxava, em proporção à botina
superior, a alva palmilha
com seus
contornos harmoniosos; de modo que olhando-se andar a pessoa, não se perceberia facilmente
o tamanho do calçado.
Acabara o Matos de aviar os fregueses, e chegando-se para o balcão, incomodou-se com ver o
moço a observar a
obra; ia
talvez interrompê-lo rispidamente, quando percebeu em seu rosto uma expressão viva de
ardente admiração. O artista
ficou
lisonjeado com esse elogio tão eloqüente em sua mudez; e à contrariedade sucedeu a
satisfação do amor-próprio.
Foi Leopoldo, que, percebendo junto de si o sapateiro parado, afastou-se do balcão, receando ter
sido indiscreto. Ia
sair,
quando entrou na loja um lacaio de libré azul com vivos de escarlate e branco. O mancebo o
reconheceu pelas feições;
era o
mesmo que o impedira de chegar à portinhola do carro, na Rua do Ouvidor.
-- Ah! exclamou o Matos, avistando o criado. Está quase pronto.
-- Não posso esperar! replicou o lacaio com a insolência do rafeiro de casa rica.
-- É só embrulhar.
Leopoldo disfarçava; fingindo olhar o calçado exposto na vidraça, viu de esguelha o sapateiro
tirar a fôrma da outra
botina,
bater o ponto e dar o último polimento à sua obra; feito o que arranjou o embrulho.
-- Está bem amarrado? perguntou o lacaio. Olhe que da outra vez já se perdeu uma botina por
sua causa, e eu é que
levei a
culpa.
-- Não tenha susto; desta vez está bem seguro, respondeu o Matos.
Foi-se o lacaio; e Leopoldo com o semblante carregado de tristeza, despediu-se, arrependido de
ter ido à loja. Que
saudades
tinha da sua dúvida!
-- A dúvida, pensava ele, é ainda um raio de esperança!
VII
A esse tempo Horácio, sentado em uma poltrona na casa de Bernardo, fumava o seu conchita,
com o olhar, ora na
calçada,
ora no espelho fronteiro, à espreita do menor vulto de mulher.
O leão pensava:
-- Choveu; as ruas ainda estão molhadas. Qual é a senhora que tendo um pé mimoso e uma
perna bonita, não
aproveita um
destes dias para atravessar a Rua do Ouvidor? Se deixarem escapar estes pretextos de mostrar
semelhantes
maravilhas,
[Linha 1200 de 4669 - Parte 1 de 3]
morrerão elas desconhecidas, apenas vistas por um dono avaro, mas nunca admiradas, porque
a admiração é
sentimento que
precisa da luz plena, da grande expansão. Se a Vênus de Praxíteles existisse, mas só para
mim, palavra de honra que
sua
beleza não excitaria em minha alma o menor entusiasmo.
Nessa ocasião Amélia passava diante da loja, e voltando-se recebeu a cortesia do leão, a quem
respondeu com um
sorriso
amável. Parando na vidraça, achou ela pretexto para entrar, e comprou uma galanteria Durante
esse tempo Horácio
recebeu
por diversas vezes o olhar e o sorriso da moça.
Acompanhando com a vista o passo airoso e sutil de Amélia, Horácio exclamou, dirigindo-se ao
caixeiro do Bernardo:
-- Que passo gracioso! É o andar da garça!
Estas palavras foram ditas em voz bastante alta, para que a moça ouvisse; um ligeiro
estremecimento que se notou na
suave
ondulação do talhe revelou que o leão lograra seu desejo. A moça ouvira com efeito a fineza.
Recostado de novo na poltrona o leão continuou a pensar:
-- Realmente, que elegância no andar! Eu seria capaz de apostar que esse andar era do pezinho,
do meu adorado
pezinho, se
já não tivesse descoberto a dona do primor. Mas Laura não vem!... O criado me disse que ao
meio-dia, e é quase uma
hora!
Terá mudado de resolução?... Não duvido, com aquele zelo feroz que tem por sua jóia, talvez
não quisesse vir para
não ser
obrigada a mostrá-la. Um avaro não fecha com mais cuidado a burra, do que ela esconde seu
tesouro. Que pecado!
Subtrair
ao mundo essa maravilha que Deus fez para ser admirada! Ah! eu desejava ser uma nação;
assim como há
demônios-legiões,
por que não pode haver homens-povos? Se o fosse, daria um trono a essa mulher, somente
para que ela instituísse o
beija-pé.
Como eu seria cortesão! Como eu a beijaria por minhas cem bocas de súdito!
O mancebo sobressaltou-se; vira uma sombra que assomava no espelho fronteiro. Era Laura.
Que devia fazer? Correr
à
porta para ser visto pela moça ou deixar-se ficar na poltrona para melhor descobrir o pé
adorado?
A atitude do leão revelava a hesitação de seu espírito; com o corpo lançado à frente parecia
fazer um esforço para se
conservar sentado. Laura, que de seu lado já o tinha avistado no espelho, ficara em um estado
de perturbação
indizível.
-- Que tem, prima? perguntou-lhe um senhor que a acompanhava.
-- Nada! balbuciou a moça.
A princípio Laura fizera um movimento para recuar, mas arrependendo-se avançou com afoiteza,
e passou
rapidamente pela
[Linha 1250 de 4669 - Parte 1 de 3]
frente da loja, sem volver um olhar para dentro. Por mais que o leão se derreasse na poltrona,
não logrou ver coisa
alguma; a
senhora arrastava a fímbria do vestido pela calçada coberta de lama, com o mesmo descuido
que teria se caminhasse
sobre
rico tapete.
-- Está zangada comigo; está furiosa! Desde a noite do teatro que não me pode ver; e parece que
preparou-se para o
assalto,
porque achei as avenidas da praça já tomadas e vigorosamente defendidas. A mucama é uma
Górgona, o porteiro um
Cérbero; apenas consegui abrandar o moleque, porque é um idiota!... Nunca vi uma ferocidade
igual; creio que a leoa
da
floresta não defende seu cachorrinho com sanha igual à desta leoa de sala. Parece incrível; mas
eu conheço de quanto
é capaz
a vaidade da mulher. Todo este furor não é mais do que um assomo de faceirice; percebeu que
estou apaixonado pelo
pezinho mimoso, e quer-me trazer atado como um cativo ao seu carro de triunfo. Realmente uma
moça bonita não
pode ter
maior satisfação: ver-me a mim, Horácio de Almeida, o primeiro conquistador do Rio de Janeiro,
curvar-se humilde,
não a
seu olhar, a seu sorriso, à beleza de seu rosto, ou à graça de seu talhe, mas à planta de seus
pés divinos! Fazer-me
tapete de
seus passos!... Que pode mais desejar a rainha dos salões fluminenses?
O moço mordeu a ponta do bigode negro e ficou alguns instantes muito pensativo.
-- É preciso mudar o plano de ataque! Comecei à maneira de César, atacando com
impetuosidade. Vou contemporizar
conforme a escola de Fábio; simulo uma retirada; o inimigo avança, eu o envolvo; corto-lhe a
retirada, e ele rende-se.
Arraso
o Humaitá daquele vestido que defende o meu pezinho adorado como uma casamata. A
indiferença é a serpente
tentadora da
mulher.
Em conseqüência destas reflexões, Horácio deixou-se ficar onde estava, e não seguiu a moça.
Quando supôs que ela
já ia
distante, foi procurar algures, em um bilhar, o preservativo contra a tentação de cortejá-la, ou
antes o seu pezinho.
-- Ela há de reparar no meu eclipse! murmurou com certa confiança.
Entretanto Laura, descendo a Rua do Ouvidor, encontrara pouco adiante, na casa do Masset,
Amélia em companhia
da mãe.
As duas amigas não podendo vir juntas, tinham ajustado seu encontro para aquele ponto. O
primo despediu-se, e as
senhoras
continuaram seu itinerário pelas diferentes lojas e casas de modas.
Ao cabo de duas ou três horas, tomaram o carro que estava parado próximo à Rua dos Ouvires e
partiram na direção
do
Catete. A poucos passos dali, Amélia perguntou ao lacaio sentado na almofada:
-- Trouxe?
-- Sim, senhora; está aí dentro.
[Linha 1300 de 4669 - Parte 1 de 3]
-- Bem!
O carro aproximava-se do Largo da Lapa, quando Amélia disse:
-- Podíamos ir agora ao Passeio Público?
-- Tão tarde! replicou Laura.
-- Deixa-te disso! observou a mãe da moça.
-- Por quê, mamãe? Há tanto tempo que lá não vamos.
-- Não há nada de novo.
-- Ora, eu queria ver a garça. Ainda não a vi.
