quarta-feira, 4 de julho de 2018

Boneco Falcon - Anos 70 e 80


Boneco Falcon - Anos 70 e 80



Lançado no Brasil pela Manufatura de Brinquedos Estrela em 1977, a coleção Falcon figura como um dos maiores sucessos na história da companhia. 


Apenas no seu ano de lançamento, o boneco atingiu a marca de mais de 1 milhão de unidades vendidas nas suas mais diversas versões.

Por ter sido o grande precursor da categoria de figuras de ação no mercado de brinquedos, Falcon rompeu a barreira do preconceito que determinava que "brincar de boneco e boneca é coisa de menina".


Falcon - LOGO


Para isso, segundo a assessoria do fabricante, foi necessária uma ampla pesquisa quando do seu lançamento, que determinou a imagem de um brinquedo desta categoria que poderia ser aceito pelos meninos, sem qualquer discriminação. A resposta foi imediata: o boneco deveria ser forte e possuir cicatrizes que revelassem seu espírito de aventura e sua masculinidade.


FALCON 1978 ATÉ 80 - Esses foram os primeiros bonecos lançados pela Estrela em 1978. 
Apesar do enfoque do personagem aventureiro, ainda dava pra sentir a influência militar dos primeiros GIJoes lançados durante a guerra do Vietnã nos EUA. No início, só haviam dois modelos disponíveis: moreno com barba (Ação Camuflada) e moreno sem barba (Contra Ataque). 

Mas com o sucesso instantâneo, rapidamente foram introduzidos outros modelos. Os temas das aventuras eram diversos, mas ao invés do Falcon ser um soldado e necessáriamente ter que lutar com um oponente, agora ele lutava contra a natureza. Enfrentava tubarões, aranhas gigantes, polvos e gorilas ferozes em suas explorações. Mas não ficava só nisso não, Falcon era também um agente secreto, desafiava a morte com os conjuntos Salto Fántástico ou Avanço em Alta Voltagem. Inicialmente, os pais estavam preocupados, pois afinal seus filhos estavam brincado de "boneca", mas passado o susto, viram que o Falcon não tinha nada de feminino. Com suas facas, armas e cicatriz no rosto barbudo, é até hoje o mais machão dos brinquedos.


Falcon - Coleção


Na segunda série, foi introduzido o mecanismo olhos-de-águia, que possibilitava ao boneco, mover os olhos pra os dois lados. Na época, foi o maior fenômeno do mercado de brinquedos. 

Não existe uma pessoa de 30 anos que não tenha desejado um desses. E digo pessoa, porque até as mulheres lembram das suas brincadeiras com o Falcon e a Susi. Nesses dois anos de vida, a influência militar foi completamente apagada de nosso herói e sua condição de aventureiro aceita pelo público. Foi nessa fase que começaram a surgir equipamentos com um apelo mais futurista. O design era inovador pra época, e as máquinas totalmente impossíveis. 

Reparem nessa "cadeira" do conjunto Reconhecimento Aéreo, não há espaço para o motor ou tanque de combustível, mesmo assim o "bicho" voa. A hélice deve girar por mágica ou força do pensamento.


Agora com olhos de Águia, Falcon ficou mais Herói


FALCON 80 - Início da série futurista - Sem dúvida alguma, a série mais interessante e controversa do Falcon. Amada e odiada pelos colecionadores, a fase futurista foi a de maior duração e produziu personagens únicos em todo o mundo. Como ocorreu com todos os fabricantes de GIJoe e Action man ao redor do planeta, os conceitos "super herói" e "corrida espacial" foram introduzidos na linha Falcon. Os padrões das aventuras e vestimentas são semelhantes aos dos uniformes de personagens como Super-Homem, Batman, Buck Rogers, Flash Gordon, Darth Vader, Sr. Spock e outras figuras populares da década de 80. Reparem na combinação "colante e botas coloridas" com "cueca por cima da calça". O mais legal dessa série são os personagens extras. Inicialmente surgiu o vilão Torak, com seu terrível raio laser no peito. Para ajudar Falcon a combater Torak, é a vez de Condor, o amigo cybernético do Falcon, aparecer pra lutar.


