sábado, 20 de março de 2010

Oracle quer comprar Virtual Iron para crescer em virtualização

13/05/09 - 19h36 - Atualizado em 13/05/09 - 19h40

Oracle quer comprar Virtual Iron para crescer em virtualização

BOSTON (Reuters) - A Oracle Corp pretende adquirir a empresa privada de software de virtualização Virtual Iron, em um passo que analistas dizem que irá pressionar a VMware Inc, a maior em um setor que cresce aceleradamente.

A Oracle, terceira maior companhia mundial de softwares, anunciou a transação nesta quarta-feira, mas não divulgou os termos do acordo ou a data de fechamento.

O acordo também ameaça tirar clientes da Citrix Systems Inc e da Microsoft Corp, as duas outras principais desenvolvedoras de softwares de virtualização, que ajudam empresas a economizar na compra de hardware e em gastos com energia e manutenção, uma vez que permitem o uso de um só equipamento para executar o trabalho de muitas máquinas.

A empresa de pesquisas de mercado Gartner estima que as vendas de softwares de virtualização devem crescer 43 por cento este ano, para 2,8 bilhões de dólares.

Analistas afirmam que a tecnologia da Virtual Iron é comparável à de seus concorrentes, mas a empresa continuou pequena devido à falta de força ou recursos para marketing.

"A Virtual Iron tem um produto sólido," afirmou a analista da Jefferies & Co, Katherine Egbert.

A Oracle, maior empresa mundial de banco de dados, tem uma das maiores forças de vendas do setor e provavelmente usará sua infraestrutura de marketing para vender produtos da Virtual Iron junto com outros softwares de negócios.

A empresa pode oferecer pacotes de produtos e descontos, além de fazer pequenas mudanças em programas de virtualização para que funcionem melhor em conjunto com banco de dados e softwares de gestão da Oracle.

"Se eu fosse a VMware, se eu fosse a Microsoft, se eu fosse a Citrix, eu estaria preocupada", disse a analista da ITIC Laura DiDio. "A mentalidade da Oracle, quando se trata de concorrentes, é muito simples: não manter prisioneiros. Eles são um concorrente muito, muito forte", acrescentou.

A tecnologia Lowell da Virtual Iron, deve aperfeiçoar programas de virtualização da Oracle lançados no final de 2007. O software, conhecido como Oracle VM, é principalmente usado em computadores com o sistema operacional Linux. Ele compete com softwares de virtualização da Red Hat Inc e da Novell Inc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário