sexta-feira, 24 de junho de 2016

Assim caminha a humanidade - Primeiras pegadas do H. erectus são achadas


Assim caminha a humanidade - Primeiras pegadas do H. erectus são achadas


Escavações na Eritreia, na África, podem ter revelado as primeiras pegadas do Homo erectus, uma espécie de hominídeo considerado o ancestral direto dos humanos modernos.


Pesquisadores estimam que as pegadas fossilizadas tenham em torno de 3,6 metros e, por conta do seu tamanho, foram deixadas por indivíduos altos há, aproximadamente, 800 mil anos. As marcas foram encontradas em sedimentos de areia, ao longo do que teriam sido as margens de lago, que teria existido há muito tempo. 

Vários indivíduos
Hoje o local em que as pegadas foram achadas, chamado Aalad-Amo, é ocupado por um deserto. As escavações foram conduzidas por uma equipe do Museu Nacional da Eritreia e da Universidade La Sapienza, de Roma, na Itália. 

As pegadas presentes no pedaço de pedra, possivelmente, pertencem a vários indivíduos. Pesquisadores cogitam que eles poderiam estar perseguindo algum animal, como um antílope, cujas marcas também foram reconhecidas. 

"O Homo erectus foi a única espécie de hominídeos a habitar a região na época. Na verdade, estas poderiam ser as primeiras pegadas de H. erectus claramente reconhecíveis," disse Alfredo Coppa, antropólogo da Universidade La Sapienza, que liderou a escavação. 



Extinção do H. erectus
Conhecer um pouco mais da caminhada do H. erectus sobre a face da Terra é muito importante para o estudo da história evolutiva humana. 

A espécie surgiu há 1,8 milhão de anos e foi extinta na África entre 800 mil ou 700 mil anos atrás. Espalhou-se ainda pela África Oriental, Oriente Médio e Ásia, onde pode ter sobrevivido até 50 mil anos atrás.

Pesquisadores alegam que o H. erectus é muito semelhantes ao homem moderno, e as pegadas da Eritreia podem fornecer pistas importantes sobre como teria ocorrido a evolução até o Homo sapiens, espécie fisicamente próxima dos humanos modernos, que apareceu há 200 mil anos.

Fonte: Seeker.com 





Nenhum comentário:

Postar um comentário