quinta-feira, 26 de julho de 2018

OS DINOS VIERAM DO SUL - PALEONTOLOGIA


OS DINOS VIERAM DO SUL - PALEONTOLOGIA


Parece cada vez mais seguro que os dinossauros tenham surgido na América do Sul. Um fóssil achado na cidade gaúcha de Santa Maria é o representante que faltava na família dos dinos mais antigos.


Foi como acertar na Mega Sena. Em janeiro de 1998, o pesquisador brasileiro Max Langer, 23 anos, doutorado incompleto, voltava de uma expedição à fronteira do Uruguai em busca de peixes pré-históricos quando resolveu dar uma parada em Santa Maria (RS). A idéia era mostrar ao também jovem colega argentino Fernando Abdala um sítio paleontológico abandonado. O dia era quente e nublado, típico do verão gaúcho, e a visita corria mansa. Mas, ao percorrer o terreno lamacento do fundo de uma casa na Vila de São José, Langer notou uns pedacinhos de osso no chão. Seguiu o rastro e, subitamente, viu, incrustado na pedra do barranco em frente, um fêmur de dinossauro tão exposto que parecia ter sido colocado ali para que algum paleontólogo sortudo tropeçasse nele. 


Achar um osso desses meio por acaso já seria uma proeza e tanto. Acontece que o dono do fêmur era muito, muito velho. Tinha 230 milhões de anos. E pertencia ao grupo dos sauropodomorfos, o único, dos três em que os dinossauros se dividem,  que ainda não tinha um representante tão antigo, já que três terópodes e um ornitisquia bem velhuscos já haviam sido encontrados  no  sul do continente. De um minuto para outro, Langer, que nem sequer estudava o assunto, tornou-se uma celebridade internacional. 

"Foi um feito importantíssimo", comentou o paleontólogo Paul Sereno, da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, o mais famoso caçador de fósseis da atualidade. "Podemos agora afirmar que as três grandes linhagens surgiram ao mesmo tempo", diz Langer. "E vieram da região que hoje constitui a América do Sul." Conheça, agora, a turma que inaugurou o domínio de 160 milhões de anos dos dinossauros sobre a Terra. 



Um lagarto passou a perna no outro
Os dinossauros são um caso exemplar de criatura que superou o criador. A sua história começa pouco antes do aparecimento da espécie de Santa Maria e das outras quatro que conviveram com ela - o estauricossauro, o herrerassauro, o pisanossauro e o eoraptor. "Eles evoluíram a partir de répteis chamados tecodontes", explica o paleontólogo Reinaldo Bertini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro, interior de São Paulo. Os tecodontes (veja infográfico abaixo) mandavam na Terra no início do período Triássico, mais ou menos 240 milhões de anos atrás. Então, um grupo deles, chamados arcossauros, dividiu-se em duas linhagens, uma que daria origem aos crocodilos e outra aos pássaros. "Os dinossauros foram uma subdivisão dessa linha que antecedeu as aves", conta o paleontólogo Michael Benton, da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Até hoje, não foi encontrado o elo perdido, o ancestral de todos os dinossauros.

O certo é que os dinos primitivos se mostraram mais hábeis que os tecodontes. Apesar de baixinhos, eram bons de briga. No começo serviam de comida para os seus ancestrais, mas depois passaram a perna neles. Os tecodontes tinham os membros parecidos com os dos crocodilos de hoje, eram lentos e desengonçados. Já os dinossauros tinham as pernas traseiras como as dos mamíferos. Graças a elas ganhavam dos tecodontes na hora da corrida. Os velhos répteis não só não conseguiam mais comer os dinossauros, como passaram a disputar com eles a caça. De estômago vazio, desapareceram 200 milhões de anos atrás. Os dinossauros viraram os donos do pedaço e, com comida de sobra, acabaram, pela seleção natural, aumentando de tamanho no período jurássico.



De pai para filho


Veja como alguns membros de um grupo chamado tecodonte deram origem aos dinossauros.


Triássico (248 a 213 milhões de anos atrás)

Os lagartos primitivos, chamados arqueossauros, se dividiram em dois grupos.

Os de um deles, os proterossúquios, se transformariam depois nos crocodilos de hoje.



O outro, os ornitossúquios, deu origem à linhagem dos dinossauros e também à dos pássaros.

Os primeiros dinossauros, como a espécie encontrada em Santa Maria, surgiram no meio do Triássico.

No final desse período, já existiam várias outras espécies, como o riojassauro.



A linha de frente estava nos pampas
Quando os dinossauros surgiram, o mundo era bem diferente. Os continentes estavam todos grudados, formando a chamada Pangéia (veja infográfico abaixo). Por isso, quando se fala que os dinossauros vieram da América do Sul, não quer dizer que eles precisaram atravessar o Atlântico para chegar à Europa ou à África. Era muito mais fácil passar de uma região para outra, o que facilitou a sua dispersão. O que não se sabe ao certo é por que os dinossauros escolheram os pampas para sua estréia. Há apenas suposições. "No sul havia muitas espécies de tecodontes, o que deve ter facilitado uma mutação e o surgimento do novo grupo", diz Reinaldo Bertini. "Além disso, acredita-se que havia comida abundante e o clima era ameno, temperado e úmido." A teoria de que os dinossauros surgiram na América do Sul vem da década de 60, quando o fóssil do estauricossauro encontrado também em Santa Maria em 1936 foi finalmente bem examinado. "Chegou-se à conclusão de que ele era muito primitivo, ou seja, sua estrutura ainda se parecia com a dos tecodontes", explica Bertini. Os fósseis das outras espécies primitivas foram encontrados todos em locais próximos, no norte da Argentina (veja infográfico ao lado). 

Por isso, não foi casual a parada da equipe de paleontólogos da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), da qual Langer faz parte, em Santa Maria. "Voltávamos de uma excursão para coleta de fósseis de peixes em São Gabriel, localidade próxima, e programamos uma visita científica àquele sítio antigo", conta Langer. "Sabíamos que é uma área onde há muitos fósseis. Até hoje já foram retiradas mais de 2 000 peças de lá. O que eu não imaginava é que trombaríamos com a quinta espécie de dinossauro primitivo e a segunda encontrada lá até hoje."



Terra de gigantes


Com sobra de comida, apareceram os dinossauros grandalhões, verdadeiros arranha-céus da época.


Jurássico (213 a 144 milhões de anos atrás)

O vulcanodon, com 6,5 metros, é um dos descendentes da espécie de Santa Maria. 

O estegossauro media 9 metros e era herbívoro, como a maioria das espécies da época


O pescoço do branquiossauro é vertical e se parece com o de uma girafa. Ele media 16 metros.

O pescoço longo e a cabeça pequena dão um ar desengonçado ao brontossauro (21 metros).

Um dos maiores bichos que já viveu sobre a Terra, o diplodocus media 27 metros.



Tinha um dinossauro no meu quintal
Ao chegar ao sítio arqueológico em Santa Maria, Max Langer ficou de olho no chão. "Pequenos pedaços de osso são pistas de fósseis. Segui uma trilha de cacos e dei de cara com um fêmur", conta. Começou a escavação. A chuva era forte e não foi fácil isolar o achado. "Enquanto paleontólogos famosos, como o Sereno, tem uma serra elétrica para cortar o bloco de terra, aqui fazemos tudo na picareta, da mesma forma como foi coletado o estauricossauro há sessenta anos." Outra dificuldade: a dona do quintal onde era feita a escavação chamou a polícia. "Eles entraram sem permissão. Estão só preocupados com os bichos embaixo da terra e tratam a gente feito cachorro", disse Ida Hubner, a proprietária.

Foi preciso muita conversa para, três dias depois, saírem carregando um bloco de 150 quilos na parte de trás da caminhonete. No laboratório da PUC do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a equipe percebeu a importância do achado, e viu que o crânio havia ficado para trás. Organizaram uma nova expedição com autorização do governo e resgataram, além do crânio, mais dois dinos. Lá se foram mais três blocos de 80 quilos. O trabalho foi dureza, mas valeu a pena. "O material trará dados para o estudo da evolução dos primeiros dinossauros", diz Sereno. "E dará informações essenciais sobre os sauropodomorfos", completa Michael Benton, agora orientador de Langer. Será na Universidade de Bristol a próxima parada da nova espécie, ainda anônimo. Langer faz mistério, mas promete batizá-lo de um jeito que lembre o atual momento brasileiro. Quem quiser pode tentar adivinhar o nome. Langerossauro está descartado. 


