sábado, 27 de junho de 2020

PASCAL fazendo 50 anos - Ano 1970

PASCAL fazendo 50 anos - Ano 1970


Isto  ai meu amigo, 50 anos da linguagem de programação Pascal, foi onde aprendi uma dura lição de organização quando na época só conhecia o "espaguete" BASIC.


Ele foi criada em 1970 pelo Suiço Niklaus Wirth, então esta clássica linguagem de programação orientada por objetos recebeu esse nome em homenagem ao físico e matemático francês Blaise Pascal.


Turbo Pascal for DOS - Borland


Niklaus Wirth, cientista da computação, que encontra-se atualmente com 86 anos de idade, publicou este ano um artigo em PDF onde resgata a história da linguagem e celebra o seu cinquentenário. O documento, em inglês, pode ser baixado aqui.



Uma das mais populares linguagens de programação, o Pascal esteve por muito tempo entre as linguagens escolhidas para ensinar desenvolvimento. De acordo com a Wikipédia, grande parte de seu sucesso se deve também à criação, na década de 1980, da linguagem Turbo Pascal, disponível inicialmente para computadores baseados na arquitetura 8086.




Origem
A linguagem de programação Pascal originou do ALGOL, uma linguagem de programação voltada para computação científica. Num congresso em Zurique, um comitê internacional designou o ALGOL como uma linguagem independente de plataforma. Isto deu mais liberdade para as características que eles poderiam colocar na linguagem, mas também tornou mais difícil a escrita de compiladores para ela. Muitos fabricantes de computador não fizeram compiladores. A carência de compiladores em muitas plataformas, combinada com sua carência de ponteiros e muitos tipos de dados básicos tal como o tipo caracter, fez com que ALGOL não fosse amplamente aceite. Cientistas e engenheiros migraram para o FORTRAN, uma linguagem de programação que estava disponível em muitas plataformas. O ALGOL acabou quase totalmente abandonado exceto como uma linguagem para a descrição de algoritmos.



Wirth Inventa o Pascal
Nos anos 60, muitos cientistas da computação trabalharam na extensão do ALGOL. Um desses cientistas era o Dr. Niklaus Wirth do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, um membro do grupo original que criou o ALGOL. Em 1971, ele publicou a sua especificação para uma linguagem altamente estruturada que lembrava o ALGOL em muitos pontos. Ele designou-a de Pascal em homenagem ao filósofo e matemático francês Blaise Pascal, nascido no século 17, que construiu a pascalina - a 1ª calculadora mecânica funcional.


A linguagem Pascal é bastante orientada a dados, dando ao programador a capacidade de definir tipos de dados personalizados. Com esta liberdade veio a rígida verificação de tipos, que garantiu que tipos não se misturariam. a linguagem Pascal pretendia ser uma linguagem educacional, e foi amplamente adotada como tal. É de escrita mais livre, diferente da linguagem FORTRAN, assim os estudantes não tinham que se preocupar com formatação. Além disso, Pascal se parece muito com uma linguagem natural, tornando muito fácil o entendimento do código escrito com ele.


Existe uma Longa e extensa coleção de livros do Pascal anos 70 ao Delphi da Borland


Uma das coisas que fez perder a popularidade do ALGOL foi a dificuldade de criar um compilador. Wirth evitou isso fazendo com que seu compilador Pascal compilasse para um código objeto intermediário, independente da plataforma. Um outro programa transformava esse código intermediário em código executável. O Prof. Ken Bowles da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) agarrou a oportunidade que isto oferecia para adaptar o compilador Pascal para o Apple II, o microcomputador mais popular da época, criando uma máquina virtual chamada "Pascal P-Code Machine" (semelhante ao que se fez com o Java anos mais tarde), permitindo que a linguagem Pascal se tornasse um padrão, sendo amplamente usado em universidades. Isto foi possível também pelo baixo custo do Apple II comparado aos mainframes, que eram necessários na hora de executar outras linguagens tais como FORTRAN.





Pascal Torna-se Padrão
Por volta dos anos 80, a linguagem Pascal já tinha se tornado amplamente aceita nos meios académicos. Duas coisas aconteceram para torná-lo mais popular:

Turbo Pascal 7.0 - Tela Inicial


Primeiro, o Serviço de Testes Educacionais nos Estados Unidos (Educational Testing Service) decidiu adicionar um exame de Ciência da Computação aos seus exames de avaliação para estudantes de escolas secundárias ao ensino académico. Para este exame, foi escolhida a linguagem Pascal. Por causa disso, os estudantes de vários graus de ensino começaram a aprender Pascal. A linguagem Pascal permaneceu como linguagem oficial nesses exames até 1999, quando foi substituído por C++, que deu lugar ao Java logo depois.


Usando o PASCAL no Free Pascal


Segundo, uma pequena companhia chamada Borland lançou o compilador Turbo Pascal para a plataforma IBM Personal Computer. Este compilador foi revolucionário, criando atalhos e algumas modificações na linguagem Pascal padrão, mas mantiveram a sua maior vantagem: velocidade. O Turbo Pascal compilava a uma taxa estonteante: milhares de linhas num minuto. Naquela época, os compiladores disponíveis para a plataforma PC eram lentos e gigantescos. Quando o Turbo Pascal apareceu, ele era um milagre. Logo, o Turbo Pascal tornou-se o padrão de fato para programação em PC. Quando revistas de computação publicavam códigos fonte para programas utilitários, eles eram geralmente em assembly ou em Turbo Pascal.

Ao mesmo tempo, a Apple lançou sua série de computadores Macintosh. Desde que o UCSD Pascal foi implementado pela primeira vez no Apple II, a Apple fez da linguagem Pascal a linguagem de programação padrão para o Macintosh. Quando os programadores receberam a API e códigos de exemplo para programação em Mac, eles eram todos em Pascal.