-- Viste, sim!
-- Mas não reparei numa coisa!...
-- Em quê?
-- Uma coisa. Depois direi.
Tanto insistiu que a mãe cedeu a seu capricho, e deu ordem ao cocheiro que chegasse até o
portão do Passeio Público.
As
senhoras desapareceram na curva de uma das alamedas do parque, em direção ao lago. Amélia
queria ver o andar da
garça,
que Horácio tinha comparado ao seu.
Nessa ocasião passava o tílburi do nosso leão, que vinha do lado da Ajuda. Um atropelo,
produzido por uma gôndola
mal
conduzida, ia atirando o tílburi sobre o carro parado no portão do Passeio Público. Este incidente
chamou a atenção
do moço
para o cocheiro, que derreado sobre a almofada não se movera.
A memória apresenta às vezes um fenômeno curioso; conserva por muito tempo oculta e
sopitada uma impressão de
que não
temos a menor consciência. De repente, porém, uma circunstância qualquer evoca essa
reminiscência apagada; e ela
ressurge
com vigor e fidelidade.
Foi o que sucedeu a Horácio. Minutos antes, por maiores esforços que fizesse para recordar-se
da libré do lacaio,
portador
da botina perdida, não o conseguiria decerto. Entretanto bastou-lhe ver a roupa do cocheiro, para
acudir-lhe
imediatamente
ao espírito a imagem desvanecida. Era esse o carro, que vira quinze dias antes na Rua da
Quitanda; não havia dúvida.
O leão mandou parar o tílburi e entrou no Passeio Público; depois de percorrer inutilmente
várias alamedas, afinal
[Linha 1350 de 4669 - Parte 1 de 3]
descobriu
entre as árvores, além do lago, as ondulações dos vestidos de algumas senhoras
acompanhadas por um lacaio, e
tomou
apressadamente aquela direção.
O terreno estava úmido da chuva da manhã; e por isso o pé dos passeadores deixava o rasto
impresso na branca e
fina areia
das alamedas. Notando esta circunstância, Horácio procurou o vestígio de alguma botina irmã
da que achara, e
guardava
como uma relíquia; ficou ébrio de contentamento reconhecendo entre muitas pegadas o leve
debuxo que deixara no
chão o
mimoso pezinho.
Se não fosse o anelo de alcançar as senhoras e reconhecer a dona incógnita do tesouro,
Horácio se houvera ajoelhado
a
beijar o rasto da fada de seus amores; mas as senhoras caminhavam rapidamente para o
portão.
Por mais que se apressasse o leão, chegando à saída, apenas viu o carro que partia.
Felizmente adiantando-se pôde
reconhecer Amélia, que lhe sorriu e inclinou-se para acompanhá-lo com os olhos.
-- E ela! Que pateta sou eu! Devia ter adivinhado. Há pouco, vendo-a passar pela Rua do
Ouvidor, tive um
pressentimento!
Aquele andar cheio de graça não podia enganar.
No dia. seguinte o leão fez-se apresentar ao pai de Amélia, abastado consignatário de café,
estabelecido à Rua Direita.
O
encontro deu-se na Praça do Comércio. Horácio aí foi a pretexto de comprar apólices; e um
amigo, corretor de fundos,
prestou-lhe aquele serviço. O negociante ofereceu a casa ao moço que aceitou a fineza com
efusão de contentamento.
O Sr. Pereira Sales habitava nas Laranjeiras uma bela chácara. Amélia era filha única, e seu
dote, convertido em cem
apólices, só esperava o noivo. Quanto à mulher, tinha uma boa pensão instituída no montepio
geral. Seguro assim o
futuro,
vivia o negociante com certa largueza, economizando pouco ou nada de seus lucros anuais.
Quando Horácio teve conhecimento destas particularidades domésticas, sorriu.
-- Bem! O meu pezinho tem um dote para seu calçado. Pode andar com luxo!
A primeira vez que Horácio visitou a família de Pereira Sales, encontrou Laura na sala; a moça
fora passar a noite
com a
amiga, e conversava jovialmente. Apenas viu o leão, demudou-se; e instantes depois, inventou
um pretexto para
retirar-se,
apesar das instâncias de Amélia.
Horácio pouca ou nenhuma atenção deu à mudança que se tinha operado em Laura, em sua
retirada repentina. Desde
que a
moça não era a dona feliz do mais lindo pé do mundo, tornava-se para ele uma criatura
indiferente; tanto mais
quanto sua
alma estava ali de rojo beijando a fímbria de seda, que lhe ocultava o tão ansiado tesouro.
[Linha 1400 de 4669 - Parte 1 de 3]
Em Amélia, várias impressões produziu a apresentação do moço. No primeiro momento
acreditou que o leão viera
atraído
por ela; mais tarde, lembrando-se do teatro, suspeitou que fosse apenas um meio de
aproximar-se de Laura;
finalmente
ocorreu-lhe que podia não passar de um encontro casual de seu pai, e de uma delicadeza da
parte de Horácio.
Suas dúvidas porém se dissiparam poucos dias depois.
Uma noite a moça, impelida por um movimento de faceirice, soltou estas palavras, no meio de
uma conversa com o
leão:
-- Laura está uma ingrata! Há tanto tempo que não vem passar uma noite comigo.
Ao mesmo tempo fitava os olhos no moço para ver a expressão de sua fisionomia.
-- É uma fineza de sua amiga, que eu agradeço de coração, respondeu Horácio.
-- Uma fineza?... perguntou Amélia pressentindo laivos de ironia.
-- Quando sua amiga está aqui, a senhora sem dúvida não a deixa!
-- É muito natural.
-- Já vê pois que eu tenho razão. Se ela viesse...
-- Eu teria ciúmes, D. Amélia,
A moça corou.
-- Pois amanhã Laura há de passar a noite comigo.
Estas palavras foram ditas com o estouvamento da menina, que procura disfarçar um prazer sob
a máscara da
contrariedade.
Mas a máscara é tão risonha, que não ilude.
-- Quer-me tanto mal assim? perguntou Horácio. Não admira; uma paixão ardente e impetuosa,
como eu sinto pela
senhora,
não devia ter outra sorte. O verdadeiro amor foi e será sempre infeliz; não há mulher que o
compreenda.
Amélia com as faces a arder não sabia que fizesse; sua mão trêmula brincava com as flores de
um vaso, que vacilou
sobre o
consolo e caiu no chão. O fracasso da porcelana, despedaçando-se, chamou a atenção das
pessoas que estavam na
sala;
assim rompeu-se o enleio de Amélia
A moça retirou-se confusa para o interior da casa. Momentos depois entrou de novo na sala, já
serena e prazenteira.
Seus
olhos procuraram Horácio, para oferecer-lhe o meigo sorriso que trazia nos lábios.
Esse sorriso dizia em sua eloqüência muda o seguinte:
[Linha 1450 de 4669 - Parte 1 de 3]
-- Se nunca a mulher soube compreender a verdadeira paixão, serei eu a primeira.
Foi esta pelo menos a tradução de Horácio, perfeito filólogo do amor, e habituado a decifrar
esses hieróglifos dos
lábios de
mulher.
VIII
Não abandonemos o pobre Leopoldo à sua amarga decepção.
O moço chegara a casa mergulhado na tristeza profunda, que sobre ele derramaram os
acontecimentos da manhã.
Talvez a
morte de Amélia não lhe causasse tamanho pesar, como o daquela cruel decepção que estava
presentemente curtindo.
O aleijão excita geralmente uma invencível repugnância, repassada de terror. A aberração da
forma humana abate o
orgulho
do bípede implume, fazendo-o descer abaixo do orangotango. Ao mesmo tempo, é ameaça viva
a uma das mais
caras
aspirações do homem: a esperança de renascer em outra criatura, gerada de seu ser. Se a
fatalidade pesar sobre a prole
querida?
Imagine-se que dor era a do mancebo, quando via a deformidade surgir de repente para
esmagar em seu coração a
imagem
da mulher amada, da virgem de seus castos sonhos?
O contraste sobretudo era terrível. Se Amélia fosse feia, o senão do pé não passara de um
defeito; não quebraria a
harmonia
do todo. Mas Amélia era linda, e não somente linda; tinha a beleza regular, suave e pura que se
pode chamar a
melodia da
forma. A desproporção grosseira de um membro tornava-se pois, nessa estátua perfeita, uma
verdadeira
monstruosidade. Era
um berro no meio de uma sinfonia; era um disparate da natureza, uma superfetação do horrível
no belo. Fazia
lembrar os
ídolos e fetiches do Oriente, onde a imaginação doentia do povo reúne em uma só imagem o
símbolo dos maiores
contrastes.