Para saber mais
Discovering Dinosaurs, M. A. Norell, E. S. Gaffney, L. Dingus, Little, Brown and Company, Londres, 1995



Cada um no seu canto


No período Cretáceo, os continentes já estavam separados e as espécies de dinossauros passaram a habitar áreas diferentes.

Cretáceo (144 a 65 milhões de anos atrás)

O iguanodon viveu na América do Norte, Europa e Mongólia.

Mais comum na China e na Rússia, o velociraptor foi um dos dinossauros mais ferozes.


Habitante da América do Norte, o triceratops foi o maior dinossauro com chifres, com 3 metros.

Descendente da espécie de Santa Maria, o titanossauro morou na América do Sul, Ásia e Índia

Por volta de 65 milhões de anos, o reinado acabou provavelmente com a queda de um cometa.



Postura ágil


 O esqueleto da espécie encontrada no sul do Brasil mostra que ela era mais hábil que seus ancestrais, os tecodontes.

1. Fundações sólidas
As pernas dos primeiros tecodontes formavam noventa graus com seu corpo.
Já os mais evoluídos tinham as pernas parecidas com a dos crocodilos. 
Só que a forma mais adequada para correr é a dos dinossauros.

2. Cintura flexível
O fêmur dos tecodontes se unia à parte externa da pélvis. O peso do corpo recaía sobre a musculatura e o bicho tinha dificuldade para correr.
A pélvis do dinossauro tem uma cavidade para encaixar o fêmur. Por isso os ossos das pernas sustentam o corpo, como nos mamíferos.

3. Pé articulado
O encaixe do calcanhar do tecodonte era lateral. Isso dificultava o movimento e o tornava mais lento.
O dinossauro tinha facilidade para correr em solo irregular com essa articulação mais desenvolvida de calcanhar.



O batalhão de frente


Estes dinossauros foram contemporâneos da espécie descoberta no sul.

Estauricossauro
Era veloz, carnívoro e pesava 30 quilos. Também foi achado em Santa Maria (RS) em 1936.

Herrerassauro
Este carnívoro era o gigante da turma, com 3 metros, e foi localizado na Argentina em 1963.

Pisanossauro
Achado na Argentina em 1967, tinha cerca de 90 centímetros e era comedor de plantas.

Eoraptor
Com meio metro de altura e pesando 3,6 quilos, este argentino foi achado em 1991.



Mina de ossos


Veja onde foram encontrados os fósseis dos cinco dinossauros mais antigos do mundo.


Uma rica vizinhança
A espécie nova e o estauricossauro foram encontrados em Santa Maria. O herrerassauro, o eoraptor e o pisanossauro são argentinos, da província de San Juan.

O mundo era outro
No período Triássico, quando os dinossauros surgiram, as massas de terra estavam bem mais unidas.

O primeirão
Aqui foi achado o estauricossauro.

Veias abertas
Os sulcos da erosão no morro deixam os fósseis à mostra.

O caçula
Local onde foi encontrada a nova espécie.

Rocha dura 
A base do terreno é de rochas, onde estão escondidos os fósseis.



Chegou quem faltava


 A nova espécie é a primeira primitiva encontrada de um dos três grupos de dinossauros.


Sauropodomorfos
É o grupo no qual se incluem os gigantes comedores de plantas, a partir do período jurássico, como o brontossauro e o diplodocus. Ficaram conhecidos por ter aqueles pescoços e rabos enormes. Alguns chegavam a pesar mais de 12 toneladas. 

Terópodes
São bípedes e, apesar da maioria comer carne, como o tiranossauro, havia também alguns vegetarianos no grupo. Das espécies primitivas encontradas entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, o eoraptor, o estauricossauro e o herrerassauro pertencem a essa subordem. 

Ornitísquias
Os membros dessa turma têm os ossos da bacia organizados como os dos pássaros. O pisanossauro é o seu único exemplar antigo já encontrado. 