Falcon - Explorador / Turbocóptero


FALCON 82 ATÉ 84 - continuação da série futurista - O sucesso foi estrondoso, a Estrela havia acertado em cheio. A satisfação do público foi tão grande que rapidamente surgiram mais bonecos futuristas. O primeiro deles foi Falcon & Roboy. Em seguida seriam feitos Laserman, Triton, e mais dois Falcons futuristas, um deles com uma arma que acendia de verdade. 
Infelizmente eles nunca foram lançados, pois a coleção acabou em 1984. Não se sabe exatamente o motivo do fim, especula-se que as vendas haviam caido muito. Afinal quando foi lançado em 1978, Falcon estava praticamente sozinho nas prateleiras, já em 1984 haviam muitas outras coleções: Guerra nas Estrelas, Comandos em Ação, Super Powers, Guerras Secretas e He-Man só pra citar algumas. Era muita gente para dividir um bolo que não crescia tão rápido quanto a oferta de produtos no mercado. Mesmo assim, foi sem dúvida a série mais orginal e criativa do Brasil em termos de bonecos articulados, a série Futurista em especial, tinha um design super moderno. É verdade, algumas roupas e acessórios foram copiadas dos Space Rangers, Super Joe e Big Jim, mas só o Brasil teve Condor,Torak e Roboy. Um feito, que ainda hoje seria admirável, pois atualmente, as mesmas empresas limitam-se apenas a importar personagens americanos produzidos na China.


Relançamento dos 80 anos da ESTRELA em 2017


Clássicos Falcon (de 94 ATÉ 96) - Aos 10 anos de sua aposentadoria, em 1994, o Falcon foi relançado. A coleção chamava-se Clássicos Falcon, mas não tinha muito a ver com os bonecos "clássicos" de 1984. As roupas, inspiradas na série GIJoe Hall of Fame, não eram muito legais. Torak, que antes tinha uma garra no lugar da mão esquerda e um mortífero raio no peito, agora possuia apenas um uniforme de gala idêntico ao do Destro da coleção HOF. O Falcon, não tinha mais cabelo, nem olhos-de-águia,mas ao menos estava de volta. Ainda lançaram mais dois bonecos diferentes, um jipe bége e um tanque de guerra. Infelizmente a coleção não agradou e foi retirada da linha de produção em 1996.

A tentativa mais recente se deu em 1999, quando a Estrela, a pedido das lojas Americanas, relançou o Falcon com um novo nome: Força de Ataque. Novamente, os bonecos não tinham um apelo muito forte. Em comparação com Max Steel, atual campeão de vendas do segmento, as desvantagens eram muitas. Não haviam veículos ou acessórios para a coleção Força de Ataque, tão pouco foram criados mais personagens, e novamente a coleção foi cancelada. Especula-se que a Estrela esteja tentando lançar o Falcon novamente, ou pelos menos, um boneco de 12 polegadas para recuperar um pouco do espaço que Max Steel tomou conta. Quem sabe?



Comercial do FALCON - 1977









Leia também:

01 - O tetris é um problemão - Clássico Russo

02 - Vão-se os anéis, ficam as luas - Saturno

03 - Sempre ela a maçã - A fruta do pecado original, de Newton e Steve Jobs

04 - Artista britânico cria vila com cédulas de dinheiro

05 - Robôs substituem professores em salas de aula

06 - Dor nas costas - Saúde

07 - UM IRMÃOZINHO NO ESPAÇO - Satélite Artificial

08 - Os piores experimentos realizados em seres humanos

09 - Face a face com a Bomba - Guerra Fria

10 - O brilho das estrelas negras - Cosmologia



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


Nenhum comentário:

Postar um comentário