Nessa angústia passou Leopoldo o resto daquele dia e os que se lhe seguiram.
-- Não amo a sua beleza material, oh, não! pensava o mancebo. O que eu adoro nela é a beleza
moral, a alma nobre e
pura,
a criatura celeste, a luz, o anjo. Qualquer que fosse o invólucro de seu espírito imaculado, creio
que havia de adorá-la
tanto,
como a adorei desde o momento em que primeiro a vi.
"Fosse ela feia para os outros, que chamam formosura o que lhes encanta os sentidos, para
mim seria sempre bela,
porque
meus olhos haviam de vê-la através de seu esplêndido sorriso. O que é o corpo humano no fim
de contas? O que é o
contorno suave de um talhe elegante, e a cútis acetinada de um rosto ou de um colo mimoso?
Um pouco de matéria a
que a
[Linha 1500 de 4669 - Parte 1 de 3]
luz transmite a cor, o espírito e a vida. Tirem-lhe esses dois alentos, e verão que lodo impuro e
nauseante ficam sendo
aquelas
formas sedutoras."
"Pois luz e espírito não eram a essência da alma de Amélia? Quando essa alma a vestia com
uma túnica
resplandecente, que
mulher se lhe podia comparar em lindeza? Então não era somente formosa, flutuava em um éter
de beleza
deslumbrante."
"Mas ela não é feia, é aleijada!..."
Um soluço afogou as tristes lucubrações do mancebo. Ele repassou outra vez na mente as
circunstâncias de sua triste descoberta; quis duvidar, combateu pertinazmente sua própria razão que lhe apresentava a
realidade, e afinal sucumbiu, curvando-se à implacável certeza. Tinha visto uma vez, e como essa não bastasse, o acaso lhe oferecera ocasião de apalpar a verdade e saciar-se dela.
-- Não se admira a Vênus de Milo, uma estátua mutilada? dizia o mancebo relutando contra sua viva repugnância.
Não se admira o primor da arte grega, apesar de não restar dela mais do que uma cabeça e um torso de mulher? Essa beleza truncada não vale a beleza aleijada? A mutilação não repugna tanto ou mais do que a deformidade?
A razão de Leopoldo não o deixava embalar-se muito tempo nesse pensamento consolador
Replicava logo, refutando
vigorosamente as argúcias do coração:
-- A estátua mutilada, que excita a admiração do mundo, não é a cópia integral da beleza que lhe
servia de tipo, mas
um
fragmento apenas dessa cópia. A alma, que se extasia na contemplação desse fragmento,
recompõe o ideal do artista.
Admira-se a Vênus de Milo, como se admira um esboço não acabado de Rafael; como se admira
a pétala de uma
rosa,
arrancada da corola. Mas, fosse embora aquele primor de estatuária a reprodução exata de uma
mulher, a mutilação
respeita
a beleza; o aleijão a deturpa. Se a mulher que se ama perdesse um pé, seria desgraçada; com
um pé monstruoso, é
mais do
que desgraçada, é repulsiva.
Leopoldo deixava-se convencer por estas sugestões:
-- Infelizmente assim é. Mas por que há de ser assim? A mutilação é um fato humano; o aleijão é um fato natural.
Essa aberração do princípio criador, esse desvio da forma primitiva, indicam sem dúvida um vício na essência do organismo. Não se tem verificado que nos corpos mal conformados de nascença habita sempre uma alma enferma? Nos corcundas sobretudo, porque a espinha dorsal é o tronco da inteligência. A deformidade de um membro, de um ramo apenas, não denota eiva tão profunda do espírito, é certo, mas revela que a alma não é nobre e superior. Não se concebe o anjo dentro de um aleijão.
[Linha 1550 de 4669 - Parte 1 de 3]
O resultado destas cogitações era a gota de fel espremido, que ia filtrando a pouco e pouco no coração e acabaria por saturar todas as doces reminiscências dos últimos dias. Leopoldo convenceu-se que não devia amar a desconhecida; mas, ao contrário, arrancar de sua alma os germes da paixão nascente.
Tomando esta.resolução, o moço, que vivia muito retirado depois de suas desgraças de família, esteve a lembrar-se de algumas antigas relações. Veio-lhe o desejo de cultivá-las de novo. Um instinto lhe dizia que para gastar as primícias de um coração virgem, não há como o atrito do mundo.
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