Picareta e pé na lama


O trabalho da equipe que achou o novo dino.

Langer acha o fêmur preso em um dos sulcos de erosão

A rocha é envolvida com gesso que a protege no transporte

A equipe arrasta o bloco de terra até a caminhonete

No laboratório, Langer faz o delicado trabalho de isolar os ossos que estão na rocha. Só depois disso eles poderão ser estudados



Os humanossauros


O trabalho dos grandes descobridores de fósseis começou no século XIX.

1818 - O americano Solomon Ellsworth cavava um poço quando, por acaso, encontrou fósseis. Foi o primeiro dinossauro, depois identificado como anchissauro.

1824 e 1825 - Nesses anos aconteceram as primeiras descobertas feitas por exploradores profissionais. Os ingleses William Buckland e Gideon Mantell identificaram respectivamente o megalossauro e o iguanodon.

1837 - O naturalista alemão Hermann von Meyer encontrou o primeiro esqueleto de um plateossauro.

1889 - O triceratops, o primeiro com chifres, foi descoberto pelo americano Othniel Marsh.

1905 - O tiranossauro, um dos maiores predadores do planeta, foi descrito pelo paleontólogo americano Henry Osborn.

1924 - Osborn foi também o explorador que achou o velociraptor, um dos mais ferozes predadores.



Sítios Paleontológicos de Santa Maria:
1)Arroio Cancela. 2)Cabeceira do Raimundo. 3)Arroio Passo das Tropas. 4)Olaria Campus UFSM. 5)Colégio Militar. 6)Largo Padre Cargnin. 7)Cerrito I. 8)Cerrito II. 9)Cerrito III. 10)Sanga da Alemoa. 11)Jazigo 5. 12)Sanga do Armário. 13)Vila dos Sargentos. 14)Cidade dos Meninos. 15)Vila Kennedy. 16)Vila Caturrita. 17)Bela Vista. 18)Jardim Berleze. 19)Esc. Xavier da Rocha. 20)Silva Jardim.




Leia também:

01 - 20 Edições Inesquecíveis da Dragão Brasil

02 - Pela primeira vez, NASA acaba de avistar algo saindo de buraco negro

03 - 5 castigos inusitados — e perversos — do passado

04 - A Magia das Bonecas - História

05 - Usina de Fukushima detecta novo vazamento de água radioativa

06 - Tudo o que você queria saber sobre o Big Bang - Cosmologia

07 - Bruxas: As mulheres em chamas

08 - Conheça a jovem física apontada como a nova Einstein

09 - O sabor brasileiro - Natureza

10 - Stephen Hawking diz que humanidade vai destruir o mundo em até 10 mil anos

11 - Americanos definem seu novo sistema de TV Digital

12 - Imposição da lei reduz número de adolescentes fumantes

13 - Homem congelado há meio século poderá ser ressuscitado um dia

14 - Conversão de calor em luz dobra eficiência de células solares

15 - Arqueólogos de Israel revelam obra de arte com 1.700 anos

16 - Radiação, Calor, Movimento - Geologia

17 - Terra Quente - Ambiente

18 - Relógio mais preciso do mundo garante funcionamento por 5 bilhões de anos

19 - Troca de mensagens pelo celular causa acidente de metrô

20 - Russo sacaneia empresa de cartão de crédito e se dá bem

21 - Vírus 'antipirata' bloqueia acesso a sites

22 - Agora você pode baixar qualquer ISO do Office ou do Windows

23 - O Século do Elétron - História da Ciência

24 - Você já deve ter ouvido falar das supernovas. Mas, e das hipernovas ?

25 - Aranha 'extinta há 100 anos' é flagrada no Reino Unido

26 - Como 'O Senhor dos Anéis' virou um ícone da contracultura

27 - Livro menciona mensagens escondidas que Michelangelo teria deixado na Capela Sistina

28 - Você já deve ter ouvido falar das supernovas. Mas, e das hipernovas ?

29 - FBI revela arquivos secretos sobre Nikola Tesla e seu “raio da morte”

30 - Linha do tempo ZUMBI - Cronologia dos filmes



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=665.360



Nenhum comentário:

Postar um comentário