Em milhares de universidades por todo o mundo a linguagem Pascal é aceite tanto por alunos e docentes, fazendo parte das disciplinas de cursos de informática. A razão deve-se por ser considerada uma linguagem mais estruturada, de fácil aprendizagem e intuitiva que as anteriores (Fortran, Cobol, Assembly, etc), com amplo suporte a depuração de erros.

TP7.0 - Ambiente de desenvolvimento já em Português


Extensões
Da versão 1.0 até a 7.0 do Turbo Pascal, a Borland continuou a expandir a linguagem. Uma das críticas da versão original da linguagem Pascal era a carência de compilação separada para módulos. Wirth até criou uma nova linguagem de programação, Modula-2, para resolver esse problema. A Borland adicionou esse conceito de módulos ao Pascal, através de units.

Na versão 7.0, muitas características avançadas foram adicionadas. Uma delas foi a DPMI (DOS Protected Mode Interface), uma forma de executar programas DOS em modo protegido, obtendo velocidade extra e liberdade de quebrar a barreira de 640 Kilobytes instituída pela Microsoft em suas primeiras versões do DOS. O Turbo Vision, um sistema com janelas, baseado em texto, permitiu aos programadores criar interfaces interessantes quase que instantaneamente. A linguagem Pascal até se tornou orientada para objetos, quando a versão 5.5 adotou as extensões do Apple Object Pascal. Quando o Windows 3.0 foi lançado, a Borland criou o Turbo Pascal para Windows, unindo a velocidade e facilidades do Pascal à interface gráfica para usuários (GUI). Parecia que o futuro do Pascal estava garantido.

No entanto a Borland, a empresa que mais investiu em tecnologias e compiladores Pascal, decide abandonar esta linguagem de programação em 1995, motivada pela forte concorrência das linguagens Microsoft Visual C++ e Visual Basic. Anos mais tarde, a mesma empresa desenvolve o Delphi - sucessor de Turbo Pascal - mais vocacionado para a arquitectura API das plataformas Windows.


Caixa do Borland Delphi for Windows - CD-ROM



Turbo Pascal para Principiantes

Em Espanhol



Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Enciclopédia usa artefatos arqueológicos para recriar mundo da Bíblia

02 - Justiça sueca condena diretores do site Pirate Bay à prisão

03 - 'Os Simpsons' podem ganhar canal próprio de TV

04 - Aposentadoria faz mal à saúde

05 - Rumo a Plutão - o gigante entre os anões

06 - FBI revela arquivos secretos sobre Nikola Tesla e seu “raio da morte”

07 - O cereal matinal que você come até hoje era feito por canhões

08 - Assim os animais dizem "te amo"

09 - Delta Clipper: Este foguete vai e volta - Aeronaútica

10 - Alerta de possível Chernobyl subterrânea na França

11 - RPG - E A IMAGINAÇÃO CONTINUA...

12 - Abelhas de aluguel - Agricultura

13 - O lado negativo do universo - Física

14 - Os Ritmos do Homem - Cronobiologia

15 - Conheça o segredo para “aprender mais” que Albert Einstein passou ao seu filho

16 - Metendo as mãos pelos pés - Polvo - Biologia

17 - LUA NOVA - Astronomia

18 - Sonda Cassini faz sobrevoo arriscado em busca por sinal de vida extraterrestre

19 - Brasileiro chega ao level 999 no Tibia

20 - Japão e EUA fazem mais completo mapa topográfico da Terra

21 - Nasa desiste de restabelecer pleno funcionamento do telescópio Kepler

22 - Motor que pode nos levar a Marte em 42 horas é testado com sucesso

23 - Lembranças apagam do cérebro memórias semelhantes

24 - Site russo revela ameaça mundial escondida nos oceanos

25 - Caçadores de cupins - Inseto

26 - A ‘magia’ das canetas esferográficas! Conheça sua história

27 - Vendas de livros impressos sobem, enquanto digitais perdem popularidade

28 - Colosso de Rodas - Tecnologia

29 - Cientistas criam orelha biônica com impressora 3D

30 - Ciência fora da sala de aula - Educação

31 - Cidade bíblica enigmática é encontrada submersa em um lago

32 - Procura-se Jesus Cristo - História

33 - Com o Crescimento da Violência, Brasileiros Procuram Formas Melhores de se Protegerem

34 - Que Vergonha - Comportamento

35 - Cientistas desvendam segredo do salto da pulga

36 - Engenharia das Veias - Saúde

37 - Fenícia S.A. Comércio & Navegação - História

38 - Los Angeles: O perigo esta em toda a parte - Geologia

39 - AS 10 MAIORES FAÇANHAS JÁ REALIZADAS POR JACKIE CHAN

40 - 6 reflexões que vão te introduzir ao pensamento de Albert Einstein

41 - Metendo as mãos pelos pés - Polvo - Biologia

42 - O Rei e a sua floresta submersa - Natureza

43 - Ordem na Casa - Paleontologia

44 - O milho e seus avós - Genética

45 - Como é escolhida a Sede da Olimpíada ?

46 - Miniarquiteto - Natureza

47 - A Ordem é contato imediato ! -Ets

48 - Computador 'Apple 1' é vendido por R$ 1,37 milhão em leilão na Alemanha

49 - O Parque de Noé

50 - Decifrada última mensagem criptografada da Segunda Guerra Mundial




MÚSICAS FAVORITAS - 173 de 1001 - Abril de 2020


FAV 173 de 1001 - Abril de 2020



Segue abaixo as 173 músicas FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção 
"1001 Songs You Must Hear Before You Die".




COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=936.478





Nenhum comentário:

Postar um comentário