quinta-feira, 25 de março de 2010

Usuário do Twitter é preso por promover 'pânico financeiro'

14/05/09 - 18h10 - Atualizado em 14/05/09 - 18h30

Usuário do Twitter é preso por promover 'pânico financeiro'
Homem incentivou a retirada de dinheiro de banco envolvido em escândalo.
Caso ocorrido na Guatemala é o primeiro do gênero na América Central.




Foto: Reprodução/Prensa Libre Momento em que Jean Anleu é fichado na polícia (Foto: Reprodução/Prensa Libre) A polícia da Guatemala prendeu nesta quinta-feira (14) um usuário do Twitter acusado de "promover pânico financeiro" no serviço de microblog. O acusado, que mora na Cidade da Guatemala, capital do país, teve sua residência revistada e seu computador pessoal confiscado pelos policiais. O caso é o primeiro do gênero que se tem notícia na América Central, informou o site "Boing Boing".

A mensagem que levou o analista de Tecnologia da Informação guatemalteco Jean Anleu ("jeanfer", no Twitter) à prisão diz "Primeira ação real 'sacar tudo do Banrural' quebrar o banco dos corruptos".

O banco Banrural está no centro de uma grande crise política na Guatemala, com o assassinato do advogado Rodrigo Rosenberg, no último domingo. Rosenberg representava o analista financeiro Khalil Musa, que teria se recusado a participar de um esquema de corrupção envolvendo o banco, e que foi assassinado em março. Dias antes de morrer, o advogado gravou um vídeo em que dizia acreditar que seu fim estava próximo e que denunciava o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, como mandante do crime.




A mensagem que levou Jean Anleu à prisão: 'tirem seu dinheiro do Banrural' (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário